Como realizar as Configurações para emissão de CT-e no módulo PSLogística no Petroshow?

OBJETIVO

Essa documentação tem por objetivo disponibilizar ao usuário, as instruções e orientações quanto a configuração para as emissões de CT-e’s.

 

DESCRIÇÃO DO PROCESSO

 

CT-e: Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção e autorização de uso, pelo Fisco.

Fonte: Portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico

 

DAS CONFIGURAÇÕES DE NOTA

Para realizar a consulta e/ou cadastro da configuração de nota que será utilizada na emissão dos CT-e’s, o usuário deverá acessar a rotina: PS - Logística  >> Conhecimento de Transporte >> Configuração:

 

 

Partindo disso, ao selecionar a rotina, o usuário tem o contato inicial com a tela Consulta: Nota -Configuração de Notas:

 

 

Por meio desta, além de incluir os cadastros das Configurações, o usuário também consegue visualizar as configurações já castradas e suas particularidades, bastando selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões das Configurações! 

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir () disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta, primeiramente o usuário irá informar o nome descritivo da configuração no campo Descrição e em seguida irá realizar a parametrização da configuração, nas 4 abas que irão compor as especificações da Configuração, sendo :

 

  • Dados Gerais:

 

 

Nesta aba o usuário irá informar os dados gerais que irão compor a configuração, sendo eles:

 

  • Operação: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve informar se a operação da nota será de entrada ou de saída 🡺

 

- : Campo onde o usuário deve sinalizar, se a configuração está ativa ou inativa.

 

  • Descrição para NF-e/CT-e: Campo onde o usuário poderá informar alguma descrição que deva ser levada no xml.

 

  • Espécie: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário a espécie da NF-e/CT-e.

 

As informações de Espécie, devem possuir cadastro prévio, podendo ser consultada através da opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

 

  • Série: Campo onde pode ser definida uma série para a configuração.

 

As informações de Série possuem cadastro prévio, podendo ser consultada através da opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

 

  • Inf. Complementar para nota: Campo onde pode ser definida uma informação complementar de nota padrão para a configuração.

 

  • Inf. Complementar para Fisco: Campo onde pode ser definida uma informação complementar destinada ao Fisco padrão para a configuração.

 

As informações de Inf. Complementar tanto para Nota quanto para o Fisco devem possuir cadastro prévio, podendo ser consultada através da opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

 

  • Tipo de Frete: Campo onde pode ser definido um tipo de frete para a configuração.

 

 

  • Item para CTRC: Campo onde pode ser definido um item específico para (CTRC Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas) para a configuração.

 

  • Tipo Emissão: Campo onde o usuário deverá sinalizar o tipo de emissão da nota 🡺

 

: Campo onde o usuário deverá sinalizar se a configuração de nota irá movimentar o financeiro nas suas emissões.

 

: Campo onde o usuário deverá sinalizar se a configuração de nota irá movimentar o estoque dos itens nas suas emissões.

 

: Campo onde o usuário deverá sinalizar se a configuração irá ser contabilizada nas suas movimentações.



  • Ana. Fin.: Campo onde pode ser definida uma analitica financeira para a configuração. 

 

 

  • Tributa pelo Endereço: Campo onde o usuário deverá sinalizar pelo qual endereço a configuração irá realizar os cálculos de tributação 🡺

 

: Campo de preenchimento automático, onde será sinalizada o dados de data/hora, das alterações feitas no cadastro da configuração.

 

: aba onde o usuário poderá definir um tipo de estoque específico para a configuração e informar qual ação executar quando utilizá-la:

 



Dando sequência para a próxima aba do cadastro de Configuração:

 

  •  Inf Adicionais:

 

 

Nesta o usuário irá parametrizar as informações adicionais da Configuração, sendo elas:

 

Conf Gerais:

 

 

Nesta, os campos são todos instrutivos e de preenchimentos por seleção de opção, onde o usuário deverá sinalizar as especificações adicionais da Configuração, conforme a descrição de cada campo.

 

Nota de Serviço (NFS-e)

 

 

 

  • Cód. Operação NFS-e: Campo onde o usuário deverá informar o código de operação da NFS-e para a configuração.

 

 

  • Operação ISS: Campo onde o usuário deverá sinalizar o tipo de operação ISS 🡺



DRE Gerencial: 

 

Nesta, os campos são todos instrutivos e de preenchimentos por seleção de opção, onde o usuário poderá sinalizar as especificações referentes às Receitas, Deduções e Custos, dessa configuração.

 

Seguindo para próxima aba do cadastro de Configuração:

 

  • Regras:

 

 

Nesta aba, os campos são todos instrutivos e de preenchimentos por seleção de opção, onde o usuário poderá sinalizar as regras que serão aplicadas para essa configuração.

 

Finalizando as abas de Configuração: 

 

  • Contabilização:

 


Nesta aba, o usuário poderá definir as especificações, quanto à Contabilização das notas que utilizarem esta configuração:

 

  • Conf. Contábil Específica: Campo onde o usuário irá sinalizar se a configuração possui uma configuração contábil específica.

 

  • Tela contabilização ao salvar Nota Fiscal: Campo onde o usuário deverá sinalizar, se ao utilizar a configuração, o sistema irá apresentar a tela de contabilização toda vez que salvar as notas.

 

  • Hist. Ctb: Campo onde o usuário poderá definir um histórico contábil para configuração.

 

Finalizando assim, o processo de cadastro de configuração para CT-e!

 

Lembrando que assim como em outros emissões fiscais, o usuário deverá parametrizar as tributações que serão utilizadas nas emissões do CTE, sendo elas, tributação de ICMS, PIS, COFINS, IPI e ISS, que devem ser definidas conforme a passividade tributária do estabelecimento.

 

O usuário pode acessar o cadastro das tributações, pela rotina Cadastros Específicos>> Tributações  e selecionar a opção referente a tributação que desejar consultar/cadastrar:

 

 

 

Outra informação importante a ser ressaltada, é que para realizar as emissões é necessário que haja o cadastros das pessoas que estarão envolvidas  na operação, bem como o cadastro do veículo que realizará o transporte, motorista e transportadora. 



Rotinas para os cadastros:

 

  • Cadastro da pessoa: 

 

  • Veículo:

 

  • Motorista:

 

  • Transportadora:

 

DAS CONFIGURAÇÕES DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

 

Para realizar a emissão dos CT-e, é necessário realizar a configuração de Documentos eletrônicos.

 

Para isso o usuário deverá acessar a rotina Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Conf. Documentos Eletrônicos:

 

 

Seguindo disso, ao selecionar a rotina, o usuário tem o contato inicial com a tela de Configuração de Documentos Eletrônicos e nesta deverá selecionar a aba Conf CT-e:

 

 

Nesta o usuário irá parametrizar as informações referentes às emissões eletrônicas dos CT-e’s, sendo elas:

 

  • Ambiente de Emissão: Campo onde o usuário deverá sinalizar o ambiente de emissão das notas fiscais:

 

  1. Produção: É o ambiente utilizados para as emissões documentos com valor fiscal, ou seja, são documentos válidos e reconhecidos fiscal e juridicamente.

  2. Homologação: É o ambiente utilizado para testes, onde podem ser emitidos os documentos fiscais eletrônicos (NF-e, CT-e, MDF-, etc.), sem nenhuma validade fiscal ou jurídica.

 

  • Caminho dos Esquemas: Campo onde deve ser informado o caminho dos Esquemas utilizados nas emissões de CT-e, “C:\Viasoft\Server\NFe\xsd_cte”.

 

 

  • Campos de contingência: Devem ser preenchidos nos casos de  emissões em contingência:

 

 

  • Último NSU Consultado: Campo de preenchimento automático que informa o último NSU consultado nas emissões do estabelecimento.

 

 

Feito isso, para realizar as emissões o usuário de marcar o tipo de emissão CT-e como Normal e em seguida salvar () as informações:

 

 

Feito isso, os processos de configuração para geração de CT-e estará concluído, e o usuário já pode realizar as emissões!

 

Rotina para emissão:  

Acesso Rápido:

 

RESULTADOS ESPERADOS

A realização das configurações para emissão de CT-e, para posterior utilização dos seus recursos no sistema.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2008.1003