MCP - Integração Serasa

Descrição

O Serasa é uma empresa brasileira especializada em serviços de análise de crédito e informações financeiras, reconhecida por gerenciar um dos maiores bancos de dados de crédito do país. Empresas e instituições financeiras utilizam o Serasa para verificar a situação de crédito de pessoas físicas e jurídicas antes de conceder empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros serviços financeiros. Além disso, o Serasa oferece soluções de cobrança, auxiliando as empresas na recuperação de dívidas em atraso.

O sistema Construshow, por sua vez, foi desenvolvido para facilitar a integração com o Serasa, permitindo a consulta ágil e precisa da situação de crédito de clientes. Ele também automatiza o envio de registros ao Serasa, proporcionando uma análise de crédito mais eficiente e segura.


Índice


Pré-Requisitos

  • Entrar em contato com o Web Service e contratar este serviço.

  • Configurar as credenciais que o Serasa irá repassar no sistema Construshow.

  • Configurar a execução do serviço Job.


Configurações

Passo a passo

 

Primeiramente é necessário acessar o Web Service da SOA e criar uma conta.

Ao acessar o portal, no menu de usuários, Incluir um novo que será utilizado na integração do sistema.

image-20241113-130907.png

Após obter as credenciais junto a é necessário configurá-las no sistema Construshow. Em Configurações >> Gerais >> Filial - Integrações, deve ser informado os campos, sendo todos como obrigatórios:

  • Ambiente: Homologação ou Produção;

  • Usuário: Usuário de acesso a API, obtido junto ao Serasa;

  • Senha: Senha de acesso a API, obtido junto ao Serasa;

  • Cód. Baixa: Motivo padrão que será utilizado ao realizar a remoção automática de um registro no Serasa.

image-20240830-182704.png
  1. Após realizar a configuração, será necessário configurar o Jobs que irá realizar o envio e o retorno dos dados:

  • A configuração pode ser realizada através da rotina 'Cadastros >> Agendador de Tarefas', o Job relacionado é o Serasa. Com dois cliques em cima, é possível realizar a configuração dos dias e horários em que a tarefa agendada será executada.

  • É necessário que o serviço de Job (ViasoftServerConstruShowServiceJob) esteja em execução e caso seja alterada a configuração do Agendador, é preciso reiniciar o serviço. Este Job deverá ter o checkbox ‘Inativo’ desmarcado para iniciar a execução.

 

O Job Serasa será executado conforme a definição de dias e horários no Agendador, ao executar será realizado o envio das duplicatas e cheques, efetuará a consulta de CPF/CNPJ e das Listas de Negativação que estão na fila e retornará o status destes envios. Ao ser executado, caso tenha algum registro de duplicata ou cheque que foi enviado e que já foi baixado ou acertado totalmente no sistema, automaticamente este registro será removido do Serasa.

Como forçar a execução do Job manualmente

Caso seja necessário executar o Job manualmente, sem aguardar o horário configurado, em ‘Status’ basta selecionar a Tarefa agendada do Serasa e executar a tarefa, desta forma, o Job estará sendo forçado em sua execução, podendo ser utilizado quando for necessário buscar informações fora do horário agendado.

 

 

Filtros da rotina Serasa

  1. A rotina se encontra no menu: Financeiro >> Integração SPC Brasil/Serasa. O checkbox ‘Visualizar XML Retorno modo simples’ será apresentado em todas as telas e quando marcado, o XML de envio e de retorno dos registros será visualizado com informações básicas, sem as tags de XML.
    Nesta tela, será possível realizar a consulta de CPF/CNPJ de Pessoas que possuem cadastro no sistema através do filtro ‘2 - Pessoa’, informando a Pessoa a ser consultada e também de Pessoas que não possuem cadastro, pelo filtro 1-CPF/CNPJ, informando o CPF/CNPJ que deseja ser consultado.
    No grid, será apresentando algumas informações das pessoas que possuem cadastro no sistema.

 

  1. Nesta tela, será possível listar as Duplicatas Vencidas de uma ou mais Pessoas filtrando pela ‘Data de Vencimento’ e ‘Estabelecimento'. O Filtro de 'Integradora’ possui as opções: Ambos, Serasa e SPC Brasil, pois nesta mesma rotina também é possível utilizar a integração com SPC Brasil. Ao consultar, no grid, será listada as duplicatas filtradas com algumas informações como: Pessoa, CPF/CNPJ, ID Duplicata, Data, Vencimento, Valor, Multa, Juros, Valor Baixado, A receber, Portador, atraso (dias) e Situação.

 

  1. Na rotina também lista os Cheques Recebidos de acordo com os filtros de Pessoa, estabelecimento e a Data de Bom Para filtrada. É listado somente cheques Devolvidos.

 

  1. Em 'Consulta Registro’ permite filtrar por Pessoa, por data e visualizar os registros:

  • Pendentes - Registros pendentes de envio ao Serasa.

  • Enviados - Registros (inclusões e remoções) já enviados ao Serasa.

  • Removidos - Registros (remoções) já enviados ao Serasa.

  • Todos - Todos os registros.

    Em 'Listar Negativações', permite consultar registros que a empresa possui: Pendentes, Registros Ativos, com erro, Recusado por Determinação Administrativa, em processamento, pendente de processamento, indisponível e os registros baixados. No retorno desta consulta, será possível visualizar o XML retornado, bem como, a visão formatada das informações.

Consulta de Pessoas no Serasa

Passo a Passo

 

  1. A aba de Pessoas, permite dois tipos de consulta, a opção ‘1 - CPF/CNPJ’ que permite consulta de Pessoas sem cadastro e a opção ‘2 - Pessoa’ que permite consultar uma pessoa já cadastrada no sistema.
    É possível realizar 3 tipos de consulta de pessoas: a PEFIN, que retorna as Pendências Financeiras, a Crednet que retorna as Pendências Financeiras + cartórios e a Concentre que retorna as Pendências Financeiras mais Completa.
    Em ambas consultas trará a informação de Score (foi utilizado dados de teste disponibilizados pelo Serasa para implementação da integração e em homologação não retorna score).

    No exemplo abaixo, foi realizada a consulta de CPF (sem cadastro) com a PEFIN. Basta informar o CPF/CNPJ e ao enviar a fila, selecionar a consulta, confirmando o envio, que na execução do job essa consulta será retornada com as informações.

 

 

  1. Neste momento, o registro já foi incluído e solicita se deseja visualizar esse registro, se clicar em ‘Não’ irá permanecer nesta tela para realizar novas consultas, se clicar em ‘Sim’, será direcionado para a tela de ‘Consulta Registro’, onde o registro consultado será setado para visualização do status. Se houver muitos registros, basta consultar pela coluna ‘Tipo’ informando a letra ‘C” que trará no grid somente 'Consultas’ que foram realizadas no período.

 

  1. A consulta de Pessoas, permite duas formas de visualização dos seus dados, em formato XML e na visualização formatada, que facilita a visualização trazendo as informações de forma mais simples e clara.

 

  1. Seguindo o exemplo com o mesmo CPF, mas com a consulta Crednet, é necessário informar em qual estado será feita a consulta de protestos estaduais, e caso essa pessoa tenha protestos, será listado nas informações.

 

 

 

  1. Visualizando a opção formatada dos dados dessa consulta, temos os seguintes dados retornados:

  1. Na consulta de Pessoas, filtrando uma pessoa já cadastrada no sistema, ao ‘Consultar', será carregada no grid tendo que ser marcada e posteriormente ‘enviar a fila’ para que seja realizada a consulta desejada. Neste exemplo, vamos verificar a consulta ‘Concentre’.

7. Como se trata de Pessoas já cadastradas, o envio e retorno dessa consulta, poderá ser visualizado tanto na aba de ‘Pessoas’ quanto na aba de ‘Consulta Registro’.

 

 

 

 

  1. Visualizando a opção formatada dos dados dessa consulta, temos os seguintes dados retornados:

 

Registro de Duplicatas ao Serasa

Passo a Passo

  1. No exemplo abaixo, será realizado o envio do registro de Duplicatas ao Serasa. É filtrada as duplicatas vencidas desejadas e marcadas as que serão enviadas.

 

 

  1. Posteriormente, serão ‘Enviadas à fila’, neste momento, é preciso informar o ‘Cód. Restrição’, fechar a tela e enviar esses 3 registros para a fila. Através do ‘F3’ é possível visualizar as opções de Código de Restrição. Nesta tela, é apresentada a opção ‘Serasa’ por padrão, pois está somente configurado o Serasa nas Gerais.

 

 

 

 

  1. Esses registros ficarão com a data e hora de inclusão ao Serasa, porém, os registros serão realmente enviados ao Serasa após a execução da tarefa agendada, conforme data e horário definido para a execução.


  2. Logo após a execução da tarefa agendada, ao clicar em ‘Consultar’, poderá ser visualizado que os registros foram enviados ao Serasa, mostrando em tela o retorno e o status dos registros.



5. Os botões de ‘XML’ irão exibir o XML de Envio e o XML de Retorno do registro para conferência do que foi enviado e retornado, caso necessário. Com o checkbox ‘Visualizar XML retorno modo simples’ marcado, é visualizado os dados básicos do XML.

 

 

 

 

  1. Em ‘Consulta Registro', se filtrar os registros ‘Enviados’, irá listar os registros enviados conforme a data informada.

 

Remoção do Registro de Duplicata do Serasa

Passo a Passo

 

  1. Seguindo com o exemplo das duplicatas acima enviadas, caso sejam baixadas totalmente no sistema, automaticamente na execução da tarefa agendada, os registros serão removidos, sem a necessidade de enviar para a fila.
    Ao consultar novamente os registros das duplicatas, é possível observar que dos três registros, dois não são mais listados no grid, pois, dois registros já foram baixados e um registro foi feito a baixa parcial de somente R$200,00 então, permanece listando no grid de consulta.

 

 

2 . No filtro de ‘Enviados’, continua a listagem de ambas as duplicatas relacionadas a ‘Inclusão’ no Serasa.

3 . Após a execução da tarefa agendada, nesta mesma consulta, irá listar os Registros de Remoção (R), exceto da duplicata 72832 que foi parcialmente baixada.

 

  1. Em ‘Consulta Registro’, se necessário, pode ser consultado somente registros removidos.


  2. É possível remover o registro do Serasa manualmente caso necessário, basta clicar no ‘x' da coluna de 'Rem. Restrição, informar o código de baixa desejado e confirmar o envio da remoção de restrição.

 

 

 

  1. Será incluído um registro de remoção e na execução do job, o mesmo será removido. Nos casos de remoção manualmente é gravado o usuário.

 

  1. Ao tentar remover manualmente o mesmo registro, é apresentada uma mensagem informando que o documento já possui um registro na fila de remoção, indicando qual é o número deste registro.

 

Registro de Cheques ao Serasa

Passo a Passo

  1. No exemplo abaixo, será realizado o envio do registro de Cheques ao Serasa. É filtrado os Cheques Devolvidos de acordo com a Data de Bom Para e marcado os cheques que serão enviados. Posteriormente, serão ‘Enviadas à fila’, neste momento, é preciso informar a ‘Alínea’ e o ‘Cód. Restrição’ dos cheques. No ‘F3’ da pesquisa lista as opções para selecionar, essa listagem é retornada pelo Serasa.

     

 

 

  1. Esses registros ficarão com a data e hora de inclusão ao Serasa, porém, os registros serão realmente enviados ao Serasa após a execução da tarefa agendada, conforme data e horário definido para a execução. Logo após a execução da tarefa agendada, ao clicar em ‘Consultar’, poderá ser visualizado que os registros foram enviados ao Serasa, mostrando em tela o retorno e o status dos registros. Os botões de ‘XML’ conforme ocorre nas duplicatas, também irão exibir o XML de Envio e o XML de Retorno do registro para conferência do que foi enviado e retornado, caso necessário.

 

 

  1. Em ‘Consulta Registro', se filtrar os registros ‘Enviados’, irá listar os registros dos cheques enviados conforme a data informada.

Remoção do Registro de Cheques do Serasa

Passo a Passo

  1. Seguindo com o exemplo dos cheques acima enviados, caso sejam Baixados ou Acertados totalmente no sistema, automaticamente na execução da tarefa agendada, os registros serão removidos, sem a necessidade de enviar para a fila. No filtro de ‘Enviados’, continua a listagem de ambos os Cheques relacionadas a ‘Inclusão’ no Serasa.

3 . Após a execução da tarefa agendada, nesta mesma consulta, irá listar os Registros de Remoção (R).

 

 

  1. Em ‘Consulta Registro’, se necessário, pode ser consultado somente registros removidos.

  1. Conforme ocorre nas duplicatas, é possível remover o registro do Serasa manualmente caso necessário, basta clicar no ‘x' da coluna de 'Rem. Restrição, informar o código de baixa desejado e confirmar o envio da remoção de restrição.

 

 

  1. Será incluído um registro de remoção e na execução do job, o mesmo será removido. Nos casos de remoção manualmente é gravado o usuário.

 

  1. Ao tentar remover manualmente o mesmo registro, também é apresentada uma mensagem informando que o documento já possui um registro na fila de remoção, indicando qual é o número deste registro.

 

Reenviar Registros de Duplicatas e Cheques ao Serasa

Passo a Passo

  1. Em ‘Consulta Registro’ é possível fazer o ‘Reenvio’ de registros que possuem status de erro de Inclusão, neste caso, não será necessário enviar à fila novamente, somente clicar no botão ‘Reenviar’ e após a execução da tarefa agendada, o registro será reenviado. Obs.: Os registros de remoção, automaticamente a cada execução do Job serão removidos se o status da duplicata estiver Baixado ou dos cheques estiver Baixado ou Acertado.

  2. No exemplo abaixo, o status de erro é de que o CEP não foi localizado, para ajuste basta acessar o endereço do Cadastro da Pessoa em: Cadastros >> Pessoas >> Pessoas - aba ‘Endereços’ e informar um CEP válido, salvando o cadastro. Em ‘Consulta Registro’, faça o reenvio do Registro ao Serasa e na próxima execução da tarefa agendada, este registro será reenviado, retornando o status como inserido.

 

 

Listar Negativações

Passo a Passo

  1. Em ‘Consulta Registro’ temos a opção de ‘Listar Negativações’, nela é possível consultar no Serasa as Negativações relacionadas a empresa que estão com o Status ‘Pendentes’, ‘Ativas', com ‘Erro’, ‘Recusado Determinação Administrativa’, ‘Em processamento’, ‘Pendente Reprocessamento’, ‘Indisponível’ e 'Baixadas’.

  1. Para consultar uma lista, basta selecionar a lista desejada e confirmar a consulta. Será gerado um registro do tipo ‘L' e na execução do Job será retornada a consulta dos registros 'Baixados’, conforme o exemplo.

 

 

 

 

 

  1. No XML de retorno é possível visualizar a consulta no formato em XML e na opção formatada ‘Sim’, nesta opção, é possível verificar os registros em um formato diferente para facilitar a visualização das informações. Demais consultas de Negativações, seguem o mesmo processo de visualização.

 

 

 


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

 

2.2403.2436

24080

1.0

Carine

 

Related pages