Cálculo da Substituição Tributária Sobre o Frete

Descrição

Em algumas operações cuja mercadorias são sujeitas à substituição tributária, é necessário também realizar o cálculo da substituição tributária relativas ao valor de frete proporcional ao item da nota. Para essas situações existe uma configuração que realiza o cálculo no momento de realizar o vínculo da nota fiscal ao CTRC e será descrito neste manual


Índice


Pré-Requisitos

  • Obter direito de acesso às configurações gerais

  • Ter treinamento de lançamento de CTRC


Descrição de Contexto

Ao realizar a inclusão de uma nota fiscal de compra manualmente ou através da importação de XML onde a mesma possui 4 produtos e que 3 deles são produtos sujeitos à substituição tributária os impostos da nota ficam da seguinte maneira:

Se avaliarmos e concentrarmos a atenção no item 107 no momento em que a nota é adicionada o sistema trouxe o valor da substituição tributária para o mês um valor total de 152,55 sendo que por unidade o custo de ST será de 15,25. Isso pode ser visto também no histórico de custo do produto:

Agora suponhamos que o Conhecimento de Transporte relativo a essa nota chegue para a empresa fazer a importação. O processo normal é o usuário através do menu Processos>>Notas>>CTRC, fazer a inclusão desse frete e vincular a nota fiscal ao mesmo, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Nessa situação se agora for avaliar o histórico de custo e preço do produto estará informado o valor de frete, mas o valor de substituição não será alterado:

 

Esse é o processo normal quando o cálculo do ST do frete não está configurado. Agora faremos o mesmo processo informando a configuração necessária para o cálculo do ST sobre o valor do frete.

 

Configuração

Para que o cálculo do ST relativo ao valor do frete sobre o item seja calculado e para que o mesmo contemple o valor do ST no custo do produto é preciso ajustar uma configuração geral, a mesma se encontra em Configurações>>Gerais>>Custo/Preço>>Somar o valor do Frete na Base do ICMS ST no Custo? para “Sim”:

Quando essa opção estiver sim, no momento em que é realizado o vínculo da nota fiscal no CTRC, caso o item tenha substituição tributária, o sistema irá calcular o ST também relativo ao frete proporcional ao item, ou seja, no mesmo exemplo anterior, quando essa opção estiver sim, o custo de ST do item ficará da seguinte maneira:

Nota-se que o valor do ST agora é 15,721 antes da mudança da configuração o valor era de 15,255. Isso ocorreu pq o sistema fez o cálculo do ST relativo ao valor proporcional do frete. O valor do frete pode ser visto na própria nota de compra:

Com esse valor o cálculo foi o seguinte

ST Frete Unitário = (( Valor do Frete + %MVA ) * Aliq. ST - ICMS Próprio)/Quantidade

 

Levando em consideração o exemplo anterior:

ST Frete Unitário = ((36,37 + 37,78%) * 18% - (36,37 * 12%))/10

ST Frete = 0,4655

ST = ST Normal + ST Frete

ST = 15,255 + 0,4655

ST = 15,721


Dicionário de Dados

Nome do Campo no Sistema

Funcionalidade

Nome do Campo no Sistema

Funcionalidade

NOTAITEM.ICMSSTFRETECT

Tabela e campo onde é Salvo o valor do ST com frete calculado

 

 

Dicionário do Banco de Dados

Caso tenha interesse em saber os campos do banco de dados que se relacionam a cada campo do sistema, sugerimos a leitura do artigo a seguir: https://nimitz.atlassian.net/l/c/NDGXWDD6


Erros Comuns

Situações que podem ocorrer durante o uso da rotina


Versão

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

23.090

23.090

1.0

Cleber Vargas