Descrição
A criação de porcos rende muito mais do que a de qualquer outro animal. A granja começa a produzir lucros logo no primeiro ano. A suinocultura no Brasil é uma atividade que possui uma cadeia produtiva com mais de 50 mil produtores e o país é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.
Só que sabemos que o criador de suínos utiliza recursos econômicos porque são gerados custos de produção, representados pelo valor dos vários recursos utilizados durante o processo de produção, como salários, aluguéis e matérias-primas.
Eles são considerados como uma unidade produtora. Em um sentido geral, o custo é o que você precisa entregar para obter ou produzir algo, o que você precisa pagar ou sacrificar para obtê-lo, seja por compra, troca ou produção.
Este documento tem por objetivo descrever o processo de faturamento das fases dos lotes, notas de bonificação, faturamento das recolhas, e animais mortos em transporte.
Índice
Passo a passo
Configurações de Faturamento
Para realizarmos o faturamento de todos os processos do lote, deve ser realizada a parametrização das configurações de notas que irão gerar os documentos de cada fase, no momento de realizar o faturamento deve-se informar a configuração a ser considerada. Para isso informa-se as seguintes informações:
Conf. Retorno ou Compra / 1º Nota: Deve ser informado qual configuração de nota deve ser utilizada para faturar as notas de compra dos leitões.
Conf. Remessa / 2º Nota: Quando os animais são enviados para um próximo lote o sistema irá gerar o documento de acordo com a configuração de nota informado neste campo.
Conf. Bonificação: Para as notas de bonificação deve ser considerada a configuração informada neste campo;
Confi Venda de Mortos: Quando há animais mortos estes são vendidos ao transportador por tanto informa-se qual a configuração de nota de vendas destes animais.
Fórmula para Vlr. Fat. Suínos: Neste campo é possível definir qual será a forma de faturamento dos animais se optado pelo opção 1 o sistema irá manter o valor de cabeças e variar o valor em Kg dos animais, caso optado pelo opção 2 o sistema irá manter o valor em Kg e variar o valor de cabeças dos animais, isso quando informado manualmente um valor total dos animais;
Faturar Recolha Pelo Peso: Quando os animais são do tipo terminação então o sistema deve faturar as movimentações pelo peso de carcaça dos mesmos;
Permite alterar Valor Total: Em alguns tipos de lote pode ser alterado o valor total dos documentos, isso ocorre pelo fato da venda ou remessa não necessitar utilizar o valor do custo do lote, por isso deve ser definido na configuração se estes podem ser alterados.
Aba Tipo Movimento
Para que sejam listadas as recolhas dos lotes de acordo com cada configuração deve ser mencionado os tipos de movimento a ser considerados.
Faturamento
Ao informar a configuração de faturamento definida no item anterior o sistema apresentará no campo Recolha de lotes, todas as recolhas realizadas com o tipo de movimento configurado.
Nesta tela são apresentadas as informações importantes da recolha de lotes, como:
Dta da recolha, Código, Produtor, Lote, Qnd de animais, Peso, Valor, Destino, Lote destino.
Após a geração das notas o sistema demonstra em tela se as mesmas foram canceladas, caso não seja concluído alguma nota parametrizada na configuração de faturamento, então o sistema apresenta como nota pendente ou não gerada, caso não estejam informadas nas configurações o sistema apresenta na legenda da tela esta informação.
Podem ser selecionados apenas produtores de origem e de destinos que seja igual, caso contrário deve ser faturado uma a uma as recolhas.
Aba Cedente
Nesta aba serão apresentados todos os dados do lote que foi recolhido, ou seja o lote que está sendo encerrado.
Nota Produtor
Neste GRID será apresentado as informações da nota do produtor emitida para o transporte dos animais.
Itens
O GRID de itens será carregado conforme informações lançadas na rotina de recolha, caso o produtor tenha tabela de índice de compra informada em seu cadastro o sistema irá levar em consideração os valores informados na tabela para compor os valores do item.
Caso contrário o sistema irá carregar no valor total os valores de custo do lote, apresentados na aba resultados do cadastro de lote e a partir daí fará o cálculos dos outros campos.
Valor Unit Cabeça: Vlr Total / Nro Cabeças;
Valor Unitário Kg: Vlr Total / Quantidade;
Nota Bonificação
Após gerar a bonificação do produtor o sistema irá carregar as informações para o faturamento das mesmas. Gerando uma nota para o produtor com o valor calculado na rotina de bonificação. A partir do valor o sistema irá calcular os outros campos:
Peso: Valor Total / (Valor Total dos Itens + Valor total da Bonificação )/ Peso das Recolhas))
Cabeças: Valor Total / (Valor Total dos Itens + Valor total da Bonificação )/ Cabeças Recolhidas))
Vlr. Unit. KG: Valor Total / Peso
Aba Destino
Esta aba será preenchida caso os animais sejam enviados para um próximo lote ou para um frigorífico as informações da aba cedente são replicadas para a aba destino.
Aba Nota de Mortos
Caso durante a rotina de recolha de lotes sejam informados animais mortos, então o sistema irá apresentar a quantidade na aba nota de mortos, para que sejam geradas as notas de venda dos mortos para o transportador, os valores são calculados a partir dos valores unitários da aba cedente.
Se houver mais de um transportador nas recolhas do lote o qual está sendo faturado, pode ser definido se será gerado uma nota por transportadora ou se será agrupadas todas as recolhas para o mesmo transportador.
Faturamento em massa
Após carregar todas as informações na tela o usuário deverá clicar em salvar e o sistema irá questionar se as notas devem ser geradas. As notas serão geradas na seguinte ordem: Retorno (Cedente) » Bonificação (Cedente) » Remessa (Destino) » Venda de Mortos (Transportador).
Geradas todas as notas o registro para de aparecer na tela de recolha de lotes.
Versão
Lote | Versão do Sistema | Versão do Banco de Dados | Versão da Documentação | Autor/Revisor |
---|---|---|---|---|
727 | 4.0.2105.1001 |
| 1.0 | Autor: Kamilla dos Santos |
727 | 4.0.2105.1001 |
| 1.1 | Revisor: Edmar Guerro |