Objetivo
Para realizar vendas de produtos, entradas de notas fiscais com itens para revenda, enfim toda e qualquer movimentação do sistema que envolva um produto/item, é necessário antes realizar o seu cadastro no sistema.
Acesso
No módulo Viasuper o acesso à rotina de cadastro de Produtos se dá através do Menu: Produtos > Produtos.
Ao clicar no menu, é aberta uma tela de filtro como a que está ilustrada na Figura 2 para otimizar a busca de cadastros registrados.
Para inserir um cadastro de produto no sistema, a partir da tela de filtros, basta clicar no botão “Abrir Vazio” ao abrir a janela de entrada de parâmetros. Para realizar uma busca no sistema de produtos cadastrados, de ser selecionado os filtros de busca desejados, ou ignorar todos os filtros e clicar em “OK”, o sistema carrega o grid com os produtos registrados e com os filtros informados. É também a partir dessa rotina que se dá o acesso ao cadastro, clicando no botão inserir como demonstrado na Figura 3.
A rotina de cadastro de produtos possui divisões, abas, para organizar o processo de inclusão dos itens no sistema, que serão explicados de maneira separada para facilitar o entendimento do usuário.
Na explicação dessa rotina será usado um produto fictício para a demonstração de inclusão de novo item no Módulo Viasuper.
Vale lembrar que algumas informações são imprescindíveis de estarem inseridas corretamente no sistema, como por exemplo as tributações, o NCM, código de barras, CEST, se for configurado incorretamente ao realizar uma venda do tipo CF-e, SAT ou NF-e na transmissão do cupom ou nota pode haver rejeição pela Receita Federal.
Para as tributações de cada item, sugere-se que seja verificado com o contador da empresa, de acordo com a Empresa e sua Região de atuação no Brasil. Por hora, será abordado aqui somente o formato do cadastro de produto no sistema e uma breve explicação sobre NCM, para facilitar ao usuário o cadastro do mesmo junto aos itens, bem como sua correção em caso de rejeição de nota com NCM inválido.
Descrição
1 - NCM
Significado: Nomenclatura Comum do Mercosul. Trata-se de um código composto por oito dígitos estabelecido pelo Governo do Brasil para viabilizar a identificação e a natureza de mercadorias, promovendo desenvolvimento do comércio internacional.
Qualquer tipo de mercadoria, seja de natureza importada ou nacional, no Brasil deve possuir um código NCM na sua documentação, para que possa ser classificado corretamente de acordo com regulamentos do Mercosul.
A nomenclatura fora adotada por países como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em Janeiro de 1995, tendo como base o SH - “Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias”, originando a sigla – NCM/SH.
O SH é um método internacional de classificação de mercadorias, cuja estrutura de códigos deve conter características específicas dos produtos. Para entender melhor, deve haver por exemplo especificação de origem do produto, sua composição e aplicação.
Na codificação do NCM, a estrutura deve seguir a estrutura ilustrada na Figura 4.
É importante salientar que o código de NCM deve estar corretamente preenchido, caso contrário a nota emitida será rejeitada pela Receita Federal conforme imagem da Figura 5, sendo validado a partir de 01/01/2016.
No Viasuper, já existe uma rotina que faz a verificação e validação de todos os produtos cadastrados no sistema, para evitar que sejam vendidos produtos com NCM incorreto. Será visto mais adiante como utilizar o processo de ajuste de NCM.
Cadastro de Produto
1- Aba Dados Cadastrais
Antes de inserir o novo produto, algumas explicações sobre os campos de 01 a 38, mapeados na Figura 6 a seguir.
01 - Código do Produto: Esse campo apesar de obrigatório não é inserido pelo usuário, mas gerado automaticamente pelo sistema a cada novo cadastro. Uma vez criado, não pode mais ser alterado.
02 – Descrição Detalhada do Produto: Esse campo pode ser usado para detalhar ao máximo a identificação do Produto cadastrado, de forma que qualquer funcionário da empresa seja capaz de distingui-lo quando houver produtos semelhantes e sem código de barras.
Ex.: Copo Plástico Descartável Viasoft 200ml c/100 und
03 – Descrição Resumida do Produto: contendo apenas 28 caracteres, é utilizada no cupom fiscal: Conforme se lê, a descrição não pode ultrapassar os 28 caracteres. Ao inserir uma descrição detalhada o sistema captura uma parte desta e insere no campo aqui descrito, podendo o usuário alterar respeitando a restrição de limite de caracteres.
Ex1.: Copo Plástico Descartável Ex2.: Copo Plástico 200ml
04 – Nomenclatura Comum do Mercosul: Obrigatório para emissão de notas fiscais: Como já fora explicado anteriormente, esse campo é imprescindível para quem emite nota ou cupom fiscal.
5- Unidade: É com base nessa unidade que o sistema trabalhará para movimentar os saldos físicos, por isso é importante que o produto esteja cadastrado com a unidade correta, de acordo com entrada, consumo e saída do material.
6 - Inativo para: Produto está inativo para, compras, entrada, saída, etc.
7 - Envia PDV: se marcado sim esse produto será enviado para os PDVS.
8 - Local: Local de estoque padrão do Produto.
9 – Venda a Peso?: Escolher sim/não para identificar que o mesmo é vendido a peso ou outra unidade de medida que se faça necessário informar quantidade fracionada, por exemplo, produtos que possuam unidade de medida quilograma ou metro.
10 - Envia p/ Balança: se o produto será enviado para a balança.
11 - Dias de validade do produto: Utilizado para os produtos perecíveis. Essa informação será utilizada posteriormente na impressão de etiquetas de produtos classificados como “balança” ou ainda para produtos de panificadora, padaria, lanchonete, açougue.
12 – Setor : Setor onde está a balança.
13 ~ 25 - Configurações da Tributação: Esses campos pertencem ao agrupamento de configuração da Tributação, para preenchê-los corretamente é necessário entrar em contato com seu contador caso não tenha em mãos os dados necessários. Deve ser vinculado com o cadastro de tributações já cadastrado no sistema.
26 – Código Especificador da Substituição Tributária: O CEST estabelece uma forma de uniformizar e identificar as mercadorias e bens passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária e de antecipação no recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes. Não pode ser usado para substituir NCM. Neste campo estarão visíveis somente os códigos CEST vinculado ao código NCM informado anteriormente.
27 ~ 31 – Hierarquia: Os campos numerados de 14 a 18 pertencem à classificação hierárquica do produto. Ao clicar no botão “Hierarquia” as opções pré cadastradas irão aparecer, quando escolhida a opção, todos os campos abaixo serão preenchidos, conforme cadastro da Hierarquia.
32 – Marca: Esse campo não é obrigatório, porém é importante para controle do usuário quanto às marcas presentes em seu estoque, quando este quiser gerar relatórios de inventários, filtrados por marcas de produtos.
33 - Código de Barras: Campo destinado a inclusão de um ou mais códigos conforme quantidade ou fornecedor. Por exemplo, um item pode possuir dois códigos de barras diferentes, pois em um deles a venda é por unidade individual e em outra a venda é por embalagem de 12 peças.
34 – Imagem: Opção para quem deseja distinguir seus produtos por uma imagem, que pode ser com a extensão jpeg ou jpg.
35 - Informações Adicionais: Ao clicar nesse botão, um novo formulário será aberto, conforme imagem da Figura 7 a seguir, a tela também fora mapeada na figura para explicações detalhadas:
36 – Botão : Clicando sobre o botão faz uma cópia do cadastro de produto selecionado.
37 – Botão : Clicando sobre o botão colar o sistema inclui um cadastro idêntico ao produto copiado, devendo somente ser alterado o nome da descrição do produto para que o sistema salve as informações, o preço atual do produto fica zerado.
38 – Botão : Clicando sobre o botão faz uma impressão de etiqueta de gondola avulsa do produto selecionado.
2- Aba Preços/Custos
A Aba “2- Preços/Custo” da tela de Cadastro de Produto, facilitando o entendimento, também será mapeada, com explicação detalhada dos campos e suas funcionalidades. A figura 9 ilustra o mapeamento.
1 – Família Preço: A família de preço é utilizada quando o estabelecimento desejar utilizar o mesmo preço para vários produtos similares de mesma marca, por exemplo, suco da marca Y de vários sabores, mas com as mesmas especificações, a família facilita a inclusão e alteração de preço. Também poderá ser utilizado em casos onde o estabelecimento possuir outras filiais e desejar praticar preços diferentes.
2 – Alterar preços de outras lojas: Ao clicar nesse botão, caso haja mais que um estabelecimento, será possível alterar o preço desse produto em outras lojas também. Basta informar/alterar e salvar o processo.
6 – Histórico de Preço/Custo: Esta rotina é dividida em 6 abas, cada aba apresenta o histórico de custo ou de preço. A seguir serão exemplificadas cada aba que forma esta rotina.
Aba Histórico do Custo de Aquisição: apresenta o histórico de custo de aquisição, ou seja, o custo de compra da mercadoria selecionada, Figura 14.
Pode ser visualizado que a rotina apresenta, para o produto selecionado, a data da alteração para o custo de aquisição, qual foi o valor do custo, a variação e % de variação, se o custo foi informado manualmente ou gerado a partir de nota de entrada, qual o usuário do lançamento e o custo estimado. Na parte de baixo do grid é possível visualizar detalhamentos do custo, como as informações de documento, impostos e configurações.
Aba Histórico do Preço de Venda: nesta aba são apresentadas as informações de histórico de preço de venda. É possível a visualização da data e hora de alteração do preço, para qual preço foi alterado, porcentagens de margem e variação, valor da variação do preço e usuário que fez a alteração, Figura 15.
Aba Histórico do Preço de Oferta: nesta aba é possível a visualização de históricos de preços de oferta. Possui o mesmo funcionamento da aba anterior, porém os resultados apresentados são para preço de oferta.
Aba Histórico do Preço Margem Zero (PMZ): nesta aba é possível a visualização de históricos de preços margem zero. Possui o mesmo funcionamento das abas “Histórico do Preço de Venda” e “Histórico do Preço de Oferta”, porém os resultados apresentados são para o preço margem zero, Figura 17.
Aba Gráfico: nesta aba é apresentado o gráfico dos valores encontrados para as abas anteriores. Onde é possível a visualização no gráfico das alterações de preço de custo de aquisição, preço de venda, preço de oferta e preço margem zero, além dos valores de custo estimado e lucro, Figura 18.
Aba Classe ABC: Nesta aba, Figura 19, é possível a visualização do gráfico de curva ABC, porém para a exibição das informações os dados para a classificação da curva devem ser cadastrados nas configurações gerais e vinculados no cadastro do produto, como visto anteriormente nos campos 02 a 06 das informações adicionais do produto.
7 – Preço Atual: Preço de venda atual é o valor que o sistema irá receber de acordo com as entradas ou ainda o valor que for informado para a venda do produto nos PDVs. Para o caso de um produto cujo preço seja informado manualmente – digitado do PDV, basta informar nesse campo o valor -1,00, dessa forma o PDV entenderá que o preço de venda poderá receber um valor digitado pelo operador do caixa.
8 – Preço Off-Line: O preço off-line pode ser informado para ser praticado a partir de uma data específica (campo 06) nesse campo o usuário informa à partir de que data deseja considerar o novo preço de venda, ou ainda, se marcado o p checkbox (campo 4) o preço começa a ser praticado automaticamente. Importante lembrar: é preciso que a configuração de sincronização inteligente esteja configurada ou será preciso enviar uma carga
9 – Preço de Oferta Atual: Esse preço é online, ou seja, se informada uma oferta e enviada uma carga aos PDVs, será considerado pelo sistema a oferta informada caso não tenha nenhuma data inicial informada. Caso deseje planejar um período para praticar a oferta por exemplo, semana que antecede a Páscoa, inclua uma data inicial e final.
3- Aba Embalagem
Na Aba “3 – Embalagem” é feita a configuração de embalagem do produto para as entradas e saídas. Para isso pode ser adicionada uma nova embalagem clicando sobre o botão , e após informar se esta embalagem é padrão de compra, venda, padaria ou ambas.
A embalagem de produto é muito utilizada, por exemplo, para a embalagem padrão de compra, quando a entrada do produto no estoque é realizada em caixa e a venda por unidade, ou seja, na compra do produto a nota de entrada esta como caixa com 12 unidades, mas a venda é por unidade. Na importação de nota pelo Viasuper é possível fazer a entrada pela caixa e a venda no pdv pela unidade, ou vice-versa para a embalagem padrão de venda.
4 - Aba Saldo em Estoque
Na Aba “4 – Saldos Estoque” é possível adicionar informações para o gerenciamento de estoque, bem como a visualização de estoque mínimo e máximo e saltos para dos locais de estoque cadastrados para o estabelecimento e filiais.
A aba é dividida em três partes, onde na primeira parte tem-se as informações para gerenciamento de estoque. Nesta parte pode ser informado valores para os campos disponíveis.
Na segunda parte é possível informar valores de mínimo e máximo para local de estoque do estabelecimento logado no sistema.
Na terceira parte é possível visualizar o saldo do produto dos estabelecimentos da mesma empresa, separados por tipo de estoque cadastrado.
5- Aba Fornecedores
Na Aba “5 – Fornecedores” são listados os fornecedores preços de custos e dados da última compra.
6- Aba Kit de Produtos
A Aba “6 – Kit de Produtos” é dividida em duas partes: Produto Composto e Kit de Produtos.
Na primeira parte desta tela em Produto Composto é possível adicionar um produto consumido. Vamos tornar como exemplo uma caixa de chocolates onde é possível vender o chocolate em caixa e unidade. A unidade é nosso produto consumido e a caixa nosso produto consumidor.
Para fazer a configuração correta deve acessar o cadastro do produto unidade nas configurações adicionais que este produto pode ser consumido. E no cadastro do produto caixa e informar nas configurações da aba principal que este produto é inativo para entrada.
Já no cadastro do produto unidade se clicarmos sobre o botão , é possível visualizar uma lista dos produtos consumidores.
Ao salvar o cadastro do produto kit e gerar carga para os pdvs, este produto quando vendido na frente de caixa pelo código de barras do “Produto Cesta” o sistema gera saída para os produtos informados no kit com seus respectivos valores.
Versão Documentada
1.0.2105