OBJETIVO
Apresentar as funcionalidades, parametrização e uso da rotina de Análise de Crédito, situada no módulo financeiro do Agrotitan (Finagro).
DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Análise de Crédito é o momento em que o analista de crédito irá avaliar o potencial de retorno do seu cliente ou fornecedor, bem como, os riscos inerentes à concessão do crédito a ele. Tal procedimento é realizado visando identificar os clientes que possuem integridade e capacidade financeira suficiente e se poderão ou não, abater a dívida que se pretende contrair, acarretando uma situação de risco de caixa para a empresa.
1.CONFIGURAÇÕES GERAIS
Para que a rotina seja liberada para o usuário se faz necessário que o cliente adquira o modulo que é comercializado a parte. A partir disso será necessário parametrizar algumas rotinas no sistema.
1.1 Configurações de Usuário
Neste cadastro são definidas para cada usuário as permissões de acessos e autorizações nas rotinas gerenciais, fiscais e financeiras. Serão citados os controles pertinentes ao controle de limite de crédito existente neste cadastro que é acessado pelo menu Configurações » Configuração » Usuário (Parâmetros) Guia Adicional » Limite de Crédito dos Clientes.
Altera Conceito na Rotina de SPC - Consulta: Quando marcado esse check-box, o usuário terá acesso à alteração de conceito das pessoas através da rotina do SPC, quando a mesma habilitada e utilizada pelo cliente.
Vende para cliente sem limite: Informe se este usuário poderá realizar a venda a prazo mesmo que o cliente não tenha saldo de limite de crédito disponível. Também, caso marcado esta opção, o usuário poderá autorizar as solicitações de liberação de venda para clientes sem saldo de limite de crédito.
Definir o valor do limite de crédito: Informe se este usuário poderá alterar o valor de limite de crédito definido no cadastro da pessoa.
Controla Valor de Alçada na Definição do Limite de Crédito: A partir da marcação deste checkbox é habilitado o campo “Valores de Alçada” para o usuário. Neste será informada a alçada em que o usuário poderá controlar o valor, no momento da definição do limite de crédito.
Acessa Informações de Análise de Crédito no Cadastro de Pessoas: Neste caso, quando marcado o checkbox é habilitado o campo Análise de Crédito no cadastro da pessoa, ao acessado com o usuário, desta marcação feita.
Permite editar limites no Cadastro de Pessoas: Com essa opção marcada, o usuário em questão poderá editar as informações dos limites no cadastro de pessoa.
1.2 Perfil de Crédito do Cliente
O Cadastro do Perfil de Crédito do Cliente tem por objetivo a definição dos pesos que serão utilizados para o cálculo do limite de crédito do cliente e a definição dos pesos dos indicadores. Esse perfil deverá ser associado no cadastro do cliente, campo Perfil do Cliente, na aba Financeiro » Limite de Crédito.
Pessoas » Pessoa » Analise de Crédito » Cadastro do perfil de Crédito do Cliente:
Perfil do cliente: Definir qual tipo de pessoa utiliza este perfil.
Cultura: Define se a cultura produzida na área é própria ou de terceiros e o peso que a mesma terá no cálculo. As informações sobre a Cultura são definidos no cadastro da Pessoa e Pessoas » Pessoa » Manutenção aba Atividades Econômicas”, grid “6 - Produtor Rural (Predomínio Agrícola)”.
Para que essa atividade seja considerada na análise deve ser marcado “1-Sim” no campo “Análise de Crédito”.
Os valores em relação à cultura, Preço estimado, produtividade, custo Total e Custo da Cultura são definidos na rotina Agro3C » Estoque » Custo » Custo Cultura/Safra/Tecnologia
Folha Salarial e DRE : São definidos os pesos que serão considerados para o cálculo da Folha Salarial e DRE, estes são definidos no cadastro da pessoa Aba Financeiro » Análise de Crédito.
1.3 Configuração para Análise de Crédito
Demonstração de Resultado, Folha Salarial, Indicador de Risco: Pontualidade, Indicador de Risco: Posição de Títulos Vencidos: Nesses parâmetros são definidos qual o tempo dos lançamentos considerados para o cálculo.
Indicador de Risco - Grãos Entregues:
Cfg Notas: Informadas as configurações de notas consideradas para os cálculos de Grãos entregues.
Grupos de Produtos: Informado os Grupos de produtos que serão considerados no cálculo para os Grãos entregues
Safra: Safras que serão consideradas para o cálculo de Grãos entregues
Configuração de Risco x Conceito: Nesses campos são informados os conceitos que serão definidos para cada pessoa conforme o risco que ela indica. Depois de já utilizado o cálculo para o conceito, os campos são bloqueados para edição.
Tipos de Conta Movimento: Informados as contas Movimentos que serão consideradas para os cálculos, além das duplicatas as quais já são consideradas no cálculo.
Indicador de Vendas - Cfg Notas Vendas: Serão apresentadas na tela de análise de crédito as vendas feitas para o cliente referente as configurações de notas informadas nesse campo.
1.4 Configuração de Risco
Pessoa » Pessoa » Analise de Crédito » Configuração de risco.
A Configuração de Risco irá informar os valores de faixa onde se encaixarão os resultados dos clientes, onde posteriormente serão calculados gerando uma média para definir o Risco do Cliente.
1.5 Liberação Automática
Pessoas » Pessoa » Analise de Crédito » Liberação automática
Através da tela de Liberação Automática é possível definir algumas regras, para liberar automaticamente a análise de Crédito do cliente sem a necessidade de intervenção do analista de crédito.
Perfil: Informar qual o perfil poderá passar pela liberação
Limite Vencido no Período X: Definir um número de dias para que se ultrapassada poderá ser liberado a análise ou bloqueado.
Limite de Crédito Reduzido no Período X: Definir um número de dias para que se for menor poderá ser liberado a análise ou bloqueado.
Valida documentos Renegociados ou Vencidos: Define se irá bloquear ou liberar se o cliente tiver documentos nessas condições.
Valida Títulos no Jurídico: Necessário informar uma situação, onde caso algum título for atribuído essa situação poderá definir se libera ou bloqueia.
Valida Conta movimentos em aberto: poderá informar os tipos de Conta Movimento consideradas para liberar ou bloquear.
Risco: Definir quais os riscos passarão pela liberação automática.
Pontualidade: Define o número de dias igual ou mair que será considerado para liberar.