OBJETIVO
Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de configuração de uma DRE Modelo no módulo contábil.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A opção pela DRE Modelo é uma alternativa de visualização da apuração do resultado, onde, o usuário pode estruturá-la conforme a necessidade gerencial da empresa. Essa configuração também é utilizada para outros processos do sistema, tais como, analise econômica financeira, DRE Orçamentaria além da própria visualização da DRE.
CONFIGURAÇÃO
Passo 1 – Cadastro de Tipos de Contas
Para cadastrar os tipos de conta para posteriormente vincular as contas contábeis que serão listadas no relatório deverá ser acessado o menu: Cadastros >> Tipos de Contas >> Tipos de Contas.
Ao acessar esse menu será apresentado o grid contendo todos tipos de contas já cadastrados no sistema. Para incluir um novo cadastro de tipo de conta, basta clicar no botão “Incluir” ou selecionar, com um duplo clique no botão esquerdo do mouse, caso haja necessidade de alterar algum cadastro. Em seguida deverá ser informado apenas um código e uma descrição e por fim, salvar.
Passo 2 – Vincular os tipos de contas às contas contábeis
Após cadastrados ou definidos os tipos de contas que serão utilizados, será necessário vinculá-los as contas contábeis que serão utilizadas no relatório. Esse procedimento deverá ser realizado no cadastro do plano de contas que fica no menu: Cadastros >> Plano de contas.
Ao acessar esse menu, deverá ser selecionado o plano de contas que está sendo utilizado pelo estabelecimento. No detalhe da imagem abaixo essa informação está destacada pela seta vermelha.
Ao abrir o plano de contas deverá ser selecionada a conta a qual será vinculado o tipo de conta cadastrado anteriormente e clicar no botão “Tipos...”.
Ao clicar no botão Tipos aparecerá a seguinte tela:
Nessa tela basta clicar no tipo de conta que será utilizado (que aparece no lado esquerdo) e em seguida clicar na seta que aponta para a direita. Após vincular a conta contábil com o tipo de conta basta salvar clicando no botão “OK” e em seguida no botão “Salvar”.
*Caso haja várias contas analíticas pertencentes a uma mesma conta sintética e que utilizarão um mesmo tipo de conta, basta selecionar a conta sintética e vincular a ela o tipo de conta, dessa forma todas as contas dentro desse grupo utilizarão o mesmo tipo de contas sem que haja necessidade de realizar o vínculo conta por conta.
Passo 3 – Cadastro da DRE
Para cadastrar a DRE, basta acessar o menu: Cadastros >> Montagens >> DRE Modelo.
Ao acessar esse menu, o sistema exibirá os modelos já configurados. Para incluir um novo modelo basta clicar no botão “Incluir”, ou selecionar um no grid para alterá-lo.
Clicando no botão de inclusão, será apresentada tela onde é realizada a inclusão e configuração das fórmulas, juntamente com suas operações.
Deverão ser preenchidas as seguintes informações:
No campo Cód. Modelo, deverá ser informado o código do modelo, assim como sua descrição;
No campo Cód. Fórmula, deverá ser informado um valor para a fórmula (ex. 1,2…) e uma descrição que será listada no relatório (ex. Receita com vendas);
No campo Cód. Contábil, fica a critério do usuário informar ou não um cód. contábil que será vinculado á fórmula;
No campo Seq. p/ Impressão, deverá ser iniciado a partir do código 10 e as fórmulas seguintes estabelecer um espaço de 10 em 10 ou 20 em 20, esse espaço na sequência deverá existir para que caso haja necessidade de inclusão de uma nova fórmula entre fórmulas já existentes.
No quadro Operações, deverão ser informados os tipos de contas cadastrados no passo um e vinculados as contas contábeis no passo 2 e informado a operação para a fórmula (ex. +).
Feito isso é só salvar.
Passo 5 – Emissão do relatório
Para a visualização da DRE Modelo cadastrar basta acessar o menu Relatórios >> DRE Modelo.
Depois de selecionar as opções dos parâmetros é só clicar no botão “Visualizar Impressão”, destacado em vermelho na imagem abaixo.