Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

Objetivo

Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), é um relatório que apresenta os resultados operacionais e não operacionais no período informado. A construção do DRE é bastante flexível e varia de acordo com as contas sintéticas informadas para cada grupo que a compõe. Então, para se apurar o lucro que a empresa adquiriu no período, deve ser indicadas na DRE as contas: de receitas e de rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

A rotina DRE trabalha de acordo com regime de competência, ou seja, conforme a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independentemente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento da despesa.

Acesso

Para abrir a rotina, acesse o Menu: Relatórios > DRE Gerencial.

Configuração

Para processar o DRE é de fundamental importância que seja configurado algumas Analíticas em:

Configuração > Gerais > Financeiro > Conta Analíticas

Deve-se configurar Pagamento/Recebimento, Descontos e Juros/Renegociações/Cobrança Bancária/Multas.

Descrição

Ao acessar o Menu a tela de Demonstrativo do Resultado do Exercício Gerencial é aberta.

Inicialmente para obter os resultados desejados deve-se configurar as contas sintéticas para cada Grupo DRE. Para configura-las clicar no botão em formato de engrenagem(blue star) , localizado na parte superior da tela.

Para cada grupo DRE deve ser configurada pelo menos uma conta sintética e para o tipo de custo de mercadorias vendidas (CMV) deve ser selecionado uma das opções disponíveis: 1-Aquisição ou 2-Médio. Após informar as contas sintéticas desejadas salve as configurações clicando no botão salvar (blue star) .

Finalizado este primeiro processo é preciso realizar o processamento dos períodos. Para isso clique no botão (blue star) .

Lembre-se: este processo permite processar o respectivo período do demonstrativo de resultados do exercício, caso o período já tenha sido processado anteriormente o mesmo será atualizado. Também ao alterar qualquer conta sintética para o Grupo DRE é recomendável processar o período novamente.

A tela da figura anterior é dividida em duas partes. A primeira delas em “Processar Período”, deve ser informado o estabelecimento e o período a ser processado. Já na segunda parte “Processados”, é mostrado no grid o período dos processos realizados.

Para realizar o processamento de um período, informe o estabelecimento, o período a ser processado e clique no botão (blue star) . Após finalizado o processamento o sistema apresenta mensagem informativa.

Realizada as configurações de contas sintéticas e processamento do período, selecione o estabelecimento na tela principal e execute o período clicando sobre um dos botões disponíveis ou informando o período manualmente informado em “Período Digitado” o intervalo de data desejado e o tipo de visualização: Mensal, Trimestral ou Semestral.

Podem ser marcadas as definições para visualização do DRE:

  • Congelar Coluna Grupo DRE – congela a coluna do grupo DRE na visualização do relatório.

  • Mostrar Analise Vertical – calcula à proporção que cada conta representa quando comparada a Receita Operacional Bruta.

  • Mostrar Analise Horizontal – calcula à proporção de aumento ou queda em comparação com os valores de cada conta no mês anterior.

O relatório é carregado da tela DRE e é apresentado.

Os grupos precedidos do sinal de adição (+) representam as entradas, os grupos precedidos do sinal de subtração (-) representam as saídas e as linhas precedidas do sinal de igual (=) representam o resultado.

Se as contas sintéticas forem configuradas corretamente e não sofrerem alterações personalizadas pelo usuário pode ser analisada da seguinte forma:

(+)Receita Operacional Bruta: valor faturado pela empresa no período.

(-)Deduções da Receita Bruta: impostos incidentes nas vendas e serviços prestados.

(=)Resultado Receita Liquida: valor das vendas, deduzidos os impostos.

(-)Custo das Vendas: custo do produto vendido ou custo mercadoria vendida.

(=)Resultado Operacional Bruto: valor após dedução dos custos descritos.

(-)Despesas Operacionais: gastos de salários e comissões dos vendedores, valores pagos em aluguéis e incorridos em depreciações de veículos, despesas em equivalência patrimonial.

(=)Resultado Antes do Resultado Financeiro: resultado operacional bruto menos as despesas operacionais.

(+)Receitas Financeiras: juros recebidos e variações monetárias ativas ou receitas em equivalência patrimonial.

(-)Despesas Financeiras: gastos com IOF e juros pagos.

(=)Resultado Antes do Imposto/Contribuição: valor após dedução de despesas e adição de receitas.

(-)Imposto de Renda e Contribuição Social: incidência do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

(=)Resultado Líquido do Período:  resultado líquido de lucro ou prejuízo.

Lembre-se: este é somente um exemplo de como pode ser configurada as contas sintéticas para cada grupo de DRE. Não necessariamente deve ser seguido, pois, não existe um modelo único, visto que a estrutura desse relatório dependerá das exigências e das preferências de cada empresa.

Relatórios Vinculados

DRE Gerencial

Versão Documentada

1.0.2105

  • No labels