Configurações Financeiras - PSFinanceiro

MÓDULO

Petroshow Financeiro

ROTINA/PROCESSO

Cadastros Específicos>> Configurações Financeiras (Ctrl+O)

OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO

A rotina tem como principal objetivo disponibilizar ao usuário do sistema as configurações financeiras do estabelecimento.

PRÉ-REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO

Usuário precisa ter acesso liberado a rotina.

UTILIZANDO A ROTINA

Ao abrir a rotina Cadastros Específicos>> Configurações Financeiras (Ctrl+O) é apresentada 6 seções para as configurações financeiras do estabelecimento logado. Vamos entender tais seções detalhada a seguir.

 

1.0 Configurações Gerais

Na opção Configurações Gerais temos as principais configurações do estabelecimento.

 

1.1 Dados cadastrais

Na Sub seção “Dados Cadastrais” temos as seguintes configurações:

  • Portador Padrão: Campo onde deverá ser informado o portador padrão utilizados nas rotinas de acerto financeiro. Campo obrigatório de preenchimento;

  • Portador Padrão para Devoluções: Campo onde poderá ser informado o portador padrão para devoluções de compra e venda, caso o campo fique em branco no momento do processo de devoluções o usuário deverá informar o portador;

  • Estabelecimento Centralizador de Cartões: Campo onde poderá ser informado qual será o estabelecimento centralizador dos acertos de cartões para o uso do JOB Conciliação automática de cartões, que utilizará o Estabelecimento padrão para realizar as baixas dos cartões. O sistema efetua os lançamentos financeiros no estabelecimento centralizador.

  • Estabelecimento Centralizador de Duplicatas: Configuração utilizada para o JOB Leitura automática do arquivo de retorno. Neste caso utilizará o Estabelecimento padrão para realizar as baixas das duplicatas. O sistema efetua os lançamentos financeiros no estabelecimento centralizador de duplicatas e o JOB Geração automática de remessa bancária, utiliza o Estabelecimento centralizador para busca do portador para geração da remessa.

  • Acerto automático em conta pessoal:

Se a configuração estiver “SIM: Quando clicar no ícone de pagamento o valor DISPONÍVEL em conta pessoal virá preenchido no campo “5 – Conta Pessoal”. Caso o usuário queira utilizar do limite de recebimento atribuído a pessoa, é permitido limpar o recebimento e informar o valor total da duplicata ou o valor estipulado pelo usuário, validando o limite de endividamento.

Se a configuração estiver “NÃO”: Quando clicar no ícone de pagamento os campos serão listados zerados e ao clicar no tipo de acerto “5 – Conta Pessoal” carregará o valor da duplicata caso a pessoa possua limite de recebimento, caso contrário, retornará validação onde não é possível finalizar o acerto e CP devido o valor ultrapassar o limite.

Se a configuração estiver “Mostrar Mensagem”: Quando clicar no ícone de recebimento os campos serão listados zerados e no rodapé da tela de listará ao usuário que a pessoa do acerto possui valor em Conta Pessoal, e caso ao clicar no tipo de acerto “5 – Conta Pessoal” o campo também será preenchido com o valor da duplicata caso possua limite de endividamento, caso contrário, retornará validação onde não é possível finalizar o acerto e CP devido o valor ultrapassar o limite.

 Observações: Caso a Pessoa não possua Limite de recebimento, o valor atribuído ao acerto em conta pessoal é igual ao valor lançado em conta pessoal para o código da Pessoa. Caso a pessoa não possua limite de endividamento e nem saldo em Conta Pessoal o sistema permite o acerto, convertendo o valor como um crédito ao Fornecedor em Conta Pessoal. 

  • Permite Documentos para pessoas inativas?: Estando como sim essa configuração, o sistema permitirá que o usuário emita documentos para pessoas que estão com o cadastro inativo;

  • Mantém Histórico de estorno de duplicatas?: Estando como sim essa configuração, o sistema manterá o histórico de baixa da duplicata quando a mesma for estornada, e gera-se um novo lançamento com o valor negativo.

  • Mantém lancto. baixa no estorno cheque rec?: Estando como sim essa configuração, será mantido o lançamento financeiro da baixa e gera-se um novo lançamento com o valor negativo.

Para que essa configuração funcione corretamente deve-se configurar a analítica de estorno de baixa de cheque recebido.

  • Prazo máximo (dias) para cheque pré-datados: Campo onde o usuário poderá informar qual será a quantidade de dias máximo para aceite de cheques pré-datados.

  • Prazo mínimo (dias) vencimento dup. a pagar: Campo onde o usuário poderá informar o numero de dias considerado como mínimo para os prazos de duplicatas a pagar.

  • Sequencia da remessa do arquivo PEFIN: Campo onde o usuario poderá informar o numero sequencial para geração dos arquivos PEFIN.

O que é Arquivo PEFIN? PEFIN – Pendências Financeiras - é um produto do SERASA EXPERIAN. Este sistema centraliza informações de pendências financeiras, formando um banco de dados com anotações de dívidas vencidas e não pagas de pessoas naturais e jurídicas.

  • Logon PEFIN: Logon PEFIN fornecido pelo Serasa.

  • Renegociar Juros em juros Pendentes: Caso marcado como sim ao realizar a renegociação de duplicatas os juros gerados serão renegociados com o valor da duplicata.

  • Salvar Extrato na conciliação bancaria?: Estando como sim essa configuração, Ao gerar a conciliação bancaria o extrato será salvo.

  • Transp. valores para próx. dia útil no fluxo caixa: Estando como sim essa configuração, os valores do caixa serão enviados para o próximo dia útil de movimentação de caixa.

  • Pode baixar a taxa do cartão separadamente?: Estando como sim essa configuração, a Taxa do cartão será baixado separadamente do valor total do cartão.

  • Alterar Acréscimo ao alterar vencto. dup. rec?: estando como sim essa configuração, ao alterar o vencimento da duplicata a receber será recalculado os acréscimos automaticamente

1.2 Plano Financeiro/Contábil

  • Código do plano financeiro: Campo onde deverá ser informado o plano financeiro utilizado pelo estabelecimento.

  • Cód. cadastro centro de custos: Campo onde poderá ser informado o plano de centro de custos utilizados pelo estabelecimento, caso o mesmo realize o controle por centro de custos.

  • Centro de Custos Padrão: Campo onde poderá ser informado o centro de custo padrão do estabelecimento.

  • Exibir lançamentos contábeis?: Estando como sim essa configuração, após realizar o cadastro de cheques e duplicatas abrirá a tela de lançamentos contábeis.

1.3 Conciliação de cartões

Utilizado para realizar as configurações necessárias para a conciliação de cartões.

1.4 Juros/Multas

Configurações relacionados a juros e multas, tais como Percentual de juros e multa, tipo de juros utilizado pelo estabelecimento e carência de juros.

  • Tipo de juros: Tipo de juros que o sistema utilizará para recalcular as duplicatas em atraso. Essa configuração divide-se em: S-Simples e C-Composto.

  • Percentual Mensal de Juros: Campo que deverá ser informado o percentual mensal utilizado para calcular os juros das duplicatas em atraso;

  • Dias de carência do juros: Campo onde deverá sem informado os dias considerado para carência dos cálculos de juros.

  • Percentual de multa: Campo onde deverá ser informado o percentual de multa considerado para recalcular os valores de duplicatas em atraso;

  • Data base juro renegociação: Campo onde deverá ser informado a data base utilizada para recalcular os juros das renegociações de duplicatas atrasadas. Divide-se em: R- Data Renegociação e V-Vencimento da Parcela (Price).

  • Considera Carência no cálculo de juros?: Campo estando marcado como sim será calculado juros sobre os dias que excederem a carência da pessoa. Caso marcado como não, será calculado os juros sobre todos os dias de atraso.

1.5 Bloqueio de duplicatas a pagar

Quando possuir configurado parâmetros de bloqueio na Seção Bloqueio de duplicatas a pagar, ao realizar a baixa da duplicata que se enquadre nos parâmetros configurados o sistema bloqueará o processo.

1.6 Impostos Retidos

Essa seção é utilizada para configurar a pessoa para pagamento de imposto Retido, tais como INSS, ISS, PIS, COFINS, CSLL e IR.

1.7 Vales/Cartas frete/Outros

Seção utilizada para configurar algumas informações relacionadas a acerto com Vales, cartas frete e Outros.

  • Utiliza Carta Frete?: Caso marcado como sim, o estabelecimento poderá realizar acertos em carta frete.

O que é Carta Frete? Funciona como uma espécie de nota promissória e é disponibilizada pelo embarcador para o transportador autônomo de cargas. Essa carta acaba servindo como um meio de pagamento de frete, com foco especial nas despesas do motorista durante o trajeto. É comum que a carta frete corresponda a 50% do valor total do serviço de transporte ou a um montante próximo. Então ela pode ser “trocada” por produtos e serviços em postos credenciados e ligados ao embarcador.

Fonte: Carta frete: vale a pena utilizar como meio de pagamento?

  • Portador: Portador utilizado no cadastro automático de Outros quando inserido Transportadora.

  • Analítica de Recebimento: Analítica de recebimento utilizado no cadastro automático de Outros quando inserido Transportadora.

  • Analítica contábil para taxa: Analítica de taxa de carta-frete utilizado no cadastro automático de Outros quando inserido Transportadora.

  • Permite troco em vale?: Caso setado como sim, poderá utilizar troco em formas de pagamento vale. Caso essa configuração estiver não, ao receber um vale não será permitido gerar troco. Se a configuração for sim habilitara as duas abas a seguir:

    • Pode utilizar vales de outras pessoas?: Estando como sim, os valos recebidos poderão ser em nome de terceiros. Caso estiver não, só poderá receber vales da pessoa do processo.

    • Valor máximo para troco em vale: Campo utilizado para informar qual será o valor máximo aceitável para troco em vale/outros, caso o campo estiver zerado (0) não terá limite.

Assim encerramos a seção de Configurações Gerais.

2.0 Analíticas

Nessa seção serão informadas as contas analíticas utilizadas nos processos financeiros.

2.1 Recebimentos

Os campos onde possuem a “bolinha” vermelha são de preenchimento obrigatório.

Nesta aba serão preenchido as analíticas utilizadas nos recebimentos, tais como: Dinheiro, Duplicata, Cheque, cartão, outros e Faturamento antecipado.

2.2 Pagamentos

Os campos onde possuem a “bolinha” vermelha são de preenchimento obrigatório.

Nesta aba serão preenchido as analíticas utilizadas nos Pagamentos realizado pela empresa, tais como: Dinheiro, Cheque, Cheque terceiro, cartão, outros e Pagamento de duplicata.

2.3 Trocos

Os campos onde possuem a “bolinha” vermelha são de preenchimento obrigatório.

Nesta aba serão preenchido as analíticas utilizadas nos trocos emitidos pela empresa, tais como: Receita, Cheque Recebido, Conta pessoal Recebimento, Despesa, Duplicatas a pagar, Cheque Emitido/Recebido e Conta pessoa Pagamento.

2.4 Descontos

Ambos campos dessa aba são obrigatórios. deverão serem informadas as analíticas de descontos obtidos e concedidos pela empresa.

2.5 Transferências

Campos não são de preenchimentos obrigatórios. Nessa aba serão informadas as analíticas de receitas e despesas nas operações de transferências. caso a empresa faça o processo de transferência essas analíticas passarão a ser de preenchimento obrigatório para o correto funcionamento do processo de transferência.

2.6 Juros/Multas/Taxas

Os campos onde possuem a “bolinha” vermelha são de preenchimento obrigatório.

Nesta aba serão preenchido as analíticas utilizadas nos processos que possuem a contabilização de juros, multas e taxas.

2.7 Cartões

Nessa aba deve ser informado as analíticas para contabilização de taxas de ajustes recebidos e pagos.

2.8 Renegociações

Analíticas utilizadas na contabilização das renegociações de duplicatas a pagar e a receber.

2.9 Impostos Retidos

2.9.1 Receitas: Analíticas utilizadas na contabilização de impostos retidos (IRRF, PIS, COFINS, ISS, INSS e CSLL) contabilizado nas receitas :

2.9.2 Despesas: Analíticas utilizadas na contabilização de impostos retidos (IRRF, PIS, COFINS, ISS, INSS e CSLL) contabilizado nas Despesas:

2.9.3 Pagamentos: Analíticas utilizadas na contabilização de impostos retidos (IRRF, PIS, COFINS, ISS, INSS e CSLL) contabilizado nas

3.0 DRE

Nesta aba será informado as analíticas para contabilização no processo de DRE Gerencial:

3.1 Cheques

Nesta aba serão informadas as analíticas para contabilização de processos que envolvem cheques estornados e devolvidos

Assim finalizamos a seção de Analíticas.

4.0 Boletos

Seção onde deverá ser configuradas as informações para geração de boletos.

4.1 Configurações Gerais

  • Situação padrão p/ duplicatas a receber: Deverá ser configurado a situação padrão utilizada nas duplicatas a receber.

  • Situação padrão p/ duplicatas a pagar: Deverá ser configurado a situação padrão utilizada nas duplicatas a Pagar.

  • Situação de bloqueio p/ duplicatas a pagar: Deverá ser configurado a situação padrão utilizada no bloqueio de duplicatas a pagar.

  • Nome Arquivos Exp. Boletos: Campo onde poderá ser configurado o nome padrão dos arquivos de boletos quando exportados. Pode ser utilizado Tags padrões, clicando no botão “montagem nome de arquivos”

Ainda esse campo possui o botão “Ajuda” explicando ao usuário a funcionalidade do campo

  • Quando duplicatas já possuir nosso número: Essa configuração divide-se em: 1. Perguntar o que deverá ser feito> Quando a duplicata já possuir nosso numero gerado, e o usuário clicar para visualizar, enviar para o e-mail ou imprimir o boleto novamente será apresentado a mensagem se o mesmo deseja gerar novo nosso numero ou manter o mesmo.

2. Manter o mesmo numero: nesse caso, quando a duplicata já possuir nosso numero gerado, e o usuário clicar para visualizar, enviar para o e-mail ou imprimir o boleto novamente, será mantido o mesmo nosso numero existente.

3. Gerar um novo: Nesse caso quando a duplicata já possuir nosso numero gerado, e o usuário clicar para visualizar, enviar para o e-mail ou imprimir o boleto novamente, sempre será gerado um novo nosso numero para a duplicata.

  • Previsão de Recebimento de títulos: Campo onde o usuário deverá informar dias a somar na previsão de recebimento de títulos com base na data de vencimento.

  • Desconto total na baixa da duplicata?: Campo onde o usuário deverá informar se permite desconto total na baixa da duplicata.

  • Proteger boletos com senha: Caso estiver como sim essa opção, para abrir os PDF de boletos o usuário deverá informar a senha. Essa senha é configurada no cadastro da pessoa aba Informações financeiras:

4.2 Dados Adicionais

Essa seção disponibiliza ao usuário configurar dados adicionais de mensagens nos boletos

E assim finalizamos a seção Boletos.

5.0 Conta Pessoal

Na seção “Conta Pessoal” temos algumas configurações necessárias para o uso correto do processo de acerto em conta pessoal. Vejamos a seguir.

5.1 Portadores aceitos

Nessa aba o usuário precisa definir quais os portadores aceitos para a rotina de Conta pessoal. PAra incluir um novo portador na lista basta clicar no botão “incluir”.

5.2 Limite por pessoa

Nessa aba o usuário deverá configurar o limite de recebimento e de endividamento por pessoa para uso na rotina de conta pessoal. Para incluir um novo registro basta clicar no botão “Incluir”

Obs. Limite p/ recebimentos: Indica o valor máximo que a pessoa pode ficar devendo para o estabelecimento.

Limite p/ endividamento: Indica o valor máximo que o estabelecimento pode ficar devendo para a pessoa.

6.0 Controle de caixa

Essa aba só será visível quando o estabelecimento utilizar PDV.

Nesta Seção serão apresentadas opções de configurações para estabelecimentos que utilizam controle de caixa.

6.1 Configurações Gerais

  • Portador de caixa: Portador padrão do caixa PDV.

  • Portador de falta de caixa: Portador padrão que serão lançados as faltas de caixa no PDV.

  • Portador de sobra de caixa: Portador padrão que serão lançados as sobras de caixa no PDV.

  • Analítica de falta de caixa (Despesa): Analítica para contabilizar as faltas de caixa no PDV.

  • Analítica de sobra de caixa (Receita): Analítica para contabilizar as sobras de caixa no PDV.

  • Analítica contrapartida de falta de caixa (Receita): Analítica para contabilizar a contrapartida de falta de caixa no PDV.

  • Analítica contrapartida de sobra de caixa (Despesa): Analítica para contabilizar a contrapartida de sobra de caixa no PDV.

  • Analítica de sangria: Analítica para contabilizar as sangrias (retiradas) efetuadas no PDV.

  • Analítica de suprimento: Analítica para contabilizar os suprimentos efetuados no PDV.

  • Manter lançamento financeiro da baixa no estorno da mesma?: Sim: Será mantido o lançamento financeiro da baixa e gerado um novo lançamento com o valor negativo. Não: Será excluído o lançamento financeiro da baixa.

  • Gerar duplicata da diferença no fechamento de caixa: Não: Nunca serão geradas duplicatas caso existam diferenças de caixa. Somente Falta: Serão geradas duplicatas apenas para as faltas de caixa. Somente sobra: serão geradas duplicatas apenas para as sobras de caixa. Sim: Serão geradas duplicatas para falta quanto para sobra de caixa.

  • Analítica para valores limite falta caixa (Despesa): Analítica para contabilização de falta de caixa nos fechamentos de caixa no PDV.

  • Analítica para valores limite sobra caixa (Receita): Analítica para contabilização de sobrade caixa nos fechamentos de caixa no PDV.

  • Analítica contrapartida para limite de falta caixa (Receita): Analítica para contabilização de contrapartida de falta de caixa nos fechamentos de caixa no PDV.

  • Analítica contrapartida para limite de sobra caixa (Despesa): Analítica para contabilização de contrapartida de sobra de caixa nos fechamentos de caixa no PDV.

  • Valor limite falta fechamento caixa: Valor limite considerado como falta de caixa nos fechamentos do PDV. Exemplo: Configurado o valor de 5,00, até 5,00 de diferença de falta de caixa não será lançado como falta de caixa ao fazer o fechamento do PDV.

  • Valor limite sobra fechamento caixa: Valor limite considerado como sobra de caixa nos fechamentos do PDV. Exemplo: Configurado o valor de 5,00, até 5,00 de diferença que está sobrando no caixa não será lançado como sobra de caixa ao fazer o fechamento do PDV.

6.2 Portadores de Sangria/Suprimento: O usuário deverá configurar os portadores utilizados para Sangria e suprimento no PDV. Para inserir um novo registro basta clicar no botão “Inserir”.

6.3 Cheques

Seção para configurar opções de cheque de terceiros utilizados como troco.

  • Utiliza cheque Rec. Como Troco?: Sim- será permitido a utilização de cheques recebidos de terceiros no processo de troco nas vendas e trocas de numerários no PDV. Não- Não será listado os cheques recebidos de terceiros para geração de troco nas vendas e trocas de numerário no PDV.

  • Cheques a utilizar: CNPJ: Somente cheques recebidos de terceiros de pessoas CNPJ poderão ser utilizados como troco no PDV. CPF: Somente cheques recebidos de terceiros de pessoas CPF poderão ser utilizados como troco no PDV. CNPJ/CPF: Ambos os tipos de cheques de terceiros poderão ser utilizados como troco no PDV.

Assim finalizamos a rotina de Configurações Financeiras.

VERSÃO DO SISTEMA PARA DOCUMENTAÇÃO

Build: 2.0.2302.1000