OBJETIVO
A inutilização de faixa numérica de CT-e, é o processo usado pelas empresas para comunicar ao fisco sobre as numerações de notas que não serão utilizadas.
Desta forma, o objetivo da rotina é informar e justificar para a sefaz o motivo de não utilizar determinada numeração sequencial.
ACESSOS E ATALHOS
O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Logística >> Conhecimento de Transporte >> Inutiliza Faixa Numérica Cte:
CONFIGURAÇÃO
Para utilização dessa rotina, não se faz necessário nenhuma configuração específica, apenas são utilizados os dados do(s) CT-e(s) previamente emitidos nas rotinas pertinentes a emissão CT-e(s).
DESCRIÇÃO DA ROTINA
A rotina Conhecimento de Transporte:Inutiliza faixa numérica CTe permite ao usuário informar a Sefaz por meio de um envio eletrônico, sobre faixas numéricas sequenciais não utilizadas pela empresa.
Partindo disso, ao selecionar a rotina o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Inutilização de Faixa Numérica CTe:
Nesta, além de incluir e enviar a inutilização, o usuário também consegue visualizar as inutilizações já enviadas e seus respectivos dados de envio:
Seguindo da visualização das inutilizações já realizadas no sistema, conforme enfoque inicial, é através dessa rotina que o usuário consegue fazer o envio de uma nova inutilização!
A inclusão é feita através do botão Incluir , localizado no canto superior da tela:
Após feito isso, a seguinte tela será aberta:
Nesta, serão informados os dados da faixa numérica que será inutilizada e feito o posterior envio para a sefaz, clicando no botão salvar disponível no canto superior da tela .
Vale ressaltar, que todos os dados informados nesta tela, são de preenchimento obrigatório!
Após feito o envio, o usuário pode confirmar que houve aceite pela sefaz, através do protocolo de autorização, que é indicado após o envio:
RESULTADOS ESPERADOS
Envio eletrônico de inutilização de faixas numéricas de CTe’s.
DÚVIDAS FREQUENTES
Existe alguma outra forma de confirmar se o meu envio foi recebido pela sefaz?
Sim! Essa consulta pode ser feita diretamente no portal da nota fiscal eletrônica, na guia de consultas de inutilização:
Portal da Nota Fiscal Eletrônica
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Versão 2008.1002