Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 5 Next »

OBJETIVO

O que é conciliação bancária?

A Conciliação Bancária é a simples conferência dos extratos bancários e dos saldos de caixa com o Controle Financeiro da Empresa. A partir dele é possível verificar se todos os lançamentos estão corretos e não há nenhuma anormalidade.

Além disso, saber que o Saldo Bancário está correto é importantíssimo para a análise do fluxo de caixa realizado com suas despesas e receitas, e as inferências com relação a redução de despesas. O saldo bancário correto também influência a verificação de caixa futuro para as atividades operacionais.

Fonte: Conciliação Bancária: O que é, como fazer e resolver [GUIA COMPLETO]

Desta forma, o objetivo da rotina é disponibilizar ao cliente a opção de realizar a conciliação bancárias de seus lançamentos financeiros.

ACESSOS E ATALHOS
O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Financeiro >> Processos >> Conciliação Bancária:

CONFIGURAÇÃO

Para utilização da rotina será necessário realizar a configuração de Movimentação dos Documentos visto que só será possível realizar o processo de conciliação bancária se o mesmo esteja dentro de um período válido para movimentações.

Essa configuração é feita através da rotina Processos >> Movimentações de documentações:

Nesta o usuário definirá o período inicial e final em que movimentações de Conciliação Bancárias poderão ser realizados no sistema.

Definidos os períodos, qualquer movimentação feita antes ou depois dos períodos marcados como inicias e finais não será permitida, mediante a bloqueio no momento em que o usuário tentar incluir ou salvar a informação:

DESCRIÇÃO DA ROTINA

A rotina Processos >> Conciliação Bancária disponibiliza ao usuário de realizar a conciliação bancária para o controle financeiro dos lançamentos financeiros do estabelecimento.

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá o contato inicial com a tela Conciliação Bancária que divide os processos em 3 abas:

1.Importar Arquivos

Esta aba refere-se a importação do arquivo do estrato bancário, onde o usuário deverá indicar as Informações para importação:

  • Diretório: Campo onde o usuário deverá informar o local dos arquivos, ou seja, a pasta onde os arquivos de extratos estão baixados para importação.

  • Portador: Campo onde o usuário deverá informar o portador (banco) do extrato bancário.

  • Ignorar lanctos duplicados na imp. do Extrato: Caso essa opção esteja marcada, serão verificados no extrato lançamentos que possuam a mesma combinação de Banco, Conta, Documento, Data e Valor. Caso encontrados, os mesmos serão ignorados.

Feitos os preenchimentos, basta o usuário clicar na opção Importar Extratos e em seguida os dados da importação serão exibidos na secção Informações da Importação:

Caso exista algum erro na importação, este será listado na seção Lanctos Ignorados.

2.Filtros

Esta aba se refere aos dados da filtragem para a realização da conciliação, onde o usuário deverá indicar os Filtros para a Conciliação:

  • Estabelecimento: Campo onde o usuário deverá informar o estabelecimento para o qual será realizado os lançamentos de conciliação.

    Portadores: Campo onde o usuário deverá informar o(s) portador(es) (banco(s)) da conciliação.

  • Extrato Bancário – Dt. Lancto ou Dt. Extrato: Campos onde o usuário deverá definir a data inicial e final dos lanamentos, e se serão consideradas as datas dos lançamentos financeiros ou a data que está no extrato importado.

Se marcado a opção “Desconsiderar Intervalo” será possível realizar a conciliação sem extrato.

  • Lançamento ou Conciliação: Campos onde o usuário deverá definir a data inicial e final dos lanamentos, e se serão consideradas as datas dos lançamentos financeiros ou a data da conciliação.
  • Listar lançamentos estornados: Caso marcada essa opção, serão listados os lançamentos de baixa com estorno e lançamentos de estorno.
  • Consolidar Estabelecimentos? Caso marcada essa opção, os lançamentos de mesmo portador e em estabelecimentos diferentes serão listados juntos.

Lançamentos: Campo onde o usuário deverá indicar os tipos de lançamentos que serão listados:

  • Não conciliados

  • Conciliados

  • Todos

Ainda nesta aba o usuário poderá definir onde serão conciliados os Lançamentos Financeiros, na seção Conciliar Lançamentos Financeiros onde:

Feito os preenchimentos, basta Executar (blue star) a filtragem, para dar continuidade aos processos.

3.Conciliar Arquivos

Sub-aba Conciliação:

Nesta aba, serão exibidos os lançamentos do extrato e os lançamentos do sistema, onde o usuário poderá realizar a conferência e posterior conciliação.

Para realizar a conciliação o usuário deverá selecionar o lançamento do extrato e o lançamento financeiro que foi confrontado com o extrato nas colunas Conciliado e em seguida Salvar (blue star) a ação:

O usuário ainda poderá utilizar as opções de seleção múltipla, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a coluna de seleção:

Ainda na sub-aba Conciliação, o usuário conta com opções extras de ações que otimizam os processos da rotina:

  • Data Baixa: Campo onde o usuário indicará a data que será utilizada em baixas de cheques.

  • Data da Conciliação: Campo onde o usuário indicará a data que será utilizada nas conciliações.

  • Portador Baixa: Campo onde o usuário indicará o portador que será utilizado na baixa de cheques.

  • Conciliar todos: Nesta opção o usuário poderá conciliar todos os lançamentos caso estes estejam de acordo entre o sistema e extrato.

  • Lanc. Financeiro: Nesta opção o usuário poderá incluir lançamentos financeiros que constem no extrato, porém ainda não estejam inclusos no sistema.

O usuário também poderá incluir lançamentos no extrato, utilizando os botões do canto inferior do grid Extrato bancário:

  • Trasf. Portador: Nesta opção o usuário poderá realizar transferências entre os portadores dos lançamentos.

  • Manut. Cheque: Nesta opção o usuário poderá realizar manutenções nos cheques recebidos.

  • Estorno Dup. Pag: Nesta opção o usuário poderá realizar estorno em duplicatas a pagar.

  • Estorno Dup. Rec: Nesta opção o usuário poderá realizar estorno em duplicatas a receber.

Vale ressaltar que assim como para a Conciliação, para realizar os lançamentos de estorno em duplicatas a pagar e receber e também as manutenções em cheques, os mesmos devem estar com períodos de movimentações válidos configurados. Para realizar a configuração o usuário deverá acessar a rotina Processos >> Movimentações de documentações, e seguir o processo descrito no item 3 – Configuração.

E para finalizar os processos desta sub-aba, o usuário ainda terá acesso aos Saldos Portadores, podendo incluir o Saldo do Banco e conferir os demais valores:

4.Conciliar Arquivos

Conciliações Realizadas:

Nesta aba serão exibidos os lançamentos conciliados, detalhados entre o Extrato bancário e os Lançamentos Financeiros.

E desta forma, finalizamos os processos da rotina de Conciliação Bancária!

RESULTADOS ESPERADOS
A realização das Conciliações Financeiras, conforme as aplicabilidades selecionadas.

RELATÓRIOS VINCULADOS
A rotina possui alguns relatórios padrões disponíveis para o usuário!

Para consultá-los, basta clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios >> Relatórios Padrões.

Sendo ele:

-210 Lançamentos Financeiros Conciliados e Não Conciliados.

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMETADO

 Versão 2010.1002

  • No labels