- Instalação do service de Licenciamento

Tendo em vista momentos em que o cliente pode estar com seu acesso a internet comprometido ou ainda off-line, este serviço permite que o cliente fique até 2 dias sem acessar a internet para consultar seus dados de licenciamento. Este serviço tem a função de obter os dados de licenciamento do portal da Viasoft (https://licenciamento.viasoft.com.br).

Ele também é responsável por enviar dados estatísticos do licenciamento do cliente Viasoft, por responder a solicitações e fornecer dados do licenciamento ao servidor de aplicações.

Abaixo encontram-se alguns passos para instalar o serviço de licenciamento:

  1. Faça download do Viasoft_Licensing_LicensingServer_VS_X.X.XX.exe e execute-o. O instalador solicitará que seja informado o diretório para instalação, sugere-se que seja o mesmo onde estão instalados os módulos Viasoft. (Na rede interna Viasoft em “L:\Suporte\Instala\Instalador\Instaladores\Tecnologia\Licenciamento”).

  2. O instalador criará a pasta \Viasoft\Server\Licenciamento no diretório informado. E fará a instalação do serviço de licenciamento por meio do PowerShell.

  3. Após feita a instalação, verifique se o serviço esta ativo.

    1. Acesse o Iniciar → Executar

    2. Digite services.msc e a seguinte tela será aberta.

    3. Localize o serviço com o nome ViasoftLicenceServer e verifique seu status, que deve ser “Em Execução. Verifique, também, o Tipo de Inicialização configurada, que deve estar marcada como “Automático”. Caso estas informações estejam diferentes, deve-se acessar as propriedades do serviço e alterá-las para que as mesmas fiquem neste formato.

  4. Após a instalação do serviço, é necessário configurá-lo para que o licenciamento possa ser utilizado de forma correta, ajustando o arquivo de configurações do serviço de licenciamento:

    1. Acesse o diretório em que o serviço foi instalado \Viasoft\Server\Licencimento, e localize o arquivo com o nome LicenseServerSettings.json e, com um editor de texto, abra este arquivo que está no formato JSON, como exibido abaixo:

       

      { "HttpPort": "1503", "UrlGateway": "https://gateway.viasoft.com.br", "TenantLegacyDatabaseMapping": [ { "TenantId": "50c7383c-cd94-4355-924a-7119a7d0ae9c", "LicensedDatabases": ["VSDB", "VSDB_XXXZZZ"] }, { "TenantId": "88W7383c-cd64-4355-924a-7119a7d0ae9c", "LicensedDatabases": ["VSDBABC"] } ], "UrlConsul": "https://gateway.viasoft.com.br", "Cors": "https://gateway.viasoft.com.br" }
    2. Os seguintes parâmetros devem ser configurados:

      1. HttpPort - Porta a qual o serviço local de Licenciamento vai responder as requisições HTTP para o servidor de aplicações. Atenção: em atendimentos foi observado que um dos problemas do uso do serviço é a porta já estar em uso, o padrão da porta é o 1503, porém caso ela esteja em uso por outro aplicativo/serviço na máquina outra porta disponível pode ser utilizada.

      2. UrlGateway - este campo indica a url do portal de licenciamento da Viasoft, na qual o serviço fará a comunicação com a Viasoft.

      3. TenantLegacyDatabaseMapping - Esta chave contém todos os licenciamentos aos quais o cliente possui, podendo ele ter mais de um licenciamento.

      4. TenantId - chave de licenciamento gerado pela Viasoft, individual por Cliente.

      5. LicensedDatabases - nome da conexão que foi configurada no servidor da Viasoft, que tem direito a utilizar o TenantId, acima informado. Essa informação não é obrigatória, só auxilia nos testes de funcionamento do serviço.

      6. UrlConsul - Informação fixa e obrigatória que precisa deixar como informada, é utilizada não auto atualização do serviço.

      7. Cors - Informação fixa e obrigatória que precisa deixar como informada.

    3. Sempre que alterar este arquivo, deve-se reiniciar o serviço de licenciamento, isso pode ser feito através do services.msc.

Seguindo estes passos sem que sejam apresentados erros, os sistemas podem ser inicializados.