Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 6 Next »

1. Objetivo

Este documento tem por objetivo, descrever as configurações necessárias para utilização da rotina TSI (Tratamento de Semente Industrial) no módulo Sementes do ERP Agrotitan, a fim de auxiliar os clientes, consultores e colaboradores ViaSoft .

2. Descrição do processo

A técnica de tratamento de semente industrializada contribui para o controle de pragas e doenças durante as fases iniciais do desenvolvimento da cultura, e resulta numa maior produtividade do campo. 

3. Descrição da rotina

O módulo Sementes necessita que previamente sejam cadastrados os ítens, e parametrizadas determinadas configurações para utilização do processo TSI. Conhecer e entender essas configurações é fundamental para o êxito do funcionamento da rotina

3.1. Configurações Gerais


No módulo Sementes acesse o menu Configurações » Configurações » Configurações Gerais - Semente » Tratamento de Semente, para realizar as configurações gerais de uso da rotina TSI, incluindo o modo de execução, e o setor (SE-UBS-001 Cadastro de Setores) onde será armazenado o item TSI produzido.

Descrição dos campos

  • Modo de Execução.: define a maneira como o saldo do item TSI será alimentado no sistema, as opções são: 1 - Nota de Ajuste,  2 - Produção Interna. Por padrão o modo de execução recomendado é a  opção 2 - Produção interna.

  • Setor Trat Semente:  define o setor onde ficará armazenado o item TSI

  • Entrada/Saída: default Entrada

  • Nat. Oper.: informar a natureza de operação relacionada ao campo Modo de Execução.

  • Valor Saldo composição: define se durante a execução do TSI o saldo dos insumos da composição do tratamento devem ser validados ou não. Se o valor informado for igual Sim, todos os insumos consumidos para o tratamento necessitam ter saldo positivo no estoque.

3.2. Configuração de Grupos de Itens de Insumos do TSI

No módulo Sementes acesse o menu TSI » Configurações TSI » Grupos de Itens de Insumos do TSI, devem ser cadastrados os grupos para tratamento da semente branca, ou seja, os defensivos (fertilizantes, inseticidas, herbicidas, polímero, pó secante etc.), com seus respectivos insumos (itens) que serão aplicados durante a técnica de tratamento de semente. É importante lembrar que todos esses itens já devem ter sido cadastrados previamente no sistema.

Descrição dos campos

  • Descrição: título do grupo de tratamento ( Ex: Pó Secante)

  • Grid Itens: armazena os insumos que compõem o grupo de tratamento.

3.3. Configuração de Tipos de TSI

No módulo Sementes acesse o menu TSI » Configurações TSI » Tipos de TSI, devem ser cadastrados os tipos de TSI que podem ser segregados por cultura, ou seja, da melhor maneira em que a UBS prefira definir seus tipos de tratamento. Nesta tela devem ser vinculados os grupos de tratamento de semente, e para cada grupo quais os insumos serão no Tipo de TSI que será cadastrado.

Descrição dos campos

  • Descrição: título do TIpo de TSI ( Ex: técnica aplicada);

  • Grid Composição de Tratamento: armazena os grupos de tratamento que compõem o tipo TSI (vide item 3.2);

  • Grid Composição de Tratamento - Dose Padrão (Comercial): usada para informar qual a quantidade do grupo de tratamento é recomendada para uso comercialmente na aplicação da técnica do Tipo de TSI. Esse campo quando preenchido replica o valor informado para os itens que compõe o grupo de tratamento;

  • Grid Composição de Tratamento - Não Permite Alteração: define se o grupo de tratamento pode ser alterada na execução do TSI.

  • Grid Itens: exibe os insumos do grupo de tratamento selecionado, esta configuração requer atenção pois é nela que é definido para cada insumo da composição qual a quantidade necessária que será usada para a aplicação da técnica de tratamento de semente industrial (TSI);

  • Grid Itens - Qtd. Quantidade:usada para informar qual a quantidade do insumo deve ser utilizada no Tipo de TSI. Essa quantidade deve levar em consideração a embalagem de cada insumo, e quando preenchida realiza a conversão para a coluna Qtd.  Convertida conforme a coluna Emb. Conversão;

Exemplo: Conversão de KG para Grama de um insumo do Grupo de Tratamento do tipo Pó Secante

No cadastro da embalagem é definida a unidade de origem, unidade de destino, o fator de conversão, e o valor que deve convertido.

  • Grid Itens - Emb. Conversão: usada para informar qual a embalagem do insumo (item) utilizado no grupo grupo de tratamento;

  • Grid Itens - Qtd. Convertida: é preenchida com o cálculo da conversão da coluna Quantidade pela coluna Emb. Conversão;

  • Grid Itens - Não Permite Alteração: define se a quantidade de uso do insumo pode ser alterada na execução do TSI.

3.4. Cadastro dos itens

O processo TSI necessita do cadastro do item da semente branca, ou seja, o item base do tratamento, e outro cadastro do item da semente tratada. Isso quer dizer que para cada item TSI cadastrado haverá um respectivo item base de tratamento associado.

3.4.1. Cadastro do item base de tratamento (Sementes branca)

No módulo Agro navegue através do menu: Estoque » Item » Manutenção, e no módulo Sementes em Cadastros Gerais » Itens/Produtos. Abaixo serão descritos os principais campos que devem ser preenchidos para o cadastro do item base de tratamento: 

Guia » Geral

Descrição de campos

  • Produzido: define se é um item produzido ou não;

  • Tipo de Lote: define que o tipo de lote do item base é de Semente.

Guia » Produção de Sementes

Descrição de campos

  • Item Base de Tratamento: define que o item é usado como base de tratamento, ou seja, é uma semente branca. Deve ser selecionado com o valor igual a Sim

Guia » Similar 

É necessário vincular na guia Similar do item base de tratamento, o código do item ou itens TSI correspondentes, caso existam.

3.4.2. Cadastro do item tratado (TSI)

No módulo Agro navegue através do menu: Estoque » Item » Manutenção, e no módulo Sementes em Cadastros Gerais » Itens/Produtos. Para distinguir facilmente o item TSI do item base de tratamento, inclua na descrição do item a sigla TSI.  Abaixo serão descritos os principais campos que devem ser preenchidos para o cadastro do item TSI: 

Guia » Geral

Descrição de campos

  • Produzido: define se é um item produzido ou não, deve ser selecionado com o valor igual a Sim;

  • Tipo de Lote: define que o tipo de lote do item TSI é de Semente.

Guia » Composição » Composição Padrão

Nesta guia na sub-guia Composição Padrão é vinculado o item base de tratamento, e marcada a opção “Composição utilizada como item TSI”. É importante ressaltar que essa aba é exibida para o usuário logado apenas se essa permissão foi concedida através da configuração de parâmetros de usuário, conforme descrito no item 3.5 deste documento.

Guia » Composição » Composição TSI

Na sub-guia Composição TSI deve ser informado qual o tratamento TSI será aplicado ao item tratado, o cadastro do tipo de TSI foi detalhado no item 3.3 deste manual

Para cada tipo de TSI é listado do tratamento no grid Composição do Tratamento para (1 KG de Semente) os grupos de insumos de itens de insumo que compõem o tratamento. Para atribuir um item de insumo ao tratamento da semente, deve ser selecionada a coluna Utiliza na Composição . 

3.5. Configuração de parâmetros de usuário

No módulo Sementes acesse o menu Configurações » Configurações » Usuários Parâmetros » Produção de Sementes, é permitido autorizar o usuário realizar manutenções no cadastro de Tipo de TSI.

Guia » Produção de Sementes

Descrição das permissões

  • Permitir Manutenção Total: permite ao usuário executar qualquer alteração no cadastro do Tipo de TSI

  • Permitir Manutenção de Prioridade: permite ao usuário alterar apenas a prioridade de uso dos itens do grupo de tratamento.

Guia » Acessos

Descrição de campos

  • Composição dos produtos: define se aba de manutenção de composição é habilitada para o usuário na tela de manutenção do item

  • Replica composições entre Estab: define se o usuário tem ou não permissão de replicar a composição do item para outros estabelecimentos

4. Documentos relacionados   

  • SE-UBS-001 Cadastro de Setores

5. Histórico de versão

Descrição

Data

Responsável

Revisor











  • No labels