JetPDV - Configuração

Descrição

Esse manual tem por objetivo demonstrar o processo de atualização do JetPDV para a utilização dos menus fiscais e geração dos registros exigidos pelo modelo de emissão de NFC-e em Santa Catarina


Índice


Pré-Requisitos

  • Ter o JetPDV ja implantado e configurado


Passo a passo

O primeiro passo é identificar a distribuição do Linux utilizado pelo servidor do JetPDV para saber qual deve ser o atualizador que deve ser rodado, para isso é possível rodar dois comandos para descobrir. Primeiro deve ser rodado o comando cat /etc/os* caso seja apresentado informações conforme a imagem abaixo a distribuição do servidor será Slackware:

Caso não haja retorno deve-se rodar outro comando por que provavelmente a distribuição não seja Slackaware. Rodando o comando cat /etc/cent*, caso apresente um retorno conforme a imagem a baixo significa que a distribuição e CentOs, mas é necessário atentar-se a versão também:

 

Após identificar a distribuição basta realizar o download do arquivo de atualização mais recente no link:

Atualização JetPDV

Sempre baixe as opções sactus pois são elas as necessárias para atualização de servidores e também da distribuição correta, que foi verificado anteriormente:

 

Após realizar o download é necessário realizar a transferência do arquivo para o servidor do JetPDV, e através do uso do WinSCP abrir a conexão com servidor e transferir o arquivo de atualização para a pasta /var/sactus/bin:

 

Após fazer essa transferências o primeiro passo é acessar o servidor através do Putty e para os serviços do JetPDV. Para fazer a parada dos serviços é necessário verifica o número do PID de cada serviço rodando e matar essas sessões. Para isso rode o comando ps ax | grep sactus, após isso é necessário identificar a numeração de cada processo e através do comando kill encerrar as sessões:

Após encerrar todas as sessões é necessário também parar o serviço do apache, isso pode ser feito com o seguinte comando:

  • Slackware → /etc/rc.d/rc.httpd stop

  • CentOs → service httpd stop

Após parar o serviço do apache, basta realizar o processo de atualização, será evidenciado o processo aqui, mas caso deseje mais detalhes acesso o link de como fazer a atualização do JetPDV. Para iniciar a atualização acesse o caminho da pasta bin através do comando cd /var/sactus/bin/, após acessar o diretório basta rodar o comando tar -jxvf versaodoservidor.tar.bz2:

Quando o servidor finalizar a descompactação do arquivo é necessário mover o arquivo sactus.fcgi para seu diretório correto, isso pode ser feito com o comando:

  • Slackware → mv sactus.fcgi /var/sactus/www/cgi-bin

  • CentOs → mv sactus.fcgi /var/www/cgi-bin

Quando esse arquivo for movido, é necessário deletar algumas informações do banco de dados, primeiro deve ser acessado o banco com comando mysql -u root actus e após iniciar a sessão no banco rodar o sql delete from sale_itens;

Quando a query for executada ja pode ser encerrada a sessão com banco através do comando Crtl+C. O próximo passo é realizar o reprocessamento das vendas, para que sejam atualizados a numeração das DAVs, para isso primeiro acesso o diretório temporário através do comando cd /tmp, após acessar o diretório deve-se criar uma pasta temporária para alocar todos os XML de venda que serão reprocessados, para realizar essa criação pode ser utilizado o comando mkdir import, quando o diretório estiver criado deve-se entrar no mesmo através do comando cd import.

Com o diretório aberto o próximo passo é buscar todas as vendas do estabelecimento para que sejam movidas para esse diretório temporário criado, o comando para isso é find /var/sactus/history//CODLOJA -iname "_90.xml.zip" -exec cp {} . \; . Após mover os arquivos deve ser feito a descompactação dos mesmos, pois eles estão compactados, para isso rode o comando find . -iname "*.zip" -exec unzip {} \;. Depois de descompactar deve ser movido para o diretório que faz o reprocessamento automático, com o comando find . -iname "*.xml" -exec mv {} /var/sactus/rcv/CODLOJA/SERIELJ \;. Por último como ja foram movidos os arquivos eles podem ser removidos do diretório temporário com o comando find . -iname "*.zip" -exec rm -f {} \;.

Esse processo anterior dentro do diretório temporário deve ser executado para cada loja cadastrado, ou seja, se o cliente estiver 2 lojas, executar para as duas uma de cada vez por exemplo.

O próximo passo é fazer a edição do arquivo sactus.cfg incluindo as tags de controle de alguns registros


Dicionário de Dados

Dicionário do Banco de Dados

Caso tenha interesse em saber os campos do banco de dados que se relacionam a cada campo do sistema, sugerimos a leitura do artigo a seguir: https://nimitz.atlassian.net/l/c/NDGXWDD6


Erros Comuns

Situações que podem ocorrer durante o uso da rotina


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor