Geração de notas por layout

ERP

O objetivo da rotina é automatizar a geração de notas fiscais a partir da importação de arquivos CSV ou TXT fornecidos por terceiros.

Com essa rotina de importação, os arquivos CSV, que já contêm todas as informações necessárias, serão carregados diretamente no sistema, permitindo a geração automática das notas fiscais.

Configurações

Para que o arquivo seja importado, é necessário cadastrar o layout do arquivo (Configurações » Configuração » Layout importação nota).

Configurações iniciais

Código: Código único do cadastro.

Descrição: Nome do cadastro.

Usa delimitador/Caractere delimitador: Permite definir qual é o caractere delimitador que vem no arquivo.

Usa cabeçalho no registro: Define qual será o código identificador do registro do cabeçalho da nota fiscal e detalhe da nota fiscal (itens). Dessa forma é habilitada a guia Relacionamentos.

image-20240813-210843.png

NF - Cabeçalho

Nessa guia, é possível definir quais informações serão importadas do arquivo quando se trata do cabeçalho da nota fiscal e, além disso, é possível definir as posições iniciais e finais do arquivo, quantidade de casas decimais, caractere separador e formato de data e hora.

Quando utilizado delimitador, só é possível definir as posições iniciais, já que toda vez que houver um delimitador será a nova posição.

Identificador cabeçalho: Esse campo é para definir qual será o identificador do cabeçalho, onde posteriormente será possível realizar o relacionamento com os itens da nota fiscal.

image-20240813-210907.png

NF - Item

Nessa guia, é possível definir quais informações serão importadas do arquivo tratando-se dos itens da nota fiscal e, além disso, é possível definir as posições iniciais e finais do arquivo, quantidade de casas decimais, caractere separador e formato de data e hora.

Quando utilizado delimitador, só é possível definir as posições iniciais, já que toda vez que houver um delimitador será a nova posição.

Identificador cabeçalho: Esse campo é para definir qual será o identificador do cabeçalho, onde posteriormente será possível realizar o relacionamento com o cabeçalho da nota fiscal.

Relacionamentos

Nessa guia, é onde será feito o vínculo do registro do cabeçalho com os itens da nota fiscal, dessa forma, ao realizar a importação do arquivo, o sistema verifica o registro principal conseguindo distinguir cada nota e seus itens.

Registro principal: Qual é o registro principal que será relacionado.

Posição inicial: Posição em que o registro se encontra.

Tamanho: Tamanho do registro.

Relaciona com: Qual é a tabela que será relacionada com o registro principal.

Posição inicial: Posição que se encontra o registro da tabela relacionada.

Tamanho: Tamanho do registro relacionado.

No arquivo, todas as informações de uma única nota devem estar na mesma linha.

Emissão de nota por layout

Após realizada todas as configurações, a rotina de geração de notas por layout (Processos » Importação - Viasoft » Importação por layout) está pronta para ser utilizada.

Diretório do arquivo: Selecionar o arquivo que será importado.

Código do layout: Layout cadastrado anteriormente.

Conf. NF: Configuração de nota que será utilizada para geração das notas fiscais importadas através do arquivo.

Ao executar, os grids serão preenchidos, cada nota com seus itens, conforme imagem abaixo.

E ao salvar, as notas selecionadas no grid deverão ser gravadas no sistema.

Legenda:

Preto: Notas que ainda não foram geradas.

Verde: Notas geradas com sucesso.

Vermelho: Quando houve algum erro na geração da nota.