Pesagem de Ração

Descrição

As fábricas de rações têm como objetivo garantir um alimento seguro (segurança alimentar) e nutricionalmente equilibrado. O processo deve ser voltado para atingir um produto de qualidade dentro da meta produtiva e buscar o melhor custo-benefício possível.

Hoje, a tecnologia está cada vez mais integrada aos processos produtivos; e nas fábricas de ração essa realidade não é diferente. Muitos fatores são responsáveis por essa mudança na forma de produzir. A incorporação destas tecnologias e inovações, além das instalações modernas e automatizadas da indústria de Nutrição Animal permitem oferecer aos clientes produções diversificadas, imediatas e customizadas.

Neste documento serão abordados todos os processos realizados para o planejamento da produção de ração e suas regras, para assim orientar cada pessoa que venha a necessitar utilizar essa rotina.


Índice


Passo a passo

Pesagem (Agro3c » Produção » Ração » Pesagem de rações)

Atualmente em agroindústrias que fabricam ração animal, em sua maioria é feito a venda através de pedidos ou notas, contudo em seu carregamento é usado caminhões do tipo silo ração, onde contém diversos compartimentos chamados de caixas, que os Silos suspensos descarregam através de um robô de carregamento.

Abaixo segue um modelo de como é carregado as rações:

Vejam que o robô abaixo do Silos carrega a ração e se movimenta até a caixa do caminhão que deseja carregar, contudo, quando o usuário pelo sistema que controla esse robô manda descarregar, por exemplo 2.000 kg, o mesmo descarrega menos, devido ao fechamento do silo que está descarregando.

Esse robô é controlado pelos sistemas Sigafran, onde o usuário informa a placa, produtor e os itens que vai em cada caixa, depois o usuário gera um relatório com esses dados e informa no sistema para posterior faturamento.

Abaixo segue a imagem da tela que é feito a expedição do Sigafran:

Até agora vimos todo o controle de rações, onde se inicia no agendamento, passando pelo planejamento da produção e da carga, agora vem a etapa da pesagem.

Tela Cargas

Nesta tela apresenta todas as cargas geradas a partir da rotina de planejamento das cargas, estas listam em verde se já foram pesadas em preto se estão pendentes para pesagem e em vermelho se estão pendentes para autorização.

Filtros:

Data Plan. Carga: Data da criação do planejamento da carga;

Data de entrega: Data de entrega informada no planejamento da carga;

Configuração: Será informado a configuração de produção;

Pessoa: Poderá filtrar por uma das pessoas que estiverem na carga;

Cód. Plan. Carga: Poderá filtrar pelo código do planejamento da carga;

Placa: Poderá filtrar pelas placas dos veículos usados na rotina de planejamento da carga;

Grid Planejamento de Carga:

Marcar: Nessa coluna o usuário selecionará a carga que deseja carregar, só poderá carregar uma carga por vez, não permitindo selecionar mais que uma carga.

Cód. Pl. Carga: Nessa coluna mostrará o código do planejamento da carga;

Dt. Plan. Carga: Nessa coluna mostrará a data de inclusão do planejamento da carga;

Placa: Mostrará a placa do veículo vinculada a carga, caso houver mais de um veículo, separar por vírgula dentro da mesma coluna;

Caixas: Mostrará a quantidade total de caixas que o veículo contém;

Veículo: Mostrará a descrição do veículo da placa mostrada;

Dt. Entrega: Mostrará a data de entrega do veículo.

Após selecionar a carga que deseja carregar o usuário deverá clicar em próximo.

Tela de pesagens

Após selecionar o registro na guia Cargas, esse registro será carregado para os grids da tela de pesagem, abaixo segue a relação das colunas dos grids da guia pesagens.

Cód. Pl. Carga: Nessa coluna mostrará o código do planejamento da carga;

Dt. Plan. Carga: Nessa coluna mostrará a data de inclusão do planejamento da carga;

Placa: Mostrará a placa do veículo vinculada a carga, caso houver mais de um veículo, separar por vírgula dentro da mesma coluna;

Veículo: Mostrará a descrição do veículo da placa mostrada;

Tara: Neste campo é informado o peso do veículo vazio

Peso Bruto: Neste campo é informado o peso do veículo com o produto;

Dt. Entrega: Mostrará a data de entrega do veículo.

No grid abaixo, será um mestre detalhe do grid anterior, abaixo segue a relação de cada coluna:

Cód. Cliente: Trará o código dos clientes que estão vinculados a carga;

Nome: Trará o nome dos clientes;

Bairro: Bairro da pessoa do documento;

Item: Trará o código dos itens;

Descrição: Trará o nome dos itens;

Quantidade: Trará a quantidade vinculada à caixa através da rotina Planejamento da carga;

Caixa: Trará a caixa que consta o item do cliente;

Unidade: Trará a unidade de medida do item;

Embalagem: Trará o número do documento de origem, seja pedido ou nota;

Peso: Trará o tipo do documento (Pedido ou Nota);

Lotes: Caso o campo que está localizado em Agro3C » Configurações » Configurações » Agro » Aba Produção » Campo Controla Lotes na Ração, com qualquer opção com a descrição MANUAL, o sistema apresenta um campo para que seja selecionados os lotes a serem baixados. Se estiver parametrizado com qualquer informação automática, o sistema selecionará os lotes de acordo com a menor data de lançamento do mesmo e baixará automaticamente.

Tela de pesagem com a opção de lote a serem baixados manualmente.

GRID de pesagem

Peso Tara: Nesse campo o usuário captura o peso Tara dos caminhões;

Peso Bruto: Nesse campo o usuário captura o Peso total do caminhão;

Esses dois campos têm integração com as balanças rodoviárias, da mesma forma que tem na rotina de leitura de peso.

Peso líquido: O peso líquido será a soma do peso bruto, menos o peso da tara;

Peso das Caixas: O peso das caixas será a soma dos pesos de cada caixa do grid abaixo;

Processo da pesagem

No sistema há dois processos, um deles é a pesagem com o robô destacado na imagem que consta na descrição da rotina, e a outra será a pesagem manual, da qual o usuário pesará a tara e depois irá pesando as caixas na própria balança rodoviária.

Exemplo:

Pesagem da tara: 8.000 kg

Pesou a caixa 1, capturou o peso total do caminhão novamente e deu 10.000 kg.

Nesse caso, o peso da caixa 1 será de 2.000 kg

Na pesagem da segunda caixa, o caminhão totalizou 14.500 kg

Então o peso da caixa 2 será de 2.500 kg (Total – tara – caixas já carregadas)

E assim sucessivamente para as demais caixas.

A pesagem da tara e do Bruto não será obrigatória, apenas as pesagens das caixas que serão importadas do sistema Sigafran ou capturadas conforme descrito no processo acima.

A pesagem da tara e do bruto serão usadas para os carregamentos de ração ensacados, o carregamento de caminhão graneleiro será gerado as notas com os pesos das caixas.

Para a pesagem manual, a mesma será habilitada somente quando não houver integração com o robô, sendo assim há nas configurações do usuário na guia chamada Ração dentro da guia adicional.

O campo Realiza integração com robô?, caso esteja desmarcado, fará a pesagem manual, caso contrário fará a importação dos pesos do Sigafran. Caso esteja desmarcado este campo, ao salvar a pesagem, o sistema obriga que contenha o peso líquido (Bruto menos a tara).

Importar Pesos

Este campo é utilizado para importar os pesos da integração com o SigaFran, para realizar esta integração deve ser parametrizado nas configurações do usuário e no módulo Viasoft3C.

Alterar Pesos

Quando houver a necessidade de alterar os pesos já informados na pesagem, então o usuário poderá clicar no Botão Alterar Pesos, onde ele informará os novos pesos a serem

considerados, caso o mesmo tenha permissão para realizar esta operação então o mesmo deve autorizar e seguir o processo, caso contrário deve-se enviar a autorização para um usuário com esta liberação. Esta liberação está presente no cadastro de usuário na aba Adicional sub aba ração campo chamado Autoriza pesagem Manual.

Embalagem

Neste botão chamado embalagem pode ser selecionado o tipo de embalagens dos itens classificados como ensacados, estas estão informadas no cadastro do item.

Finalização

Ao capturar os pesos, o sistema grava essa pesagem para ficar disponível para faturamento, lembrando que o faturamento é por cliente, nesse caso o sistema agrupa as caixas do mesmo cliente para ser faturado. Ao clicar em salvar a pesagem o sistema já sugere que seja aberta a tela de faturamento.


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

727

4.0.2105.1001

 

1.0

Autor: Kamilla dos Santos

727

4.0.2105.1001

 

1.1

Revisor: Edmar Guerro