Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

Nome do módulo:

Módulo Agro3C.

Nome da rotina/processo:

Agro3C » Cereais » Faturamento de Produtor.

Objetivo da rotina/processo: 

A rotina do faturamento do produtor tem como objetivo centralizar os faturamentos de cereais de toda a empresa, buscando documentos de todos os estabelecimentos do banco de dados e faturando conforme sua origem, onde possui duas operações:

  1. Depósito do Produtor » Dev. Simbólica » Compra.

  2. Compra a Fixar » Fixação.

Pré-requisitos para utilização:

Acessar o módulo Agro3C.

Passo a passo: 

Controle de Royalties 

Os produtores que utilizam as tecnologias da Monsanto são sujeitos a cobranças de Royalties quando vendem seus grãos. No entanto, se o produtor possuir créditos com a detentora da tecnologia, ele pode descontar o valor ou ser isento da cobrança ao realizar a compra dos grãos.

Esses créditos são obtidos quando o produtor adquire sementes certificadas e efetua o pagamento dos Royalties no momento da compra. Com base nessa aquisição, é calculada uma previsão de produtividade por hectare, e o produtor tem o direito de comercializar aquela quantidade prevista.

Se a produtividade ultrapassar a média calculada, o produtor deverá tributar o excedente em Royalties no momento da venda dos grãos. Em outras palavras, os créditos que o produtor possui estão diretamente ligados à quantidade de sementes certificadas que ele comprou.

O controle dos Royalties no agronegócio é feito através de um imposto, e o produtor pode editar os valores na nota fiscal para descontar ou cobrar corretamente.

Na rotina de Faturamento de Produtor, são comercializados grãos que podem estar sujeitos ao controle de Royalties. Quando uma nota de compra é gerada, uma mensagem é exibida para permitir ao usuário a cobrança parcial, caso o produtor não possua créditos suficientes para a quantidade que está sendo comercializada. Essa funcionalidade permite que a cobrança de Royalties seja efetuada de maneira adequada, mesmo quando o produtor não tem créditos suficientes para a quantidade de grãos comercializados.

Para isso, existe um campo denominado "Crédito a Consumir" que permite ao usuário informar a quantidade de KGS que o produtor possui como crédito.

  • No campo "Crédito a Consumir", o usuário informa a quantidade de quilogramas (Kg) de crédito que o produtor possui. Esse valor é convertido em um valor financeiro usando a fórmula (Créditos a Consumir * Valor Unitário) / Embalagem para calcular a base corretamente. 

  • Se o Crédito a Consumir informado for menor que o total do item, o sistema informa a diferença em créditos na categoria "Outras" e tributa apenas o valor faltante. Se for maior que o total do item, o sistema considera somente o valor correspondente ao total do item, desconsiderando o excesso de créditos. 

  • Se a nota de compra tiver mais de uma origem, o sistema segue as mesmas regras.

Na rotina de Faturamento de Produtor, ordens com itens diferentes podem ser geradas, e o sistema verifica se o imposto Royalties está configurado para cada item. Se estiver, segue as regras citadas acima, caso contrário, o item é ignorado e os valores de tributação são aplicados apenas para os itens que possuem o imposto configurado. Quando nenhum item possui tributação, o valor do crédito não é carregado.

Também na rotina de Faturamento de Produtor, podem ser geradas notas de compra para mais de um produtor, e o sistema armazena o valor do crédito referente a cada produtor. Ao gerar as notas, o sistema carrega os valores correspondentes conforme informado pelo usuário, seguindo as regras descritas acima.

Se o imposto Royalties estiver configurado, a mensagem 'Confirma Imposto' será exibida somente se o campo 'Confirmar Valor Imposto' da configuração do imposto estiver definido como 'Sim'.

Se a configuração do campo 'Confirmar Valor Imposto' for definida como 'Não', o sistema não exibirá a mensagem de confirmação. Além disso, se nenhum valor de crédito for informado, a tributação será feita normalmente, de acordo com a configuração definida.

Existe um campo na configuração de Faturamento do Produtor, para que seja informado qual imposto corresponde ao Royalties.

  • Ao clicar na lupa ou utilizar o atalho F3 deste campo, o sistema exibe o cadastro de Impostos, permitindo que o usuário selecione o imposto correspondente aos Royalties.

Quando preenchido o campo "Crédito a Consumir" e na configuração de faturamento do produtor o campo "Classificações", o sistema aplicará as regras somente aos itens que foram classificados de acordo com as configurações definidas no faturamento do produtor.


Detalhamento de Royalties

Existem diferentes classificações que podem ser tributadas em Royalties e outras que não sofrem essa incidência de impostos. Para isso, existe um campo na configuração do produtor onde é possível informar quais classificações devem ser tributadas caso não possua créditos disponíveis.

O campo está localizado no menu "Cereais » Faturamento do Produtor » Configuração" e é chamado de "Classificações". Nesse campo, o produtor pode informar uma ou várias classificações que serão tributadas caso ele não possua créditos disponíveis. 

As informações sobre as classificações que devem ser listadas no filtro estão cadastradas no menu "Romaneios » Configuração Romaneios » Classificações".

Na rotina de Faturamento de Produtor, é possível gerar autorizações com diversas classificações. Para facilitar a visualização dos créditos calculados para o produtor em relação a cada classificação, um botão é acionado quando as autorizações listadas possuem produtos que se enquadram em alguma classificação informada na configuração de faturamento. Esse botão permite detalhar os créditos calculados do produtor em relação a cada uma das classificações envolvidas na autorização.

Ao clicar no botão habilitado, a tela de Detalhamento de Créditos Calculados será exibida. Nessa tela, as informações listadas não devem permitir a edição pelos usuários.

  • No labels