SE-TSI-003 - AUXILIAR DE CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS DE NOTAS DE AJUSTE NA EXECUÇÃO DO TSI.

1 - INTRODUÇÃO

Documento tem por objeto auxiliar a parametrização de configuração de nota e natureza de operação que será gerada na execução de TSI.

Essa parametrização é necessária devido ao local de estoque das pilhas do lote beneficiado e pilha do lote de sementes tratado não serem o mesmo local de estoque, isso se tornava inconsistente devido o sistema não tratar a transferência automática do saldo do item, do local de estoque de origem para o local de estoque destino, correção realizada na tarefa OCAGRO-802.

2 – CONFIGURAÇÕES

Conhecimento requisitado para realizar configurações:

Amplo conhecimento em parametrizações de saldo nas naturezas de operações;

Conhecimento básico em configuração de notas;

Conhecimento em todos processos do modulo sementes relacionados a TSI;

Conhecimento em configurações do modulo Sementes.

Na tela de Configurações Gerais do Módulo Sementes, Configurações » Configurações » Configurações Gerais – Sementes » Tratamento de sementes, campos Conf. Nf. Entrada e Conf. Nf Saída, devem contemplar configurações de notas que realizarem movimentação de saldo do item no local de estoque da origem e item de local de destino na execução do TSI, ou seja, quanto realizado a execução do TSI, o sistema realize a transferência de saldos dos itens conforme a seleção do local de estoque origem e o local de estoque destino das pilhas do lote movimentando os saldos desses itens:

Natureza de Operação:

Na configuração das naturezas de operação que serão vinculadas as configurações de notas devem movimentar os saldos conforme necessidade da empresa. Exemplo de saldos a movimentar:

Natureza de operação de ajuste de Entrada:

 

Natureza de operação de ajuste de Saída:

Configuração da Nota:

Em relação a configurações de nota, não a particularidades na parametrização para funcionalidade do processo, mas o intuito é que a configuração seja “limpa” e evite exibição de mensagens de validação ao gerar a nota.

3 – FUNCIONAMENTO DA ROTINA

Pedido:

Para que o pedido seja considerado como um pedido para tratamento de sementes industrializadas (TSI), ao menos um item contido no mesmo deve conter qual o tratamento deve realizado para esse item, conforme apresentando na imagem:

 

Ordem de tratamento

Após a inclusão do pedido com itens com tratamento, o pedido será exibido na tela de Geração de Ordem de tratamento a partir de pedidos de venda, conforme definição dos filtros. É possível gerar ordens de tratamento que contemplo diversos pedidos, porém a particularidades nas definições dos cultivares e tratamento, pois não é possível gerar uma ordem de tratamento de sementes com itens e tratamento distintos, é regra é sempre um item e um tratamento:

Ordem de TSI x Lotes

Nesse processo é definido o lote e de qual(is) pilha(s) e posteriormente o local de estoque que está vinculado a pilha para utilização do saldo de item:

Execução de TSI:

Na execução do TSI o sistema gera a quantidade tratada na pilha selecionada como destino do lote tratado, e baixa o saldo destinado ao tratamento da pilha beneficiada. Após a execução é gerado as movimentações, baixando saldos dos itens utilizados e também movimentando o saldo do item do local origem do lote para o local destino, ou seja, a quantidade definida para tratamento será transferida para o local de estoque da pilha definido na execução de TSI. Exemplo:

Liberação de quantidade Tratadas:

Disponibiliza quantidades após o tratamento executado, ou seja, possibilita utilizar o saldo para comercialização dos lotes tratados.

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para exclusão de tratamentos de sementes e as notas de ajustes geradas, foi gerado um parâmetro de usuário, na qual possibilita essa operação. Esse parâmetro foi incluído no sistema para evitar a exclusão dessas notas de ajuste, assim evitando que ocorra exclusões erradas e que os saldos dos itens fiquem inconsistentes ao saldo de lotes de sementes e pilhas.

Esse material foi gerado com intuído de auxiliar a realização das configurações do processo descrito, porém é de uso interno, e não pode ser distribuído para clientes.