Transferências Automáticas de Expedição compartilhada
Descrição
A rotina Transferência de Expedição, disponível no menu “Processos >> Notas” foi desenvolvida para gerar notas de transferência de produtos vendidos com local de retirada compartilhado, ou seja, a venda foi realizada por um estabelecimento, mas a entrega foi feita por outra loja/cnpj. Do ponto de vista “fiscal” esse processo deixa uma falha, pois foi vendido algo que não teve entrada/compra. Nesse caso, para acertar essa questão, é feito notas de transferência, para registrar fiscalmente a entrada desse produto na loja onde foi realizado a saída/venda.
Esse processo, de gerar as transferências, pode ser feito manualmente, acessando a rotina pelo menu, ou também de forma automática.
No caso do processo automático, quando configurado, o sistema gera e transmite as notas de transferência quando abre o sistema. Esse envio automático é feito com base nos últimos 7 dias anteriores.
Índice
Pré-Requisitos / Configurações
Para que o processo de transferência de expedição funcione de forma automática, é necessário fazer as seguintes configurações:
Marcar como SIM a opção “Transf. Expedição Automática“ disponível no menu “Configurações >> Gerais >> Processos >> Geração de Notas”.
No mesmo menu citado acima, preencher quais serão os documentos de Transferência de Entrada e Saída utilizados no processo.
Definir com qual usuário o sistema gera as transferências na primeira abertura do sistema do dia. Essa configuração é efetuada no menu “Configurações >> Usuários >> Configuração de Grupos/Usuários”, na aba “Usuários do Grupo”, no campo “Gera transferência automática”.
Se configurado, conforme itens citados acima, quando o usuário abrir o sistema, pela primeira vez no dia, a rotina Transferência de Expedição vai abrir e iniciar o envio das transferências ref. as notas geradas até o dia anterior.
Nesse cenários os filtros da tela virão desabilitados, visto que nesse momento as transferências são feitas automaticamente, sem haver a necessidade da intervenção do usuário, o único passo esperado do usuário é fechar a tela após a conclusão do processo.
Passo a passo
Especificações
A rotina de Transferência de Expedição exibe e gera as transferências automáticas respeitando os seguintes pontos:
Somente vendas com documentos com tipo de operação VD.
Vendas que passaram pelo caixa;
Vendas autorizadas pela Sefaz. Isso no processo automático.
No caso de gerar manualmente as transferências, não terá essa validação. Ou seja, poderá gerar as transferências antes mesmo de já ter transmitido/autorizado a nota de venda.Devoluções parciais, as quantidades devolvidas serão descontadas para poder gerar as transferências corretamente.
No caso de devolução total, a nota de venda deixa de aparecer na rotina de Transferência de Expedição.Notas geradas no processo de “Nota de Transporte”, não irão aparecer na rotina, pois normalmente no estab. da venda é feito apenas pedido, e a nota já é gerada no estab. da entrega/saída da mercadoria. Nesse caso elimina a necessidade de gerar transferências, pois a mercadoria saiu no mesmo estab. Onde foi emitida a nota.
Notas geradas com “Roteiro de Logística“ não irão aparecer na rotina, pois dentro desse processo já são geradas as transferências.
Notas geradas de “venda futura e remessa”, não irão aparecer na rotina, pois para esse processo já é possível configurar transferências automáticas.
Caso ocorra algum erro no envio das notas no processo automático, o sistema exibe na parte/grid de baixo da tela as notas geradas, e na coluna “Motivo“, vai ser possível identificar o que ocorreu na transmissão.
Na rotina, foi implementado também uma nova guia com o nome “Notas Geradas”. Nela, será possível consultar as notas de transferência geradas e, se a nota estiver pendente para envio, também será possível transmitir através do botão “Enviar”.
Versão
Versão da Documentação | Autor/Revisor |
---|---|
1.0 | Autor: Jean Tavares |
1.1 | Revisor(a): Debora Damasceno |