Funcionalidades do VsScripter

Quais são as novas funcionalidades?

Na primeira versão do VsScripter, os scripts eram criados obrigatoriamente em um evento específico, nas classes  de manutenção, ou de processos ou de relatórios. Ou seja, a criação e execução dos scripts dependia de um evento de processamento, ou de manutenção de tabelas ou de relatórios.

Nesta versão, foi desenvolvido todo um módulo onde os scripts poderão ficar em um menu chamado “Projetos Personalizados”, que pode ser encontrado no menu Configurações. Neste menu, os scripts podem ser gerenciados e executados a partir do clique do mouse.

Mesmo com esta nova funcionalidade, os scripts ainda podem ser criados vinculados aos eventos previamente mencionados, pois as personalizações dos eventos ainda fazem parte do VsScripter.

A interface de edição de scripts não mudou. Logo, ela não será tratada aqui neste documento.

O Gerenciador de Projetos

O Gerenciador de Projetos é o módulo que permitirá fazer as manutenções necessárias aos projetos personalizados, que não necessitam serem vinculados aos eventos das classes bases dos sistemas e, também, visualizar, habilitar/desabilitar, gerenciar e ver o histórico dos scripts vinculados aos eventos.

Existem duas abas no formulário do Gerenciador de Projetos: Eventos e Projetos Personalizados.

Na aba eventos, são mostrados os projetos vinculados a eventos das classes bases, com data da última alteração, usuário que fez a alteração e se o projeto está ativo ou não.

Na aba Projetos Personalizados, são mostrados todos os projetos independentes de eventos, que serão mostrados no menu Projetos Personalizados. Além do nome do projeto, é mostrado com qual nome, ou “caption”, ele será mostrado no menu , a data da última alteração, o usuário que fez a alteração, se ele está ativo e se é visível para o módulo.

Acima das abas, fica posicionada a barra de menus. Nela, estão disponíveis os ícones para acesso aos menus. Dependendo da aba selecionada, Eventos ou Projetos Personalizados, a barra de menus terá alguns menus desativados.

O primeiro ícone, representado por uma porta amarela, fecha o formulário de Gerenciamento de Projetos.

O segundo ícone, representado por duas setas verdes em curvas opostas, executa a atualização dos dados no formulário.

O terceiro ícone, uma pagina branca com um sinal de mais verde, adiciona um novo projeto .

O quarto ícone, representado por uma ferramenta vermelha, edita o projeto selecionado.

O quinto ícone, representado por um relógio, mostra o histórico de atualizações do projeto selecionado.

O sexto ícone, representado por uma página com um sinal de verificação vermelho, ativa ou desativa o projeto.

O sétimo ícone altera a visibilidade do projeto ao módulo. Ou seja, se o projeto estará visível no menu Projetos Personalizados, ou não, no sistema em que for configurado.

O oitavo ícone, representado por uma folha branca com um lápis azul, altera o “caption”, ou legenda de será utilizada para identificar o projeto no menu Projetos Personalizados. O “caption” inicial é o nome do arquivo de projeto.

O nono ícone, representado por um raio verde, é utilizado para executar o projeto selecionado.

Apenas quando a aba Projetos Personalizados estiver selecionada será quando todos os ícones estarão habilitados.

Alguns deles não estarão habilitados quando a aba Eventos estiver selecionada, pois não será possível executar o menu para projetos que estejam associados a eventos. Os ícones não habilitados estão mostrados abaixo:

Para a aba Eventos, apenas os ícones Fechar, Atualizar Informações, Ver Histórico e Ativar/Desativar estarão habilitados, isso porquê as outra funcionalidades dos demais ícones não são compatíveis com o funcionamento de scripts que dependam de eventos para serem executados.

Ferramentas disponíveis no menu

Para criar um novo projeto, basta clicar no botão Novo Projeto e informar o nome do projeto a ser criado, conforme mostrado abaixo:

Para editar um projeto já existente, selecione o projeto e clique no ícone editar. O editor do VsScripter será carregado, abrindo as units que fazem parte do projeto.

O visualizador do histórico de alterações do projeto é utilizado para acompanhar todas as alterações salvas no decorrer do tempo, conforme exemplo abaixo:

Ele é dividido em áreas distintas que mostrarão conteúdos específicos, de acordo com o arquivo selecionado.

A área Fontes mostrará a lista de arquivos de cada projeto. Sendo o arquivo principal do projeto, o arquivo com a extensão ssproj. Arquivos com a extensão psc são arquivos de código, também conhecidos como units. Já os arquivos sfm são os arquivos de definição dos formulários. Cada elemento visual de um formulário é declarado e definido nos arquivos sfm.

Se os arquivos com extensão psc, as units, possuírem um formulário com componentes visuais, as definições desse design estarão em um arquivo sfm de mesmo nome da unit.

 Abaixo da área Fontes, está a área Histórico, onde as datas de alteração do arquivo são mostradas, bem como o nome do usuário que fez as alterações.

Esta área mostrará os dados relacionados ao arquivo selecionado na área Fontes. Clicando em cada data, serão mostrados os dados inerentes aquela versão, conforme imagem abaixo:

Menu Ativar / Desativar

Com este menu, é possível ativar ou desativar um script. Assim, o usuário não poderá executá-lo, se este for o comportamento desejado. Para desativar ou ativar um script, basta selecioná-lo e clicar no ícone correspondente. Em seguida, responder a pergunta confirmando ou cancelando a ação, conforme figura abaixo:

Tornar o script visível ou invisível para a aplicação

Com esse menu, o projeto pode ser escondido ou mostrado ao usuário. Basta selecionar o script desejado, clicar no botão e responder a pergunta confirmando ou cancelando a operação.

Esta opção oculta ou mostra o projeto no menu Projetos Personalizados. Assim, só funciona com projetos que não dependam dos eventos das classes base dos sistemas. Além disso, o projeto só pode ser mostrado ou ocultado no sistema onde esta opção está sendo executada. Ou seja, nos outros sistemas, para que seja mostrado ou ocultado, será necessário fazer a configuração naquele sistema.

Alterar caption para menu

O caption é uma legenda para melhorar o entendimento do que é o script, que aparecerá no menu Projetos Personalizados. Assim, o usuário terá uma melhor informação do que o menu fará.

O menu de acesso ao projeto será mostrado no menu Projetos Personalizados, abaixo do menu Gerenciador de Projetos.

Executar o projeto

Para executar o script (projeto), basta selecionar o projeto desejado e clicar no menu Executar.