Instalação - Viasoft Decisor

Instalação

Primeiramente, é necessário realizar a instalação do Orion, pois o Viasoft Decisor é uma ferramenta complementar ao Orion. Para instalar o Orion siga as instruções no link Instalação do Orion.

 

Após instalar o Orion é necessário realizar o download e configuração do Viasoft Decisor.

Caso prefira, segue o processo de instalação em vídeo, mais abaixo.

Observação: o vídeo abaixo mostra no detalhe de configuração do banco de dados, como utilizar o Firebird, porém nas verticais Viasuper, Construshow e Petroshow, o banco de dados utilizado é o mesmo banco do ERP. Então desconsidere esta etapa da criação do banco pois será feito de forma automática.

Estrutura para o Banco de Dados - Oracle

Antes da primeira utilização do Viasoft Decisor, é necessário criar a estrutura do banco de dados. Este processo é feito de forma automática para as verticais Viasuper, Construshow e Petroshow. Basta rodar o atualizador padrão destes sistemas que o mesmo se encarrega de criar todas as tabelas necessárias no banco de dados, pois o banco do Viasoft Decisor é o mesmo banco do ERP nestas verticais.

  1. Baixar e instalar o NodeJS.

  2. Baixar o plugin viadecisor.war neste Link.

  3. Configurar o Viasoft Decisor incluindo o arquivo viadecisor.war no diretório de instalação do Orion, por exemplo: C:/Orion/webapps.

  4. Aguardar a extração do plugin no diretório viadecisor.

  5. Configurar os arquivos application.properties e index.js

application.properties está no diretório

viadecisor/WEB-INF/classes/application.properties

 

 

index.js está no diretório

viadecisor/WEB-INF/classes/static/agroia-node/index.js

5.1 Configuração do arquivo application.properties para Viasuper, Construshow e Petroshow

Nestas verticais, o banco de dados será o mesmo banco do ERP, portanto Oracle. Assim é preciso modificar o arquivo de forma diferente. Comentar as linhas de configuração do banco MySQL com um # na frente da seguinte maneira:

#spring.datasource.driver-class-name=org.firebirdsql.jdbc.FBDriver #spring.datasource.url=jdbc:firebirdsql://localhost:3050/D:/bkp/VIADECISOR.FDB?defaultResultSetHoldable=True&encoding=UTF8 #spring.datasource.username=viasoft #spring.datasource.password=153

Descomentar as linhas referente ao banco Oracle e configurar o IP da máquina, porta e instância da seguinte maneira:

spring.datasource.driver-class-name=oracle.jdbc.OracleDriver spring.datasource.url=jdbc:oracle:thin:@localhost:1521:VIASOFT1 spring.datasource.username=VIASOFTSYS spring.datasource.password=VIASOFTSYS

Comentar a linha hibernate.dialect do MySQL e adicionar a linha referente ao Oracle. Ficando da seguinte forma:

#hibernate.dialect=org.hibernate.dialect.MySQLDialect hibernate.dialect=org.hibernate.dialect.OracleDialect

Na linha cliente.vertical, informar o número referente à vertical. Sendo 1 - Agrotitan, 2 - ConstruShow, 3 - Forlog, 4 - PetroShow e 5 - Viasuper. Exemplo (para o Viasuper):

Após etapas de configuração dos arquivos application.properties e index.js, já é possível configurar o Orion para trabalhar com o plugin Viasoft Decisor.

  1. Configurar o Orion para utilizar o plugin.

Como utilizar

Configurações do Whatsapp

Após configurar o plugin a primeira coisa a fazer é realizar a configuração do Whatsapp do cliente.

  1. Número do Whatsapp: O número do celular que será o servidor;

  2. Whatsapp Auxiliar: O número do celular de um funcionário da empresa que receberá áudios, vídeos e textos enviados ao Assistente;

  3. Diretório Orion: O diretório onde o Orion está instalado para salvar os templates;

  4. Enviar Boas Vindas: Ao ser marcado é necessário definir o código sql que será executado para encontrar os novos clientes cadastrados;

  5. Enviar avaliação após compras: Ao ser marcado é necessário definir o código sql que será executado para encontrar as notas fiscais emitidas para ser enviada a avaliação NPS;

  6. Mensagem Inicial: Mensagem personalizada que a empresa pode preencher para substituir a padrão que será enviada na primeira interação;

  7. Nome da Empresa: Nome que aparecerá nas mensagens do Whatsapp;

Conexões

Para o funcionamento do Assistente é necessário configurar os bancos de dados dos ERP’s que serão utilizados para gerar os dados, sendo a conexão padrão é utilizada para a verificação dos dados dos clientes.

No banco padrão também é necessário definir o código sql que traz as informações necessárias para a verificação dos dados na primeira interação.

Decisores

O cadastro de decisores é necessário para dar permissões para alguns números a ter acesso a indicadores estratégicos e gerenciais.

Criando Menu

O processo de estruturação do menu é 100% personalizado de acordo com o cenário de cada cliente.

Cada vertical tem sua lista de indicadores e estrutura de menus para implantar no cliente, o processo de criação é nas etapas abaixo:

  1. Selecionar a ação:

    1. Submenu: Essa ação permite a criação de um subnível para organização das opções;

    2. Envio de PDF: Essa ação permite o envio de um relatório em pdf, sendo possível converter o relatório para imagem. Obs. O Template precisa ter o parâmetro :CLIENTE para realizar a filtragem dos dados do cliente, nas opções que serão exclusivas do cliente.

    3. Envio de Mensagem: Essa ação permite o envio de mensagens, com o desenvolvimento de um código sql que trará as informações do cliente que solicitar. Obs. O SQL precisa ter o parâmetro :CLIENTE para realizar a filtragem dos dados do cliente, nas opções que serão exclusivas do cliente;

    4. Avaliação: Essa ação dará ao cliente uma avaliação de um aspecto escolhido;

  2. Mensagem: O texto que será enviado para o cliente, quando a ação for Envio de Mensagem esse campo poderá ter parâmetros que serão substituídos pelas colunas do código SQL que será executado;

  3. Código SQL: O código que será executado quando a ação for Envio de Mensagem.

Menus do Viasuper e Construshow

Estas verticais possuem um pacote padrão de indicadores que serão disponibilizados ao cliente após atualização do sistema. Na atualização serão disponibilizados alguns arquivos *.jasper e *.sql. Para o funcionamento do Viasoft Decisor, é necessário que estes arquivos sejam copiados e colados na pasta de arquivos Assistente \Orion\files\agroia. Os arquivos *.sql deverão ser colados dentro da pasta sql, e os arquivos *.jasper deverão ser colados dentro da pasta pdf.

Atualizando o Viasoft Decisor

Quando for necessário atualizar o plugin Viasoft Decisor para uma versão mais recente, o procedimento é muito simples, mas ATENÇÃO! Há um cuidado que SEMPRE deve ser tomado.

  1. Antes de iniciar a atualização é necessário copiar os arquivos application.properties e index.js para uma pasta de backup. Porque no ato da atualização estes arquivos são sobrescrevidos.

Conforme o exemplo na imagem, foi criada uma pasta bkp na área de trabalho e copiado os arquivo para dentro dela. Podemos prosseguir com a atualização.

2. Parar o serviço do Orion, que é chamado Viasoft-Orion.

3. Baixar o arquivo viadecisor.war do seu repositório de instalação, e com ele substituir o arquivo já existente na pasta webapps.

4. Pegar os arquivos application.properties e index.js da sua pasta de backup e substituir os arquivos referentes dentro do projeto, de onde você havia os copiado anteriormente.

5. Iniciar o serviço do Orion e aguardar alguns minutos até subir novamente. E pronto, o plugin Viasoft Decisor já estará atualizado.