Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Current »

1. Introdução

Rotina utilizada para realizar o lançamento do beneficiamento da semente, ou seja, após armazenada a semente a mesma passa a ser um outro item no sistema, neste processo é possível realizar esta transferência de saldo de um item para outro. É possível trabalhar de duas formas, realizando a produção direta pelo Beneficiamento ou através da Ordem de Produção e Apontamento.

2. Objetivo

Este documento tem por objetivo, descrever a utilização da rotina de UBS (Ordem de produção e Apontamento) do módulo Sementes do ERP Agrotitan, a fim de auxiliar os clientes, consultores e colaboradores Viasoft.

3. Configuração de Setor (UBS » Cadastro de Setores)

O setor utilizado no beneficiamento do lote, deve estar com opção controle de Lotes como Sim e "Utiliza Produção de Sementes" como Beneficiamento.

4. Gerando Ordem de Produção e Apontamento (UBS » Ordem de Produção)

Incluir um novo, informar o setor e a safra. Após informar esses campos, será habilitado o botão de incluir na grid de Produto Acabado, onde é informado o item que será produzido.

Automaticamente ao informar o item acabado, o sistema trará os itens que são Materia Prima desse item, informado na aba Composição do cadastro do item. 

Produto Acabado

  • Item: Informar Item à ser produzido;

  • Embalagem: Qual embalagem será utilizada na produção;

  • Armazém: Informar o local onde será alimentado o saldo;

  • Cancelado: Este campo será preenchido de acordo com a quantidade que foi cancelada na produção;

  • Qtde. Emb. Prevista: Informar a quantidade em embalagens à ser produzido (será preenchido automaticamente o campo Quantidade Prevista KG de acordo com o fator de conversão da embalagem);

  • Quantidade Prevista KG: Informar a quantidade à ser produzida em KG. 

Lote de Sementes

  • Lote: Informar o lote que à ser produzido (dependendo do setor, será preenchido automaticamente ao incluir um lote);

  • Validade: Informar a data de validade do lote;

  • Pilha: Informar em qual pilha será armazenado esse lote, sendo que deve ser uma pilha que tenha no local informado no campo Armazém do produto acabado;

  • Qtde. Embalagem: Informar a quantidade de embalagem à ser produzida nesse lote (será preenchido automaticamente o campo Quantidade Prevista KG de acordo com o fator de conversão da embalagem;

  • Quantidade KG: Quantidade em KG à ser produzida nesse lote. 

Matéria Prima

  • Item: Item que será utilizado como matéria prima na produção;

  • Local: Informar o local de onde será retirado o saldo da matéria prima;

  • Quantidade Composição: Quantidade à ser utilizada para a produção do item acabado;

  • Quantidade: Quantidade total à ser utilizada de acordo com a quantidade à produzir do item acabado;

  • Saldo: Quantidade disponível.

5. Realizando o apontamento (UBS » Apontamento)

É nesse momento em que, após realizado, o sistema fará a movimentação dos saldos da matéria prima e produto acabado, ou seja, o sistema irá retirar o saldo da matéria prima e alimentar o saldo do produto acabado.

Inicialmente deve-se informar o código da ordem de produção ou consultar pelo campo Código. Consultando pela lupa ou F3, o sistema abrira uma tela de filtro, insira os filtros necessários e clique em executar. 

Selecione a Ordem de Produção que deseja realizar o apontamento e clique em Salvar.

Após clicar em Salvar, o sistema trará na tela principal as informações da Ordem de Produção, destaque para o campo Saldo Produzir, este campo mostrará a quantidade disponível à produzir. 

Para realizar o apontamento basta clicar no botão Apontamento, o sistema abrirá uma segunda tela para informar a quantidade à ser apontada, basta informar a quantidade em KG e clicar em Gerar.

Observe que após gerar o apontamento, o campo Saldo Produzir é alterado automaticamente de acordo com a quantidade gerada, nesse exemplo foi realizado o apontamento com a quantidade total.

Por fim, retornando na UBS » Ordem de Produção verá que o status dela alterará para Produzida

Na tela de UBS » Beneficiamento será gerado um registro de produção interna

Na rotina de Gestão do Armazém » Manutenção de Pilhas do Armazém, pode-se observar que o saldo do lote foi alimentado

6. Cadastrando um Beneficiamento (UBS » Beneficiamento)

O sistema também permite que faça um Beneficiamento/Produção Interna sem que passe pela rotina de Ordem de Produção. O resultado é o mesmo porém o processo muda um pouco, conforme os passos a seguir.

Ao incluir um novo, insira o Produto Acabado, código do Local/Armazém onde será alocado a produção da Semente, Embalagem e a quantidade em KG à ser produzida.

Após informar a quantidade, abrirá a tela de seleção de Lotes.

Informar a quantidade de cada Lote, gerar numero dos lotes (ou informar manualmente dependendo da configuração do cadastro do Setor), Validade e Embalagens/Pilhas 

No campo Embalagens/Pilhas, deve-se informar em qual pilha do Armazém será alocado cada Lote informado, basta dar dois cliques nesse campo. 

Caso a pilha para este item com a mesma embalagem informada na produção tenha cadastrado, trará em tela para selecionar a quantidade que será alocada na pilha, podendo informar pelo campo Qtd (quantidade em embalagem) ou no campo Qtd KG.

Por fim, basta salvar a seleção de Lotes e o Beneficiamento que estará feito a produção interna, para conferir basta acessar a rotina Gestão do Armazém » Manutenção de Pilhas do Armazém e consultar pela pilha/lote produzido.

 

 

  • No labels