Como realizar o cadastro da Ferramenta ORION dentro do módulo Orion no Petroshow?

1 OBJETIVO

 

O Orion é utilizado para apresentar informações como compras, vendas, resultados, margens, custos, entre outras, de maneira mais visual e simplificada aos usuários. Nele é possível gerar informações em Excel, PDF ou em formato de gráficos para melhor análise do cliente.

 

2– CATEGORIA

 

O cadastro de categorias (Configuração >> Categorias) é útil para organizar os relatórios e consultas, permitindo que as unidades organizem o ambiente entre as diferentes categorias cadastradas. O seu cadastro é bastante simples, contendo apenas o nome da categoria.

 

Caso a categoria estiver sendo utilizada, ela não pode ser removida. Caso queira remover, deve apagar todos os indicadores e consultas que fazem o uso.

 

 

3 – CONFIGURAÇÃO GERAL

 

A tela de configuração geral (Configurações >> Configuração Geral) permite que sejam realizadas algumas configurações para o funcionamento do Orion. São listadas as opções:

  • Série: Série do cliente que está instalada a aplicação;

  • Mac: Mac selecionado no momento da liberação de acesso ao Orion;

  • Google API key: Chave do Google para que seja utilizado em algumas das ferramentas do Orion;

  • Plugin: Aplicação personalizada para o Orion;

  • Caminho do PDI no servidor: Caminho onde está instalado o Pentaho, utilizado para as ETL’s;

  • Categorias para o Marketplace: Categorias que serão listados para o cliente quando utilizado o Marketplace;

  • Dashboard padrão da página inicial: Dashboard que será listado na tela inicial assim que realizado login;

  • Diretório de backup: Diretório da máquina que está instalado o Orion onde ficarão armazenados os backups realizados do banco do Orion.

  •  

 

4 – LOGS

 

Como o Orion é uma ferramenta utilizada por desenvolvedores, foi criada uma tela que contém todos os logs de erros. Esta tela (Configuração >> Logs) permite um acesso aos logs, o que evita o acesso ao servidor do cliente para verificar os mesmos.

Na tela é possível ver os campos:

  • Data: data e hora que foi gerado o erro;

  • Usuário: Usuário que executou, caso tenha sido uma execução automática fica como null;

  • Path: caminho acessado que gerou o erro;

  • Mensagem: mostra a mensagem retornada dos erros;

  • Arquivo, Classe, Método, Linha: fazem referência de onde ocorreu o erro, listando qual o nome do arquivo, o nome da classe, o nome do método e o número da linha.

 

Caso o erro gere um Stack trace, será apresentada uma lupa ao passar o mouse sobre a linha, permitindo visualizar o Stack trace por completo.

 

 

5 – PROVEDOR DE SMS

 

O Orion encaminha mensagens via SMS, utilizando provedores contratados pelo cliente. Na tela de SMS (Configurações >> Provedor de SMS) é realizado o cadastro do Provedor utilizado pelo cliente. Ao acessar é apresentado uma listagem com os provedores já cadastrados.

 

 

Ao clicar em “Criar Novo”, para realizar novo cadastro, são solicitadas as informações:

  • Nome: Nome que será dado a esse cadastro;

  • Método: Método de envio do SMS, essa informação é encontrada no site do provedor contratado pelo cliente. Existem as opções GET e POST;

  • URL: Informação referente a URL do provedor que será utilizada;

  • Parâmetro Mensagem: Parâmetro que vai ser considerado pelo provedor para considerar a mensagem a ser enviada ao cliente;

  • Parâmetro Número: Parâmetro que vai ser considerado pelo provedor para considerar o número que deve ser enviado.

 

 

6– USUÁRIOS

 

6.1 – GRUPOS DE USUÁRIOS

 

Os grupos de usuários (Usuários >> Grupos de Usuário) permitem organizar todo o acesso aos recursos do Orion por categorias. O cadastro é composto por um nome, que é uma informação obrigatória.

Após preencher o nome, basta selecionar a aba Ações, na qual podem ser selecionadas as permissões (roles) aos menus que aquele grupo de usuários terá. É apresentado em categorias, listando as opções de permissão para visualizar, remover, alterar, incluir.

 

 Ainda na aba de Ações, é possível utilizar as opções:

  • Marcar todos: para marcar todas as regras de acesso;

  • Desmarcar todos: para desmarcar todas as regras de acesso.

Na aba Permissões, serão listados todos os relatórios que o Orion possui, marcando o checkbox da linha para que os relatórios fiquem disponíveis para serem visualizados pelos usuários do grupo.

 

 Na aba Usuários vão ser listados os usuários que pertencem ao grupo.

 

 

Ainda é importante notar que caso queira remover um grupo de acesso que não esteja mais em uso, deve usar a opção no canto superior direito (ícone de lixeira).

 

 6.2 – USUÁRIO

 

Por padrão, uma instalação do Orion tem apenas o usuário: admin / admin. A partir deste, é possível cadastrar outros usuários, os quais devem ter seus direitos de acesso devidamente cadastrados e configurados para que possam fazer qualquer ação dentro do Orion.

 

Ao abrir os usuários (Usuários >> Usuários) será apresentada a lista de usuários cadastrados. A partir da lista, é possível clicar no botão “Criar novo”, para fazer um novo cadastro de usuário, importar, editar ou remover um usuário e filtrar caso queira localizar um usuário em específico.

 

 

A opção de “Criar novo” abre a tela abaixo, onde é possível informar o Nome completo do usuário, o Login do Sistema (preferencialmente não utilizar caracteres especiais, números, nem espaços em branco) e um e-mail válido.

 

 

Além disso existe a opção para ativar ou inativar um usuário, sendo utilizado para validar se o cliente está ativo a marcação do checkbox “Ativo”. Esta tela ainda contém 3 opções, salvar para inserir ou alterar um usuário, cancelar e excluir no topo à direita.

Na aba Grupo são listados todos os grupos de usuários que estão cadastrados no sistema, sendo possível o usuário marcar o checkbox a qual grupo o usuário que está sendo criado/editado pertence.

 

 

Na aba Acesso é definido se o acesso será definido pelo grupo ou pelo usuário. Caso o checkbox seja desmarcado, serão habilitados os menus do sistema para que seja possível selecionar as permissões que o usuário possuirá, conforme o cadastro de grupo de usuário.

 

 

Na aba Home é selecionado como será listado a tela inicial do Orion quando o usuário acessar. Sendo utilizado como padrão a opção atalhos, sendo possível que o usuário selecione as opções Favoritos, Dashboards, Atalhos e Relatórios.

 

 

Ao salvar o cadastro de usuário, será retornada mensagem informando que será encaminhado ao e-mail cadastrado para o usuário, as informações para que seja criado a senha. Além da mensagem retornada, é habilitado uma nova aba com a descrição “Segurança”, onde é possível informar uma nova senha para o usuário ou enviar e-mail para recuperar a senha.

 

 

6.2.1 – IMPORTANDO USUÁRIO

 

Na primeira versão do Orion existe uma opção para importar os usuários do sistema Gerencial. Como esta versão não tem acesso direto ao banco de dados do Gerencial, você pode importar os usuários da mesma forma usando a opção: Banco de Dados Viasoft. Esta opção permite selecionar um datasource já configurado. Ao clicar em importar será feito o seguinte SQL no banco de dados para carregar os usuários e cadastrar no Orion:

SELECT USERID, FULLNAME, EMAIL, SENHA FROM PUSUARIO

Caso o Banco de Dados referente ao datasource selecionado não tenha a tabela PUSUARIO, será gerado um erro.

A segunda opção, “Outra fonte de dados”, permite selecionar usuários a partir de uma consulta cadastrada na fonte de dados. Selecionando esta opção será possível selecionar qual é a fonte de dados que retorna os usuários. Importante, para que funcione corretamente a consulta deve retornar os campos:

NOME, USUARIO e EMAIL

Assim será possível importar usuários de outras bases de dados utilizando qualquer uma dessas formas. Abaixo segue tela demonstrando a função:

 

 

6.3 – PERMISSÕES

 

A tela de permissões (Usuários >> Permissões), permite atribuir acesso a determinados relatórios para usuários ou grupos. Nesta tela são mostrados todos os indicadores do Orion e ao clicar sobre o indicador será exibida uma tela modal onde é possível ver os grupos e usuários que tem acesso à tela além de permitir alterar os acessos.

 

 

A tela permite filtrar pelo nome dos indicadores e pelo tipo, também contém todos os grupos e os usuários cadastrados.

 

É necessário deixar selecionados os grupos e usuários que tem acesso ao indicador. Não é necessário salvar, à medida que selecionar as informações já serão gravadas.

 

6.4 – PARÂMETROS

 

A tela de parâmetros (Usuários >> Parâmetros) permite adicionar determinados parâmetros para os usuários, podendo ser utilizado como parâmetro na consulta SQL. Isso é muito útil quando precisa, por exemplo, passar uma região para cada usuário para ser considerada no indicador. Dessa forma, cada usuário pode ter as informações que são úteis para si, filtrando apenas os seus dados.

 

A tela acessada apresenta uma listagem com os parâmetros já existentes, um botão “Criar novo” para criar um parâmetro, opções de filtro, editar e deletar.

 

 

6.4.1 – CRIAR NOVO

 

A tela de cadastro permite digitar o nome do parâmetro. Este nome será utilizado para vincular a um parâmetro de consulta posteriormente.

 

Após informar o nome do parâmetro, será necessário adicionar os usuários e os respectivos parâmetros. Isso pode ser feito clicando no mais (+) do card de usuários no canto superior direito.

 

Após clicar, será adicionada uma linha na listagem, clique na primeira coluna e selecione o usuário e após clique na segunda coluna e informe o valor do parâmetro.

 

Existem duas opções pra excluir, sendo possível passar o mouse sobre a lista de usuários e utilizar a opção remover ou ao abrir o parâmetro para edição e utilizar o botão remover do canto superior direito.

 

 

6 – EXTRAÇÃO DE DADOS

 

6.1 – DATASOURCE

 

Os Datasources (Extração de Dados >> Datasources) no Orion, são as configurações de conexão com um ou mais banco de dados. Essas configurações são utilizadas para executar os SQL's que são cadastrados em fontes de dados (Opção: JDBC).

 

6.2.1 - DETALHAMENTO DA ROTINA

 

A primeira tela ao acessar a rotina de datasources é a lista com todos os bancos de dados cadastrados no Orion. Nesta tela é apenas exibido o nome, a url jdbc da conexão e se é padrão ou não.

 

Também é possível cadastrar uma nova conexão utilizando o botão “Criar novo” e utilizar os filtros disponíveis para localizar uma conexão já cadastrada.

 

 

6.2.2 - TELA DE CADASTRO

 

Na tela de cadastro precisa ser selecionado o SGBD (Oracle, Firebird, MySql, etc) obrigatoriamente, o qual já pré-carrega as configurações principais de acordo com o banco de dados selecionado. O campo URL é obrigatório e você deve informar corretamente todas as informações para que seja possível conectar no SGBD do Banco de dados selecionado.

 

Observação: Caso não entenda sobre conexões jdbc, segue o link de uma apostila explicando como funciona: https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/bancos-de-dados-e-jdbc/#a-conexo-em-java

 

No caso de selecionar a opção Outro no SGBD, precisa informar o Driver e a URL de conexão JDBC corretamente. Os campos de Usuário e Senha, devem ser preenchidos corretamente, sendo que o usuário é obrigatório e a senha opcional. Lembrando que estes são o usuário e senha do Banco de Dados.

 

 

A opção Padrão, pode ser utilizada apenas para uma conexão, a qual torna a conexão a padrão do Orion, dessa forma não é preciso selecionar o Datasource no cadastro de Fontes de Dados em JDBC.

 

Na aba Avançado, existe as opções avançadas de conexão. Estas opções vêm carregadas por default com as opções padrões estabelecidas na criação da ferramenta. Cada opção possui uma interrogação no canto superior direito, o qual detalha para que serve cada opção.

 

 

6.2.3 - TESTAR A CONEXÃO

 

Para testar a conexão utilize o botão de Play, disponível no canto superior direito da tela. Esta opção só será apresentada após salvar o datasource.

 

6.2.4 - PROBLEMAS COM FORMATO DE DATA NO ORACLE

 

Algumas instalações de Oracle tem um formato de data diferente do utilizado na aplicação. Para corrigir o problema, utilize o campo Connection init SQL e adicione a seguinte instrução:

ALTER SESSION SET NLS_DATE_FORMAT='MM/DD/YYYY'

 

Ao iniciar o pool de conexão com o banco de dados, o Orion seta o formato padrão, evitando possíveis erros no desenvolvimento de indicadores.

 

 6.2 - FONTE DE DADOS

 

A opção de fonte de dados (Extração de Dados >> Fontes de Dados) é utilizada para cadastrar uma entrada de dados em SQL ou REST.  Na tela de abertura dessa opção, são listadas todas as fontes de dados cadastradas, apresentando a categoria na qual ela se encontra e qual banco está sendo considerado para buscar a informação. Sendo possível cadastrar uma nova fonte de dados ao clicar no botão “Criar Novo” no canto superior direito da tela.

 

 

6.2.1 - TELA DE CADASTRO

 

Na tela de cadastro é necessário selecionar o tipo da fonte de dados, sendo possível escolher entre JDBC e REST, selecionar a categoria que será listado essa fonte de dados e o nome da nova fonte de dados.

 

São listadas as abas:

 

                Geral: Informações gerais da fonte de dados, nessa aba é selecionada o tipo da fonte de dados, se será JDBC ou REST. Nela é informado o nome da fonte de dados, categoria que será utilizada e, caso o tipo for JDBC, será habilitada a opção para escolha do banco de dados. Caso seja selecionado o tipo REST, são habilitados os campos de Método (GET ou POST) e a URL que será consumida pela aplicação.

 

                Cache: essa informação é utilizada para que o acesso à consulta fique mais rápida. É salvo a consulta para que fique mais rápido o acesso a essa informação. Ao habilitar o cache, é solicitado a informação de Tempo do cache (Em minutos), isso é, quanto tempo a consulta ficará em memória, e lista quanto tempo a informação ficou em cache.

 

 

Na aba de Gerenciamento do cache, são listadas as informações:

  • Último Acesso: Data e Hora do último acesso a essa fonte de dados;

  • Tempo de Execução (ms): O tempo que demorou para que fosse executa a fonte de dados. É apresentada em milissegundos;

  • Parâmetros: É apresentado os parâmetros que foram utilizados para executar a consulta.

 

                Query: É utilizado para cadastro das Query que serão utilizadas pelos relatórios. Ao criar uma query é possível definir o SGBD. Sendo necessário que sejam informados o SGBD e a query no espaço em branco no modal retornado.

 

 

É possível adicionar mais de uma Query por Fonte de Dados.

 

Campos: Campos listados no SQL inserido na aba Query. Possui as colunas:

  • Nome: Nome que foi dado ao campo no SQL não podendo ser alterado;

  • Descrição: Essa é a informação que será mostrada ao usuário no momento de execução;

  • Tipo: Lista o tipo do campo, se campo é um número, um texto, uma data etc.

 

 

Nessa aba tem a opção de atualizar as colunas ou adicionar uma nova coluna.

 

Parâmetros: Parâmetros utilizados no SQL inserido na aba Query. Nessa aba são listadas as opções:

  • Nome: Nome do parâmetro que está no SQL;

  • Descrição: Como o parâmetro será listado para o usuário que executou a fonte de dados;

  • Tipo: Formato que será possível inserir a informação, tendo as opções de Texto, Contém, Número, Data, Hora, Mês, Seleção, Complete;

  • Filtro: Filtro que será utilizado, sendo utilizado de outra fonte de dados criada, sendo listado quando o tipo for seleção ou complete;

  • Múltiplo: Opção para que seja possível selecionar mais de um dos itens retornados, sendo necessário que ele seja marcado para que ser considerado;

  • Esconder: Opção para que seja possível o esconder o parâmetro para visualização, sendo necessário que ele seja marcado para que seja considerado;

  • Obrigatório: Opção para que o filtro se torne obrigatório no momento de execução do relatório, sendo necessário que ele seja marcado para que seja considerado;

  • Padrão: Informação que listará padrão para a fonte de dados, tendo as opções de dia atual, mês atual, ano atual, data atual, hora atual, primeira data do mês, última data do mês, primeira data do ano, última data do ano, data calculada, hora calculada, todos, usuário logado, personalizado, outros.

 

 

Relatórios: Relaciona os relatórios que estão utilizando a fonte de dados selecionada.

 

 

Headers: Parâmetros que serão necessários repassar no cabeçalho do link do REST, sendo possível informar o valor.

 

 

Ainda há as opções de exportar a fonte de dados que foi criada, importar outra fonte de dados, testar a fonte de dados para verificar se está correta, criar uma cópia e excluir a fonte de dados.

               

 7 – NOTIFICAÇÕES

 

7.1 – AGENDAMENTO DE TAREFAS

 

Na tela de agendamento (Notificações >> Agendamento de Tarefas) você acompanha todos os processos agendados no Orion, mostrando uma visão geral de tudo e em quais dias e qual horário vai ser executada determinada rotina.

 

 

Na tela são exibidos os agendamentos de:

  • Adicionar ao cache;

  • Enviar planilha por e-mail;

  • Enviar PDF por e-mail;

  • Enviar HTML por e-mail;

  • Enviar SMS;

  • Transformação ETL.

 

Isso pode ser verificado no final do calendário e as rotinas são separadas por cores conforme pode ser visto na legenda.

 

 

7.2 – CONFIGURAÇÃO DE E-MAIL

 

Caso o cliente queira receber notificações ou relatórios por e-mail ou enviar e-mail para seus clientes/parceiros, precisa ter uma configuração de e-mail cadastrada no Orion.

 

A configuração de e-mail (Notificações >> Configuração de Email) permite cadastrar uma conta de e-mail para enviar e-mails através do Orion. É possível ter uma ou mais contas cadastradas, sendo que para cada rotina só pode ser utilizado uma configuração.

 

Abaixo é mostrada a tela de listagem. Para cadastrar utilize a opção “Criar novo”.

 

 

Ao acessar a tela para cadastrar, deve informar os dados para que o Orion possa acessar a conta de e-mail e fazer o envio dos mesmos.

 

 

Considerando como exemplo uma conta do Gmail, você pode enviar utilizando os seguintes dados:

 

CHAVE

VALOR

mail.smtp.auth

true

mail.smtp.starttls.enable

true

 

 

Importante: Não deixe espaços em branco nem na chave nem no valor.

Salve e utilize o ícone de Play no topo a direita para enviar um e-mail de teste. Marque a opção Padrão para tornar esta configuração de e-mail a padrão em todo o Orion. Lembrando que todos os campos são obrigatórios.

                

7.3 – TEMPLATE DE E-MAIL

 

A rotina de templates de e-mail (Notificações >> Templates de E-mail) é utilizada para cadastro dos templates de como enviará o e-mail ao cliente. Nessa tela é apresentado uma listagem dos templates já cadastrados, contendo o nome do template e a fonte de dados utilizada, não sendo obrigatório a informação da fonte de dados.

Por padrão já existe um template default que é utilizado para encaminhar os e-mails no agendamento de tarefas.

Ainda é possível realizar a exclusão e edição do item, bastando passar o mouse por cima da linha e serão apresentados os ícones de edição e remoção do item em questão, o mesmo somente será apagado caso não esteja sendo utilizado em alguma outra rotina.

 

 

7.3.1 – CRIAR NOVO

 

Por padrão existe um template default utilizado para encaminhar os e-mails no agendamento de tarefas. Porém para criar um template, basta clicar no botão “Criar Novo”, ele retornará uma tela com as abas:

 

Geral: Nessa aba é informado o nome do template, a fonte de dados, o mecanismo utilizado, podendo escolher entre os quatro tipos, Freemarker, Thymeleaf, Twig e Mustache encontrando-se abaixo do campo de seleção do Template Engine um link que possui a documentação de cada uma das opções apresentadas. Além disso é apresentada a opção de marcar o template criado como padrão para envio dos e-mails.         

 

 

Designer: é utilizada para informar o HTML para apresentação. Ao utilizar já vem explicando alguns padrões para desenvolvimento das telas de apresentação em HTML

 

 

Preview: é utilizada para obter uma pré-visualização do que foi escrito em HTML na aba de Designer.

 

                       

7.4 – SMS

 

Essa rotina é utilizada para encaminhar SMS. Nela é ajustado o que será encaminhado e para qual número será encaminhado. Ao abrir a rotina é retornada a listagem do que já existe cadastrado no Orion, sendo possível cadastrar um novo ao clicar em “Criar Novo”.

 

Observação: O Orion somente faz a “ponte” entre o provedor e a pessoa que receberá o SMS, ele ajusta a mensagem que será encaminhada e qual o número que receberá a mensagem.

 

 

7.4.1 – CRIAR NOVO

 

Ao criar um registro é retornada uma tela com 4 abas, sendo elas:

 

Geral: Nessa aba é informado o nome que a rotina levará, uma breve descrição, a categoria da rotina e o provedor que encaminhará a mensagem.

 

 

Designer: serve para definir a fonte de dados que será utilizada, na opção Número, ao selecionar a opção Campo da Fonte de Dados habilitará a opção Campos para que seja selecionado o campo da fonte de dados que contém o número. Ao selecionar a opção Parâmetros da Fonte de Dados, habilitará a opção Parâmetros para que seja selecionado o parâmetro da fonte de dados que contém o número. O mesmo ocorre para o campo Mensagem.

 

 

Agendamento: funciona da mesma forma que o agendamento realizado nos envios de e-mail, modificando somente que não habilitará a aba e-mail para informar o e-mail de remetente, template padrão e e-mails que receberão a informação.

 

 

Logs: Apresenta os logs de execução dessa rotina, sendo listado o usuário que executou, a data e hora de execução, o tipo do log e a mensagem de execução.

 

 

8 – ROTINA DE AGENDAMENTO

 

A rotina de agendamento é utilizada em vários locais dentro do Orion e serve para agendar um processo automático que pode ser um envio de e-mail, um carregamento de cache, executar uma transformação em ETL, entre outros.

 

O funcionamento é simples:

 

Seleção de anos: É possível selecionar para que o agendamento seja executado apenas em alguns anos ou se deixar sem selecionar para executar indiferente do ano.

 

 

Seleção de Meses: Caso queira executar apenas em alguns meses em específico, selecione os meses ou deixe sem selecionar nenhum mês para executar todos os meses.

 

 

Seleção Dia do Mês: Caso queira executar apenas em alguns dias do Mês, selecione o dia ou deixe sem selecionar para que o agendamento execute em qualquer dia.

 

 

Seleção Dia da semana: Caso queira executar apenas em alguns dias da semana, selecione o dia ou deixe sem selecionar para que o agendamento execute em qualquer dia da semana.

 

 

Seleção Horário: A informação do horário será sempre obrigatória. Você pode optar por um horário fixo durante o dia, selecionando a opção Horário específico e informando o Horário:

 

Ou utilizar repetição, selecionando a opção Intervalo de horários, informar o campo executar a cada e selecionar o Tipo (Minutos/Horas). Com isso o Orion executa cada repetição conforme o que estiver configurado. Como exemplo, pode ser configurado para executar a cada 12 horas, informando 12 e selecionando horas, ou a cada 30 minutos, informando 30, selecionando minutos e informando o horário inicial e horário final de envio.

 

 

Ou utilizar múltiplos horários, selecionando a opção Múltiplos Horários, marcando os horários que será encaminhado o relatório.

 

 

Seleção de E-mail: Algumas rotinas possuem uma aba para seleção de e-mails. Esta aba só será exibida em algumas rotinas, como geração de relatórios em Excel, PDF e templates de e-mail. A rotina permite que sejam informados os e-mails que receberão o relatório em questão.

O campo Configuração de E-mail, permite selecionar uma configuração de e-mail (disponível em outra documentação) para fazer o envio. Caso não tenha é necessário cadastrar.

Com a opção Utilizar e-mails a partir de uma fonte de dados?, desmarcada, você pode informar os e-mails manualmente no campo E-mail e teclar “Enter“ após digitar cada e-mail para confirmar a inserção.

 

 

Com a opção “Utilizar e-mails a partir de uma fonte de dados? marcada, você precisa selecionar uma consulta no campo Fonte de Dados, esta consulta deve retornar um campo com os e-mails a serem enviados. Este campo deve ser informado no campo “Campo Email” para que o Orion saiba como obter o e-mail a ser enviado.

 

Caso a consulta de e-mails retorne mais campos, estes podem ser utilizados como parâmetros no relatório que está utilizando o agendamento. Permitindo filtrar o relatório para cada linha da consulta enviando um e-mail individualmente.

Isso é muito útil para caso queira enviar as contas a pagar, por exemplo, para cada cliente que está em débito em aberto.

 

9 – DASHBOARDS

 

9.1 – WIDGET

 

Essa rotina é utilizada para gerar os gráficos que serão utilizados para visualizar as informações dos dados. Ao abrir a tela são listados os widgets cadastrados e a opção para que seja cadastrado um novo registro.

 

 

9.1.1 – CRIAR NOVO

 

Ao criar um Widget é apresentado três abas:

 

Geral: Listando nome do Widget, descrição, campo utilizado para fazer uma breve descrição sobre o gráfico, categoria que será adicionado a fonte de dados utilizada.

 

 

Nessa guia é possível definir o tipo de gráfico clicando em “Alterar modelo” será apresentado um modal com todas as opções de modelos que podem ser utilizadas pelo usuário para demonstrar a informação

 

 

As outras duas abas serão habilitadas assim que for salvo o cadastro da aba Geral.

 

Designer: é nessa aba que é realizada todas as alterações nos gráficos. É definido quais serão os campos que será listado no gráfico e é nessa aba que ocorrem as alterações na apresentação dos gráficos, sendo possível modificar cor, formato de apresentação dos dados, entre outras propriedades.

 

 

Permissões: Apresentação dos usuários e grupos que possuem permissão para visualizar esse widget.

 

 

Nos Widgets ainda é possível exportar um arquivo Json para que seja importado em outra base, existe a opção de importar um Widgets de um arquivo Json para que seja criado na base do cliente. É possível realizar uma cópia do widget ao clicar no ícone de cópia no canto superior direito ou até mesmo excluir ao clicar no ícone de lixeira no canto direito da tela.

 

9.2 – DASHBOARD

 

Os Dashboards são um compilado de Widgets, neles é possível adicionar vários widgets na mesma página para que sejam apresentados todos juntos. Ao abrir a tela de dashboards é apresentada uma listagem com o que já está cadastrado.

 

 

9.2.1 – CRIAR NOVO

 

Ao clicar em “Criar Novo” e retornado em uma nova tela, com as abas:

 

Geral: Definição de nome, descrição e categoria que ficará o dashboard. Nela é definida se deverá ser mostrado os widgets que não possuem resultados.

 

 

Painel: É definido se o dashboard será apresentado como painel em uma televisão, caso marcada essa opção são habilitados os campos para informar em quanto tempo será atualizada a informação e em quanto tempo ficará mostrando cada painel. Ambos os campos consideram o período em segundos.

 

 

Designer: Nessa aba podem ser adicionados os gráficos que serão apresentados no dashboard. É possível redimensionar e alterar o formato de apresentação do widget. Podem ser adicionadas abas para apresentar os widgets.

 

 

Permissões: A aba de permissões apresenta quem tem permissão para visualizar o dashboard.

 

 

Ainda é possível exportar um arquivo Json para que seja importado em outra base, há a opção de importar um Dashboard de um arquivo Json para que seja criado na base do cliente. É possível realizar uma cópia do widget ao clicar no ícone de cópia no canto superior direito ou até mesmo excluir ao clicar no ícone de lixeira no canto direito da tela.

 

10 – RELATÓRIOS

 

Em relatórios é apresentado as informações de relatório Excel e PDF gerados pelo Orion.

 

10.1 – EXCEL

 

O Orion gera relatório em planilhas Excel. Ao acessar a tela de Excel vai ser apresentado por categoria os relatórios que já tem para emissão pelo Orion.

 

 

10.2.1 – CRIAR NOVO

 

Ao clicar em “Criar Novo” e retornado em uma nova tela, com as abas:

 

Geral: Definição de nome, descrição e categoria que ficará o dashboard. É mostrado também o nome do template que é relacionado ao cadastro

 

 

Dados: Na aba de dados é definido qual o nome da planilha que vai ser usada para que sejam listados os dados que o Orion vai gerar e em que fonte de dados é relacionado o nome da fonte de dados que será usada para gerar informação na aba informada.

Observação: Cada fonte de dados precisa de uma planilha diferente para gerar a informação, sendo assim se tiver duas fontes de dados que serão utilizadas, seria adicionado (botão + no canto superior direito) uma linha com o nome da planilha como dados e a fonte de dados relacionado e adicionada mais uma linha com o nome da planilha dados2 e outra fonte de dados que seria relacionada a ela.

 

 

Agendamento: Apresenta as opções para que seja possível agendar o relatório para ser encaminhado por e-mail para o destinatário. Funciona da mesma maneira que a Rotina de Agendamento.

 

 

Logs: Apresenta os logs de execução dessa rotina, sendo listado o usuário que executou, a data e hora de execução, o tipo do log e a mensagem de execução.

 

 

Permissões: A aba de permissões apresenta quem tem permissão para visualizar o relatório.

 

 

Nos relatórios em Excel é possível que seja importado um arquivo Excel que será utilizado como base para gerar os relatórios. Nesse caso, deve ter somente a informação de cabeçalho das colunas na planilha que vai ser “jogado” os dados que serão retornados do Orion.

Além disso é possível importar um cadastro já realizado e exportar o cadastro já realizado. É possível realizar uma cópia do relatório criado e também é possível excluir o cadastro realizado.

 

10.2 – PDF

 

O Orion gera relatório em PDF. Ao acessar a tela de PDF vão ser apresentados os relatórios  por categoria que já tem para emissão pelo Orion.

 

 

10.2.1 – CRIAR NOVO

 

Ao clicar em “Criar Novo” é retornado em uma nova tela, com as abas:

 

Geral: Definição de nome, descrição, fonte de dados e categoria que ficará o dashboard. É mostrado também o nome do template que é relacionado ao cadastro

 

 

Designer: Na aba de designer são apresentados os campos da fonte de dados selecionada. Sendo assim, tem os espaços de colunas e valores para que sejam relacionadas as colunas que serão apresentadas no relatório conforme forem organizadas nesses campos. Existe também a opção para que o relatório seja emitido no modelo de paisagem ou no modelo retrato.

 

 

As abas de agendamento e logs funcionam conforme a rotina de Excel.

Nos relatórios em PDF é possível que seja adicionado um template personalizado, bastando marcar essa opção na aba Geral. Esse arquivo deve ser no formato “.jasper”.

É possível importar um cadastro já realizado e exportar o cadastro já realizado. É possível realizar uma cópia do relatório criado e também é possível excluir o cadastro realizado.

 

11 – ASSISTENTE DE CRIAÇÃO

 

O assistente é utilizado para facilitar a criação de indicadores dentro do Orion. Com o assistente você pode criar todos os principais tipos de indicadores e relatórios (Excel, PDF, Widgets e Dashboards).

Os passos são os mesmos que devem ser realizados para criar qualquer indicador dentro do Orion:

  • Criar o Datasources ou selecionar um já existente;

  • Criar a fonte de dados ou selecionar uma já existente;

  • O próximo passo é o designer que depende do indicador selecionado;

  • Por fim as permissões para acessar o indicador.

 

Para realizar todos os passos deve ser utilizado o botão de Próximo, que só é habilitado após preencher corretamente os dados da tela atual.