É possível realizar a exportação do projeto VsScripter do banco de dados para arquivos. A exportação tem como finalidade gerar os artefatos de projeto em arquivos para uma futura importação em outra base de dados ou até mesmo para algum controle específico do usuário que necessite o projeto em arquivos.
Para acessar a exportação na IDE do VsScripter no menu “Project” é possível acessar a opção “Exportar”. No processo de exportação basicamente será solicitado a pasta em que os arquivos devem ser salvos. Visando facilitar a organização dos arquivos, dentro da pasta selecionada, será criada uma pasta com o nome do projeto, e dentro desta salvo todos os arquivos do projeto. Vale registrar que caso exista já pastas e arquivos salvos com o mesmo nome na pasta, os mesmos serão automaticamente substituídos.
Arquivos exportados
No processo de exportação são gerados arquivos com os fontes do projeto, eles são identificados com as seguintes extensões:
.ssproj: que é o arquivo gerenciador do projeto VsScripter (semelhante ao .dproj do Delphi);
.psc: que é o arquivo com os códigos fontes do projeto (semelhante ao .pas do Delphi);
.sfm: que é o arquivo com os códigos fontes de formulário do projeto (semelhante ao .dfm do Delphi). Não existirão arquivos dessa extensão se o projeto não possuir formulários.
Além das extensões acima citadas é gerado um arquivo chamado “DocProject.txt” que possui a documentação definida ao projeto.
E ainda, o arquivo com a extensão “.vsscript”. Esse arquivo apesar de ser o último descrito, é o mais importante para futuro processo de importação. Esse arquivo tem formato XML, com algumas informações de clara identificação e outros com informação binária. Para um processo de importação em nova base, somente esse arquivo de faz necessário, dentro dele tem todas as informações do projeto desde características, nomes e fontes do projeto.