Instalação/Atualização Servidor com Tecnologia REST

Pré- Requisitos

  • Instalação do Novo Licenciamento.

  • Utilização da Auditoria Elastic Search.

Passo a Passo

Siga as orientações abaixo:

A instalação e/ou atualização do Construshow é composta pela atualização da versão dos executáveis, serviços e do banco de dados para o servidor de aplicação, e ainda a atualização dos executáveis para as máquinas “clientes/estações” .

Sabendo disso, o processo no servidor deve ocorrer de forma completa para que através dela as demais estações possam ser atualizadas corretamente. A atualização estações ocorrerá através do serviço do Viasoft Update.

Atualizando o Servidor

Certifique-se de que ninguém está utilizando o sistema no momento e de que processos como backup já foram feitos.

Para iniciar o processo, tenha em mãos o atualizador do Servidor REST Construshow correspondente a versão desejada. O atualizador está disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/164GKs0kbLXHct9tghyeES7qS4tuwaC3Q


Ao executá-lo, será apresentada uma tela de informações para que o usuário tenha acesso a documentação da versão:

 

Clique em Avançar.


Será apresentada a tela para definir o local de instalação do Construshow:

Clique em Avançar.


A próxima etapa é uma das mais importantes da atualização, onde será definido o tipo de atualização.

Atualmente existem 3 formatos de atualização:

  • Atualização Servidor - Máquina onde instala os serviços/ servidores de aplicação: Instalação em servidor próprio, deve ser usada quando a máquina servidora do cliente não estiver no ambiente Cloud Viasoft. Com isso, o atualizador mudará algumas configurações facilitando o processo.

  • Atualização Servidor - Ambiente Viasoft Cloud Multi-Client: Essa opção se assemelha com a anterior, mas é preparada para a instalação ou atualização em ambiente cloud da Viasoft onde clientes compartilham recursos entre si. Essa opção deve ser utilizada com cautela.

  • Atualização Personalizada (usuário avançados): opção que permite o usuário atualizar a instalação client apenas.

Identifique o tipo de atualização que deverá ser feito e clique em Avançar.


No exemplo a seguir, a instalação é local, sendo assim será apresentada uma tela para que sejam informados o usuário e senha do computador onde está sendo feita a instalação. Caso seja uma atualização, o sistema carregará os últimos dados informados.

Isso é necessário pois, com a tecnologia REST, os servidores de aplicação do Construshow passam a ser serviços no Windows, e para que os mesmos tenham acesso a arquivos como Certificados Digitais, é necessário que o serviço seja instalado em uma conta de usuário específica. Diante disso, essas informações serão utilizadas para a instalação do serviço. Caso não sejam válidas, uma mensagem será apresentada.

Após informar os dados, clique em Avançar.


Após a ação de identificação do usuário da máquina, o próximo passo é a instalação:


No final da instalação, é indicada a atualização de banco. No entanto, se é uma nova instalação, é necessária a parametrização dos arquivos de conexão, para que o banco seja atualizado corretamente.

Os arquivos de configuração ficarão presentes no diretório de instalação.
Nesse caso, como o banco será atualizado após as parametrizações, clique em Avançar.

E, em seguida, desmarque opção de atualização de banco de dados e conclua o processo:

 


Quando a instalação ocorrer em servidor próprio, segure-se a conferência dos arquivos de conexão na pasta Client e Server:

Os arquivos viasof.MCP e viasoft.start, contam em SERVER e CONEXÕES. Cada um deles, determina a conexão do executável com o serviço e o serviço com banco, a conexão padrão de instalação é sempre:


As configurações do serviço principal sempre será realizada através do arquivo na pasta Server, denominado como: ConstruShow.conexoes

Atenção as IP informado, por padrão será 127.0.0.1 por isso necessário verificar a instância de conexão.


As portas de serviço, na instalação sempre serão: 2700, 2701, 2702, 2703 e 2704.


Após as verificações e parametrizações realizadas, acessar: C:\Viasoft\Client\Tools\AtClienCdsX.exe e atualizar o banco.


Caso não seja a instalação não se faz necessária a verificação dos arquivos, pois já estará parametrizada a base e a atualização deve seguir normalmente, clicando em Avançar na última etapa e deixando a opção de atualizar banco de dados marcada.


Atualização das Máquinas Client:


Após atualização finalizada no servidor, a informação de uma nova versão fica disponível através do serviço ViasoftUpdater. Para que ocorra a atualização corretamente, é necessário constar no repositório o arquivo 90.exe, 90.alert e 90.json.


Sendo assim, quando o usuário clicar no executável do ConstrushowX, aparecerá a mensagem:

“Nova versão disponível para atualização”

O usuário nesse momento, tem obrigatoriedade de clicar em ‘OK’. Após isso, abrirá um prompt de comando e a tela de atualização, a qual fará a troca do executável do ConstrushowX e se necessários as dll’s quando atualizadas também:


Ao finalizar o processo, o executável ConstrushowX abrirá automaticamente para então o usuário informar a senha e utilizar o ERP.