Como realizar o cadastro de Tabelas de Interpolação dentro do módulo PSGerencial no PetroShow?

OBJETIVO

 

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de consultar e cadastrar as Tabelas de Interpolação dos Tanques do Estabelecimento, para fins de controle de estoque e capacidade dos mesmos.

 

Tabela de Interpolação: Toda tabela volumétrica é acompanhada de uma “tabela de interpolação” que fornece o volume em litros correspondente aos milímetros eventualmente encontrados nas medições das alturas dos produtos.

A interpolação é feita de acordo com o fator irregular do tanque, logo se considera “fator irregular” todas as cotas positivas encontradas no fundo do tanque. 

  

Fonte: INMETRO - MODELO DE GESTÃO APLICADO À METROLOGIA LEGAL: PROPOSTA DO MODELO BRASILEIRO PARA ARQUEAÇÃO DE TANQUES 

 

ACESSOS E ATALHOS

 

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Cadastros Específicos >> Tanques/Bombas >> Tabelas de Interpolação: 

 

 

CONFIGURAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

 

A rotina Cadastros Específicos: Tabelas de Interpolação/Bombas >> Tabelas de Interpolação, disponibiliza ao usuário a opção de consultar e cadastrar Tabelas de Interpolação com a volumétrica dos tanques do estabelecimento.

 

Partindo disso, tal como em outras rotinas, ao selecionar a rotina o sistema traz o conjunto de filtros padrões, para que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:

 

 

Feitas as devidas filtragens, usuário terá acesso a tela de Consulta: Tabelas de Interpolação do Tanque:

 

 

Nesta serão listadas as Tabelas de Interpolação já cadastradas, bem como suas especificações e dados cadastrais, caso existam tabelas já cadastradas.

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário irá realizar os cadastros das Tabelas de Interpolação!

 

Para isso, basta o usuário clicar no botão Incluir () localizado no canto superior da tela e isso vale tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização de alguma tabela já cadastrada:

 

 

 

Selecionando a opção, o sistema irá mostrar a tela de inclusão de Tabelas de Interpolação do Tanque:  

 

 

Nesta tela, o usuário irá definir as especificações da Tabela de Interpolação do Tanque:

 

  • Tanque: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário irá informar o tanque utilizado na tabela.

 

Campo com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, e consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

 

  • Nº Certificado Inmetro: Campo onde o usuário poderá informar o número de certificado do Inmetro da tabela em questão.

 

  • Nº Processo Inmetro: Campo onde o usuário poderá informar o número de processo do Inmetro da tabela em questão.

 

  • Data de emissão: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar a data de emissão da tabela.

 

  • Data de Validade: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar a data de validade da tabela.

 

E abaixo, o usuário irá incluir as informações quanto às volumétricas da Tabela. Para isto,  basta clicar no botão de incluir    disponível no canto esquerdo da tela e incluir as informações:

 

ALTURA: Campos onde o usuário deverá informar a altura:

 

 

VOLUME (L/mm): Campos onde o usuário deve informar a volumétrica de Litros/mm do tanque , de acordo com a volumétrica fornecida pela tabela:

 

 

Desta forma, feitos os preenchimentos dos dados descritos acima, dada a sua especificação, basta usuário clicar o botão Salvar () disponível no canto superior da tela e o processo de inclusão de Tabelas de Interpolação estará concluído!

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

A consulta e inclusão dos cadastros das Tabelas de Interpolação com a volumétrica do tanques do estabelecimento, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2008.1003