Segunda Rotina - Tabelas personalizadas

Esta rotina apresenta os passos para a inclusão de tabelas personalizadas e seus campos. 

Acessos

Para ter acesso ao formulário Minhas Tabelas, utilize o menu Tabela e sub menu Minhas Tabelas, conforme abaixo:

Tabela > Minhas Tabelas

Então será apresentado o formulário Minhas Tabelas conforme imagem a seguir:

Neste formulário, serão encontradas somente as tabelas personalizadas pelo usuário. As tabelas de sistema que possuem campos personalizados, serão encontradas na tela principal do Person, na cor verde. As tabelas listadas na cor preta, são as tabelas originais do sistema, sem inclusão de campos pelo usuário.

Nesta rotina, será criada uma tabela personalizada que irá guardar documentos digitais no banco de dados. Serão criados os campos DESCDOCUMENTO, DOCUMENTO, DTADOCUMENTO E VERDOCUMENTO.

Incluindo uma nova tabela

Para inclusão de uma nova tabela personalizada (do usuário), clique no botão apresentado na imagem a seguir:

Após pressionar o botão de inserção de nova tabela, o formulário apresenta uma inclusão na lista de tabelas na forma acima, para identificação de onde os dados da nova tabela serão incluídos.

O nome da tabela será U_DOCUMENTO. Sua descrição será “Tabela para gravação de documentos” e a mesma será visível por todos.

Salvando a nova tabela

Finalizando o preenchimento dos campos, se faz necessário salvar a tabela. O botão para salvar é o mesmo usado nos outros formulários dos sistemas:

Gravada a tabela, feche o formulário Minhas Tabelas para voltar para a tela principal do Person. A tabela U_DOCUMENTO aparecerá em verde, junto às demais tabelas personalizadas. 

 

Os campos Colunas de Usuários e Colunas Pendentes mostram valor Zero, pois os campos não foram criados ainda.

Incluindo novos campos

A criação dos campos segue o mesmo processo apresentado na primeira rotina. Com um clique duplo do mouse sobre o registro da tabela ou acessando o menu Tabela, sub menu Editar Colunas, o formulário de Manutenção de Colunas será apresentado.

Também pode ser pressionado o botão direito do mouse sobre o registro da tabela e em seguida, escolhido o menu Editar Colunas no menu flutuante que será apresentado.

Criando o primeiro campo, a partir do botão de inclusão de campo:

Coluna: DESCDOCUMENTO;

  • Descrição completa: Descrição do documento;

  • Descrição reduzida: Descrição;

  • Dica p/ o usuário: Informe a descrição detalhada do documento;

  • Tipo da Coluna: Texto

  • Nome da Guia: Personalizada;

  • Tamanho Máximo: 350;

Salvando os novos campos

Salve o campo no botão:

 

Resultado esperado:

Repetir o processo para os campos abaixo:

Coluna: DOCUMENTO;

  • Descrição completa: Documento a ser gravado;

  • Descrição reduzida: Documento;

  • Dica p/ o usuário: Anexe o documento a ser gravado;

  • Tipo da Coluna: Arquivos (BLOB);

  • Nome da Guia: Personalizada; 

Coluna: DTADOCUMENTO;

  • Descrição completa: Data do documento;

  • Descrição reduzida: Data;

  • Dica p/ o usuário: Informe a data do documento;

  • Tipo da Coluna: Data;

  • Nome da Guia: Personalizada; 

Coluna: VERDOCUMENTO;

  • Descrição completa: Versão do documento;

  • Descrição reduzida: Versão;

  • Dica p/ o usuário: Informe a versão do documento;

  • Tipo da Coluna: Texto;

  • Nome da Guia: Personalizada;

  • Tamanho Máximo: 10 caracteres; 

A opção “Nome a Guia” representa a guia onde a coluna será mostrada. Por padrão a guia padrão é a “Personalizada”. Porém, o usuário pode criar suas próprias guias e separar as colunas de acordo com o contexto do dado a ser incluído, fazendo uma separação mais eficaz e mais intuitiva para o usuário.

Esta personalização das guias pode ser feita por meio do botão “Editar Guias” na barra de botões do formulário, indicado na imagem a seguir:

Este botão dará acesso ao formulário “Guias Personalizadas”, representado abaixo:

O nome da guia pode ser alterado de acordo com a necessidade, com um duplo clique do mouse para habilitar a edição do campo descrição. O símbolo “&” no nome serve para criar um atalho juntamente com tecla ALT. Assim, a letra que tiver o “&” a sua frente, será mostrada sublinhada e, juntamente com a tecla ALT, será o link de acesso a guia. No exemplo abaixo, a descrição ficou como “&Documento”. Assim, o usuário verá a guia com o nome “Documento”. Pressionando a combinação das teclas “ALT+D”, a guia Documentos será acessada de forma rápida:

Para adicionar mais guias, basta pressionar a tecla INS (Insert). Informar a descrição da nova guia e pressionar a tecla Enter.

Aqui este exemplo, será criada a guia “&Anexos”, ficando as opções da seguinte maneira:

As setas, destacadas em vermelho, servem para alterar a ordem das guias a serem mostradas ao usuário.

A coluna “DOCUMENTO” teve o seu “Nome da Guia” alterado para fazer parte da guia “Anexos”.

No software Gerenciador de Sistemas, é possível ver como ficará o formulário personalizado “Documentos Digitais”:

É importante lembrar que no exemplo das colunas inseridas acima, a guia em uso é a Personalizada. Para alterar, basta editar o campo e mudar em “Nome da Guia”, escolhendo a guia onde a coluna (campo) será mostrada.

Fechar formulário de manutenção de colunas e retornar para o formulário principal do Person. A tabela U_DOCUMENTO estará destacada em vermelho: 

Criando um campo relacionado a outra tabela

A criação de campos (colunas) relacionadas a outras tabelas é possível. No exemplo abaixo, criaremos um campo relacionado ao campo Razão Social, da tabela FILIAL. Assim, sempre que um documento for cadastrado, o mesmo poderá ser atribuído a um estabelecimento, relacionado na tabela FILIAL.

Pressionando o botão Criar Relacionamento ou acionando o atalho “SHIFT + INS” é possível adicionar um novo campo relacionado a outra tabela.

O formulário “Incluir Coluna Relacional” será mostrado, solicitando que a tabela a ser relacionada seja escolhida: 

Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a coluna Descrição para selecioná-la e digitar a palavra “estabelecimentos”. A descrição será filtrada para que a tabela FILIAL seja mostrada, como se segue:

Clicar no botão Avançar. Na próxima página será escolhia a chave primária da tabela FILIAL, a qual será usada para a pesquisa da “Razão Social” desejada. Aqui, usaremos uma razão social fictícia, a nível didático.

Avançando para a próxima página, será possível filtrar a coluna Descrição, para que seja mostrada a coluna Razão Social cuja nome físico é “RAZAOSOC”.

Pressionando o botão “Avançar”, será mostrado o formulário abaixo para finalização da operação, onde serão mostrados os dados para confirmação:

  • Tabela Relacionada: FILIAL;

  • Índice Primário: FILIAL01;

  • Chave de Pesquisa: ESTAB;

  • Expressão de Retorno: RAZAOSOC;

Observação: O campo de marcação da opção “Relacionamento Obrigatório” deve ser marcado caso seja obrigatório escolher um valor para o campo relacionado. Caso contrário, ele poderá ficar em branco.

Com as informações conferidas, pressionar o botão “Confirmar Relacionamento”.

Fechar o formulário de Manutenção de Colunas (Campos).

Aplicando os novos campos

Neste ponto, se faz necessário repetir a ação para aplicar os campos. Clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela U_DOCUMENTO e escolher a opção Aplicar Campos no menu suspenso que será exibido: 

Aplicar as alterações dos campos, clicando no botão Aplicar: 

É necessário confirmar que ninguém está acessando a tabela no momento de aplicar os campos, conforme informado no formulário Estruturar Tabela: Tabela para gravação de documentos (U_DOCUMENTO).

Após a confirmação, clique no botão fechar.

Os dados da tabela U_DOCUMENTO mudarão para cor verde e a coluna Colunas de Usuário indicará o total de 4 colunas.