SE-EXP-004 - Auxiliar de configuração processo de ajuste de saldo de itens em pedidos de venda futura no faturamento de senhas

1 - INTRODUÇÃO


Documento tem por objeto auxiliar a parametrização de configuração de nota e natureza de operação que será gerada a partir de um faturamento de um pedido de venda futura, gerando nota
de entrega para remessa de venda futura.

Essa parametrização é necessária devido ao local de estoque, muitas vezes ser diferente no pedido em relação ao local de estoque na qual o lote de sementes está fisicamente. Antes da implementação desse parâmetro o local de estoque na qual era considerado a baixa de saldo do item, era o local informando no pedido, após implementação da tarefa OCAGRO-2460, a baixa do saldo do item será do local de estoque da pilha do lote de sementes e não mais do local de estoque informado no pedido.


2 – CONFIGURAÇÕES

 

  • Conhecimento requisitado para realizar configurações:

    • Amplo conhecimento em parametrizações de saldo nas naturezas de operações;

    • Conhecimento básico em configuração de notas; 

    • Conhecimento em operações de venda futura e montagem de carga/faturamento;

    • Conhecimento em configurações do modulo Sementes.


Na tela de Configurações Gerais do Módulo Sementes, Configurações » Configurações » Configurações Gerais – Sementes, campo Conf. Nota Ajuste Venda Futura, deve contemplar um configuração de nota que realizará baixa de saldo do item no local de estoque da origem, ou seja, nos saldo que a natureza de opção da configuração de nota de venda futura movimenta, pois a natureza de operação da configuração de nota de entrega de remessa para venda futura movimentará o saldo do local de estoque das pilhas aonde o lote de sementes será vinculado ao pedido no processo de carregamento / faturamento.

  • Natureza de Operação:

 Na configuração da natureza de operação é determina quais saldos serão movimentados.
Inicialmente essa deve ser cadastrada conforme necessidade de baixas dos saldos, conforme a operação.


Venda futura:
Na natureza de operação de venda futura e na configuração de nota não terá alterações devido a implementação comentada, os saldos contidos na mesma se mantém para realização da baixa a partir das movimentações de notas com essa configuração. Segue exemplo da natureza de operação de venda futura:

Remessa para entrega de venda futura:


Nessa natureza de operação deve contemplar somente os saldos que devem baixar os locais de estoque das pilhas dos lotes de sementes, ou seja, baixara no local de estoque da origem do item. Exemplo da natureza de operação

Ajuste da venda futura:

Deve ser inserida uma nova natureza de operação, essa deve ser de uso especifico de ajuste da venda futura, essa natureza deve movimentar os saldos de contrapartida da natureza de operação de venda futura, complementado as movimentações, ou seja, movimentações de saldo como o saldo de venda futura por exemplo, que antes eram realizados na natureza de operação da remessa para entrega de venda futura, agora serão realizados na natureza de ajuste da venda futura. Ao gerar a nota de remessa o sistema também vai gerar automaticamente as notas de ajuste de venda futura, isso de acordo a quantidade de pedidos. Os itens serão movimentados conforme os locais de estoque da origem dos itens.

Exemplo de configuração da natureza de operação para ajuste da venda futura:

  • Configuração da Nota:

Em relação a configurações de nota, não a particularidades para funcionalidade do processo, somente algumas precauções como: não a necessidade de a notas ser emitida, então não é um documento eletrônico, é somente para movimentações interna, não movimenta lotes, pois é uma nota de ajuste somente de saldo do item.

 

  • Parametrização:

Além do cadastro e configurações das naturezas de operações a configurações de notas, deve ser adicionado nos parâmetros do modulo Sementes a configuração da nota de ajuste. Menu Configurações » Configurações » Configurações Gerais – Sementes:

3 – FUNCIONAMENTO DA ROTINA

 

Pedido:

Inicialmente no pedido venda futura o usuário informara o local de estoque previsto para o carregamento do produto, pois as vendas se iniciam muito antes da produção, possivelmente não será o mesmo local de estoque que fisicamente o cultivar realmente ficará alocado:

Como no momento do faturamento do pedido pelo processo de carregamento / faturamento o sistema vai considerar o local de estoque da pilha, não faz diferença o local de estoque definido no pedido.

 

Nota de venda futura:

Pela inclusão da nota e utilizando o processo de A partir de, onde é configurado as naturezas de operações de relacionaram entre si, é vinculado o pedido de venda de sementes a uma nota de venda futura, essa nota realiza a baixas dos saldos gerados pelo pedido e realizara a movimentação a partir da natureza de operação da nota de venda futura:

  • Montagem de Carga/Faturamento:

O processo de montagem de carga / faturamento é dividido em quatro etapas:

1 - Montagem da carga:

Consiste no cadastro de uma carga com informações básicas, após isso é vinculado pedidos a carga, definindo quantidades de cada cultivar a compor a carga:

2 - Vincular carga a Senha:

Primeiro é necessário criar uma Senha, pela tela de Controle de Recepção Carregamento:

Após a geração da senha, o usuário realiza a relação entre a(s) carga(s) e a senha, e possibilita o usuário autorizar a carga para a próxima etapa :

 

3 - Vincular Lotes a Senha:

Nessa tela o usuário pode relacionar cada item do pedido a um lote de sementes, podendo ser em locais de estoque diferentes, seguindo os critérios dos parâmetros de cada pilha, cultivar, embalagem, TSI:

4 - Faturamento de Senha:

Processo gera as notas a partir dos pedidos contidos nas cargas, que está contida à senha. É ao gerar o faturamento da senha, que o sistema deve gerar a nota de remessa para entrega futura e também caso necessário as notas de ajuste, conforme os locais de estoque na qual foi carregado o item:

Conforme parametrização definida anteriormente, o sistema vai gerar as notas de entrega de remessa futura, e conforme o carregamento dos lotes nos armazéns a quantidade de itens no pedido pode variar, ou seja, para cada local de estoque de cada item o sistema deverá gerar um item na nota com configuração de ajuste de venda futura, definida no parâmetro configuração da nota de ajuste, realizando a operação dos saldo definido nas naturezas de operações relacionadas as configurações de notas, das notas geradas no faturamento da senha.

 

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse material foi gerado com intuído de auxiliar a realização das configurações do processo descrito, porém é de uso interno, e não pode ser distribuído para clientes.