MÓDULO
Petroshow PDV.
ROTINA/PROCESSO
Documentos>>Emissão em Contingência.
OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO
A emissão de documentos em contingência possibilidade a emissão do documento mesmo quando o software emissor não consegue se conectar com os webservices da Sefaz do Estado em que a empresa atua.
Como o processo de venda do contribuinte não deve parar, o comprador precisa receber o produto. Para contornar o problema, existe a possibilidade de emitir o documento em modo de contingência.
O modo de contingência é aconselhável, portanto, quando o sistema está lento ou, quando o acesso à conexão está difícil ou impraticável.
PRÉ-REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO
Usuário precisa ter acesso liberado ao PDV.
UTILIZANDO A ROTINA
Para realizar e emissão em contingência de um cupom (NFC-e) é necessário que o usuário clique sobre a tela do PDV, na parte onde são dispostos os itens da venda e clicar com o botão direito. Serão apresentadas as opções “Modo NFC-e e Modo NF-e”. Ao clicar sobre o “Modo NFC-e”, são disponibilizadas duas opções “Normal (ON LINE)” e “Contingência (OFF LINE)”. Sendo assim, basta o usuário clicar sobre a opção “Contingência (OFF LINE)” e estará habilitada a forma de emissão em contingência.
Para voltar a forma normal de emissão, basta o usuário realizar o mesmo processo de clicar sobre a tela do PDV, na parte onde são dispostos os itens da venda e clicar com o botão direito. Em seguida clicar em “Modo NFC-e>>Normal (ON LINE)”.
Para realizar e emissão em contingência de uma nota (NF-e), é necessário realizar o mesmo processo da NFC-e, que seria clicar com o botão direito sobre a tela do PDV. Com isso, basta o usuário clicar na opção “Modo NF-e”.
Porém, no caso de NF-e existem mais opções disponíveis para a emissão em contingência.
Contingência SVC: Para que seja possível usar a SVC, será preciso que a Sefaz de origem tenha ativado este módulo, ou seja, trata-se de um módulo que só pode ser usado quando há problemas técnicos na SEFAZ do estado do contribuinte.
Contingência FSDA: É a alternativa mais simples para a situação em que exista algum impedimento para obtenção da autorização de uso da NF-e, como por exemplo, um problema no acesso à internet ou a indisponibilidade da SEFAZ de origem do emissor.
Fonte: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfe/Paginas/contingencia.aspx
Sendo assim, basta escolher a opção desejada e realizar a emissão da NF-e em seguida.
Após ser realizada a emissão do documento em contingência é necessário realizar a sua transmissão efetiva para a sefaz. Dessa forma, quando a emissão de documentos voltar ao normal, no PDV será apresentado um ícone da seguinte forma:
Tal ícone evidencia que existem documentos em contingência pendentes de envio. Ao clicar sobre o mesmo, é apresentado ao usuário a seguinte mensagem:
Caso seja informado “Sim”, o PDV tentará realizar a emissão para a SEFAZ.
Caso informado “Não”, será apresentada a tela com os documentos pendentes de envio.
Existe outra forma de verificar os documentos pendentes de envio no PDV. Através do menu, “PSPDV>>Documentos>>Envio de Documentos em Contingência”.