Cobrança de Taxa de Serviço - Agrupamento por Safras e PH

Nome do módulo:

Módulo Agro3C.

 

Nome da rotina/processo:

Agro3C » Cereais » Taxa de Serviço » Cobrança de Taxa de Serviço.

 

Objetivo da rotina/processo: 

A rotina de Cobrança de Taxa de Serviço possibilita a criação de taxas de serviços que os produtores rurais devem pagar ou descontar de seus saldos depositados com terceiros. Essas taxas podem englobar custos associados à prestação de serviços físicos e financeiros, como tarifas bancárias, taxas de manutenção de conta e taxas de processamento de pagamento, entre outras. Essa prática é comumente realizada por empresas terceirizadas ou instituições financeiras que oferecem serviços aos produtores rurais mediante uma taxa pré-estabelecida, a qual deve ser acordada entre as partes interessadas e formalizada por meio de um contrato ou acordo.

 

Pré-requisitos para utilização:

  • Acessar o módulo Agro3C.

 

Funcionalidade dos campos:

Caso seja decidido não incluir os serviços no faturamento, o sistema oferece uma rotina exclusiva para a cobrança de serviços, a qual pode ser encontrada no menu (Notas » Taxa de Serviço » Cobrança de Taxa de Serviço).

Na tela de Cobrança de Taxas de Serviços existe os seguintes campos:

 

Pessoa: Informar o código da pessoa a ser filtrada.

Endereço: Informar o endereço a ser filtrado.

Serviço: Informar o código do serviço a ser filtrado. Serão mostrados para pesquisa apenas os itens cadastrados como serviço.

Item: Informar o código do item (cereal) a ser filtrado.

Tipo de Pessoa: Informar se a pessoa é do tipo Associados, Terceiros

ou Ambos.

Terceiro: Informar o código da pessoa definido como terceiro na inclusão do

romaneio quando ocorreu o depósito.

Local Estoque: Informar o código do local de estoque a ser filtrado.

Data Roma Inicial: Informar a data do romaneio inicial que originou o depósito. Será utilizada a data do romaneio como filtro.

Data Roma Final: Informar a data do romaneio final que originou o depósito. Será utilizada a data do romaneio como filtro.

Data Cobrança: Neste campo será informada a data que servirá como base de

cálculo da cobrança de serviço, ou seja, será verificada esta data e comparado com as datas do romaneio, o intervalo destas datas é que será o número de dias em depósito para cobrança.

Nº Nota Depósito: Informar o número da nota de depósito.


Nota Fiscal

 

Config. Nota: Informar em qual configuração de nota fiscal será gerada a nota fiscal de cobrança de serviço. Caso informado uma configuração de nota na regra de serviço da operação de depósito/compra a fixar, será inicializada automaticamente esta configuração.

Pessoa Nota Fiscal: Informar a pessoa na qual será gerada a nota fiscal, deixando vazio neste campo, será gerada a nota fiscal para a pessoa em que o serviço está sendo cobrado.

Endereço: Informar endereço da pessoa na qual será gerada a nota fiscal.

Botão Gerar Nota: Depois de selecionadas as notas de depósito a ser cobrado o serviço, clique neste botão para gerar as notas de cobrança.

Gerar em Tela: As NF 's serão geradas abrindo a tela de Nota Fiscal, do contrário, serão geradas automaticamente sem apresentar a tela, apenas exibindo o status de processamento.

Gerar em Lote: Se selecionar esta opção e o campo ‘Gerar em Tela’ estiver marcado, o sistema realizará a geração pela tela de nota fiscal, salvando-as automaticamente.

  • Se desmarcado ‘Gerar em Lote’ e a opção ‘Gerar em Tela’ estiver marcada, será realizada a geração pela tela de nota fiscal abrindo-a ao final do processo.

  • E se a opção ‘Gerar em Tela’ e o campo ‘Gerar em Lote’ estiver marcado, nesse caso o sistema irá gerar as notas sem apresentar em tela, apenas exibindo o status de processamento.

Envio/Retorno de NFe: Será exibido a tela de ‘Envio/Retorno de NF' s em Lotes’ no final do processo. Será executada se a opção ‘Gerar em Tela’ não estiver selecionada.


Situação

 

Pendentes: São considerados como serviços pendentes aqueles nos quais foi mostrada a tela de cobrança no momento do faturamento, porém, o usuário optou por não cobrar o serviço pela rotina da nota, deste modo, o serviço ficará pendente de cobrança nesta rotina.

Não Cobrados: São consideradas como serviços não cobrados aquelas nos quais não houve a movimentação do saldo de depósito, ou seja, não ocorreu a situação relatada na opção dos serviços pendentes.

Todos: Caso escolhida esta opção serão listados os serviços pendentes e os serviços não cobrados.


Calcula Sobre

 

Físico: Marque esta opção para que somente filtre os serviços que são cobrados em físico (quantidade).

Financeiro: Marque esta opção para que somente filtre os serviços que são

cobrados em financeiro.


Nº Dias Depósito

Caso necessário, defina o intervalo de dias em que as notas de depósitos foram geradas.

 

Botão Conf. da Nota Entrada: Selecione neste campo quais as configurações de notas em depósito serão filtradas.

Converter Financeiro em Físico: O sistema permite a conversão de um serviço que é cobrado em financeiro para quantidade, neste caso, com base na unidade de medida da cotação do cereal, o sistema realizará a conversão.

Converter Físico em Financeiro: de forma contrária a opção anterior, um serviço cobrado em físico poderá ser convertido em financeiro, neste caso, o sistema verifica a cotação do cereal e com base nessa cotação é calculado o valor financeiro do serviço.


Passo a passo:

 

Em algumas regiões do país, os produtores adotam uma abordagem de controle de produção baseada em safras, com um planejamento anual cuidadosamente elaborado. Esse método permite que eles gerenciem suas receitas e despesas de forma eficiente ao longo de cada safra. Uma das despesas a ser considerada é a cobrança de taxas de serviços físicos, que deve ser parametrizada na configuração da nota de serviço a opção ‘Obriga NFS origem?’ que consta na aba ‘11. NF’s A Partir De’ da configuração da nota para fazer o vínculo das notas, conforme mostra a imagem abaixo:

As opções do campo ‘Obriga NFS origem?’ deve seguir a seguinte regra:

  • Não: Deve considerar a safra da primeira nota fiscal.

  • Sim, Nota Origem: Considera separadamente o item de cada safra, irá buscar a primeira nota com saldo da safra que está cobrando o serviço.

  • Sim, Safra Origem: Agrupa os itens por safra.

Ao gerar taxas de serviço físico e faturá-las em Lote ou em Tela, as notas referenciadas devem ser incluídas nos dados adicionais da DANFE.

PH

Quando o romaneio possui PH a validação do campo ‘Obriga NFS origem?’ é feita da seguinte forma:

  • 0 - Não: Deve gerar uma 'SEQITEM' na nota para cada PH, somando as quantidades somente no caso de possuírem o mesmo PH.

  • 1 - Sim, Nota Origem: Considera separadamente o item de cada safra/PH, referenciando conforme a nota de origem.

  • 2 - Sim, Safra Origem: Agrupa os itens por safra e PH. Para o saldo das notas que serão referenciadas, manteve-se o comportamento atual, ou seja, quando o saldo da primeira nota encontrada for menor que a quantidade a descontar do serviço, é zerado o saldo desta nota e baixado os saldos das demais notas na sequência, seguindo a regra especificada anteriormente.