NFs-e - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Descrição

Está documentação visa demonstrar as configurações que precisam ser realizadas dentro do Construshow para a emissão de notas de serviço.


Índice


Pré-Requisitos

Configuração de Conexão

  • A emissão da NFs-e será realizada pelo Servidor DFE, para definir a conexão de banco de dados utilizada acesse o diretório de instalação do servidor do Construshow (\Viasoft\Server\DFe) e edite a Database no arquivo ViasoftDFE.conexoes

  • assistir os cursos referentes a: Configurações de Documento, Cadastro de Pessoas, Cadastro de Produtos/Serviços, Tributação de Serviço

  • Database=192.168.2.185:1521:VIASOFT 

  • Ainda no arquivo, o nome da conexão deve ser idêntico ao nome da conexão do arquivo ViasoftServerMCP.conexoes (\Viasoft\Server\DFe\Construshow) conforme o exemplo abaixo 

    IMPORTANTE: O ViasoftServerDFE.exe não é aberto automaticamente, então deve ser sempre aberto manualmente e adicionado à inicialização do Windows. 

Configurações do Sistema

Configuração Geral

  • Nas Configurações >> Gerais foi adicionado o menu Configurações NFSe. Nessa configuração deve ser definido o ambiente de emissão, regime e demais campos, com destaque: 
    Estab. Emissor - nesse campo deve ser definido o estabelecimento emissor de NFs-e. É possível definir um estabelecimento diferente do logado e quando a emissão for realizada, todos os dados de estabelecimento serão enviados conforme definidos nessa parametrização. 
    Chave de Acesso Empresa e Número Processo - essas informações são fornecidas pelo departamento financeiro da Viasoft. 

Configuração de Documento

  • Para a emissão de NFs-e será necessário criar uma configuração de documento específica, atentando para os campos abaixo: 

Configuração de Serviço

  • No menu Mercadorias >> Produtos, realizar o cadastro dos produtos com Tipo = 09 - Serviços atendando para os campos de configuração de imposto: 


Passo a passo

Emissão de Documentos

  1. A emissão de documentos será semelhante à emissão de NF-e, acessando o menu Processos >> Notas >> Nota Fiscal, é possível selecionar a consulta de filtro de consulta padrão Notas de Serviço (NFSe), utilizando essa opção serão exibidos no grid campos específicos como NroRPS, Status e Retorno que exibirá se a NFs-e foi autorizada, está pendente de retorno ou teve alguma rejeição, conforme exemplo: 

  2. A emissão de NFs-e é realizada de forma assíncrona, isso significa que primeiro deve ser realizado o envio e posterior realizada a solicitação de retorno, este ainda pode demorar vários minutos dependendo do serviço do servidor conforme cada município. 

  3. Ao enviar um documento contendo produtos e serviços, será emitida primeiro a NF-e e na sequência a NFs-e, nesse momento será gerada uma Série RPS e Número RPS, o RPS é o Recibo Provisório de Serviço, pode ser impresso, mas não é válido como nota fiscal de serviços, apenas como recibo provisório, isso significa que deve ser convertido em nota fiscal eletrônica através da solicitação de retorno em no máximo 10(dez) dias, conforme decreto municipal. 

  4. Após solicitação, caso não seja exibida nenhuma rejeição por informação incorreta, nesse caso será necessário ajuste na nota fiscal, dados do cliente ou outros dados conforme rejeição, será necessário clicar novamente no botão de autorização de NF-e

    Recebido o retorno, os dados da NFs-e serão atualizados: 

  5. A impressão automática de RPS está em desenvolvimento, mas por ora pode ser realizada acessando o diretório \Viasoft\Server\DFe\NFSe, as pastas com dias específicos estarão disponíveis e arquivos .XML e .PDF para impressão. 


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Autor: Gabriel Anhaia

1.1

Revisor(a): Debora Damasceno