- Configuração do licenciamento no servidor de aplicações (Todas as versões)

Para que os sistemas passem a utilizar este novo modelo de licenciamento, devemos configurar o servidor de aplicação, para que o mesmo comunique-se com o serviço de licenciamento local e libere os sistemas/módulos para uso.

A configuração encontra-se nos servidores de aplicação, no menu Configurações → Licenciamento:

 

Ao acessar este menu a tela abaixo será exibida:

 

 

As informações devem ser configuradas com a máxima atenção, pois informações incorretas podem levar ao não funcionamento do licenciamento, assim não permitindo o acesso ao sistema.

Abaixo serão descritas cada uma das opções contidas nesta tela:

  1. Conexão - Como um servidor pode conter mais de um banco configurado e cada banco pode ter um licenciamento diferente, devemos selecionar a conexão na qual o banco será aplicada a licença fornecida pela Viasoft. Uma mesma licença pode ser configurada em mais de um banco. Após informar a conexão o sistema abrirá uma tela para informar usuário e senha, esse deve ser um Supervisor de sistema, ou seja, um usuário com poderes de administrador.

  2. CNPJ de registro - Campo para informar o CNPJ/CPF de registro da empresa na Viasoft. No licenciamento antigo era o CNPJ informado no menu Reset. O Licenciamento valida se esse CNPJ está associado aos CNPJ habilitados.

  3. TenantId - Esta campo deve ser preenchido com o TenantId fornecido pela Viasoft, ele consiste em uma string como esta: 2c3926d4-62a3-433c-9dfb-e0d55a7b4d6c, que identifica a licença do cliente, da mesma forma que a série identificava no modelo anterior.

  4. URL Servidor - Neste local devemos informar a URL do servidor de licenciamento. Normalmente ele será localizado na mesma máquina do servidor de aplicação, ou em qualquer outro servidor que acessível pelo servidor de aplicação.

  5. Porta - Esta porta por padrão é a 1503, porém a mesma pode ser alterada em caso de necessidade. Importante que a porta 1503 (ou outra configurada) seja liberada no firewall.

  6. Botões

    1. Padrão - Define os campo URL e Porta para o seu valor padrão.

    2. Testar Servidor de Licenças - Este efetua um teste de comunicação, com o servidor de licenciamento acima configurado.

    3. Gravar - Grava as alterações do licenciamento.

    4. Fechar - Fecha a janela, sem salvar as alterações nela feitas.