Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

Descrição

Devido à necessidade de atender a diversos cenários de tipos e modelos de balanças, foi criado um novo programa de cadastro, configuração e leitura de pesos que permite a gravação do mesmo diretamente no banco de dados juntamente com validações e logs para aumentar a segurança.


Índice


Pré-Requisitos

  • Para utilização da nova rotina de captura de pesos, é necessária a configuração de uma conexão ODBC de conexão com o banco de dados Oracle e Firebird para funcionamento do programa, e no caso do Oracle é necessário que o Oracle Client esteja previamente instalado e configurado para que o programa possa se conectar. Os passos para instalação do Oracle Client não serão descritos aqui, apenas o ODBC. Deve-se apenas observar que o Oracle Client e o ODBC Package devem ser compatíveis com a versão do Banco Oracle para o correto funcionamento. Tanto a instalação do Oracle Client quando dos Drivers ODBC deve ser feita na máquina em que serão executadas as aplicações cliente da Viasoft (Agro3c, FinAgro3c, etc).


Passo a passo

Instalação e Configuração do ODBC para Oracle

Para instalação do ODBC para Oracle primeiramente deve-se instalar o Oracle Client. Neste documento será utilizado o Instant Client Basic que já atende as necessidades do leitor de peso porém, deve ser observado se já existe outra versão instalada e nesse caso não há necessidade de instalação de uma nova versão caso e mesma já tenha o driver ODBC embutido (isso pode ser verificado no painel de controle do ODBC verificando se existe o Driver “Oracle in OracleClient”).

Para instalar o Oracle Client Basic deve-se seguir o guia abaixo:

  1. Efetue o download do pacote “Instant Client Basic” e do “ODBC Package” apropriados de acordo com a versão do Oracle instalada, utilizando o link a seguir. Instant Client for Windows 32-bit | Oracle Brasil

  2. Descompacte ambos os pacotes baixados para uma pasta única como por exemplo C:\OracleClient, observando que os arquivos e DLLs devem estar na raiz da pasta criada.

  3. Adicione o diretório à variável de ambiente PATH.

  4. Para o oracle 12.1 ou superiores, o Instant Client Basic requer o pacote Visual Studio Runtime Redistributable, que deve ser baixado e instalado de acordo com a versão do Oracle usando os links a seguir, observando a arquitetura do Oracle Client (32 bits).

    1. Oracle 18 ou superior - Visual Studio 2017 Redistributable.

    2. Oracle 12.2 - Visual Studio 2013 redistributable.

    3. Oracle 12.1 - Visual Studio 2010 redistributable.

Após a instalação acima, deve-se abrir o ODBC Data Sources (32-bit) no windows e criar uma nova conexão usando o Driver instalado conforme mostra a imagem a seguir.

Após isso devem ser preenchidos os parâmetros da conexão do Oracle conforme a imagem a seguir, colocando o IP, Porta e SID/Serviço do banco Oracle, juntamente com o usuário utilizado para login no banco. Pode-se então testar a conexão, usando o botão “Test Connection”.

Instalação e configuração do ODBC para Firebird

Para instalação do ODBC para Firebird deve-se efetuar o download do Driver ODBC a partir do link: 

https://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-ODBC-driver/2.0.5-Release/Firebird_ODBC_2.0.5.156_Win32.exe/download para o driver 32-bits

https://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-ODBC-driver/2.0.5-Release/Firebird_ODBC_2.0.5.156_x64.exe/download para o driver 64-bits

Após o download deve-se executar o instalador e seguir as instruções até o final. Após isso deve-se abrir o ODBC Data Sources (32-bit) no windows e criar uma nova conexão usando o Driver instalado conforme mostra a imagem a seguir.

Depois, deve-se preencher os parâmetros conforme a imagem abaixo, trocando o IP e caminho do banco e a localização da DLL do fbclient conforme a instalação do sistema.

Após o preenchimento pode-se testar a conexão usando o botão “Test connection” conforme a imagem acima.

Utilização da nova rotina de leitura de peso do Agrotitan

Para utilização da nova rotina de leitura de pesos, é necessário configurar as balanças utilizando o programa de cadastro mostrado abaixo. Por padrão, o sistema já irá alimentar o novo cadastro de balanças com base nas balanças já configuradas para os usuários, então será necessário apenas ajustar os parâmetros específicos de formato, posição e tamanho do peso para garantir a correta leitura do mesmo.

Cadastro e configuração (balancas.exe)

Durante a primeira inicialização do programa balancas.exe, o mesmo irá solicitar os dados de conexão conforme pode ser visto abaixo. No campo DSN, deve ser informado o nome da fonte de dados ODBC criada e na sequência o usuário e senha de conexão com o banco (Oracle ou Firebird).

Ao informar esses dados, será criado um arquivo chamado balancas.ini na mesma pasta do aplicativo, que armazenará essas informações (a senha de forma criptografada). O programa captura.exe utiliza esses mesmos dados de conexão para seu funcionamento.

Este programa é responsável por cadastrar e configurar as balanças de forma centralizada, permitindo o acompanhamento das leituras de peso de todas as balanças quando aberto de forma externa.

As balanças podem ser cadastradas e configuradas conforme a imagem acima. Cada balança deve possuir um ID e Descrição para identificação e ser configurada para Leitura Serial usando os campos Porta, Velocidade, Bits de Dados, Bits de Parada, Paridade e Controle de Fluxo que devem ser obtidos de acordo com a balança usada, e também pode ser configurada para Leitura por IP usando os campos IP e Porta IP para informar o endereço e porta de conexão para obtenção do peso.

Para ambos os tipos de balança, existem diversos parâmetros que podem ser configurados para garantir a correta leitura e estabilização do peso. Esses parâmetros são descritos abaixo:

  • Início Linha: Campo que define um caractere ou texto que identifica o início do peso quando a balança enviar esta informação. Pode ser vazio.

  • Fim Linha: Campo que define um caractere ou texto que identifica o término da linha quando a balança enviar esta informação. Pode ser vazio..

  • Pos. Ini: Campo que indica a posição inicial do peso a partir dos dados obtidos já aplicando os caracteres de início e fim de linha. Pode ser Zero.

  • Pos. Fim: Campo que indica a posição final do peso a partir dos dados obtidos já aplicando os caracteres de início e fim de linha. Pode ser Zero.

  • Fator: Campo que define um fator de conversão, pelo qual o peso será dividido. Ex. Peso vem em quilos mas deseja-se em toneladas. Pode ser Zero.

  • Variação: Campo que define uma variação mínima de peso para mais ou para menos em relação ao último peso lido. Permite uma maior segurança, evitando o registro do mesmo peso duas vezes de forma sequencial. Quando o caminhão sai da balança, o peso é zerado e gravado na balança, então a próxima leitura deverá superar a variação para que o peso seja aceito. Pode ser Zero.

  • Tamanho Max: Campo que define o tamanho máximo do peso. Deve-se utilizar este campo ou a posição inicial e final do peso. Quando usado esse campo, o peso será lido da esquerda para direita se informado um caractere de início ou da direita para a esquerda se informado um caractere de fim ou nenhum dos dois for informado. Pode ser Zero.

  • Intervalo: Campo que define o intervalo entre as capturas de dados da porta. Deve-se informar aqui um valor que coincida com o intervalo de envio de dados da balança para evitar o acúmulo de dados na porta. É obrigatório.

  • Leitura Constante: Campo que define se a leitura da balança será feita de forma constante ou abrindo e fechando a conexão com a porta serial a cada leitura de peso. A leitura constante permite a obtenção de pesos mais rapidamente, porém, em balanças com conexão muito instável pode não conseguir capturar o peso.

  • Qtd. Peso Estável: Campo que define a quantidade de vezes que o mesmo peso deve ser lido da balança para ser considerado estável. Esse campo deve ser usado para evitar que os pesos recebidos na porta antes da estabilização da balança sejam registrados.  Pode ser Zero.

Obs: Todos os parâmetros informados acima valem para leitura serial ou por IP também.

As balanças devem ser associadas a um usuário e caso uma balança seja utilizada por mais de um usuário deve ser criado um cadastro para cada um deles. Para associar deve ser usado o campo Usuário do cadastro.

A partir da tela de configuração de balanças também é possível testar e validar a conexão com a balança desde que a porta ou IP esteja acessível na máquina em que o programa está sendo executado. Para isso basta clicar no botão “Ativar Balança” que então irá abrir o programa captura.exe para realizar a leitura conforme pode ser visto a seguir.

Leitura de Peso (captura.exe)

O programa de captura é o responsável por efetivamente se conectar e retornar os dados da porta serial ou do endereço IP configurados. Ele irá respeitar as configurações definidas no cadastro da balança e irá fazer um máximo de 20 tentativas para obter um peso estável e caso não consiga, irá habilitar o botão para “Tentar novamente” conforme pode ser visto abaixo. Existe também um botão para exibir os detalhes da saída de comunicação com a balança, sendo útil para determinar as causas de possíveis falhas na leitura de peso.

 

Configuração do Agrotitan

Para utilizar a nova rotina de leitura de peso, deve-se configurar o atributo “Le Peso BD” nas configurações do módulo Agro conforme mostra a imagem a seguir.

Depois disso, nas telas de leitura de peso, ao clicar no botão de leitura do peso já será disparado o novo processo. Com a tela de leitura de peso aberta, será possível abrir a configuração das balanças conforme a tela exibida no item 2.1 deste manual utilizando a tecla de atalho Ctrl+Alt+B porém, é preciso observar que o programa de configuração só funciona com a tela de leitura de peso aberta (seja a nova leitura de peso ou a antiga).


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Keidson Paiva de Freitas

  • No labels