Como realizar o cadastro de Entrada de NF-e (Por Etapas) dentro do módulo PSGerencial no Petroshow?

OBJETIVO

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário mais agilidade e otimização na realização dos processos de manifestações e entradas de NF-e’s emitidas para o estabelecimento.

 

ACESSO E ATALHOS

O acesso a rotina é feito por meio do menu: PS - Gerencial >> Notas Fiscais >> Entrada de NFe (Por Etapas):

 

CONFIGURAÇÃO

Para utilização da rotina serão necessárias as realizações de algumas configurações específicas!Sendo  elas:

 

CONFIGURAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

Nesta configuração o usuário irá configurar se o Estabelecimento terá a entrada de XMLs/NF-es realizada de forma automática, bem como as parametrizações referentes a padronização de configuração de nota e tributação que serão utilizadas nas entradas.

Esta configuração está localizada nota rotina Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração na seção Entradas de NF-e Automatizadas:

 

 

  • Realiza a Entrada de XML/NF-e: Campo onde o usuário irá definir se o estabelecimento realizará a entrada automatizada de XMLs/NF-es.

  • Configuração de nota padrão: Campo onde o usuário irá definir a configuração de nota padrão que será utilizada pela rotina nas entradas automatizadas.

Campo com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, e consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

  • Tributação Padrão: Campo onde o usuário irá sinalizar a tributação padrão que será utilizada pela rotina nas entradas automatizadas.

 

CONFIGURAÇÃO DO CADASTRO DA PESSOA

Nesta configuração, o usuário irá determinar as configurações individuais para cada Fornecedor que emitirem NF-es para o estabelecimento.

Esta configuração está localizada nota rotina Cadastros Gerais >> Pessoas >> Dados Complementares na seção Entradas de NF-e Automatizadas:

 

  • Realiza a Entrada de XML/NF-e: Campo onde o usuário irá definir se os XMLs desta pessoa terão a entrada automatizada de XMLs/NF-es.

  • Estabelecimento: Campo onde o usuário irá definir o estabelecimento para cada configuração de nota utilizada nas entradas automatizadas para esta pessoa.

Campo com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, e consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

  • Configuração de nota padrão: Campo onde o usuário irá definir a configuração de nota padrão que será utilizada pela rotina nas entradas automatizadas para esta pessoa.

Campo com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, e consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

  • Tributação Padrão: Campo onde o usuário irá sinalizar a tributação padrão que será utilizada pela rotina nas entradas automatizadas desta pessoa.

 

CONFIGURAÇÃO DO CONTROLE DE AÇÕES

Nesta configuração o usuário irá definir as permissões de acesso, bem como as notificações que o usuário irá receber para variadas situações que venham a ocorrer durante o processo.

Essa configuração é feita pelo usuário supervisor e/ou autorizado através da rotina PS - Gerencial>> Gerente >> Controle de Ações - (Grupo/ Usuário):

 

Sendo elas:

290 - Notifica e cadastra remetentes inválidos?: Ação que permite a notificação que indica se o usuário está autorizado a cadastrar os fornecedores inválidos das NF-es de entrada.

291 - Notifica e cadastra itens inválidos?: Ação permite a notificação que indica se o usuário está autorizado a cadastrar os itens inválidos das NF-es de entrada.

292 - Notifica tributação divergente?: Ação que permite a notificação que indica se o usuário será notificado quando a tributação do XML for diferente da tributação do calculada pelo sistema.

293 - Notifica entradas aptas para lançamento?: Ação permite a notificação que indica se o usuário será notificado quando um XML estiver disponível para lançamento.

294 - Altera tributação no lançamento da entrada? >> Ação que Indica se o usuário poderá modificar a tributação da nota durante seu lançamento.

 

Caso o usuário tenha as ações de notificações liberadas e ocorrer alguma das situações descritas acima o usuário será notificado, na tela inicial do sistema:

 

CONFIGURAÇÃO DO AGENDAMENTO DA TAREFA DA ROTINA

Nesta rotina o usuário realizar as configurações dos jobs que se referem à tarefa a tarefa que irá avaliar os XMLs de entrada, vinculados aos MDes e notificar o usuário no caso de possíveis falhas e também a tarefa que irá monitorar os documentos fiscais emitidos contra o CNPJ da empresa e também.

Para realizar o agendamento, deve-se acessar o menu Cadastros Gerais >> Agendador:

 

 

Após selecionada a rotina, o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Agendador de Tarefas, nesta o usuário deverá clicar no botão Incluir () que fica disponível no canto superior da tela de consulta:

 

 

Feito isso, o sistema irá abrir a tela de inclusão onde o usuário deve incluir um novo registro e informar a tarefa que realiza a consistência dos XMLs de entrada, sendo ela:

 

  • 10037 - Realiza a consistência dos XMLs de entrada provenientes dos MDEs automáticos: esse JOB tem a finalidade de avaliar os XMLs de entrada (que já foram baixados por meio da tarefa 30002), vinculados aos MDEs e notificar o usuário no caso de possíveis falhas.

 

 

Nesta o usuário irá definir o mês, dia da semana, dia do mês, hora e minuto que deseja que a tarefa seja executada.

Após feito isso, ao salvar o registro do agendamento da tarefa o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:

 

Para realizar o processo de recarregar as configurações no servidor de tarefas o usuário deve acessar o Servidor de aplicação e acessar o menu Controle >> Tarefas Agendadas e clicar em Recarregar Conf.:

 

 

Ainda na rotina de agendamento de tarefas, o usuário deverá localizar a tarefa MDEAUTOMATICO - Monitora possíveis MDes (Manifestação de Destinatário) realizados contra o CNPJ da empresa.

 

  • 30002 - Monitora possíveis MDes (Manifestação de destinatário) realizadas contra o CNPJ da empresa: este JOB tem a finalidade de monitorar todas as possíveis Manifestações de Destinatário realizadas contra o CNPJ da empresa.

Nesta o usuário deverá acessar os Parâmetros da Tarefa e definir que a realização da Ciência será feita automaticamente:

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A rotina Notas Fiscais >> Entrada de NFe (Por Etapas) disponibiliza para o usuário mais agilidade e otimização na realização dos processos de manifestações e entradas de XMLS/NF-e’s emitidas para o estabelecimento.

 

CENTRAL DE LIBERAÇÕES

Na central de liberações serão listadas as notificações geradas pelo Job que foi configurado inicialmente, para os usuários que possuem as os direitos de acessos liberados conforme citado nas informações de configuração.

Tendo isso, caso exista alguma anormalidade encontrada na consistência do xml, as notificações serão exibidas na barra superior com a mensagem que exibe o número de notificações pendentes, tendo isso basta o usuário clicar sobre as notificações e a central de liberações será aberta.

Por meio da central de liberações o usuário tem e a possibilidade de realizar o cadastro de fornecedores e itens. Para isto, basta selecionar uma notificação desse tipo e clicar em Processar Solicitação, ou no atalho F7, com isso o sistema irá verificar se existem outras pessoas ou itens com dados semelhantes aos presentes no XML recebido:

 

 

 

A rotina também permite que o usuário possa selecionar o cadastro da pessoa que seja o fornecedor da nota, para que o erro da notificação seja corrigido o cadastro e a nota liberada para entrada. Caso o cadastro da pessoa da nota (fornecedor) do XML realmente não exista, é apresentado botão Novo Cadastro que permite que o usuário realize o cadastro do fornecedor de forma rápida e otimizada, e o mesmo aplica para o cadastro do item.

Feitas as liberações das situações que as notificações apontaram, o sistema irá realizar uma nova consistência dos dados do XML e as notificações serão liberadas, com isso, o usuário poderá realizar o lançamento do nota.

 

ENTRADA POR ETAPAS

Para realizar a entrada do XML/NF-e port etapas, o usuário deverá acessar a rotina Notas Fiscais >> Entrada de NF-e (Por etapas).

Feito isso, o sistema apresentará a tela de Importação de NFe (Por Etapas).

Em cada etapa, o sistema trará um breve explicação da ação esperada, tornado a rotina ainda mais instrutiva:

 

Etapa 1 de 6 - Selecionar nota Fiscal:

 

 

Nesta etapa o usuário deverá selecionar a nota fiscal que deverá ser importada e em seguida clicar no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa.

Etapa 2 de 6 - Cabeçalho da Nota Fiscal

 

Nesta etapa o usuário irá preencher os dados pertinentes ao cabeçalho da nota fiscal que está sendo importada, sendo eles a Data de Entrada e as informações do Transporte da nota fiscal, para em seguida avançar para próxima etapa clicando no botão Avançar.

 

 

Etapa 3 de 6 - Itens

 

 

Nesta etapa serão listados os itens que serão importando e suas as informações contidas no xml, como valores e quantidades.

  • Etapa 4 de 6 - Tributações

 

Nesta etapa o usuário poderá visualizar os impostos da nota e realizar um comparativo entres os imposto cadastrados no sistema e os destacados no XML.

Etapa 5 de 6 - Acertos Financeiros / Ordem de Compra

 

Nesta etapa o usuário irá realizar os acertos financeiros da nota que está sendo importada, podendo informar a Analitica e o Centro de Custo dos mesmos.

 

Etapa 6 de 6 - Resumo

 

Nesta última etapa o usuário terá acesso ao resumo do processamento da nota de entrada, onde o mesmo poderá realizar a conferência e clicar em Finalizar para concluir o processo da importação.

 

 

O usuário pode realizar a consulta da nota importada, acessando a rotina Notas Fiscais >> Notas Fiscais, e realizando as filtragem de acordo com a visualização que preferir.

Desta forma, os processos da rotina de Entrada de Nfe por etapas, estará concluído!

 

RESULTADOS ESPERADOS

A realização da importação das NFe/XML por etapas, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

Versão 2010.1000