Acesso ao Banco de dados dos clientes pelo DBeaver Cloud
Nesse momento você deverá ter acesso a plataforma do DBeaver Cloud, caso não tenha, retorne a página anterior Acesso a Plataforma DBeaver Cloud.
Ao acessar a plataforma ela estará assim:
Não apresentará nenhuma conexão ou possibilidade de editor de SQL.
Vamos verificar cada etapa a seguir:
Acesso ao banco de clientes:
Para identificar as conexões do bancos dos cliente, basta ir até o ícone de mais , no canto esquerdo superior da tela, ao clicar sobre, aparecerá a opção From a Template:
Clique sobre essa opção será exibido as conexões de banco que você terá acesso:
Alguns pontos que devem ser considerados:
Nomenclatura: a descrição da conexão é composta pelo banco (Oracle), o @, a sigla do PDB (instancia do banco) do cliente e a versão da arquitetura Cloud do cliente, exemplo Oracle@AAAA_2.0, o cliente AAAA no ambiente com arquitetura Cloud 2.0.
Por que explicar sobre isso?
Primeiro, identificar o cliente pela sigla, e segundo a arquitetura, no Cloud 1.0 o acesso ao banco é o mesmo usuário e senha, porém no ambiente Cloud 2.0 isso muda completamente.
Cloud 1.0
O acesso a clientes Cloud 1.0 usa o usuário e senha padrões de anos da Viasoft, no caso do Agro, usuários VIASOFT, e a senha se você não souber é só pedir . E assim sucessivamente para cada Owner ou Schema como queira chamar, VIASOFTCTB, VIASOFTGP, e por ai vai.
Então fica assim a tela do DBeaver Cloud para logar:
Depois de Logar:
Aparecerá a conexão ao lado esquerdo, e quanto mais templates você adicionar, mais conexões aparecerão ao lado.
Mas comecei uma implantação e não tem a conexão desse cliente e ele está na Oracle Cloud, o que faço agora?
Simples, abre um ticket que a equipe de implantação vai verificar e criar para você, as conexões são da responsabilidade da equipe de operações e do produto criarem.
O que muda no Cloud 2.0?
Como foi comentado diversas vezes, o Cloud 2.0 é diferente, a senha do usuários Viasoft e os outros Onwer ou Shemas são diferentes, cada cliente terá uma senha para cada Owner, sendo assim o acesso as senhas é restrito.
Mas como vou conectar no banco então?
Adivinha? Abre um ticket solicitando, que a equipe de operações vai criar um usuário, nisso destaque o cliente que você precisa de acesso, por que o acesso ao banco é por cliente, ou seja, cada cliente você terá o seu usuário para acessar o banco.
Os passos para conectar é o mesmo, a única coisa que muda é o usuário e senha do banco, que serão nominais e individuais.