Geração e leitura de Remessas Automáticas
OBJETIVO
O objetivo desta documentação é instruir e orientar quanto aos processos da geração de remessa e leitura de retorno automáticos.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
A geração de remessa e leitura de retorno automáticos, consiste no processo que realiza a geração e a leitura dos retornos de remessa automaticamente, com base nas emissões de boletos e as parametrizações realizadas nas configurações do estabelecimento.
✔ O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?: Os arquivos Remessa e Retorno são utilizados para a troca de informações entre o Boleto Simples e o seu banco. A troca destes arquivos entre os sistemas permite que as informações de emissão, registro, pagamento, vencimento e outras estejam sempre sincronizadas e atualizadas.
⚠ O envio do arquivo Remessa ao banco é obrigatório para todos os boletos com registro. Caso o arquivo não seja enviado, os boletos não serão registrados e o banco poderá recusar o seu recebimento ou cobrar uma multa do recebedor.
Fonte: O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?
CONFIGURAÇÃO
Para a execução do processo de geração e leitura automáticas ocorrer corretamente, serão necessárias algumas configurações e parametrizações específicas da remessa bancária.
DAS CONFIGURAÇÕES DO AGENDAMENTO DA TAREFA DA ROTINA
Nesta rotina é necessário realizar as configurações dos jobs que se referem às tarefas pertinentes da rotina.
Para realizar o agendamento, deve-se acessar o menu Cadastros Gerais >> Agendador:
Após selecionada a rotina, apresentará a tela “Consulta: Agendador de Tarefas”, nesta deverá clicar no botão Incluir () que fica disponível no canto superior da tela de consulta:
Feito isso, o sistema abrirá a tela de inclusão onde deve-se incluir um novo registro e informar as tarefas que influenciam diretamente na rotina, sendo elas:
10012 – Realiza leitura de arquivos de remessa automaticamente : esse JOB tem a finalidade de realizar a leitura automatica dos arquivos de remessa.
Nesta deve definir o mês, dia da semana, dia do mês, hora e minuto que deseja que a tarefa seja executada.
Também deverá acessar os Parâmetros da Tarefa onde poderá definir o diretório do servidor onde os arquivos de remessa estão localizados:
Após feito isso, ao salvar o registro do agendamento da tarefa o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Mensagem que orienta o usuário a recarregar as configurações no servidor de tarefas.
Para realizar o processo de recarregar as configurações no servidor de tarefas basta acessar o Servidor de aplicação e acessar o menu Controle >> Tarefas Agendadas e clicar em Recarregar Conf.:
Ainda na rotina de agendamento de tarefas, o deverá configurar JOB 10013.
10013 – Gera Remessas de Cobranças automaticamente: esse JOB tem a finalidade de gerar automaticamente as remessas de cobrança.
Da mesma forma que na tarefa anterior deve acessar os Parâmetros e realizar as parametrizações a considerar para a geração da remessa de cobrança:
Duplicatas lançadas há (dias): Este campo definirá o número de dias que as duplicatas foram lançadas, para a posterior verificação. Por exemplo: Verificar as duplicatas lançadas a 2 dias
Caminho para gerar arquivos de remessa: Este campo informa o diretório de onde salvos os arquivos de remessa gerados.
Gera Remessa de Alteração de Vencimento? Este campo define se deverá gerar novamente as Remessas que tiveram alteração na data de vencimento.
Gera Remessa de Pedido de Baixa?
O processo de salvar e recarregar a tarefa no servidor, segue a mesma aplicação abordada na tarefa 10012.
CADASTROS GERAIS DA REMESSA DE COBRANÇA
Para que a remessa de cobrança seja gerada automaticamente, é necessário que o sistema possua todos os cadastros gerais da mesma, parametrizados e configurados no sistema!
Acessando a rotina PS - Financeiro >> Cadastros Gerais >> Remessa Bancária e será necessário realizar as devidas configurações e cadastros:
Ao selecionar a rotina, é possível visualizar as opções de consultar e cadastrar os cadastros gerais da Remessa Bancária de Cobrança, sendo eles:
CARTEIRA DE COBRANÇA
Ao selecionar esta opção, abrirá a tela “Consulta: Carteiras de Cobrança Bancária”:
Nesta serão listados as carteiras já cadastradas e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando selecionar o registro que deseja visualizar:
✔ O que é carteira de cobrança?: A Carteira de Cobrança é um serviço contratado junto ao banco que permite a emissão de boletos bancários. Sem uma carteira de cobrança não é possível gerar boletos. A carteira escolhida por você junto ao seu banco define a forma como os seus boletos são gerados. Assim, quando é feito o pagamento de um boleto, o banco faz a leitura dos dados presentes nele e encaminha o dinheiro para a conta-corrente vinculada à carteira de cobrança.
Para realizar inclusão de uma nova Carteira de Cobrança, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Na tela de inclusão deve informar as especificações da Carteira de Cobrança:
Código do Banco: Campo de preenchimento obrigatório, deve informar o código do banco para qual a carteira pertence.
Código da Carteira: Campo de preenchimento obrigatório, deve informar o código da carteira de cobrança que será cadastrada.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, deve informar o nome que será utilizado na identificação da carteira.
Feitos os preenchimentos acima, basta Salvar () as alterações para que o cadastro de carteira de cobrança seja finalizado!
MOTIVOS DA OCORRÊNCIA
Ao selecionar a essa opção, tal como em outras rotinas o sistema trará o conjunto de filtros padrões, para que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:
Feitas as filtragens o usuário terá o contato inicial com tela de Consulta: Erros no retorno de Cobrança Bancária:
Nesta serão listados os erros no retorno já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
✔ Quando ocorrem as Ocorrências/Rejeições de Arquivos?: O arquivo será rejeitado se for encontrado algum tipo de inconsistência nos campos do header de arquivo e de lote, bem como nos campos do trailer de lote e de arquivo. Nos registros detalhe os campos que ocasionam a rejeição do arquivo são os Campos de Controle (Banco, Lote, Registro) e os campos de serviço (número do registro, segmento e código de movimento).
Fonte: TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS DA COBRANÇA BANCÁRIA NO INTERNET BANKING CAIXA
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Erros no Retorno de cobrança bancária!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualiz1ação do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deverá informar as especificações do Motivo da Ocorrência:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o motivo que será cadastrado.
Layout CNAB: Campo de preenchimento obrigatório, onde usuário deverá sinalizar qual o layout CNAB do erro que será cadastrado, se será o 240 ou 400.
✔ O que é CNAB e para que ele serve?: O CNAB, sigla para Centro Nacional de Automação Bancária, são diretrizes a serem seguidas para a emissão dos arquivos de remessa e de retorno, tanto por parte das empresas quanto dos bancos.
CNAB 240: Seu principal diferencial é que trabalha com um número maior de informações e abrange mais serviços atrelados aos boletos.
CNAB 400: Permite trabalhar com uma quantidade menor de informações e com menos serviços.
Fonte: O que são CNAB 240 e 400 e qual a diferença entre eles?
Código da Ocorrência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da ocorrência para o erro que será cadastrado.
Código da Rejeição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve informar o código da rejeição para o erro que será cadastrado.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a descrição do erro.
Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar () as alterações para que o cadastro de Erros de Retorno da cobrança bancária seja finalizado!
ESPÉCIES DE DOCUMENTOS
Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Espécie Documento p/ Cobrança Bancária:
Nesta serão listadas as espécies de documentos já cadastradas e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões das Espécies de Documentos para Cobrança Bancária!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deverá informar as especificações das espécies de documentos para cobrança bancária:
Código do Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para a espécie de documento.
Espécie do Documento: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar a espécie de documento do banco em questão.
Descrição Reduzida: Campo onde o usuário poderá informar a descrição reduzida da espécie de documento.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação da espécie de documento.
Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar () as alterações para que o cadastro de Espécie de Documentos p/ Cobrança Bancária seja concluído.
ÍNDICES PARA COBRANÇA
Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Índices para Cobrança Bancária
Nesta serão listados os índices de cobrança já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Índices para Cobrança Bancária!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deverá informar as especificações dos índices de cobrança para cobrança bancária:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o índice de cobrança
Código do Índice: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do índice do banco em questão.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do índice de cobrança
Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar () as alterações para que o cadastro de Índices para Cobrança Bancária seja concluído.
INSTRUÇÕES PARA COBRANÇA
Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Instruções p/ Cobrança Bancária:
Nesta serão listadas as instruções de cobrança já cadastradas e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões das Instruções para Cobrança Bancária!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deverá informar as especificações dos índices de cobrança para cobrança bancária:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para a instrução de cobrança
Código da instrução: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da instrução do banco em questão.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação da instrução de cobrança
Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar () as alterações para que o cadastro de Instrução para Cobrança Bancária seja concluído.
TIPOS DE OCORRÊNCIA
Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Tipos de Ocorrência p/ Cobrança Bancária:
Nesta serão listados os tipos de ocorrência já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Tipos de Ocorrências!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deverá informar as especificações do Tipo da Ocorrência:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o tipo que será cadastrado.
Tipo da Ocorrência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o tipo da ocorrência para o banco em questão
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a descrição do tipo de ocorrência.
Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar () as alterações para que o cadastro de Tipos de ocorrência seja finalizado!
OCORRÊNCIAS DE RETORNO
Ao selecionar a essa opção, tal como em outras rotinas o sistema trará o conjunto de filtros padrões, para que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:
Feitas as filtragens o usuário terá o contato inicial com tela de Consulta: Tipo de Ocorrência p/ Retorno Cobrança:
Nesta serão listados os motivos de ocorrência já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Tipos de Ocorrências para Retorno de Cobrança!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:
Nesta o usuário deverá informar as especificações do Tipo de Ocorrência p/ Retorno Cobrança:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o tipo de ocorrência de retorno de cobrança que será cadastrado.
Código da Ocorrência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da ocorrência para o tipo de ocorrência de retorno.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a descrição tipo de ocorrência de retorno.
Ocorrência: Campo onde o usuário poderá sinalizar sobre a ocorrência da baixa.
Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar () as alterações para que o cadastro de Tipos de Ocorrência de retorno seja finalizado!
E desta forma, finalizamos a rotina de Cadastros Gerais de Remessa Bancária de Cobrança!
Vale ressaltar, que as informações de códigos e aplicações referentes a remessa de cobrança, estarão disponíveis nas documentações dos seus respectivos bancos, devendo ser realizada a consulta dos mesmos por parte do usuário, para que não ocorram erros futuros nos cadastros.
CADASTROS ESPECÍFICOS DA REMESSA BANCÁRIA
Além dos cadastros gerais, a remessa bancária possui cadastros específicos que devem estar cadastrados e parametrizados para que os processos automáticos da rotina, ocorram corretamente.
Para isto, o usuário deverá acessar a rotina PS - Financeiro >> Cadastros Específicos >> Remessa Bancária:
Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá a opção de consultar e cadastrar o Cabeçalho de Remessa Bancária e o mesmo para o Detalhe de Remessa Bancária. Sendo eles:
CABEÇALHO DA REMESSA BANCÁRIA
Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Cabeçalho de Remessa Bancária:
Nesta serão listados os cabeçalhos já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Cabeçalhos!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão, que é dividida em 3 abas:
1 - Principal:
Nesta aba serão inseridas as informações principais do cabeçalho de remessa:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o banco do cabeçalho.
Campo com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do cabeçalho.
Número do Convênio/Operação: Campo onde o usuário poderá informar o número do convênio/operação do cabeçalho.
Dígito Verificador do Convênio: Campo onde o usuário poderá indicar o dígito verificador do convênio/operação do cabeçalho.
Número da Agência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a agência do cabeçalho.
Dígito Verificador da Agência: Campo onde o usuário poderá indicar o dígito verificador da agência do cabeçalho.
Número da Conta: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o número da conta do cabeçalho.
Dígito Verificador da Conta: Campo onde o usuário poderá indicar o dígito verificador da conta do cabeçalho.
Número da Última Remessa: Campo onde o usuário poderá informar o número da última remessa.
Cedente da Cobrança: Campo onde o usuário poderá informar o cedente da cobrança.
Utiliza Sacador/Avalista?: Campo onde o usuário deverá sinalizar se utiliza sacador/avalista ou não.
Nome da Financeira: Campo onde o usuário poderá informar o nome da financeira do cabeçalho.
Dando sequência no cadastro, o usuário deverá selecionar a segunda aba da inclusão, a aba Adicionais.
2 - Adicionais:
Nesta aba serão inseridas as informações adicionais do cabeçalho de remessa:
Taxa de Permanência – CEF: Campo onde o usuário deverá indicar a taxa de comissão de permanência:
00 – Acata por dia
51 – Acata Condição de Cadastramento na CEF
Ultimo Nosso Número: Campo onde o usuário poderá indicar o último nosso número utilizado.
Nosso Número Limite: Campo onde o usuário poderá indicar o nosso número limite.
Validar Seq de Remessa Por: Campo onde o usuário deverá sinalizar p tipo de validação da sequência de remessa:
B – Banco
C – Cabeçalho
Imprimir Código da Pessoa: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deseja imprimir o código da pessoa nas duplicatas da remessa.
Modelo Boleto: Campo onde o usuário deverá sinalizar o modelo do boleto:
P – Padrão
R – Recibo
E – Recibo Entrega - ⚠ Caso marcado essa opção o campo “Gera motivos de não entrega?” será habilitado e o usuário deverá sinalizar a ação desejada pra este.
C – Carnê
Observações Banco: Campo onde o usuário poderá descrever obervações relevantes do Banco.
Inativo: Campo onde o usuário deverá sinalizar se o cabeçalho está ativo ou não.
Logo da Empresa no Rec. Sacado: Campo onde o usuário deverá sinalizar se a logo da empresa será impressa no Rec. Sacado.
Pessoa da Filial: Campo utilizado na remessa de pagamento para carregar os dados referentes a filial da conta.
Somar despesa baixa do título: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deverá somar as despesas na baixa do título.
Não baixar Desp. Cobrança: Campo onde marcado a opção “Sim”, não será gerado lançamento financeiro para a baixa de despesas de cobrança.
Finalizando o cadastro, o usuário deverá selecionar a terceira aba da inclusão, a aba Logotipo.
3 - Logotipo
Nesta aba o usuário poderá inserir a logo do banco do cabeçalho, para isto basta usar os botões laterais e ajustar a imagem conforme achar pertinente.
E desta forma, as informações cadastrais do cabeçalho estarão completas, bastando usuário Salvar () o cadastro para concluir o processo!
DETALHE DE REMESSA BANCÁRIA
Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Detalhe da Remessa Bancária:
Nesta serão listados os detalhes já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar.
Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Detalhes!
Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:
Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão, que é dividida em 4 abas:
1 - Principal
Nesta aba serão inseridas as informações principais do Detalhe de remessa:
Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o banco do detalhe.
Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do detalhe.
Emissão de Bloquetos: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o tipo de emissão dos bloquetos:
1.1 Banco Emite e Numera
1.2 Cliente Emite e Numera
1.3 Banco Reemite
1.4 Banco Não Reemite
1.5 Banco Emite e Cliente Numera
Código da Carteira: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da carteira do detalhe.
Modalidade da Carteira: Campo onde o usuário deverá informar a modalidade da carteira do detalhe.
Tipo de Ocorrência: Campo onde o usuário deverá informar o tipo de Ocorrência do detalhe.
Tipo de Ocorrência Vencto: Campo onde o usuário deverá informar o tipo de ocorrência de vencimento do detalhe.
Tipo de Ocorrência Baixa: Campo onde o usuário deverá informar o tipo de ocorrência de baixa do detalhe.
Número da Agência: Campo onde o usuário deverá informar o número da agência do detalhe.
Dígito Verificador da Agência: Campo onde o usuário deverá informar o dígito verificador da agência do detalhe.
Espécie do Documento: Campo onde o usuário deverá informar a espécie do documento do detalhe.
Cabeçalho Padrão: Campo onde o usuário deverá informar o cabeçalho padrão do detalhe.
Analítica Desp Cobrança: Campo onde o usuário poderá informar o cabeçalho padrão do detalhe.
Padrão CNAB da Cobrança: Campo onde o usuário poderá informar o padrão CNAB de cobrança do detalhe:
1.1 Padrão CNAB 400
1.2 Padrão CNAB 240
1.3 Padrão CNAB 500
Gerar Registro de Detalhe: Campo onde o usuário deverá indicar se será gerado o registro de Detalhe.
Dando sequência no cadastro, o usuário deverá selecionar a segunda aba da inclusão, a aba Adicionais:
2 - Adicionais:
Nesta aba serão inseridas as informações adicionais do Detalhe de remessa:
Título com Aceite: Campo onde o usuário deverá sinalizar o tipo de aceite dos títulos:
A – Com Aceite
N – Sem Aceite
Código da Instrução 01: Campo onde o usuário deverá indicar o código da instrução 1.
Código da Instrução 02: Campo onde o usuário poderá indicar o código da instrução 2
Dias para Desconto: Campo onde o usuário poderá informar os dias para descontos.
Desconto em Vlr/Perc/Dup: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o tipo de aplicação de descontos:
Valor
Percentual
Duplicata
Desconto Concedido: Campo onde o usuário deverá indicar o valor do desconto que será aplicado.
Dias para Juros/Multas: Campo onde o usuário deverá indicar os dias para aplicação de Juros/Multas.
Percentual de Multa: Campo onde o usuário deverá indicar valor percentual para aplicação de multas.
Percentual de Juros: Campo onde o usuário deverá indicar valor percentual para aplicação de jutos.
Dias para Protesto/Devolução: Campo onde o usuário deverá indicar os dias para protesto/devolução.
Tipo Protesto: Campo onde o usuário deve indicar o tipo de protesto:
1.1 Cobrança pela Data de Vencimento
1.2 Títulos à Vista
1.3 Cobrança na Apresentação
1.4 Ver Instruções
Observações: Campo onde o usuário poderá descrever obervações relevantes do detalhe.
Layout Transpocreed/Novo SICOB: Campo onde o usuário deverá indicar se será utilizado este tipo de layout.
Código para Baixa/Devolução: Campo onde o usuário deverá indicar o código que será utilizado na Baixa/Devolução:
0 – Nenhum (Tratado pelo Banco)
1 – Baixar/Devolver
2 – Não Baixa/Não Devolver
Cód. da Pessoa na Remessa: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deseja imprimir o código da pessoa nas duplicatas na remessa.
Praça de Pagamente: Campo onde o usuário poderá indicar a praça de pagamento para o detalhe.
Imprimir mensagem pgto Cheque: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deseja imprimir a mensagem de pagamento em cheque no recibo sacado.
Prosseguindo no cadastro, o usuário deverá selecionar a terceira aba da inclusão, a aba Mensagens:
3 - Mensagens
Nesta aba o usuário deverá informar as mensagens com as Instruções de Pagamento do boleto e as Configurações de Dados Adicionais que o sistema utilizará:
Para redigir as mensagens o usuário irá dispor de 6 linhas para preenchimento e também terá disponível as tags para a formatação de boletos:
Para a seleção da Configuração de Dados Adicionais que o sistema utilizará para cada linha, o usuário terá disponível as seguintes opções:
0 – Não Lista (Para sexta linha a opção será 0 – Mensagem Padrão)
1 – Configurações Financeiras
2 – Detalhe de Cobrança
Finalizando o cadastro, o usuário deverá selecionar a quartaaba da inclusão, a aba Pagamento.
4 - Pagamento
Nesta aba serão configuradas as informações de pagamento:
Forma de Pagamento: Campo onde o usuário deverá indicar a forma de pagamento do detalhe.
Tipo de Pagamento: Campo onde o usuário deverá indicar o tipo de pagamento do detalhe.
Tipo de Movimento: Campo onde o usuário deverá indicar o tipo de movimento do detalhe.
E desta forma, as informações cadastrais do Detalhe estarão completas, bastando usuário Salvar () o cadastro para concluir o processo!
RESULTADOS ESPERADOS
A realização dos processos de geração e leitura automática de remessa bancária, conforme as aplicabilidades selecionadas.
RELATÓRIOS VINCULADOS
Para realizar a conferência das atividades do faturamento automático, o usuário poderá acessar a rotina PS – Gerencial >> Relatórios >> Relatórios Padrões ou pelo atalho CTRL + F3.
Sendo eles:
-211 Remessa Bancária
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Versão 212.1002