OBJETIVO
Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de cadastro de tributações no módulo fiscal.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
O cadastro de tributações será utilizado no lançamento de documentos de entrada, saída, prestação de serviço, lançamento de documentos fiscais emitidos por ECF, cadastro de totalizadores parciais, parametrização de bases de cálculos entre outros lançamentos.
CONFIGURAÇÃO
Para efetuar um cadastro de tributação no módulo fiscal, devemos acessar o menu: Cadastros: Específicos >> Tributações. Conforme mostra imagem abaixo.
Em seguida, o sistema exibirá a seguinte tela.
Nesta tela serão listadas as tributações já cadastradas. Para incluir um novo cadastro, basta clicar no botão “Incluir” (destacado em vermelho na imagem acima). Ou selecionar um cadastro já existente na lista, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, para alterá-lo. Também é possível utilizar os cadastros de outro estabelecimento através da opção “Usando de:” que fica no canto superior direito (conforme imagem abaixo). Basta informar o código do estabelecimento que deseja fazer uso dos cadastros de operações fiscais.
Na inclusão de um novo cadastro o sistema exibirá a tela a seguir.
Nessa tela deverá ser realizado o cadastro da nova tributação. No campo “Código da tributação” poderá ser informado um código a critério do usuário (desde que ainda não existe um cadastro com o mesmo código), ou o sistema cria um código sequencial. Nos campos, “CST de ICMS”, “CST de IPI” e “CST de Pis/Cofins” são destinados para a definição da CST dos respectivos impostos. No campo “Tipo de Crédito Pis/Cofins” poderá ser atribuída uma configuração de tipo de crédito caso seja de interesse do usuário, para facilitar no momento do lançamento de documentos de entrada com CST de pis e cofins geradoras de crédito. Em seguida, no quadro “Tipos dos Valores/Incidências” será definido em que campos o sistema deverá carregar os valores ao realizar um lançamento manual de documentos de entrada ou saída.