Construções em Andamento

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de cadastro de construção em andamento no módulo Patrimônio.

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A rotina de cadastro de construção em andamento no módulo Patrimônio, como o próprio nome já diz tem a finalidade de cadastrar as construções em andamento e possibilita também incluir as despesas durante a construção.

CONFIGURAÇÃO

  • Passo 1 – Cadastro de Construção em Andamento.

 Para cadastrar construções em andamento acesse o menu: Cadastros >> Construções em Andamento. Ao acessar o referido menu, o sistema exibirá os cadastros de plano de contas auxiliares existentes. Para criar um cadastro basta clicar no botão “Incluir”. Também é possível alterar um cadastro existente, selecionando com um duplo clique com o botão esquerdo do mouse. 

 Na aba “Dados Principais” é necessário informar dados iniciais da construção em andamento. Inicialmente será definida uma descrição, que fica a critério do usuário, em seguida data inicial da construção.  A data de finalização não é obrigatória, o sistema informa ao finalizar a construção.

Na aba “Despesas” é possível visualizar os documentos que agregaram valor a construção também há possibilidade de inclusão de novos documentos, clicando no botão incluir na parte inferior da tela,

Ou através da rotina disponível no menu: Processos >> Despesas de Construção.

IMPORTANTE: O módulo Patrimônio possui integração com o módulo Fiscal, dessa forma os lançamentos de notas nas despesas, ocorrem através da importação de XML ou arquivo texto da movimentação mensal no módulo fiscal. Inclusões manuais de notas de compra diretamente no módulo fiscal, não alimentam os cadastros de construção em andamento.

Para que o sistema faça o lançamento automático, é necessário que, na configuração de operação fiscal utilizada no item da nota de compra, a opção de lançamento no módulo patrimônio esteja “Aquisição”.

No módulo Fiscal menu: Cadastros Específicos >> Operações fiscais, abra a operação fiscal informada na nota de compra e na aba “Config. Operações Fiscais” informe o campo “Lançar bem no patrimônio?” como “Aquisição”.

Além disso, no cadastro do item da nota precisa que o grupo de imobilizado utilizado a opção “Construção em andamento?” seja “Sim”.

No módulo Patrimônio, acesse o menu: Cadastros >> Grupo de Contas. Abra o grupo do imobilizado informado no cadastro da mercadoria no Fiscal (menu: Cadastros Específicos >> Mercadorias e Serviços >> Mercadorias, aba “Configurações”, campo “Grupo do Imobilizado”) e informe o campo “Construção em Andamento” como “sim”.

 No fiscal (cadastro de mercadorias):

No patrimônio (grupo de contas):

Ademais, é possível conferir as informações das construções em andamento referente as despesas no relatório disponível no menu: Relatórios >> Construção em Andamento. Nesse relatório é possível filtrar pelo estabelecimento, período, construção, pessoas, mercadorias, e se desejar pelas construções finalizadas.