Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 17 Next »

1. Objetivo

Este documento tem por objetivo auxiliar os clientes, consultores, e colaboradores Viasoft, que utilizam o módulo Sementes sobre o funcionamento da rotina de solicitação e lançamento de análises das amostras de sementes para um laboratório interno, ou seja, quando a sementeira possui um laboratório de análises credenciado pelo MAPA (Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento).

2. Descrição do processo

Os laboratórios de análise de qualidade de sementes credenciados ou não pelo MAPA podem estar localizados dentro da UBS (Unidade Beneficiadora de Sementes), estes realizam análises utilizando os métodos definidos pelo RAS, e/ou outras análises específicas para garantia da qualidade das sementes produzidas e comercializadas.

3. Descrição da rotina

3.1. Formas de gerar análise laboratorial

A rotina de análise laboratorial no módulo é iniciada a partir de três processos: a leitura de peso a partir de um romaneio, emissão de uma nota fiscal de entrada, ou a execução de uma produção interna, onde é vinculado um tipo de análise específica (vide o manual SE-LAB-001 - Configurações gerais do laboratório item 3.3).

3.1.1. Romaneio

Para configurar uma análise laboratorial interna a partir de um romaneio, no módulo Agro3C acesse o menu Romaneios » Configurações de Romaneio » Configuração e navegue pelas opções Leitura de Peso » Recolhimento de Amostras

Descrição dos campos

  • Utiliza Alerta do Recolhimento: Opção que define se o usuário utiliza o alerta de recolhimento de amostra na rotina de leitura de peso

  • Alerta Recolhimento de Amostras: informe o intervalo de leitura de peso, para que o sistema alerte o usuário sobre o recolhimento de amostras.

  • Tipo Análise: informe o tipo de análise (vide SE-LAB-001 Configurações gerais do laboratório item 3.3)

Parâmetro de usuário

Descrição dos campos

  • Aprova qualidade de semente?: usuário terá acesso a aprovar ou não as qualidades de sementes, utilizado na leitura de peso e romaneio.

3.1.2. Nota Fiscal

Para configurar uma análise laboratorial interna a partir de uma nota fiscal, no módulo Agro3C acesse o menu Notas » Configurações » Configuração e no módulo Sementes acesse o menu Comercial » Configurações Comerciais » Configuração de Nota e acesse a aba 22 - Param,. Sementes

Descrição dos campos

  • Movimenta Sementes: Permite a seleção de lotes de sementes em pilhas do armazém e seleção de tratamento de sementes.

  • Obg. Informar Pilha/Embalagem: Selecione ‘Sim’ para obrigar a informação de pilha do lote na nota. Para informar ‘Sim’ o campo ‘Controlar Lotes?’ deve conter valor diferente de ‘Não’.

  • Permite informar o Número/Série da Nota Fiscal: Selecione ‘Sim’ para exibir um modal com os campo ‘Número/Série’ no faturamento de senha da Montagem de Carga/Faturamento.

  • Bloqueia a partir direto pela nota: Define se a emissão da nota pelo processo de a partir de será bloqueado, possibilitando o faturamento somente pelo processo de montagem de carga do módulo Sementes.

  • Tipos de Análise Solicitadas: informe o tipo de análise (vide SE-LAB-001 Configurações gerais do laboratório item 3.3)

3.1.3. Produção Interna

Para configurar uma análise laboratorial interna a partir de uma produção interna, no módulo Agro3C acesse o menu Produção » Apontamento e no módulo Sementes acesse o menu UBS » Beneficiamento e clique na aba Produção de Sementes

Descrição de campos

  • Tipos de Análise Solicitadas: informe o tipo de análise (vide SE-LAB-001 Configurações gerais do laboratório item 3.3)

  • Utiliza Produção de Sementes: Define se o setor utiliza produção de sementes e sim qual o setor que pode ser

    • Beneficiamento: sementes que foram submetidas a beneficiamento industrial

    • Descarte: lotes que contêm sementes que após análise são descartas em grãos

    • Beneficiamento por número de sementes: sementes que foram submetidas a beneficiamento industrial

    • Reembalagem: sementes de terceiro que foram submetidas ao processo de reembalagem

    • Mix de Sementes: lotes com mistura de cultivares distintos

    • Reembalagem por número de sementes: sementes de terceiro que foram submetidas ao processo de reembalagem

  • Obg. Informar Área de Campo: Define a obrigatoriedade em informar a área de campo nos lotes de sementes.

  • Obg. Embalagens do Lote: Define a obrigatoriedade em informar a embalagem nos lotes de sementes.

Deve ser executado o processo de lançamento de produção interna pelo menu UBS » Beneficiamento.

3.1.4. Lote aguardando resultado do laboratório

Logo em seguida o lote de sementes é alocado na pilha do armazém indicado, onde recebe seu primeiro status que é “Lote aguardando resultado do laboratório”, ou seja, o lote só poderá ser comercializado quando passar pela análise laboratorial, e o resultado final confirmar que o mesmo está aprovado.

3.2. Gerar Solicitação a partir de Amostras Pendentes

A rotina de geração de solicitação de amostra pendente, unifica as duas próximas etapas de análise dos lotes de sementes, que são a solicitação do serviço e a efetivação do protocolo de amostras. Para tanto no módulo Sementes acesse o menu LAS » Gerar Solicitação a parti de Amostras Pendentes

Informe no campo “Tipo Análise” o código da análise vinculada ao novo lote criado, o filtro pode ser realizado digitando o lote na coluna “Lote”. Marque o(s) lote(s) no checkbox da coluna “Selecionar” e pressione o botão “Salvar”, ou a tecla de atalho “CTRL+S”.

Essa ação abrirá a tela de solicitação de amostra interna, nessa tela o usuário pode parametrizar os dados referentes a análise, isso inclui: as análises que serão realizadas, a identificação do amostrador, e dados específicos do lote por exemplo se está beneficiado/tratado etc.

Guia Amostras

Essa guia lista todas as amostras que foram vinculados a solicitação, através da coluna “Análises” o usuário pode selecionar quais análises (Pureza, Vigor, Germinação, Outras Cultivares etc) serão solicitadas. É importante ressaltar que as análises carregadas previamente selecionadas, foram vinculadas no cadastro localizado no menu LAS » Configurações do Laboratório » Tipos de Análise » Cultura » Análises Laboratoriais ( vide manual SE-LAB-001 Configurações gerais do laboratório).

Guia Análises Solicitadas

Lista todas as análises que foram marcadas para o lote de sementes selecionado, dando a possibilidade de incluir os valores de comercialização para caso a UBS forneça serviços de análise de sementes a terceiros.

Para finalizar a operação informe o campo “Amostrador”, e confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”, e por fim pressione o botão “Protocolar” no entanto essa ação só é permitida a usuários autorizados (Configurações » Configurações » Usuário (Parâmetros) » aba Produção Sementes » Laboratório » Protocola Amostra de Sementes?) .

3.3. Solicitação de Serviço

Essa rotina é utilizada para a manutenção da solicitação de serviço, ou seja, a inclusão, alteração ou exclusão de alguma informação, o acesso é através do menu LAS » Solicitação de Serviço.

Inclua uma nova solicitação de serviço pressionando o botão “Incluir”, preencha os dados e adicione as amostras de lote de sementes.

Confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”, e por fim pressione o botão “Protocolar” no entanto essa ação só é permitida a usuários autorizados (Configurações » Configurações » Usuário (Parâmetros) » aba Produção Sementes » Laboratório » Protocola Amostra de Sementes?).

3.4. Protocolo de Amostras

Nessa rotina é possível incluir e excluir os protocolos de amostra, para utilizar no módulo Sementes acesse o menu LAS » Protocolo de Amostras.

Note que a numeração dos protocolos e gerada com um controle do ano.

Para incluir um novo protocolo num ano já existente, selecione o o registro do ano no processo acima com duplo clique.

Clique no botão “Incluir” do grid “Amostras do Protocolo” para adicionar uma nova linha, informe os dados, e confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”.

3.5. Amostras

Essa rotina é uma manutenção da manutenção, nela é possível identificar os dados da amostra, documentos vinculados, status do resultado, e atalho para o lançamento e consulta de resultado. Para utilizar no módulo Sementes acesse o menu LAS » Amostras.

Atalho Resultado

Para lançar o resultado de uma amostra que está com o status “Aguardando Resultado”, pressionando o botão “Resultado”, o detalhe do funcionamento da tela de resultado está no item 3.6 deste documento.

3.6. Lançar Resultado de Amostra

Essa rotina é destinada ao lançamento dos resultados da amostra, nela o usuário visualizará as análises que foram selecionadas no momento da geração da solicitação de serviço. Para utilizar, no módulo Sementes acesse o menu LAS » Lançar Resultado de Amostra.

Acesso direto

Quando o acesso ao lançamento do resultado de amostra é realizado diretamente pelo menu correspondente, é necessário consultar a amostra que será submetida a análise pressionando o botão com o ícone de uma lupa, ou a tecla de atalho “CTRL + ENTER". Na tela de procura rápida informe os filtros para selecionar a amostrada desejada.

Acesso tela de amostras

Quando o acesso ao lançamento de um novo resultado de amostra é realizado pelo clique no botão “Resultado” da tela de manutenção de amostras, a tela já é carregada para registro da análise.

É necessário gravar antes de incluir os resultados o peso de aferição da balança utilizada nos testes, para tanto informe os campos Peso(g), selecione a “Balança” e pressione o botão “Gravar”.

Caso a balança selecionada ainda não tenha sido aferida a mensagem a seguir será disparada ao usuário:

Para solucionar pressione o botão “Aferir” ao lado do botão “Gravar”, informe os pesos corretamente, e confirme a ação.

Feito isso basta pressionar novamente o botão “Gravar”.

Lance um a um os resultados das análises em nosso exemplo são: Pureza, Germinação e Vigor que são obrigatórios de acordo com a normativa IN 9.

Quando todos os resultados tiverem sido lançados de acordo com os padrões determinados, o campo “Status Resultado” ficará com o status “Aprovado”. Isso indica que o lote está pronto para emissão da documentação correspondente, e posteriormente disponível para comercialização.

3.7. Documentos do Laboratório

Esta rotina é destinada para emissão dos documentos oficiais exigidos pela MAPA para certificação e comercialização de lotes de sementes, esses são documentos são: boletim de análise(BAS), certificado de sementes, termo de conformidade, informe de resultado, termo aditivo.

3.7.1. Boletim de Análise

O boletim de análise de sementes (BAS) é um documento oficial que expressa os resultados obtidos da análise de resultados realizados em laboratórios de análise de sementes credenciados pelo MAPA.

Para gerar um boletim de análise para os lotes de sementes analisados e aprovados, no módulo Sementes acesse o menu LAS » Documentos do Laboratório » Boletim de Análise. Inclua um novo boletim pressionando o botão “Incluir”, e preencha os campos obrigatórios: remetente, amostrador e responsável técnico. Os campos cultivar, e categoria podem ser preenchidos, no entanto eles são critérios de filtro para importar as amostras salvas.

Para incluir as amostras que compõe o boletim de análise duas ações são permitidas, a importação ou inclusão manual. Vale ressaltar que no mesmo boletim só podem ser inclusas a amostras de mesma cultivar e categoria.

Após todas as informações serem fornecidas confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”.

Para imprimir o boletim de análise pressione o botão “Imprimir” (ícone de impressora), e selecione a opção “Relatório Interno”, em seguida serão feitas algumas perguntas referente ao modelo de impressão por exemplo: impressão com assinatura do responsável técnico, e em quantas vias. Abaixo um modelo de um boletim de análise de sementes (BAS) impresso aderente o padrão exigidos pela normativa IN 9.

3.7.2. Certificado de Semente

O Certificado de Sementes é um documento para comercialização de mudas e sementes de categoria Genética, Básica, C1 e C2 que atesta o certificador credenciado pelo MAPA aplicou todas a regras estabelecidas pela Legislação de Sementes e Mudas.

Para gerar um certificado de sementes para os lotes de sementes analisados e aprovados, no módulo Sementes acesse o menu LAS » Documentos do Laboratório » Certificado de Semente. Inclua um novo certificado pressionando o botão “Incluir”, e preencha os campos obrigatórios: remetente, laboratório e responsável técnico. Os campos cultivar, e categoria podem ser preenchidos, no entanto eles são critérios de filtro para importar as amostras salvas.

Para incluir as amostras que compõe o certificado você precisa pressionar o botão “Importar” na lateral do grid “Amostras do Certificado”. Vale ressaltar que no mesmo boletim só podem ser inclusas a amostras de mesma cultivar e categoria.

Após todas as informações serem fornecidas confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”.

Para imprimir o certificado de sementes pressione o botão “Imprimir” (ícone de impressora), e selecione a opção “Relatório Interno”, em seguida serão feitas algumas perguntas referente ao modelo de impressão por exemplo: impressão com assinatura do responsável técnico, e certificador. Abaixo um modelo de um certificado de sementes impresso aderente o padrão exigidos pela normativa IN 9.

3.7.3. Temo de Conformidade

O Termo de Conformidade é um documento para comercialização de lotes de sementes emitido pelo responsável técnica, que atesta que a semente foi produzida de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo MAPA, aplicado a sementes de categoria S1 e S2.

Para gerar um termo de conformidade para os lotes de sementes analisados e aprovados, no módulo Sementes acesse o menu LAS » Documentos do Laboratório » Termo de Conformidade. Inclua um novo termo de conformidade pressionando o botão “Incluir”, e preencha os campos obrigatórios: remetente, laboratório e responsável técnico. Os campos cultivar, e categoria podem ser preenchidos, no entanto eles são critérios de filtro para importar as amostras salvas.

Para incluir as amostras que compõe o certificado você precisa pressionar o botão “Importar” na lateral do grid “Amostras do Termo de Conformidade”. Vale ressaltar que no mesmo boletim só podem ser inclusas a amostras de mesma cultivar e categoria.

Após todas as informações serem fornecidas confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”.

Para imprimir o termo de conformidade pressione o botão “Imprimir” (ícone de impressora), e selecione a opção “Relatório Interno”, em seguida serão feitas algumas perguntas referente ao modelo de impressão por exemplo: impressão com assinatura do responsável técnico. Abaixo um modelo de um certificado de sementes impresso aderente o padrão exigidos pela normativa IN 9.

3.7.4. Termo Aditivo

O Termo Aditivo é um documento complementar ao Termo de Conformidade para comercialização de lotes de sementes emitido pelo responsável técnico, que atesta que a semente foi produzida de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo MAPA, aplicado a sementes de categoria S1 e S2.

Para gerar um termo aditivo para os lotes de sementes analisados e aprovados, no módulo Sementes acesse o menu LAS » Documentos do Laboratório » Termo Aditivo. Inclua um novo termo aditivo pressionando o botão “Incluir”, e preencha os campos obrigatórios: remetente, laboratório e responsável técnico. Os campos cultivar, e categoria podem ser preenchidos, no entanto eles são critérios de filtro para importar as amostras salvas.

Para incluir as amostras que compõe o certificado você precisa pressionar o botão “Importar” na lateral do grid “Amostras do Termo Aditivo”. Vale ressaltar que no mesmo boletim só podem ser inclusas a amostras de mesma cultivar e categoria.

Após todas as informações serem fornecidas confirme a operação pressionando o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “CTRL+S”.

Para imprimir o termo aditivo pressione o botão “Imprimir” (ícone de impressora), e selecione a opção “Relatório Interno”, em seguida serão feitas algumas perguntas referente ao modelo de impressão por exemplo: impressão com assinatura do responsável técnico. Abaixo um modelo de um certificado de sementes impresso aderente o padrão exigidos pela normativa IN 9.

4. Documentos relacionados

  • SE-LAB-001 - Configurações do laboratório

5. Histórico de versão

Descrição

Data

Responsável

Revisor











  • No labels