Módulos em Delphi

Descrição

Essa documentação tem por objetivo auxiliar na instalação do sistema Agrotitan, onde será orientado sobre a instalação em si e as configurações necessárias de conexão do sistema com o banco de dados.

O instalador e o atualizador do sistema são o mesmo arquivo, portanto chamaremos apenas de atualizador. O atualizador possui duas versões, uma para banco de dados Oracle e outra para o banco de dados Firebird. Para obtê-lo basta solicitar para o suporte da Viasoft a última versão disponível.


Índice


Pré-Requisitos

  • O atualizador deverá ser solicitado para o suporte, e em caso de dúvidas em como abrir chamados acesse aqui. Após receber o atualizador execute-o no servidor onde será utilizado como servidor de aplicação.


Passo a passo

Como foi citado, há o instalador/atualizador para Oracle e Firebird, a única diferença entre eles é que um contem os arquivos para atualizar a estrutura do banco de dados Oracle e o outro possui os arquivos para atualizar a estrutura do banco de dados Firebird.

  1. Siga as orientações abaixo:

A primeira tela que abrirá será a de boas-vindas, nessa tela clique em Próximo.

Na tela a seguir serão apresentadas algumas informações sobre o software. Após lê-las clique em Próximo.

A seguir defina em qual diretório deseja instalar o sistema Agrotitan. Clicando no botão Procurar você poderá escolher um diretório diferente do padrão sugerido, por exemplo, ao invés do C:\Viasoft, pode optar por D:\Viasoft. Após escolhido o diretório clique em Próximo.

Na próxima tela defina o tipo de instalação. Como se trata de uma instalação em servidor escolha a opção Atualização Servidor e clique em Próximo.

Clique em Atualizar para que o atualizador realize a instalação do sistema no servidor.

Nesse momento o atualizador exibirá o progresso da instalação.

Após concluir a instalação será exibida a seguinte tela:

Clicando em Próximo será solicitado para instalar a ferramenta de backup e atualizar o banco de dados. Como se trata da primeira instalação, desmarque a opção Atualizar Banco de Dados? e clique em Fechar.

Após clicar em Fechar, abrirá a tela de instalação do gerenciador de backups da Viasoft. Nesta tela de boas-vindas clique em Próximo.

Aceite o contrato de licença de uso e clique em Próximo.

Nesta tela defina o diretório de instalação. O correto é manter o diretório padrão indicado pelo próprio instalador. Clique em Próximo.

Por fim clique em Instalar. Após concluir a instalação desmarque a opção Visualizar o arquivo de instruções? e clique em Fechar.

Dessa forma é concluída a instalação do sistema e do gerenciador de backups. No final da instalação deverá ter a seguinte estrutura de pastas no diretório onde foi instalado o sistema:

Configurações dos arquivos de conexões

Server Agro

O Server Agro é responsável por fazer e manter a comunicação entre a aplicação e o banco de dados. Para configurar vá até à pasta C:\Viasoft\Server\Agro, nela deverá ser editado o arquivo ViasoftServerAgro.conexoes.

Se o banco de dados for Firebird edite o seguinte conteúdo:

Substituindo o VsdbAgro pelo nome que desejar e editando o caminho do banco no parâmetro Database, informando o IP e o caminho do banco de dados.

Caso o banco de dados seja Oracle você deve editar o seguinte trecho:

Substituindo o VsdbOracle pelo nome que desejar e editando o caminho do banco no parâmetro Database informando o IP, a porta e a instância da base Oracle.


AgroXE

O AgroXE é responsável pela troca de informações entre diferentes sistemas, como, por exemplo, a aplicação Agro com o CRM Web. Para ajustar as configurações de comunicação volte para a pasta Server, porém agora vá à pasta AgroXE e edite o arquivo ViasoftServerAgroXE.conexoes. Assim como no arquivo do ServerAgro, também há um formato de conexão para Oracle e outro para Firebird.

Se o banco de dados for Firebird edite o seguinte conteúdo:

Substituindo o VsdbAgro pelo nome informado no arquivo de conexão do ServerAgro e editando o caminho do banco no parâmetro Database, informando o IP e o caminho do banco de dados.

Caso o banco de dados seja Oracle você deve editar o seguinte trecho:

Substituindo o VsdbOracle pelo nome informado no arquivo de conexões do ServerAgro e editando o caminho do banco no parâmetro Database, informando o IP, a porta e a instância da base Oracle.

Observação: nesse arquivo é necessário apenas manter uma conexão, pois o ServerXE somente usará a primeira conexão que encontrar. Se o cliente usa banco de dados Oracle e for mantido a conexão do Firebird como primeira opção, a aplicação retornará erro em algum momento de sua execução por conta da conexão errada.


DFe

Acesse o diretório no qual a aplicação estiver instalada, por exemplo: C:\Viasoft\Server\DFe, e em seguida abra com algum editor de texto o arquivo ViasoftServerDFE.conexoes.


Tipos de arquivos de conexões

O arquivo possui dois padrões de conexões, sendo um para a comunicação com banco Firebird e outro para com o banco Oracle.

O padrão para Firebird é:

[VsdbAgro] DriverName=DevartFirebird Database=C:\Viasoft\Dados\Friolack\VSDBAGRO.FDB User_Name=VIASOFT Password=153 DriverUnit=DbxDevartInterBase GetDriverFunc=getSQLDriverFirebird LibraryName=dbexpida40.dll VendorLib=fbclient.dll SQLDialect=3 BlobSize=-1 ErrorResourceFile= LocaleCode=0000 DevartFirebird TransIsolation=ReadCommitted ProductName=DevartFirebird DriverPackageLoader=TDBXDynalinkDriverLoader,DBXCommonDriver240.bpl MetaDataPackageLoader=TDBXDevartInterBaseMetaDataCommandFactory,DbxDevartInterBaseDriver240.bpl ServerCharSet=ISO8859_1 UseUnicode=False

Observação: o caminho do banco deverá ser informado no parâmetro Database. Demais parâmetros não precisam e não devem ser alterados sem antes consultar o suporte da Viasoft.

O padrão para Oracle é:

[ORACLE] Database=127.0.0.1:1521:ORCLJ2 User_Name=VIASOFT Password=330370080971721821921721821921721821921721821921721821921721821921721821921620580960470881921721821921721821921721821921721821921721821921721821921721720250 DriverName=DevartOracleDirect DriverUnit=DBXDevartOracle DriverPackageLoader=TDBXDynalinkDriverLoader,DBXCommonDriver210.bp MetaDataPackageLoader=TDBXDevartOracleMetaDataCommandFactory,DbxDevartOracleDriver210.bpl ProductName=DevartOracle GetDriverFunc=getSQLDriverORADirect LibraryName=dbexpoda40.dll VendorLib=dbexpoda40.dll MaxBlobSize=-1 LocaleCode=0000 Oracle TransIsolation=ReadCommitted RoleName=Normal LongStrings=True EnableBCD=false UseQuoteChar=False CharLength=0 UseUnicode=False UnicodeEnvironment=False IPVersion=IPv4 BlobSize=-1 ErrorResourceFile= HostName= Execute01=ALTER SESSION SET NLS_LANGUAGE = "BRAZILIAN PORTUGUESE" Execute02=ALTER SESSION SET NLS_TERRITORY = BRAZIL Execute03=ALTER SESSION SET NLS_DATE_FORMAT = 'MM/DD/YYYY' Execute04=ALTER SESSION SET NLS_NUMERIC_CHARACTERS = '.,''

Nomeação dos arquivos de conexões

Tanto em conexões Oracle como em conexões Firebird, é necessário que o nome das conexões sejam o mesmo nome da conexão definida no arquivo ViasoftServerAgro.conexoes localizado em C:\Viasoft\Server\Agro. O nome da conexão é a primeira linha do arquivo que está entre [ ] (colchetes).

Arquivo ViasoftServerAgro.conexoes:

Arquivo ViasoftServerDFE.conexoes:

Caso os dados não sejam os mesmos, ao logar no sistema ou testar o serviço DF-e retornará mensagem de erro semelhante a essa:


Start.ini

Esse arquivo é utilizado apenas por banco de dados Firebird e somente será utilizado no momento de realizar a atualização da estrutura do banco. Para configurar ele é necessário acessar o diretório C:\Viasoft\Client\, abrir o arquivo Start.ini e editar o seguinte trecho:

No lugar de VsdbAgro pode ser dado um nome qualquer e no parâmetro Database informe o IP e o caminho do banco de dados.


Viasoft.agro.server e Viasoft.start.server

Ainda no diretório Client edite os arquivos Viasoft.agro.server e Viasoft.start.server. Nesses arquivos você deve alterar o IP local de 127.0.0.1 para o IP do servidor.


Atualização da estrutura do banco de dados

Para realizar a atualização da estrutura do banco de dados vá até o diretório Tools onde o sistema foi instalado, como, por exemplo C:\Viasoft\Client\Tools, e execute o aplicativo AtClienIB.exe (se a atualização for em banco Firebird) ou o arquivo AtClienOra.exe (se a atualização for em banco Oracle).

Atualização da estrutura do Firebird com AtClienIB

Ao executar o AtclienIB.exe será aberta a tela abaixo, onde deverá selecionar a conexão com a base de dados que será atualizada.

Informe o usuário e a senha de um usuário com privilégios de administrador. Após isso será exibido a seguinte tela com as informações sobre a atualização no banco.

  • A. Versão do Firebird instalado;

  • B. Tipo de banco de dados atual;

  • C. Tipo de banco da atualização (a identificação deverá ser a mesma que a do item B);

  • D. Versão atual da estrutura do banco de dados;

  • E. Versão para a qual a estrutura do banco será atualizada;

  • F. Caminho do banco de dados que será atualizado;

  • G. Caminho do banco que possui a estrutura que será importada para o banco do cliente. Caso o caminho esteja incorreto será apresentado o seguinte alerta:

Caso a mensagem acima seja apresentada, você deverá clicar no caminho informado no item G, ir até o diretório de dados onde o sistema está instalado e selecionar o arquivo VSDBAGROAT.fdb.

O caminho estando correto clique em checar conexões, e se tudo estiver de acordo clique em atualizar sistema. Apresentará mensagem em tela perguntando se deseja executar o backup do banco agora, e como se trata da primeira instalação não há necessidade. Clique em Não para prosseguir com a atualização.

Neste momento iniciará a atualização do banco de dados e após concluir a atualização da estrutura será exibida a seguinte mensagem:

Atualização da estrutura do Oracle com AtClienOra

Ao executar o AtclienOra.exe será aberta a tela abaixo, onde deverá selecionar a conexão com a base de dados que será atualizada.

Informe o usuário e a senha de um usuário com privilégios de administrador. Após isso será exibido a seguinte tela com as informações sobre a atualização no banco.

  • A. Tipo de banco de dados atual;

  • B. Tipo de banco da atualização (a identificação deverá ser a mesma que a do item A);

  • C. Versão atual da estrutura do banco de dados;

  • D. Versão para a qual a estrutura do banco será atualizada;

  • E. Caminho que contém os arquivos com a estrutura que será usada para atualizar o banco. Caso o caminho esteja incorreto será retornado o seguinte alerta:

Caso a mensagem acima seja apresentada, você deverá ir até o diretório OracleAgroAt, por exemplo, C:\Viasoft\Dados\OracleAgroAt, copiar o caminho e colar na indicação do Item E citado anteriormente.

O caminho estando correto clique em checar conexões, e se tudo estiver de acordo clique em atualizar sistema. Apresentará mensagem em tela perguntando se deseja executar o backup do banco agora, e como se trata da primeira instalação não há necessidade. Clique em Sim para prosseguir com a atualização.

Neste momento iniciará a atualização do banco de dados e após concluir a atualização da estrutura será exibida a seguinte mensagem:


Definindo o caminho das Dlls

Vá até à pasta de instalação do sistema e entre na pasta Dlls, por exemplo C:\Viasoft\Client\Dlls, e copie o caminho dessa pasta.

Clique com o botão direito do mouse sobre Este Computador (dependendo da versão do Windows pode ser Meu Computador) e vá em Propriedades.

Em propriedades do sistema clique na opção Configurações avançadas do sistema. Na tela que abrir vá na aba Avançado e clique na opção Variáveis de Ambiente.

Dentro das variáveis do sistema, clique sobre a variável Path em seguida clique em Editar.

Agora clique em Novo e informe o caminho copiado anteriormente (exemplo: C:\Viasoft\Client\Dlls). Clique em OK até finalizar as configurações.


Registro de Dll no servidor

Acesse a pasta das Dlls (C:\Viasoft\Client\Dlls), encontre a dll chamada midas.dll e copie para a pasta C:\Windows\System32 (para sistemas operacionais Windows32), ou copie para a pasta C:\Windows\SysWOW64 (para sistemas operacionais Windows64).

Agora é necessário abrir o CMD do Windows. Para isso vá no menu Iniciar, pesquise por Executar e digite o comando CMD. Assim que abrir a tela, digite os comandos a seguir:

Para Sistema Operacional Windows 32:

  1. Execute o comando: cd C:\Windows\System32;

  2. Execute o comando para desregistrar a dll: regsvr32.exe -u midas.dll;

  3. Execute o comando para registrar a dll: regsvr32.exe midas.dll;

Para Sistema Operacional Windows 64:

  1. Execute o comando: cd C:\Windows\SysWOW64;

  2. Execute o comando para desregistrar a dll: regsvr32.exe -u midas.dll;

  3. Execute o comando para registrar a dll: regsvr32.exe midas.dll;


Executando o ViasoftServerAgro pela primeira vez

Ao executar o ViasoftServerAgro pela primeira vez, é necessário que seja como administrador. Para isso vá até a instalação do Viasoft na pasta Server, sub pasta Agro. Clique com o botão direito sobre o executável ViasoftServerAgro.exe e clique em Executar como Administrador.


Configuração de backup

Após realizar a instalação do sistema seguindo os passos do item 2, você deverá ir no diretório onde o sistema foi instalado e acessar a pasta Tools (por exemplo C:\Viasoft\Client\Tools). Abra o programa VsBackPro.exe se o seu banco de dados for Firebird ou VsBackProOracle.exe se o seu banco de dados for Oracle. A seguir será explicado como configurar cada um conforme o tipo do banco de dados.


VsBackPro

Executando o VsBackPro, ele será aberto e poderá ser acessado pela bandeja do Windows conforme a imagem a seguir:

No VsBackPro existem as seguintes opções:

A - Start: Aqui serão exibidas as conexões criadas e agendadas.

B - Configurar: Nessa opção é onde serão configuradas as conexões e os a agendamentos de backup.

C - Validar: Executa uma validação do banco de dados, desde a conexão até a estrutura do banco.

D - Backup: Executa o backup do banco de dados.

E - Restaurar: Executa a restauração do banco de dados.

F - Fechar: Fecha o gerenciador de backups.

Conforme indicação do item B, deve-se configurar a conexão com o banco de dados e criar o agendamento do backup. Ao clicar em Configurar será aberta a seguinte tela:

A - Clique na opção incluir;

B - Neste campo, informe se a conexão é local, ou seja, se o banco de dados está instalado no mesmo servidor de aplicação. Se a conexão for remota, informe o IP do servidor e no campo protocolo escolha a opção TCP;

C - Informe o caminho do banco de dados;

D - Informe a senha do usuário do banco SYSDBA (por padrão é masterkey), e clique em testar;

E - Informe o diretório que o backup será gerado;

F - Informe o prefixo e o sufixo do arquivo e qual o tipo de log que será gerado. Essa opção serve para gerar um nome para o backup de forma pré-definida, onde o nome será gerado conforme a data e hora de geração, com isso facilita no momento de saber em que momento foram gerados os backups;

G - Selecione os dias e horários para o agendamento do backup;

H - Informe novamente a senha do usuário SYSDBA (por padrão é masterkey);

I - Depois de preenchido todos os campos acima clique em OK.

 

Agora já está configurado o agendamento do backup, se quiser pode clicar na opção Backup para gerar um backup agora. Se tudo estiver sido configurado corretamente será gerado um backup na pasta de destino conforme a imagem a seguir.


VsBackuProOracle

Antes de configurar o VsBackProOracle, verifique com o supervisor do sistema se já existem gerenciamentos para os backups Oracle. Caso não possua, vá até o diretório onde o sistema Viasoft está instalado, acesse a pasta Tools (C:\Viasoft\Client\Tools), procure pela aplicação VsBackProOracle e a execute (clique duas vezes para abrir). Assim que aberto, poderá ser acessado pela bandeja do Windows conforme a imagem a seguir.

O arquivo de backup .DMP será salvo no diretório que foi criado dentro da pasta de instalação do Oracle. Para você ter acesso ao arquivo, esta pasta deverá ser mapeada na máquina aonde o VsBackProOracle está instalado.

No VsBackProOracle existem as seguintes opções:

A - Configurar: Nessa opção é onde serão configuradas as conexões e os a agendamentos de backup.

B - Config. Mon.: Aqui poderá ser definido uma configuração de e-mail que será usado no monitoramento dos backups realizados pelo programa.

C - Sobre: Informações sobre a versão do gerenciador de arquivos.

D - Backup: Executa o backup do banco de dados.

E - Restaurar: Executa a restauração do banco de dados.

F - Sair: Fecha o gerenciador de backups.

Conforme indicação do item A, deve-se configurar a conexão com o banco de dados e criar o agendamento do backup. Ao clicar em Configurar será aberta a seguinte tela:

A - Clique na opção incluir;

B - Neste campo informe o IP ou nome do servidor do banco de dados, a porta do Oracle, o usuário e senha do banco de dados, a instância e clique em Conectar;

C - Neste campo informe o diretório do Oracle;

D - Selecione os schemas que serão exportados. Se na opção de parâmetros for marcada a opção Completo (FULL = Y) não há a necessidade de marcar os schemas;

E - Informe o prefixo e o sufixo que o nome do arquivo terá;

F - Marque em quais dias da semana e em quais horários o backup será gerado;

G - Se definiu uma configuração de monitoramento, informe os e-mails que receberão os alertas. Se tiver mais de um e-mail separe-os com ponto e virgula(;);

H - Depois de preenchido todos os campos acima clique em OK.

 

Agora já está configurado o agendamento do backup, se quiser pode clicar na opção Backup para gerar um backup agora. Se tudo estiver sido configurado corretamente será gerado um backup na pasta de destino conforme a imagem a seguir.


Configuração da máquina cliente para utilizar o Viasoft

Compartilhando e mapeando a pasta Client

Para compartilhar a pasta Client na rede é muito simples, basta ir até onde o sistema está instalado e clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta Client e clicar em Propriedades.

Na tela que abrir clique na aba Compartilhamento e vá na opção Compartilhamento Avançado.

Em seguida marque a opção Compartilhar a pasta, e depois em Permissões. Clique em Todos e marque todas as opções de permissões conforme imagem abaixo.

Para finalizar clique em OK, OK novamente, anote o caminho de rede e clique em Fechar.

Agora para realizar o mapeamento da pasta Client, vá até o computador que irá usar o sistema, abra o explorador de arquivos do Windows, vá até Este Computador (dependendo da versão do Windows pode ser Meu Computador) e com um clique no botão direto do mouse clique na opção Mapear unidade de rede.

Na tela que abrir escolha a unidade V:, no campo Pasta informe o caminho da pasta compartilhada que foi gerada anteriormente e clique em Concluir.

Vá até Este Computador (dependendo da versão do Windows pode ser Meu Computador) e veja que foi adiciona a unidade V: com a pasta Client compartilhada.

Definindo o caminho das Dlls

Vá até a pasta recém mapeada (V:\Client), acesse a pasta Dlls, e copie o caminho dessa pasta (botão direito » Copiar ou Ctrl+C).

Clique com o botão direito do mouse sobre Este Computador (dependendo da versão do Windows pode ser Meu Computador) e vá em Propriedades.

Em Propriedades do Sistema clique na opção Configurações avançadas do sistema. Na tela que abrir clique na aba Avançado e vá na opção Variáveis de Ambiente.

Nas variáveis do sistema clique sobre a variável Path e em seguida clique em Editar.

Agora clique em Novo e informe o caminho copiado anteriormente (por exemplo V:\Dlls). Clique em OK até fechar todas as janelas de configurações.

Registrando a midas.dll

Volte para a pasta das Dlls (V:\Dlls), encontre a Dll chamada midas.dll e copie para a pasta C:\Windows\System32 (se for Windows 32 bits) ou copie para a pasta C:\Windows\SysWOW64 (se for Windows 64 bits).

Agora é necessário abrir o CMD do Windows. Para isso vá no menu Iniciar, procure pela opção Executar e digite CMD. Assim que abrir a janela do prompt digite os comandos a seguir:

Se for Windows 32 bits:

  1. Executar o comando: cd C:\Windows\System32;

  2. Execute o comando para desregistrar a dll: regsvr32.exe -u midas.dll;

  3. Execute o comando para registrar a dll: regsvr32.exe midas.dll.

Se for Windows 64 bits:

  1. Executar o comando: cd C:\Windows\SysWOW64;

  2. Execute o comando para desregistrar a dll: regsvr32.exe -u midas.dll;

  3. Execute o comando para registrar a dll: regsvr32.exe midas.dll.

Criando os atalhos do sistema

Vá até a pasta mapeada do Agro onde encontram-se os executáveis do sistema, clique com o botão direito do mouse sobre os executáveis que deseja ter na área de trabalho, clique em Enviar para e escolha a opção Área de Trabalho (criar atalho).

Pronto! Seus atalhos estarão disponíveis para serem utilizados.

Versão

Versão

Autor/Revisor

Versão

Autor/Revisor

1.0

Autor: Julio Oidella

1.1

Revisor: Edmar Guerro