Como realizar o cadastro e a consulta de Geração e leitura de retorno automáticos de remessa no Petroshow?

OBJETIVO

 

O objetivo desta documentação é instruir e orientar o usuário quanto aos processos da geração de remessa e leitura de retorno automáticos.

 

DESCRIÇÃO DO PROCESSO

 

A geração de remessa e leitura de retorno automáticos, consiste no processo que realiza a geração e a leitura dos retornos de remessa automaticamente, com base nas emissões de boletos e as parametrizações realizadas nas configurações do estabelecimento.

 

 O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?:

 

Os arquivos Remessa e Retorno são utilizados para a troca de informações entre o Boleto Simples e o seu banco. A troca destes arquivos entre os sistemas permite que as informações de emissão, registro, pagamento, vencimento e outras estejam sempre sincronizadas e atualizadas.

 

O envio do arquivo Remessa ao banco é obrigatório para todos os boletos com registro. Caso o arquivo não seja enviado, os boletos não serão registrados e o banco poderá recusar o seu recebimento ou cobrar uma multa do recebedor.

 

Fonte: O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?

 

CONFIGURAÇÕES

 

Para a execução do processo de geração e leitura automáticas ocorrer corretamente, serão necessárias  algumas configurações e parametrizações específicas da remessa bancária.

 

AGENDAMENTO DAS TAREFAS DA ROTINA

 

Nesta rotina o usuário realizar as configurações dos jobs que se referem às tarefas pertinentes da rotina.

 

Para realizar o agendamento, deve-se acessar o menu Cadastros Gerais >> Agendador:

 

 

Após selecionada a rotina, o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Agendador de Tarefas, nesta o usuário deverá clicar no botão Incluir  que fica disponível no canto superior da tela de consulta:

 

 

Feito isso, o sistema abrirá a tela de inclusão onde o usuário deve incluir um novo registro e informar as tarefas que influenciam diretamente na rotina, sendo elas:

 

  • 10012 – Realiza leitura de arquivos de remessa automaticamente: esse JOB tem a finalidade de realizar a leitura automática dos arquivos de remessa.

 

 

Nesta o usuário definirá o mês, dia da semana, dia do mês, hora e minuto que deseja que a tarefa seja executada.

 

Ainda nesta tela, o usuário deverá acessar os Parâmetros da Tarefa onde poderá definir o diretório do servidor onde os arquivos de remessa estão localizados:

 

 

Após feito isso, ao salvar o registro do agendamento da tarefa o sistema apresentará a seguinte mensagem:

 

Mensagem que orienta o usuário a recarregar as configurações no servidor de tarefas.

 

Para realizar o processo de recarregar as configurações no servidor de tarefas o usuário deve acessar o Servidor de aplicação e acessar o menu Controle >> Tarefas Agendadas e clicar em Recarregar Conf.:

 

 

 

Ainda na rotina de agendamento de tarefas, o usuário deverá localizar a tarefa 10027:

 

  • 10013 – Gera Remessas de Cobranças automaticamente: esse JOB tem a finalidade de gerar automaticamente as remessas de cobrança.

 

Da mesma forma que na tarefa anterior o usuário deverá acessar os Parâmetros e realizar as parametrizações a considerar para a geração da remessa de cobrança:

 

 

  • Duplicatas lançadas há (dias): neste campo o usuário definirá o número de dias que as duplicatas foram lançadas, para a posterior verificação. Por exemplo: Verificar as duplicatas lançadas a 2 dias.

 

  • Caminho para gerar arquivos de remessa: neste campo será informado o diretório de onde salvos os arquivos de remessa gerados.

 

O processo de salvar recarregar a tarefa no servidor, segue a mesma aplicação abordada na tarefa 10012.

 

 CADASTRO GERAIS DA REMESSA DE COBRANÇA

 

Para que a remessa de cobrança seja gerada automaticamente, é necessário que o sistema possua todos os  cadastros gerais da mesma, parametrizados e configurados no sistema!

 

Para isto o usuário deverá acessar a rotina PS - Financeiro >> Cadastros Gerais >> Remessa Bancária e realizar as devidas configurações e cadastros:

 

 

 

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá a opção de consultar e cadastrar os cadastros gerais da Remessa Bancária de Cobrança, sendo eles:

 

 CARTEIRA DE COBRANÇA

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Carteiras de Cobrança Bancária:

 

 

Nesta serão listados as carteiras já cadastradas e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

O que é carteira de cobrança?:

A Carteira de Cobrança é um serviço contratado junto ao banco que permite a emissão de boletos bancários. Sem uma carteira de cobrança não é possível gerar boletos. A carteira escolhida por você junto ao seu banco define a forma como os seus boletos são gerados. Assim, quando é feito o pagamento de um boleto, o banco faz a leitura dos dados presentes nele e encaminha o dinheiro para a conta - corrente vinculada à carteira de cobrança.

 

Fonte: O que é carteira de cobrança e para que serve?

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  das Carteiras de Cobrança!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações da Carteira de Cobrança:

 

  • Código do Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para qual a carteira pertence.

 

  • Código da Carteira: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da carteira de cobrança que será cadastrada.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação da carteira.

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar  as alterações para que o cadastro de carteira de cobrança seja finalizado!

 

MOTIVOS DA OCORRÊNCIA 

 

 

 

Ao selecionar a essa opção, tal como em outras rotinas o sistema trará o conjunto de filtros padrões, para  que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:

 

 

Feitas as filtragens o usuário terá o contato inicial com tela de Consulta: Erros no retorno de Cobrança  Bancária:

 

 

Nesta serão listados os erros no retorno já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Quando ocorrem as Ocorrências/Rejeições de Arquivos?:

 

O arquivo será rejeitado se for encontrado algum tipo de inconsistência nos campos do header de arquivo e de lote, bem como nos campos do trailer de lote e de arquivo. Nos registros detalhe os campos que ocasionam a rejeição do arquivo são os Campos de Controle (Banco, Lote, Registro) e os campos de serviço (número do registro, segmento e código de movimento).

 

Fonte: TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS DA COBRANÇA BANCÁRIA NO INTERNET

BANKING CAIXA

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  dos Erros no Retorno de cobrança bancária!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações do Motivo da Ocorrência:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o motivo que será cadastrado.

 

  • Layout CNAB: Campo de preenchimento obrigatório, onde usuário deverá sinalizar qual o layout CNAB do erro que será cadastrado, se será o 240 ou 400.

 

O que é CNAB e para que ele serve?: O CNAB, sigla para Centro Nacional de Automação Bancária, são diretrizes a serem seguidas para a emissão dos arquivos de remessa e de retorno, tanto por parte das empresas quanto dos bancos.

 

CNAB 240: Seu principal diferencial é que trabalha com um número maior de informações e abrange mais serviços atrelados aos boletos.

CNAB 400: Permite trabalhar com uma quantidade menor de informações e com menos serviços.

 

Fonte: O que são CNAB 240 e 400 e qual a diferença entre eles?

 

Código da Ocorrência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá in- formar o código da ocorrência para o erro que será cadastrado.

 

  • Código da Rejeição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deve informar o código da rejeição para o erro que será cadastrado.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a descrição do erro.

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar  as alterações para que o cadastro de Erros de Retorno da cobrança bancária seja finalizado!

 

 ESPÉCIES DE DOCUMENTOS

 

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Espécie Documento p/ Cobrança Bancária:

 

 

Nesta serão listadas as espécies de documentos já cadastradas e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  das Espécies de Documentos para Cobrança Bancária!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações das espécies de documentos para cobrança bancária:

 

  • Código do Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para a espécie de documento.

 

  • Espécie do Documento: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar a espécie de documento do banco em questão.

 

  • Descrição Reduzida: Campo onde o usuário poderá informar a descrição reduzida da espécie de documento.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação da espécie de documento.

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar as alterações para que o cadastro de Espécie de Documentos p/ Cobrança Bancária seja concluído.

 

 ÍNCICES PARA COBRANÇA  

 

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Índices para  Cobrança Bancária

 

 

Nesta serão listados os índices de cobrança já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e  alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  dos Índices para Cobrança Bancária!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações dos índices de cobrança para cobrança bancária:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o índice de cobrança

 

  • Código do Índice: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do índice do banco em questão.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do índice de cobrança

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar  as alterações para que o cadastro de Índices para Cobrança Bancária seja concluído.

 

INSTRUÇÕES PARA COBRANÇA  

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Instruções  p/ Cobrança Bancária:

 

 

Nesta serão listadas as instruções de cobrança já cadastradas e suas especificações para fins de consulta e  alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  das Instruções para Cobrança Bancária!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações dos índices de cobrança para cobrança bancária:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para a instrução de cobrança

 

  • Código da instrução: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da instrução do banco em questão.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação da instrução de cobrança

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar  as alterações para que o cadastro de Instrução para Cobrança Bancária seja concluído.

 

 

TIPOS DE OCORRÊCIAS

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Tipos de Ocorrência p/ Cobrança Bancária:

 

 

Nesta serão listados os tipos de ocorrência já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  dos Tipos de Ocorrências!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações do Tipo da Ocorrência:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o tipo que será cadastrado.

 

  • Tipo da Ocorrência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o tipo da ocorrência para o banco em questão

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a descrição do tipo de ocorrência.

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar  as alterações para que o cadastro de Tipos de ocorrência seja finalizado!

 

OCORRÊNCIA DE RETORNO

 

 

Ao selecionar a essa opção, tal como em outras rotinas o sistema trará o conjunto de filtros padrões, para  que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:

 

 

Feitas as filtragens o usuário terá o contato inicial com tela de Consulta: Tipo de Ocorrência p/ Retorno Cobrança:

 

 

Nesta serão listados os motivos de ocorrência já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e  alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  dos Tipos de Ocorrências para Retorno de Cobrança!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações do Tipo de Ocorrência p/ Retorno Cobrança:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código do banco para o tipo de ocorrência de retorno de cobrança que será cadastrado.

 

  • Código da Ocorrência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da ocorrência para o tipo de ocorrência de retorno.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a descrição tipo de ocorrência de retorno.

 

  • Ocorrência: Campo onde o usuário poderá sinalizar sobre a ocorrência da baixa.

 

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar  as alterações para que o cadastro de Tipos de Ocorrência de retorno seja finalizado!

 

E desta forma, finalizamos a rotina de Cadastros Gerais de Remessa Bancária de Cobrança!

 

Vale ressaltar, que as informações de códigos e aplicações referentes a remessa de cobrança, estarão disponíveis nas documentações dos seus respectivos bancos, devendo ser realizada a consulta dos mesmos por parte do usuário, para que não ocorram erros futuros nos cadastros.

 

 CADASTROS ESPECÍFICOS DA REMESSA BANCÁRIA

 

Além dos cadastros gerais, a remessa bancária possui cadastros específicos que devem estar cadastrados e parametrizados para que os processos automáticos da rotina, ocorram corretamente.

 

Para isto, o usuário deverá acessar a rotina PS - Financeiro >> Cadastros Específicos >> Remessa Bancária:

 

 

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá a opção de consultar e cadastrar o Cabeçalho de Remessa Bancária e o mesmo para o Detalhe de Remessa Bancária. Sendo eles:

 

CABEÇALHO DE REMESSA BANCÁRIA

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Cabeçalho de Remessa Bancária:

 

 

Nesta serão listados os cabeçalhos já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações,  bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões  dos Cabeçalhos!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão, que é dividida em 3 abas:

 

PRINCIPAL

 

 

Nesta aba serão inseridas as informações principais do cabeçalho de remessa:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o banco do cabeçalho.

 

Campo com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, ou pela consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do cabeçalho.

 

  • Número do Convênio/Operação: Campo onde o usuário poderá informar o número do convênio/operação do cabeçalho.

 

Para CEF o usuário deverá informar o código da operação 003 – Pessoa Jurídica, para os demais o código da empresa no banco.

 

  • Dígito Verificador do Convênio: Campo onde o usuário poderá indicar o dígito verificador do convênio/operação do cabeçalho.

 

  • Número da Agência: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará a agência do cabeçalho.

 

  • Dígito Verificador da Agência: Campo onde o usuário poderá indicar o dígito verificador da agência do cabeçalho.

 

  • Número da Conta: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o número da conta do cabeçalho.

 

  • Dígito Verificador da Conta: Campo onde o usuário poderá indicar o dígito verificador da conta do cabeçalho.

 

  • Número da Última Remessa: Campo onde o usuário poderá informar o número da última remessa.

 

  • Cedente da Cobrança: Campo onde o usuário poderá informar o cedente da cobrança.

 

  • Utiliza Sacador/Avalista?: Campo onde o usuário deverá sinalizar se utiliza sacador/avalista ou não.

 

 

 

  • Nome da Financeira: Campo onde o usuário poderá informar o nome da financeira do cabeçalho.

 

Dando sequência no cadastro, o usuário deverá selecionar a segunda aba da inclusão, a aba Adicionais.

 

ADICIONAIS

 

 

Nesta aba serão inseridas as informações adicionais do cabeçalho de remessa:

 

  • Taxa de Permanência – CEF: Campo onde o usuário deverá indicar a taxa de comissão de permanência:

 

00 – Acata por dia

51 – Acata Condição de Cadastramento na CEF

 

  • Ultimo Nosso Número: Campo onde o usuário poderá indicar o último nosso número utilizado.

 

  • Nosso Número Limite: Campo onde o usuário poderá indicar o nosso número limite.

 

  • Validar Seq de Remessa Por: Campo onde o usuário deverá sinalizar p tipo de validação da sequência de remessa:

 

 B – Banco

C – Cabeçalho

 

  • Imprimir Código da Pessoa: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deseja imprimir o código da pessoa nas duplicatas da remessa.

 

  • Modelo Boleto: Campo onde o usuário deverá sinalizar o modelo do boleto:

 

P – Padrão 

R – Recibo

E – Recibo Entrega 

C – Carnê

 

  • Observações Banco: Campo onde o usuário poderá descrever observações relevantes do Banco.

 

  • Inativo: Campo onde o usuário deverá sinalizar se o cabeçalho está ativo ou não.

 

  • Logo da Empresa no Rec. Sacado: Campo onde o usuário deverá sinalizar se a logo da empresa será impressa no Rec. Sacado.

 

  • Pessoa da Filial: Campo utilizado na remessa de pagamento para carregar os dados referentes a filial da conta.

 

  • Somar despesa baixa do título: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deverá somar as despesas na baixa do título.

 

  • Não baixar Desp. Cobrança: Campo onde marcado a opção “Sim”, não será gerado lançamento  financeiro para a baixa de despesas de cobrança.

 

Finalizando o cadastro, o usuário deverá selecionar a terceira aba da inclusão, a aba Logotipo.

 

LOGOTIPO

 

 

Nesta aba o usuário poderá inserir a logo do banco do cabeçalho, para isto basta usar os botões laterais e ajustar a imagem conforme achar pertinente.

 

E desta forma, as informações cadastrais do cabeçalho estarão completas, bastando usuário Salvar o cadastro para concluir o processo!

 

DETALHE DE REMESSA BANCÁRIA

 

 

Selecionando essa opção da rotina, inicialmente o usuário visualizará a tela de Consulta: Detalhe da Remessa Bancária:

 

 

Nesta serão listados os detalhes já cadastrados e suas especificações para fins de consulta e alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar.

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Detalhes!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão, que é dividida em 4 abas:

 

PRINCIPAL

 

 

Nesta aba serão inseridas as informações principais do Detalhe de remessa:

 

  • Banco: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o banco do detalhe.

 

 

  • Descrição: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do detalhe.

 

  • Emissão de Bloquetos: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o tipo de emissão dos bloquetos:

 

1. Banco Emite e Numera

2. Cliente Emite e Numera 

 

 

 4. Banco Reemite

5. Banco Não Reemite

 

  • Código da Carteira: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da carteira do detalhe.

 

  • Modalidade da Carteira: Campo onde o usuário deverá informar a modalidade da carteira do detalhe.

 

  • Tipo de Ocorrência: Campo onde o usuário deverá informar o tipo de Ocorrência do detalhe.

 

  • Tipo de Ocorrência Vencto: Campo onde o usuário deverá informar o tipo de ocorrência de vencimento do detalhe.

 

  • Tipo de Ocorrência Baixa: Campo onde o usuário deverá informar o tipo de ocorrência de baixa do detalhe.

 

  • Número da Agência: Campo onde o usuário deverá informar o número da agência do detalhe.

 

  • Dígito Verificador da Agência: Campo onde o usuário deverá informar o dígito verificador da agência do detalhe.

 

  • Espécie do Documento: Campo onde o usuário deverá informar a espécie do documento do detalhe.

 

  • Cabeçalho Padrão: Campo onde o usuário deverá informar o cabeçalho padrão do detalhe.

 

  • Analítica Desp Cobrança: Campo onde o usuário poderá informar o cabeçalho padrão do detalhe.

 

  • Padrão CNAB da Cobrança: Campo onde o usuário poderá informar o padrão CNAB de cobrança do detalhe:

 

  1. Padrão CNAB 400

  2. Padrão CNAB 240

  3. Padrão CNAB 500

 

  • Gerar Registro de Detalhe: Campo onde o usuário deverá indicar se será gerado o registro de Detalhe.

 

Dando sequência no cadastro, o usuário deverá selecionar a segunda aba da inclusão, a aba Adicionais:

 

ADICIONAIS

 

 

Nesta aba serão inseridas as informações adicionais do Detalhe de remessa:

 

  • Título com Aceite: Campo onde o usuário deverá sinalizar o tipo de aceite dos títulos:

 

A – Com Aceite 

N – Sem Aceite

 

  • Código da Instrução 01: Campo onde o usuário deverá indicar o código da instrução 1.

 

  • Código da Instrução 02: Campo onde o usuário poderá indicar o código da instrução 2

 

  • Dias para Desconto: Campo onde o usuário poderá informar os dias para descontos.

 

  • Desconto em Vlr/Perc/Dup: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o tipo de aplicação de descontos:

 

  • Valor

  • Percentual

  • Duplicata

 

  • Desconto Concedido: Campo onde o usuário deverá indicar o valor do desconto que será aplicado.

 

  • Dias para Juros/Multas: Campo onde o usuário deverá indicar os dias para aplicação de Juros/Multas.

 

  • Percentual de Multa: Campo onde o usuário deverá indicar valor percentual para aplicação de multas.

 

  • Percentual de Juros: Campo onde o usuário deverá indicar valor percentual para aplicação de jutos.

 

  • Dias para Protesto/Devolução: Campo onde o usuário deverá indicar os dias para protesto/devolução.

 

  • Tipo Protesto: Campo onde o usuário deve indicar o tipo de protesto:

 

  1. Cobrança pela Data de Vencimento

  2. Títulos à Vista

  3. Cobrança na Apresentação

  4. Ver Instruções

 

  • Observações: Campo onde o usuário poderá descrever observações relevantes do detalhe.

 

  • Layout Transpocreed/Novo SICOB: Campo onde o usuário deverá indicar se será utilizado este tipo de layout.

 

  • Código para Baixa/Devolução: Campo onde o usuário deverá indicar o código que será utilizado na Baixa/Devolução:

 

0 – Nenhum (Tratado pelo Banco)

1 – Baixar/Devolver

2 – Não Baixa/Não Devolver

 

  • Cód. da Pessoa na Remessa: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deseja imprimir o código da pessoa nas duplicatas na remessa.

 

  • Praça de Pagamente: Campo onde o usuário poderá indicar a praça de pagamento para o detalhe.

 

  • Imprimir mensagem pgto Cheque: Campo onde o usuário deverá sinalizar se deseja imprimir a mensagem de pagamento em cheque no recibo sacado.

 

Prosseguindo no cadastro, o usuário deverá selecionar a segunda aba da inclusão, a aba Mensagens:

 

MENSAGENS

 

 

Nesta aba o usuário deverá informar as mensagens com as Instruções de Pagamento do boleto

e as Configurações de Dados Adicionais que o sistema utilizará:

 

  • Para redigir as mensagens o usuário irá dispor de 6 linhas para preenchimento e também terá  disponível as tags para a formatação de boletos:

 

 

  • Para a seleção da Configuração de Dados Adicionais que o sistema utilizará para cada linha, o usuário terá disponível as seguintes opções:

 

0 – Não Lista (Para sexta linha a opção será 0 – Mensagem Padrão

1 – Configurações Financeiras

2 – Detalhe de Cobrança

 

Finalizando o cadastro, o usuário deverá selecionar a terceira aba da inclusão, a aba Pagamento.

 

PAGAMENTO

 

 

Nesta aba serão configuradas as informações de pagamento:

 

  • Forma de Pagamento: Campo onde o usuário deverá indicar a forma de pagamento do detalhe.

 

  • Tipo de Pagamento: Campo onde o usuário deverá indicar o tipo de pagamento do detalhe.

 

  • Tipo de Movimento: Campo onde o usuário deverá indicar o tipo de movimento do detalhe.

 

E desta forma, as informações cadastrais do Detalhe estarão completas, bastando usuário Salvar

o cadastro para concluir o processo!

 

RELATÓRIOS E CONFERÊNCIAS

 

Para realizar a conferência das atividades do faturamento automático, o usuário poderá acessar a rotina  PS – Gerencial >> Relatórios >> Relatórios Padrões ou pelo atalho CTRL + F3.

 

Sendo eles:

 

-211 Remessa Bancária

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

A realização dos processos de geração e leitura automática de remessa bancária, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2102.1003.