Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

1 – INTRODUÇÃO

Documento tem por objetivo auxiliar na configuração de cadastros e processos, para realização de venda de sementes por número, utilizando o modulo sementes, implementado a partir da ocorrência OCAGRO-7698.

A venda de sementes por número tem como base a venda quantitativa de semente, onde é definido o número de sementes por embalagem, que é calculado a partir do PMS do lote, peso de mil sementes.

2 – CONFIGURAÇÕES

  • Conhecimento requisitado para realizar configurações:

    • Cadastro de itens e embalagens;

    • Parametrização de setores;

    • Tabela de preço;

  • Cadastro de Embalagem

Implementado uma nova opção no campo fator conversão na tela de cadastro de embalagem, chamado n – Número de sementes, que possibilita o usuário definir no campo valor conversão, a quantidade de sementes a embalagem deverá conter, segue exemplo do cadastro:

Modulo Agro » Menu Cadastros gerais » Embalagem.

  • Cadastro de Item

Diferente do item vendido por quilo, o item vendido por número de sementes não leva em consideração o peso de cada embalagem, e sim a quantidade de embalagem, sendo assim quando realizado a venda, será definido a número de embalagens no pedido.

No cadastro do item deverá ser definido qual será a embalagem padrão do item, por exemplo bag, sendo assim em todos processo que será utilizado o item, será considerado o item nessa embalagem, exemplo:

 

Modulo Sementes » Menu Cadastros Gerais » Item/Produtos

Na parametrização de embalagens no item, deverá constar a embalagem definida como embalagem de número de sementes, assim o sistema poderá identificar nos processos que a embalagens necessita de conversão por PMS qual o fator da conversão da embalagem, isso é necessário pois em alguns processos do laboratório, tratamento de sementes e também na nota, deverá realizado o cálculo para conversão em quilos. Também será necessário definir a embalagem da tributação, para que na nota seja impressa a informação de peso do item. Exemplo na imagem:

 

Modulo Sementes » Menu Cadastros Gerais » Item/Produtos

  • Cadastro de Setor e Beneficiamento

Como a definições especificas para produção de sementes por número, que diferem da produção habitual por quilo, será necessário um cadastro de setor especifico para essa operação. Para esse novo cadastro, deverá ser informado no campo utiliza produção de sementes a opção 3 – Beneficiamento por número de sementes, dessa forma o sistema definirá critérios específicos como, obrigar a embalagem, pois na embalagem está definido o fator de conversão, obrigar e habilitar o PMS quando cadastrado o lote, pois é necessário para processos posteriores. Segue imagem do cadastro:

Modulo Sementes » Menu UBS » Castro de setor

Como mencionado, a informação do PMS será obrigatório para esse tipo de operação, caso não ocorra a imputação dessa informação, o sistema exibirá uma mensagem obrigando essa operação, conforme imagem:

Modulo Sementes » Menu UBS » Beneficiamento

A informação de quantidade do lote deverá ser referente à o número de embalagens e não o peso.

 

  • LAS (laboratório de análise de sementes)

Como os documentos do laboratório, BAS (Boletim de análise de semente) termo de conformidade, certificado de sementes, necessitam da informação de peso por embalagem e peso da embalagem para impressão desses documentos, e a produção é informado a número de embalagem, o sistema necessita do valor do PMS para realizar a conversão para quilos, sendo assim, a solicitação de serviço, que utiliza a pendência gerado pelo beneficiamento, deverá gerar a representatividade em quilos do lote, utilizando o seguinte cálculo: ( (PMS/1.000* Número de sementes por embalagem (fator de conversão do cadastro da embalagem)) /1.000), no exemplo, PMS com 180, o peso por embalagem será de 900, peso total do lote então será 900 * 30 = 27.000.

Na tela de solicitação de serviço, será apresentada dessa forma:

Modulo Sementes » menu LAS » Solicitação de serviço

Essa informação reflete diretamente no BAS, quando gerado pelo cliente, termo de conformidade e certificado de sementes, como exemplo da imagem:

Sementes » LAS » Documentos » Boletim / Termo de conformidade / Certificado de sementes

  • Pedido de venda/Tabela de preço

Nas versões anteriores, a tabela de TSI e Royalties era vinculada diretamente pelo item da tabela de preço X item, ou seja, para cada item, o usuário necessitava adicionar um valor de TSI para cada TSI possível para o item, e um royalty para cada estado possível que o item fosse comercializado, o que inviabilizava a realização dos cadastros, e dificultava ainda mais a manutenção dos valores de ambas as tabelas.

A partir da versão do lote 704, o sistema terá tabelas individuais para tratar cada caso, ou seja, tabela de royalties e tabela de TSI. Na tabela de royalties o usuário poderá realizado o cadastro por cultivar e estado, definindo o valor da venda, que será considerado no pedido, o valor do pagamento, é somente um campo informativo para saber o valor da compra do cultivar, a data base, referente ao vencimento, dessa forma será possível calcular a acréscimo do valor dos royalties de forma composta e mensal, ou desconto.

Agro » Notas » Tabelas » Tabela de preço – Royalties

A tabela de tratamento será mantido por tipo de TSI, o valor tratamento, será adicionado no valor do pedido, o campo a porcentagem de comissão, será considerado no pedido, porém é mantido a edição no pedido, e o valor da comissão também, a partir da data base será cálculo do juro baseado no valor do TSI e a data de prazo de pagamento do pedido, esse juto será diário e composto.

Agro » Notas » Tabelas » Tabela de preço – Royalties

Em ambas as tabelas será possível cadastrar o preço por embalagem, ou seja, definindo qual o valor da embalagem, para tabela de royalties e tabela de TSI.

 

 Agro » Notas » Tabelas » Tabela de preço – Royalties/Tratamento

No pedido de venda de sementes, quando o campo utiliza produção de sementes, na configuração do pedido estiver definida como sim, será habilitado campos específicos de sementes no grid da tala de pedido, como campo cooperante, tratamento de sementes, valores relacionados ao tratamento de sementes, e caso utilize tabela de preço de sementes o sistema habilitará opções de valores individualizados, como germoplasma, tratamento de sementes, comissão por germoplasma e tratamento, royalties de sementes, as informações de valores irão compor o valor unitário do pedido.

Sementes » Comercial » Pedido

  • Tratamento de sementes

Como processo de execução de TSI necessita do peso para gerar a notas ou  produção interna (conforme parâmetro, Sementes » Configurações » Configurações gerais – Sementes » Tratamento de sementes » Campo modo de execução), ao identificar que a embalagem do item tratado é relacionado a número de sementes por número, o sistema realizará a baixa do saldo a partir do PMS do lote, realizado o cálculo, (PMS/1.000* Número de sementes por embalagem (fator de conversão do cadastro da embalagem)) /1.000, baixando os insumos conforme conversão definida no tipo de TSI e o peso convertido a partir do PMS do lote e da embalagem.

Sementes » TSI » Execução de TSI

  • Expedição/Nota Fiscal

No processo de carregamento/expedição o não haverá alteração para o carregamento, pois a condição de quantidade, embalagem e tratamento se manterão.

Na nota fiscal de saída, conforme parametrização da embalagem, será exibido a informação em quilos e em número de embalagens, considerando o PMS do lote. Nas notas de entrada o sistema também realizar a conversão do peso do PMS quando o lote for vendido, ou seja, a mesma regra da nota de saída.

  • No labels