Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

OBJETIVO

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de consultar e realizar os gerenciamentos dos custos de frete praticados no estabelecimento.


ACESSOS E ATALHOS

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Processos >> Custos >> Custo de Frete >> Gerenciar Custo de Frete:

CONFIGURAÇÕES

Para utilização da rotina serão necessárias algumas configurações específicas, sendo elas:

DAS CONFIGURAÇÕES DO ESTABELECIMENTO
Iniciando as configurações, o usuário deverá realizar a configuração do estabelecimento para o controle de custos de frete. Para isto o usuário deverá acessar a rotina PS – Gerencial >> Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração ou pelo atalho de acesso rápido Ctrl + O (Letra).:

Nesta, o usuário deverá selecionar na aba Custos a opção Configurações Gerais:

Nesta, para que o controle dos custos de frete ocorra, a opção “Controle custos de frete?” deve estar marcada como “Sim”.

DAS CONFIGURAÇÕES DO AGENDAMENTO DA TAREFA DA ROTINA
Nesta rotina o usuário deverá realizar as configurações do job que se refere à tarefa que fará com que o processo do controle e atualização dos valores ocorra.

Para realizar o agendamento, deve-se acessar o menu Cadastros Gerais >> Agendador:

Após selecionada a rotina, o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Agendador de Tarefas, nesta o usuário deverá clicar no botão Incluir(blue star) que fica disponível no canto superior da tela de consulta:

Feito isso, o sistema abrirá a tela de inclusão onde o usuário deve incluir um novo registro e informar a tarefa que realiza a atualização dos custos de frete, sendo ela:

10.006 - Atualiza os valores de custo de frete com base nos dados definidos na rotina "Custo de Frete".

Nesta o usuário definirá o mês, dia da semana, dia do mês, hora e minuto que deseja que a tarefa seja executada.

A nossa orientação é que a execução da tarefa seja parametrizada utilizando um horário em que não exista muito processamento no servidor e que não seja um horário de pico de faturamentos e sincronização de documentos, visto que esta tarefa exige bastante processamento do servidor e banco de dados.

Após feito isso, ao salvar o registro do agendamento da tarefa o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Mensagem que orienta o usuário a recarregar as configurações no servidor de tarefas.

Para realizar o processo de recarregar as configurações no servidor de tarefas o usuário deve acessar o Servidor de aplicação e acessar o menu Controle >> Tarefas Agendadas e clicar em Recarregar Conf.:

CONFIGURAÇÃO DO CONTROLE DE AÇÃO

Para utilização da rotina será necessário que o usuário possua algumas ações liberadas, para que desta forma o mesmo possa visualizar os custos no simulador!

Essa configuração é feita pelo usuário supervisor e/ou autorizado através da rotina PS – Gerencial >> Gerente >> Controle de Ações - (Grupo/ Usuário):

Sendo elas:

  • 206 – Boqueia simulador de preços: Caso marcado essa opção, o usuário será bloqueado para realizar a simulação de preços.

  • 235 – Oculta Simulador de Preços: Ação que determina se o usuário visualizará ou não o simulador de preços.

  • 262 – Visualiza custos na tabela de preços/formação de preço de venda/simulador de preços: Caso marcado essa opção, o usuário poderá visualizar os custos na tabela de preços/formação do preço de venda/simulador de preços.

DESCRIÇÃO DA ROTINA

A rotina Processos >> Custos >> Custo de Frete >> Gerenciar Custo de Frete disponibiliza ao usuário de realizar o gerecimento dos custos de frete praticados nos transportes do estabelecimento, seja por Cliente (Pessoa), Estado (UF), Tipo de Pessoa, Cidade ou Transportadora específica.

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá o contado inicial com a tela Custo de Frete por Transportadoras:

Nesta, inicialmente o usuário deverá definir os Filtros para a listagem das transportadoras:

  • Pessoas: Campo onde o usuário poderá filtrar pessoas específicas para o gerenciamento dos custos de frete.

  • UF: Campo onde o usuário poderá filtrar UF’s específicas para ao gerenciamento dos custos de frete.

  • Tipo de Pessoa: Campo onde o usuário poderá filtrar tipos de pessoas específicos para o gerenciamento dos custos de frete.

  • Rota: Campo onde o usuário poderá filtrar rotas específicas para ao gerenciamento dos custos de frete.

  • Cidade: Campo onde o usuário poderá filtrar cidades específicas para ao gerenciamento dos custos de frete.

  • Transportadoras: Campo onde o usuário poderá filtrar transportadoras específicas para ao gerenciamento dos custos de frete.

  • Tipo de Veículo: Campo onde o usuário poderá filtrar tipos de veículos específicos para o gerenciamento dos custos de frete.

  • Local do Estoque: Campo onde o usuário poderá filtrar locais de estoque específicos para o gerenciamento dos custos de frete.

  • Distância entre: Campo onde o usuário poderá filtrar distâncias específicas para o gerenciamento dos custos de frete.

  • Listar somente pessoas com custos de fretes cadastrados: Marcando essa opção serão listadas apenas as pessoas que já possuem um custos de fretes castrados.

  • Listar endereços alternativos: Marcando essa opção serão listados os endereços alternativos cadastrados para cada pessoa.

  • Carregar somente cliente da(s) rota(s) selecionada(s)?: Marcando essa opção serão listados apenas os clientes da rota selecionada na filtragem.

  • Exibir Custos por: Campos onde o usuário deverá selecionar por qual critério serão exibidos os custos:

  • Pessoa

  • Cidade

Feitas as filtragens, o usuário deverá clicar no botão Executar (blue star) para que as transportadoras sejam exibidas e seja realizada a continuidade no processo:

Feito isso o usuário poderá realizar o gerenciamento dos custos, podendo indicar a Distância, a Unidade para aplicação dos custos, o Custo (R$ x Unidades) e o Local de Estoque da alteração:

E além das seleções individuais do grid, o grande diferencial da rotina são Adicionais para Edição exibidos logo abaixo dos filtros iniciais:

Estes se tratam das opções de atualização em massa que darão mais agilidade e otimização do tempo no processo do gerenciamento:


  • Valor a atualizar: Campo onde o usuário poderá definir um valor para atualização dos custos.

  • Percentual a atualizar: Campo onde o usuário poderá definir um percentual para atualizações dos custos.

  • Operação a executar: Campos onde o usuário deverá selecionar a operação a ser realizada em relação aos valores informados para atualização:

  • Atualizar todos para o valor informado.

  • Adicionar valor informado ao valor já existente (pode ser atribuído valor negativo.)

  • Unidade: Campos onde o usuário deverá selecionar a unidade para qual serão aplicados os custos:

  • Litro

  • Pessoa

  • Data a partir de: Campo onde o usuário deverá informar a partir de qual data será realizada a atualização dos custos.

Tendo isso, após definir as aplicações que deseja alterar em massa, basta o usuário selecionar a opção Aplicar a Todos para que a alteração em massa seja realizada:

Feito isso, basta o usuário utilizar o botão Salvar(blue star) para finalizar o processo de alteração.

E desta forma, finalizamos a rotina de Gerenciamento de Custos de Frete!

VERIFICANDO A UTILIZAÇÃO DOS CUSTOS DE FRETE

Após realizadas as configurações e processos descritos nos itens anteriores, o usuário poderá verificar a utilização dos custos de frete em diferentes rotinas do sistema, sendo elas:

Rotina: PS – Gerencial >> Pedidos >> Cadastrar:

Para verificar os custos de frete na rotina de Pedidos, basta o usuário selecionar o pedido e clicar sobre o ícone (blue star) disponível no canto esquerdo da tela de inclusão:

Feito isso, o sistema exibirá a tela Simulador de preço, onde o usuário poderá verificar os valores aplicados:

Rotina: PS – Gerencial >> Notas Fiscais >> Notas Fiscais:

De forma semelhante da rotina de pedidos, para verificar os custos de frete na rotina de Notas Fiscais, basta o usuário selecionar a nota fiscal e clicar sobre o ícone (blue star) disponível no canto esquerdo da tela de inclusão:

Feito isso, o sistema exibirá a tela Custos do Item, onde o usuário poderá verificar os valores aplicados:

É importante ressaltar que para o ícone e os custos serem exibidos na rotina de notas fiscais, é necessário que a configuração de nota utilizada esteja configurada!

Para acessar a configuração o usuário deverá acessar a rotina PS – Gerencial >> Notas Fiscais >> Configuração de Notas >> Cadastrar selecionar a configuração utilizada e nesta selecionar a aba Inf. Adicionais:

Nesta, para que os custos sejam exibidos, a opção “Calcula Custo?” deve estar marcada como “Sim”.

Rotina: PS – Gerencial >> Cadastros Específicos >> Tabelas de Preço >> Formação de preço

Outra rotina onde pode ser verificado o custo de frete é na Formação de Preço, onde ao ser preenchido o campo “Pessoa” será carregada na tabela na parte inferior da tela as informações de Custo de Frete cadastrado para esse cliente:

Rotina: PS – Gerencial >> Cadastros Específicos >> Tabelas de Preço >> Tabela de Preço:

Finalizando as verificações dos Custos de Frete, o usuário também poderá verificar o custo do frete por meio do simulador de preço, na tabela de preço por pessoa:

E desta forma, encerramos os processos da rotina de Gerecimento de Custo de Frete!

RESULTADOS ESPERADOS

A realização do gerenciamento dos custos de frete, conforme as aplicabilidades selecionadas.

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

Versão 2010.1001.

  • No labels