Geração automática da Relação de Campos e Relação de Campos

Descrição

A relação de campos trata-se de um documento apresentado ao ministério da agricultura onde se declaram quais são os cooperantes, locais, safras, culturas, categorias e cultivares que estão sendo multiplicadas pela empresa sementeira. Nele também constam os materiais fornecidos ao cooperante para realizar esta multiplicação. 


Índice


Pré-Requisitos

  • Orientações quanto ao que é preciso para que seja possível utilizar a rotina.


Passo a passo

  1. Acesse o Sementes, depois Produção > Geração automática da Relação de Campos;

  2. Preencha o cadastro conforme o dicionário de dados abaixo:

Para visualizar os registros já gravados, clicar no ícone Exibir Formulário, ou pressione Ctrl + M

A relação de campos trata-se de um documento apresentado ao ministério da agricultura onde se declaram quais são os cooperantes, locais, safras, culturas, categorias e cultivares que estão sendo multiplicadas pela empresa sementeira. Nele também constam os materiais fornecidos ao cooperante para realizar esta multiplicação. 

Na tela da geração automática, são definidos filtros de estabelecimento, cultura, safra e categoria a produzir, sendo que não é possível ter duas relações de campos com estas características, ou seja, são informações chaves. Não é informado neste filtro a cultivar, visto que dentro de uma cultura, costumeiramente temos várias cultivares, portanto, não há distinção de cultivares, apenas de cultura. As cultivares pode pertencer a uma única cultura, ou seja, são “filhas”. 

Após inserir os dados desejados, ao executar a rotina, o sistema terá condições de fazer as seguintes tratativas:

  1. Verificar se já há uma área de campo previamente cadastrada com as seguintes características: Mesmo cooperante e mesma cidade do endereço informado no pedido/nota, mesma safra da relação de campo que está sendo gerada no momento, mesma cultivar do item do pedido sendo apurado no momento e mesma categoria a produzir. Encontrando uma área de campo que atenda estas características, referenciará ela na relação de campos, do contrário será cadastrada uma com estas características e referir-se a ela.  

  2. Após ter a área de campo, o sistema poderá referenciar à ela todos os pedidos que tenham as características dela, os itens faturados dos mesmos e as notas que faturaram tais itens, bem como os lotes entregues ao cooperante como material. Desta forma é possível encontrar: pedidos, notas e lotes que atenderam a demanda de um determinado campo.

  3. No caso de lotes comprados de terceiros, o sistema deverá referenciar a nota de compra do lote apurado no momento, porém deve observar se há mais de uma nota de compra dele e fazer os controles de saldo referenciados a cada nota de compra, desta forma não será vinculada toda a quantidade utilizada do lote a uma única nota de compra. 

Para que a geração automática seja executada corretamente, existem alguns pontos a serem considerados:

  • Deve-se Criar um pedido com a configuração de venda futura.

  • Nos itens do pedido, deve-se informar cooperante “sim” e a na categoria a produzir informar a categoria posterior, Ex se o item for da categoria S1 a ser produzida sera a S2.

  • Deve-se gerar a nota de venda futura.

  • Deve-se gerar a nota de remessa.

  • Na tela de Geração automática da Relação de Campos, informar a safra, a categoria a produzir e a cultura. Após isso verificar se gerou a corretamente a relação.

Relação de Campos

Ao clicar na opção Ver Ins. Campo na tela anterior, ou acessar a rotina Sementes » Produção » Relação de Campos, incluir novo, visualiza-se a tela baixo:

Importante: Não é possível incluir uma nova relação das áreas de campo cadastradas. A Relação é gerada automaticamente na rotina anterior. 

Conforme definido anteriormente, a relação de campos trata-se de um documento apresentado ao ministério da agricultura onde se declaram quais são os cooperantes, locais, safras, culturas, categorias e cultivares que estão sendo multiplicadas pela empresa sementeira. Nele também constam os materiais fornecidos ao cooperante para realizar esta multiplicação. 

Esta declaração de material consiste em rastrear os lotes entregues de semente matéria-prima da multiplicação. Estes lotes podem ser de origem da própria empresa ou então adquiridos de terceiros. Se forem lotes adquiridos de terceiros, faz-se necessário referenciar a nota de compra da semente que está sendo repassada ao cooperante. Desta forma o ministério da agricultura consegue rastrear campos e quais sementes foram plantadas nele, bem como alguns dados adicionais como a estimativa de produção. 

No documento, serão informados as identificações dos campos e os dados do Material de Reprodução, conforme o que foi definido no filtro da rotina anterior. 

Na identificação dos Campos, pode ser visualizado o cadastro da área de campo, bem como a rastreabilidade da área de campo, visualizando as informações do pedido e do faturamento do pedido para o referido campo e item. 

Visualizar Campo:

Visualizar Origem:

Já nos dados do Material de Reprodução, são informados os dados dos materiais, bem como às notas que faturaram estes itens dos pedidos e os lotes entregues ao cooperante para atender a solicitação feita pelo item do pedido.


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

727

4021041003

 

1.0

Autor: Luana Hoffmann

727

4021041003

 

1.1

Revisor: Edmar Guerro