Recolhas e Carregamento de Lotes

Descrição

Entre os manejos realizados na granja de suínos, é importante destacar o embarque e desembarque dos animais para os lotes ou abate. Quando o manejo do transporte de animais não é bem planejado, o produtor rural pode ter sérias perdas com o aumento da mortalidade dos animais. Sendo assim, é indispensável manter o bem-estar animal em todas as fases de criação. 

Em síntese, o bom manejo de transporte de suínos requer:

Planejamento adequado e bem organizado do embarque;

Preparo dos documentos necessários para o transporte dos animais;

Programação do horário definido para o transporte;

Inspeção prévia dos suínos para avaliar suas condições de embarque;

Condução dos animais com calma e tranquilidade;

Planejamento do embarque para evitar o contrafluxo;

Disponibilização do número adequado de funcionários para a condução e o transporte dos suínos;

Garantia de acesso fácil à granja, bem como da boa logística para embarcar os animais com rapidez e eficiência;

Planejamento da chegada dos caminhões para evitar atrasos;

Garantia de que o veículo de transporte esteja em boas condições;

Garantia de que os suínos não passem por estresse térmico;

Garantia de que os animais não sofram maus tratos durante o manejo de transporte.

Neste documento será abordado as particularidades da programação de carregamento dos animais e recolha de lotes, estas rotinas são de suma importância no processo de alojamento e recolhimento dos animais. 


Índice


Passo a passo

Programação de Carregamento

A rotina de programação de carregamento tem por objetivo organizar a entrega e retirada dos animais nos lotes, ela é dividida entre crechário e terminação, onde o sistema possibilita que seja planejada a data e a quantidade de animais que serão alojados ou recolhidos dos lotes.

Programação Carregamento Crechário

Para realizar a programação de carregamento dos lotes crechário existe algumas especificidades sendo elas:

Data: Nas programações para lote tipo creche não é selecionado um intervalo de datas, pois esta programação é feita diariamente.

Ao marcar a opção crechário o sistema habilita o campo Lista de Fornecedores onde deverá ser informado o cadastro dos fornecedores para esta operação. Esta lista de fornecedores se referem a produtores de leitões, onde estes vendem os animais para a cooperativa para assim dar início aos lotes.

Após informar o código da lista o usuário deverá clicar no botão executar para que os GRID’s sejam alimentados.

GRID Carregamento de Leitões

Neste GRID são apresentados todos os fornecedores de animais incluídos na lista, ficam disponíveis as seguintes informações:

Código: Código da pessoa no sistema.

Nome Produtor: Nome do produtor.

Nome Cidade: Cidade vinculada ao cadastro do produtor no sistema.

Seq Endereço: Código do endereço do produtor no sistema.

Endereço: Descrição do endereço vinculado ao produtor no sistema.

Qtde Agendada: Atualmente neste processo, antes do carregamento é combinado através de um contato com o produtor a quantidade de animais que pode ser carregado, então o usuário alimenta esta coluna com a quantidade agendada.

Qtde Recolhida: Esta coluna é preenchida após ser feito a recolha dos animais, o sistema preenche automaticamente com a real quantidade recolhida.

Qtde Disp. p/ Alojar: Com base na capacidade de alojamento do produtor o sistema calcula esta coluna (Capacidade de alojamento - Qtde de animais alojados).

%: Esta coluna se trata da diferença em percentagem entre os animais agendados e o real recolhido.

GRID Lotes em Aberto

Neste GRID é apresentado todo lote com status ATIVO e do tipo Crechário, onde então poderá ser alocados os animais agendados na lista de fornecedores do GRID anteriormente citado. Neste GIRD são apresentadas as seguintes informações:

Código: Código da pessoa no sistema.

Nome Produtor: Nome do produtor.

Nº Lote: Número do lote tipo crechário vinculado a este produtor.

Descrição Lote: Nome dado ao lote em seu cadastro.

Qtde Disponível: Com base no que foi alojado no lote e na sua capacidade o sistema calcula a quantidade disponível para que seja alojado.

Seq Endereço: Código do endereço do produtor no sistema.

Endereço: Descrição do endereço vinculado ao produtor no sistema.

Tela de Quantidades

Após informar uma quantidade na coluna Qnde Agendada e arrastar a linha do GRID Carregamento de Leitões para o GRID de Lotes em Aberto o sistema apresentará uma tela de quantidades por sexo dos animais com os seguintes campos:


Machos: Neste campo deve ser informado a quantidade de machos presentes na carga.

Fêmeas: Neste campo deve ser informado a quantidade de fêmeas presentes na carga.

Mistos: Caso o usuario não tenha esta separação por sexo 

Data: Nas programações do tipo crechário este campo sempre será preenchido com a data atual.

Listar na Recolha: Neste campo pode ser definida se esta programação deve ou não listar na rotina de recolha de lotes, caso a mesma tenha que ser encerrada mas não excluída deve ser setado a opção NÃO.

Botão Detalhes Programação

Neste botão DETALHES é possível visualizar toda a programação realizada com suas quantidades e produtores, caso algum alojamento tenha sido feito de forma errada o usuário conseguirá excluir somente aquela programação por esta tela.

Após realizado este processo o sistema alimenta dentro do cadastro de lotes em CLagro » Cadastros » Lotes » Lotes de Animais » Aba 6 - Programação Entrega de Ração o GRID animais alojados, para que assim possa ser feita o envio das rações aos lotes de acordo com a quantidade de animais programados.

Programação Carregamento Terminação

Os processo para utilização da programação de carregamento para lotes do tipo terminação são semelhantes a do tipo crechário, apenas algumas informações são diferentes, seguem elas:

Data: O período de planejamento para o carregamento dos lotes tipo terminação varia de uma semana a 15 dias, isso ocorre por conta destes animais serem enviados aos frigoríficos, porém os frigoríficos não recebem todos os animais para abate no mesmo dia, existe um limite, então é possível realizar o cadastro em um intervalo de datas, podendo ser preenchido a data inicial e final do carregamento.

Lotes: Quando optado pela programação de terminação o sistema habilita o campo LOTE onde deve ser preenchido com os lotes do tipo crechário. 

GRID de Carregamento de animais: Ao marcar a opção terminação e informar os lotes no campo LOTE clicando no botão executar o sistema era apresentar no GRID todos os lotes do tipo crechário selecionado.

GRID Lotes em Aberto: Neste GRID será listado todos os lotes do tipo terminação ativos e com capacidade disponível para que sejam alojados os animais.

O restante do processo é exatamente igual ao já exemplificado no item 3.1.3 e 3.1.4.

Recolha dos animais

A rotina de recolha dos animais tem por objetivo registrar as informações de entrega e retirada dos suínos nos lotes, sempre que programado um carregamento existem vários pontos que devem ser descritos, para na sequência registrar faturamento, bonificação de produtores, boletins sanitários entre outros processos.

Toda tela é baseada nas informações definidas no cadastro de tipo de movimento citado no documento CL-CFG-001, os campos apresentados são definidos no momento do preenchimento do tipo de movimento a ser utilizado.

Ao informar o produtor o campo lote é preenchido automaticamente com o lote mais antigo registrado para esta pessoa, podendo ser alterado caso necessário. A seguir será detalhado cada campo apresentado na tela.

Principal

São lançadas informações referentes ao lote a ser recolhido.

Prog. Carregamento: Neste botão irão listar todas as programações de carregamento realizada para o lote informado, ao selecionar uma ou mais sendo todas para o mesmo destino, o sistemas preencherá automáticos campos quantidades, lote destino e produtor destino e data.

Nota Transferência: Neste botão irá listar as notas de transferências realizada para o lote informado, selecionando esta nota o sistema preencherá as informações de quantidades e peso dos animais, para posteriormente realizar o faturamento.

Detalhes

São lançadas informações referentes ao animais que serão recolhidos e seu destino.

Data Recolha: Data em que foi gerada a programação do carregamento para o lote informado.

Nº Romaneio: Lotes que são enviados a frigorífico por legislação devem conter um romaneio registrado o peso exato da carga.

Destino: Pessoa do sistema a qual serão enviados os animais sendo um produtor ou um frigorífico.

N° Lote Destino: Caso os animais sejam enviados para um novo lote, este deve ser informado.

Endereço: Endereço vinculado a pessoa informada.

Tipo Suíno: Esta informação é preenchida de acordo com o definido do tipo de movimento, se refere ao item do tipo suíno no sistema.

Tipo Suíno 2: Caso haja suínos diferentes na mesma carga poderá ser definido o item a qual este suíno se refere.

Sexo: Apresenta o cadastro vinculado ao lote

Quantidade Fêmeas/Machos: Será informado ou preenchido de acordo com a programação de carregamento.

Valor Fêmeas/Machos: Os valores são diferentes para machos e fêmeas, por tanto informa-se o valor das fêmeas e os machos separados.

Quantidade Cabeças: É a soma dos machos e fêmeas, porém pode ser informado manualmente caso não tenha distinção entre machos e fêmeas.

Peso Bruto: Peso total da carga dos animais.

Mortos Transporte: Informar os animais que foram mortos durante o transporte.

Peso Morto em Transporte: é calculado de acordo com o peso bruto/quantidade de animais = peso médio, o peso dos mortos é o peso médio*mortos transporte.

Quantidade suíno Tipo 2: Caso haja outro tipo de suíno na carga deve ser informado a quantidade neste campo.

Peso Suíno Tipo 2: Peso total dos suínos tipo 2

Peso Carcaça: Este campo é calculado através da percentagem informada na configuração do CLagro no campo Percentagem Carcaça, comumente 74,5%.

Descontos: Informa-se o desconto dos animais do lote

Mortos Abate: Caso haja itens de suínos mortos na aba MORTOS do cadastro de tipo de movimento, o sistema apresentará na tela ao clicar neste botão as linhas dos itens o qual poderá ser informado a quantidade/peso e assim calcular o valor total dos animais mortos.

O sistema irá validar se esta informação está de acordo com o que foi lançado manualmente na aba 9 - Abate, caso sejam lançados animais a mais do que o informado nesta aba será alertado o usuário. Lembrando que esta informação é fornecida pelos frigoríficos.

Bonificação

São apresentados os dados da bonificação do produtor gerada para este lote.

Quantidade Bonif.: Apresenta dados da quantidade de cabeças bonificadas.

Peso Bonif: Peso calculado na rotina de bonificação ao produtor, em cima deste é calculado o valor da bonificação.

Peso Carc. Bonif: Com base no peso bruto é calculado o peso de carcaça dos animais.

Valor Bonif: Apresenta o valor calculado na rotina de bonificação.

Frete

São lançadas todas as informações de custo de frete ou de descontos a serem aplicados na nota de frete.

Freteiro: Informar a pessoa/empresa a qual realizou o frete.

Veículo: Informar o veículo o qual transportou os animais, caso o veículo seja do tipo PRÓPRIO o sistema não agregará o valor do frete ao lote, porém se o veículo for do tipo TERCEIRO o sistema irá agregar o valor do frete nos custos no lote.

Valor Frete: Este campo é calculado de acordo com o valor configurado no cadastro do tipo de movimento e o tipo de cobrança (Peso ou Cabeças), então o sistema irá multiplicar este valor pelo peso dos animais da recolha ou pelas cabeças transportadas.

Nº GTA (Guia de Transporte Animal): A GTA é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito interdistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros).

Nota Produtor: Informar o número da nota de produtor que acompanha a carga;

Série NF Produtor: Informar o número da serie da nota de produtor que acompanha a carga;

Chave de acesso NF prod: Informar a chave de acesso da nota do produtor que acompanha a carga.

Aplica Desconto: Caso haja algum tipo de desconto no frete deve ser informado SIM neste campo, isso fará com que reduza o valor do frete informado.

Valor Desconto: Informar o valor a ser descontado.

Total Geral Recolhas

São apresentadas as somas de todas as recolhas lançadas para este lote.


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

727

4.0.2105.1001

 

1.0

Autor: Kamilla dos Santos

727

4.0.2105.1001

 

1.1

Revisor: Edmar Guerro