Parametrizações Gerais

Descrição

O módulo CLagro foi desenvolvido para atender principalmente cooperativas e produtores associados os quais atuam no ramo de produção de animais principalmente granjas de suinocultura, nele é possível realizar todo o controle de resultados da produção dos suínos.

A suinocultura é uma das atividades a qual vem ganhando destaque cada dia mais. Tem mostrado grande evolução no uso das tecnologias, na produtividade e no número de animais.

A produção de suínos é dividida em ciclos e há produtores responsáveis por cada ciclo de vida dos animais. Esta divisão confere um melhor manejo e resultados, dando maior visibilidade sobre especificações de cada lote.

Neste documento será abordado todos os cadastros iniciais para utilização do módulo para que assim possam ser controlados todos os processos de produção de animais.

Este documento contempla as parametrizações das configurações gerais para adequar o módulo CLagro e assim utilizar suas rotinas.


Índice


Passo a passo

Configurações Gerais

Existem alguns cadastros que devem ser realizados para que o sistema possa realizar as operações necessárias e assim apresentar os resultados esperados. Seguem eles:

Parcerias

Neste cadastro serão parametrizadas todas as informações dos produtores associados a empresa, além de fornecedores de animais, e os imóveis (Granjas) a qual possuem:

Lista de Fornecedores

Nesta tela é possível vincular as pessoas responsáveis pelo fornecimento de animais, este é relevante para empresas as quais compram leitões de outros produtores, será necessário no momento do alojamento dos animais em seus lotes.

Os campos disponíveis na tela são os seguinte:

Código: Se trata de um sequencial gerado automaticamente pelo sistema para que diferencie cada lista cadastrada.

Descrição: Pode ser nomeada a lista criada de acordo com necessidade de identificação do usuário.

Observações: Neste quadro será possível adicionar características específicas destes fornecedores.

Fornecedores: Neste Grid é possível vincular as pessoas cadastradas no sistema as quais são fornecedores de animais, ou seja, os produtores de leitões.

Identificação de Imóveis

Neste cadastro é possível descrever o tipos de imóveis a serem vinculados às parcerias, por exemplo se o produtor possui uma granja de suínos ou possui um crechário de suínos etc. As parametrizações são simples apenas informando uma descrição do tipo de imóvel.


Situação da Parceria/Imóvel

Nesta tela é possível descrever as situações de cada parceria e imóvel, se os mesmos se encontram ativos, encerrados, cancelados, bloqueados, ou até mesmo com licença de trabalho restrita, se trata de um cadastro simples apenas com a descrição da situação.


Parcerias/Imóvel

O cadastro de parceria irá especificar as singularidades de cada granja para que durante os processos dos lotes o sistema possa levar em consideração a informação de cada produtor.

Aba Principal


Os campos dispostos nesta aba são os seguintes:

Pessoa: Neste campo é necessário buscar o cadastro de pessoa a qual se define o produtor vinculado a esta parceria

Código: Se trata de um sequencial gerado automaticamente pelo sistema para que diferencie cada parceria cadastrada.

Descrição: Pode ser nomeada a parceria criada de acordo com necessidade de identificação do usuário.

Endereço: O sistema preencherá o campo endereço automaticamente com o endereço principal da pessoa informada, caso necessário o usuário poderá alterar esta informação.

Identificação do Imóvel: Neste campo será informado o cadastro descrito no item 3.2.

Situação: Neste campo será informado o cadastro descrito no item 3.3.

Responsável Técnico: Existe um médico veterinário ou um zootecnista responsável pela parceria ou cada granja de animais, esta informação pode ser vinculada em cada cadastro, buscando pelas pessoas do sistema. 

Para cada tipo de lote existe uma capacidade de animais, lotes com animais menores tem a capacidade de alojar um número maior de animais por isso pode ser definido a quantidade para cada especificidade. 

Capacidade de Receita: Nesse campos é possível informar a capacidade de animais o qual esta parceria possui.

Capacidade UPL (Unidade Produtora de Leitão): Este campo se refere a capacidade de leitões a qual a granja possui.

Quantidade de Engorda: Pode ser definido a capacidade de animais com finalidade de engorda.

Observações: Pode ser cadastradas observações a ser definidas no cadastro da parceria.

Capacidade de Alojamento: Caso não seja definido qual tipo de produção esta capacidade pertença, poderá ser definida uma capacidade geral de alojamento.

Número do cadastro da defesa: Esta parceria deve ser avaliada pela defesa sanitária assim receberam um número de liberação e verificação da mesma.

Aba Mossa

Nesta aba será vinculado o cadastro de mossas que será descrito adiante no item 7.12.

Aba Silos

Nesta aba deve ser vinculado o cadastro o qual será descrito adiante no item 6.3.

Tabelas

No cadastro de tabelas será possível realizar a parametrização de algumas informações específicas de vários tipos de tabelas.

Conjunto de Tabelas de Preço

Este é um cadastro simples o qual vincula o tipo de tabela de preço a ser utilizada no decorrer dos processos principalmente no processo de pesagem dos animais. Os campos são simples apenas um código sequencial e uma descrição que o usuário irá definir.

Tabela de Preço

É possível definir uma tabela de preço exclusiva para o módulo CLagro, esta tabela de preço será utilizada no momento da pesagem dos animais definindo para cada faixa de peso seu valor.

Pessoas x Item x Preço

Neste cadastro deve ser vinculado às pessoas e os item e seu respectivo preço utilizando as tabelas de preço cadastradas no módulo, o cadastro possui os seguintes campos.

Conjunto de Tabelas de Preços: Neste campo deve ser vinculado o cadastro citado anteriormente no item 4.1.

Pessoa: Deve ser vinculado a pessoa pertencente ao cadastro criado.

Descrição: Aqui é possível definir uma descrição qualquer para identificação do cadastro, a cargo do usuário.

Item: Vincular o item movimentado nos lotes de animais.

Quantidade Inicial/Quantidade Final: Utilizado para calcular o peso total dos suínos no momento da pesagem dos animais.

Empresa: Vincular o estabelecimento o qual movimenta o item

Tabela de Preço: Informar a tabela de preço cadastrada no sistema citada anteriormente 4.2.

Tabela de Índice de Compra

Esta tabela de índice irá ser vinculada ao cadastro de pessoas e será levado em consideração o tamanho dos animais no momento da geração da nota fiscal de compra dos mesmos, de acordo com o peso médio dos animais será pago um valor padrão, estes índices são definidos pelos cooperados ou os negociantes dos animais. Os campos dispostos na tela são:

Código: Código sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição: Descrição definida pelo usuário para identificação da tabela de índice gerada.

Índice Excedente: Cada peso cadastrado possui um índice, o qual há um limite, caso o peso médio dos animais ultrapasse o índice excedente será pago um valor diferente pelos animais.

Valor Padrão: O valor padrão será informado caso a compra não seja controlada por índice ai então há um valor qual preencherá o valor do Kg do leitão em todos os índices. Este pode ser replicado para os índices do GRID.

Grid de Índices: Neste Grid é possível informar os índices e vincular a ele o peso referente e o valor pago para animais com esta média de peso.

Esta tabela irá funcionar da seguinte maneira, ao realizar a compra dos animais dos fornecedores será informado a quantidade de animais na carga, e o peso total da carga, assim dividindo o peso pela quantidade de animais teremos um peso médio dos mesmo, a partir desta informação o sistema percorre a tabela vinculada no cadastro do fornecedor encontrando o peso exatamente igual a média de peso dos animais e assim encontrar o índice e o valor a ser pago por eles.

Ração

Os cadastros parametrizados neste menu são utilizados na distribuição e entrega de ração aos animais em cada lote.

Consumo de Ração

Cadastro de tabela de previsão de consumo de ração, neste será possível definir o qual tipo de lote será utilizado esta tabela, para cada um terá uma distribuição diferente de ração, onde será realizado pelo médico veterinário responsável especificações para cada idade dos animais. Nesta tela pode ser definido se as regras serão aplicadas em um lote do tipo terminação ou crechário, gerando um código sequencial da tabela e uma descrição definida pelo usuário.

Grid de regras

Nos Grids de regras serão definidas as regras de alimentação a serem seguidas nos tipos de lotes, para isso será preenchida as informações a seguir:

Idade: Nesta coluna o usuário irá informar a idade em meses ou dias que o animal será alimentado com esta quantidade de ração.

Dias Duração: Será informado a quantidade de dias em que será oferecido este volume de ração aos animais.

Kg Dia/Cabeça: Neste campo será informado a quantidade em Kg por cabeça de animais que será consumido por dia.

Qtde Tratos: Informado em quantas vezes serão oferecidas as quantidades informadas no campo anterior.

Cód Item: Código do item do tipo ração que será oferecido aos animais.

Descrição do item: Preenchido automaticamente ao informar o código do item.

Consumo Ideal: Esta coluna será informado qual o consumo ideal de ração na idade informada.

No Grid a direita o sistema carregará automaticamente todos os itens citados no grid anterior, somando as quantidade informadas e apresentando qual é a quantidade todas fornecida por dia para cada cabeça de animal.

Cód Item: Código do item do tipo ração que será oferecido aos animais.

Descrição do item: Preenchido automaticamente ao informar o código do item.

Kg Por Cabeça: Nesta coluna apresentará a soma das quantidades de cada item. 

Data x Produção

Este cadastro se faz necessário para definir os dias da semana em que os itens serão produzidos, este é utilizado quando a ração oferecida aos animais é produzida na empresa, será importante no momento de enviar as rações aos lotes, o sistema evitará que seja planejado a entrega de um item, nos dias em que estes não estão disponíveis para envio.

Para este cadastro será necessário preencher as seguintes informações:

Descrição: Descrição definida pelo usuário para identificação da tabela de índice gerada.

Cód Item: Código do item do tipo ração.

Descrição do item: Preenchido automaticamente ao informar o código do item.

Nos campos de dias da semana deverá ser marcado o checkbox a qual define o dia em que o item ração é produzido.


Cadastro de Silo

Para que não haja equívocos no momento de enviar uma quantidade de ração para um lote é necessário informar a capacidade dos silos, para isso é adicionado um cadastro de todos os tamanhos dos silos e este vinculado ao lote para controlar a quantidade de ração enviada.

Lotes

Neste menu será registrado todas as informações referentes aos lotes dos animais, ou vinculados a eles.

Tipos de Lançamento de Lotes

Este é um cadastro simples onde apenas descreve os tipos de lançamentos feitos em todos o processo de movimentação de lotes, como por exemplo lançamentos de vendas, compras, animais entregues, animais recebidos, devolução, medicamentos. Este será utilizado no momento do faturamento de cada movimentação.

Tipos de Movimentos

As informações contidas neste cadastro irão auxiliar no momento da realização da rotina de recolha dos animais, esta rotina controlará detalhes da movimentação de um lote a outro. Seguem informações a serem parametrizadas neste cadastro.

Aba Principal


Código: Código sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição: Descrição definida pelo usuário para identificação do cadastro.

Tipo de Cobrança: Como deverá ser cobrado o frete por Kg por cabeça ou por carga.

% Carcaça: Informar a percentagem dos animais que é definido como carcaça.

Valor do Frete: Valor cobrado pelos fretes dos animais de acordo com o campo Tipo de Cobrança.

Gerar CTI: Definir se no faturamento das animais as recolhas vinculadas a este tipo de movimento irão gerar CTI.

Configuração CTI (Conhecimento de Transporte Interno): Vincular a configuração de CTI a ser gerado.

No momento de realizar a recolha dos animais e informar o tipo de movimento a ser utilizado o sistema saberá que durante o faturamento desta deverá gerar um documento de CTI.

Tipo Suíno: Informado o item registrado no agro a qual é definido como suíno;

Tipo Suíno Herniado: No cadastro do item pode ser definido se este item é um suíno do tipo herniado e assim poderá ser informado neste campo.

Configuração de Transferência: A partir desta configuração informada o sistema irá sugerir as notas de transferências geradas para o lote no momento de realizar a recolha.

Pessoa da NF. de Transferência: Informar a pessoa do estabelecimento o qual foi transferido o item tipo suíno.

Obriga Carregamento na Recolha: Este campo define se no momento da geração da recolha deverá obrigatoriamente ter uma programação de carregamento vinculado a esta.

Carregar dados do Abate: Define se este tipo de movimento deverá conter dados de abate, como descontos ou outros fatores específicos.

Valor Bonificação por Cabeça: Informar o valor médio pago em bonificação ao produtor por cabeça de animais

Aba Mortos Abate

Este cadastro será necessário para calcular o valor dos animais mortos, isso acontece quando é realizada a carga e descarga dos animais onde durante a viagem alguns animais podem morrer nos caminhões por N motivos, estes animais são vendidos aos motoristas dos caminhões pois é de responsabilidade dele a sanidade da carga.

Para os animais mortos é criado um item, que no momento do faturamento é feito uma nota de venda dos mesmos. Então informa-se nesta tela o código do item classificado como animal morto e sua descrição é preenchida automaticamente, na coluna calcular pode ser definido se esta cobrança será feita por Kg de animais ou por cabeças, o valor dos animais será calculado no momento do faturamento.

Aba Ocultar Campos

A aba ocultar campos irá definir quais informações serão necessárias no momento de realizar as recolhas dos lotes, estas parametrizações são importante pois cada tipo de lote são definidos por informações específicas, por exemplo nos lotes de crechário, é realizado o movimento de compra, neste não é necessário ter as informações de abate ou desconto de animais mortos etc. Porém nos lotes do tipo terminação, é necessário estas informações.

É possível definir então se o campo deve ficar visível, editável, e se este campo é obrigatório ser informado na tela de recolhas.

Todo o campo adicionado na tela de recolha deve constar neste cadastro para que dê ao usuário a possibilidade de definir se este é ou não necessário.

Aba Produção Interna

No processo de produção de suínos os animais são enviados a um lote definidos como um tipo de animal, porém após a manutenção do lote os mesmos passam a ser definidos como animais diferentes dos enviados ao lotes, por exemplo:

Para o lote Crechário são enviados LEITÕES durante o período de alojamento os animais ganham peso e assim passam a ser um animal em terminação para ser enviado ao próximo lote, neste caso, o animal enviado que era do tipo leitão retornou como um animal descrechado, neste caso deve ser feita uma produção interna transferindo saldo do item LEITÕES para o item do tipo SUÍNO DESCRECHADO. Para isso deve ser criada uma configuração de produção interna. Neste cadastro deve ser informado os seguintes campos.

Entrada/Saída: Informar se a produção a ser gerada é do tipo entrada ou saída.

Natureza de Operação: Informar a natureza de operação do documento a ser gerado.

Setor: Informar o setor que movimenta o item.

Exportar para o Bloco K: Informar se esta produção deverá ser exportada para o bloco K, assim como acontece no Agro3C.

Tipo de Lote

Este cadastro define os possíveis tipos de lotes movimentados pela empresa, os tipos de lotes mais comuns são Crechário Leitoa, 4º Sítio, Crechário, Terminação e Mercado. Algumas informações são específicas por lote neste caso deve ser preenchido os seguintes campos.

Código: Código sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição: Descrição definida pelo usuário para identificação do cadastro.

Tipo Lote Bonificação: Para que seja gerada a bonificação de acordo com o tipo de lote deve ser informado que o cadastro gerado pertence exatamente ao mesmo.

Obriga Nº Romaneio: Alguns tipos de lote obrigam que tenha um romaneio de entrada ou saída, principalmente lotes enviados a frigoríficos.

% Bonificação: Algumas empresas definem a percentagem de bonificação paga ao produtor de acordo com cada tipo de lote.

Dias p/ Data de Pagto Bonificação: Neste campo pode ser definido quantos dias após a recolha será paga a bonificação ao produtor.

Tipo de Mortes dos Animais

Cadastro onde define os vários tipos de mortes que podem ocorrer durante a manutenção deles, este é importante nos processos de recolha e envio dos animais, também no cálculo da bonificação os produtores.

Código: Código sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição: Descrição definida pelo usuário para identificação do cadastro.

Tipo de Desconto: Todo o animal morto em lote é descontado da bonificação do produtor, este desconto é definido pelo tipo de morte dos animais em valor ou em percentual.

Aplicar Desconto: Este desconto pode ser aplicado em cima do peso dos animais ou do número de cabeças.

Valor/Percentual: Informar o valor a ser descontado ou o percentual a ser descontado.

Lançamentos Manuais

Este cadastro será necessário para registrar lançamentos nos lotes gerados quando estes não são gerados a partir de um documento faturado. Quando não há um faturamento ou qualquer documento que registre o lançamento no lote é possível incluir um cadastro de lançamentos manuais. Neste são necessárias as seguintes informações:

Código do Lote: Vincular o lote registrado a qual deseja adicionar o lançamento.

Tipo de Lançamento: Informar o cadastro do tipo de lançamento comentado no item 7.1.

Sequencia: Código sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

Empresa: Informar o estabelecimento o qual o lote está cadastrado.

Seq Nota: Caso haja uma nota fiscal com este lançamento porém a mesma não foi vinculada ao lote pode realizar o vínculo por este cadastro.

Item: Informar o item movimentado neste lançamento gerado.

Número de Cabeças: Caso o item seja do tipo suíno informar a quantidade de cabeças movimentadas.

Quantidade: Caso o item seja medicamento, ração ou qualquer outro tipo de item remetido ao lote deverá ser informado a quantidade do mesmo.

Valor Total: Valor total movimentado.

Incluído Manualmente: Este campo irá definir se este lançamento foi incluído manualmente.

Observações: Poderá ser adicionadas as informações pertinentes para este lançamento

Situação do Lote

Neste cadastro deve ser descrito os tipo de situações dos lotes como por exemplo, lotes cancelados, lotes encerrados, lotes ativos. Este será vinculado nos cadastros dos lotes para que seja controlado de acordo com cada situação.

Origem do Lote

O cadastro de origem do lote deverá conter as descrições como crechário, UPL, iniciadores, que darão ao lote a informação de sua origem.

Nutrição do Lote

Deverá ser descrito o tipo de nutrição fornecidas aos lotes, esta informação será necessário no momento da cadastro de cada tipo de lote.

Sexo do Lote

Deve ser criado um cadastro para cada gênero do lote machos, fêmeas, também podem existir lotes mistos por tanto esta opção também deve conter neste cadastro, será necessário na criação de cada lote de animais.

Medicamentos

Devem ser adicionados os medicamentos manipulados durante o alojamento dos animais para isso serão necessárias algumas informações, seguem elas:

Código: Código sequencial gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição: Descrição definida pelo usuário para identificação do cadastro.

Princípio Ativo: Nome do princípio ativo do medicamento.

Carência: Dias de carência a qual este medicamento possui, esta informação é necessária principalmente em animais os quais são vendidos para abate, onde deverá acompanhá-los um boletim sanitário.

Dias Retroativos: Utilizado para definir data de vacinas no boletim sanitário;

Tipo Medicamento: Este campo irá definir se este medicamento é uma vacina um hormônio vinculado a ração dos animais ou um medicamento qualquer.

Condenações Técnicas

Caso o lote ou carga por algum motivo sanitário for condenado deverá ser informado o tipo de condenações técnicas no cadastro do lote.

Mossas

Identificação de Matrizes e Reprodutores (mossa) nas orelhas, neste cadastro é feito o vínculo da identificação com a pessoa responsável pelo lote.

Veículos 

Este é o mesmo cadastro de veículos do módulo agro porém apresenta apenas as informações necessárias para utilização no módulo CLagro. No campo Valor na aba suínos, você pode definir o valor pago por frete dos animais, já no campo Tipo de Proprietário, poderá ser definido se o veículo é próprio ou de terceiros, esta informação é importante no momento de agregar aos custos do lote a valor pago pelo frete.

Custos

Para que seja realizados a distribuição e rateio dos custos gerais dos lotes deve ser cadastrado o tipo de custo por exemplo royalties entre outros.


Configurações CLagro

Para que o sistema consiga identificar as operações realizadas, deve ser feito um vínculo com cada processo, seguem as configurações necessárias:

Iniciadores - Configurações NF (Nota Fiscal): Os iniciadores são os produtores quem mantém as matrizes e produz leitões, onde são geradas notas de compras dos leitões, para isso no momento do faturamento o sistema necessita identificar quais as configurações de compra destes leitões.

No item 7.1 foi descrito o cadastro de tipos de lançamentos, estes tipo de lançamentos serão vinculadas as configurações de notas, e então quando efetuado qualquer documento que esteja vinculado a um tipo de lançamento o sistema irá agregar ao lote

Tipos de Lançamento Recebimento: Vincular o código dos lançamentos de recebimento dos animais, que se refere aos animais os quais o produtor recebe no lote.

Tipos de Lançamento Entrega: Os tipos de lançamentos de entrega se referem aos animais os quais os produtores entregam após a manutenção do lote.

Tipos de Lançamento Ração: Vincular o tipo de movimento referente a ração.

Tipos de Lançamento Medicamento: Vincular o tipo de movimento referente a medicamento.

Tipos de Lançamento Serviços: Vincular o tipo de movimento referente a serviços.

Tipos de Lançamento Acréscimos: Tipos lançamentos no lote para acréscimo.

Tipos de Lançamento Condenações: Vincular o código referente às condenações técnicas citadas no item 7.11.

% Peso Carcaça Animais Recebidos: Informar a percentagem de peso de carcaça no momento do recebimento dos animais pelo produtor.

% Peso Carcaça Animais Entrega: Informar a percentagem de peso de carcaça no momento da entrega dos animais pelo produtor.

Tipo Morte Justificada: Para que o sistema saiba quais tipos de lançamentos deve ser considerar nas mortes justificadas deve-se vincular o seu código a este campo.

Tipo Morte Transporte: O mesmo deve ser feito para as mortes em transporte.

Tipo Morte Refugo: E também para as mortes refugo.

Situação Encerramento do Lote: No momento do encerramento de um lote deve se vincular um código da situação, já citado no item 7.6, para que o sistema saiba que aquele código irá encerrar o lote deve-se vincula-lo neste campo.

Tipo Lançamento Frete: Vincular o código o qual se refere ao tipo de lançamento de frete.

Unidade P/ Cabeças: Informar qual unidade de medida se refere ao número de cabeças.

Situação Peso Pendente: Vincular a situação a qual define os pesos pendentes a serem levados em consideração durante a pesagem dos animais.

Situação Peso Faturado: Vincular a situação a qual se refere aos pesos dos animais a serem levados em consideração durante a pesagem dos animais.

Tipo de Lançamentos de Matrizes: Informar o tipo de lançamento da compra de matrizes.

Situação Ativa do Lote: No campo situação do lote deve-se vincular um código da situação, já citado no item 7.6, para que o sistema saiba que aquele código define o lote como ainda ativo.

Confi. Compra C/ Índice: Como citado no item 5.4 há um processo de compra com índice neste campo deve ser vinculado as configurações de nota de compra com índice para que o sistema saiba em qual delas deve validar esta informação.

Tipo Lançamento de Venda: A mesma coisa deve ser feito para as notas de vendas dos animais, o qual irá agregar valor ao lote.

Configuração de nota de Retorno: Informar as configurações de nota as quais são faturados os animais retornados a empresa.


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

727

4.0.2105.1001

 

1.0

Autor: Kamilla dos Santos

727

4.0.2105.1001

 

1.1

Revisor: Edmar Guerro