Configuração do Cartão Ponto

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de configuração de cartão ponto.

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A configuração de Cartão Ponto é muito importante pois através dela que será norteado as informações, para que o sistema use como base para os cálculos, acessando Cadastros Gerais >> Configurações >> Conf. Cartão Ponto

 

Guia Informações Normais:

Cód. Configuração: Informe um código/ID para a configuração.

Descrição: Descrição que melhor identifica a configuração.

Considerar Horas Extras a Partir: Informe a tolerância para iniciar a contagem de horas extras.

Considerar Horas Faltas a Partir: Informe a tolerância para iniciar a contagem de horas faltas.

Horas Normais no Sábado 1º Turno: Informe “SIM” se a empresa tem horário de trabalho normal aos sábados no primeiro turno.

Horas Normais No Sábado 2º Turno: Informe “SIM” se a empresa tem horário de trabalho normal aos sábados no segundo turno.

Horas Normais no Domingo 1º Turno: Informe “SIM” se a empresa tem horário de trabalho normal aos domingos no primeiro turno.

Horas Normais no Domingo 2º turno: Informe “SIM” se a empresa tem horário de trabalho normal aos domingos no segundo turno.

 

Guia Ponto:

 

Detalhamento dos Campos:

Fixar Tolerância de Extras/Faltas em 5 minutos e 10 minutos diários (CLT Art. 58): Informe “Sim” se deseja que o ponto controle horas extras e faltas conforme rege o artigo 58 da CLT, ou seja, tolerância de 5 minutos a cada batida não ultrapassando 10 minutos diários, caso contrário informe “Não”.

Tolerâncias

Art. 58 da CLT- Marcando SIM nessa opção de tolerância, a opção utiliza compensação ficará desabilitada e não serão validadas. Essa tolerância funciona da seguinte forma: Se uma das batidas ultrapassar a tolerância de 5 minutos, todos os minutos devem ser considerados extras/faltas. Se nenhuma ultrapassar os 5 minutos, mas a soma do dia ultrapassar 10, todos os minutos devem ser considerados extras/faltas.

→ Exemplificando:

Horário do empregado: 07:45 – 12:00 e das 13:30 – 18:00

Batidas: 07:43 – 12:02 – 13:27 – 18:01 (no total fechou 08 minutos de extra e nenhuma das batidas ultrapassou o limite de 5, nesse caso não há extras)

Batidas: 07:52 – 12:00 – 13:31 – 18:00 (a primeira batida já ficou em 7 minutos, o que passa do limite de 5, portanto tem 8 minutos de atraso/falta nesse dia)

Tolerância na entrada e na saída:

Configuração que é ativada no Menu Cadastros Gerais >> Empregados >> Horários, guia Informações Normais >> campos “Tolerância Entrada” e “Tolerância Saída”.

Informando as tolerâncias nesses campos o cálculo funcionará da seguinte forma: Cada batida será verificada se passou ou não do total da tolerância, caso tenha passado será lançado como extra/falta.

→ Exemplificando:

Horário do empregado: 07:45 – 12:00 e das 13:30 – 18:00

Tolerância de entrada e saída configurada com 5 minutos Batidas: 07:43 – 12:05 – 13:36 – 18:09 (primeira e saída não ultrapassaram os 5 minutos, já na segunda entrada e saída ultrapassou, então 6 de atraso e 9 de extras nesse dia).

No detalhamento do horário há a possibilidade de configurar tolerância para cada entrada e cada saída. A validação é a mesma.

IMPORTANTE: Deve ser utilizada apenas uma das configurações de tolerância.

Na tolerância por batida conforme mencionado anteriormente que está no detalhe do horário caso seja utilizado, deverá ser informado as tolerâncias nesses campos a cada batida será verificada se transpassou ou não do total da tolerância informada, caso tenha passado será lançado como extra/falta.

Considerar Horas de Atraso até: Informe a quantidade de horas que o empregado poderá atrasar no dia/jornada, sendo que não será considerado FALTA, mas sim atraso.

Extras e Faltas a partir de:

Informando os limites nesses campos o cálculo funcionará da seguinte forma: Será feito uma soma dos minutos que ultrapassaram a batida e caso essa soma seja maior que a tolerância informada o total será lançado como extra/falta

→ Exemplificando: Horário do empregado:

07:45 – 12:00 e das 13:30 – 18:00 Configuração feita com 10 minutos para extras e 10 minutos para faltas.

Batidas: 07:52 – 12:04 – 13:32 – 18:05 (a soma dos atrasos e das extras fechou em 9 minutos o que não considera)

Batidas: 07:40 – 12:05 – 13:30 – 18:01 (a soma de extras fechou em 11 minutos o que faz gerar o pagamento de 11 minutos nesse dia)

💥-Opções de RSR

Tipo de Horas pra Considerar pro Desconto do RSR: É um combobox com as opções “Horas Faltas do dia todo”, “Horas Faltas de um Turno” e “Limite de Horas Faltas Informado”.

Limite de Horas Faltas Diário pra Perder o RSR: Se selecionado a última opção no campo anterior, será habilitado campo para informar o Limite de Horas Faltas Diário para Perder o RSR

Semana a considerar pro Desconto do RSR:

Opções

  1. Da Semana Posterior, o sistema contará 7 dias a partir do primeiro repouso pra descontar o seguinte.. Se utilizado a opção

  2. Da Semana, o sistema deverá pegar o primeiro repouso na semana em que houve a falta.

Descontar Feriados no RSR: Informar sim ou não.

 

💥-Jornada 12x36

Utiliza jornada 12x36: Informar Sim ou Não.

Considerar jornada integral dos dias de Feriado como H. Extras? se informado “Não” neste campo, as opções de Configurações de Extras continuam as mesmas das atuais.

 

💥-Hora Noturna

Início e Fim da Hora Noturna: Informe o início e fim da hora noturna a ser considerada nos cálculos.

 

💥-Compensação

Utiliza Compensação?: Informar Sim ou Não.

 

Guia Configurações de Horas Extras:

com base na configuração das horas extras que o Ponto apurará as horas, mudando de percentual conforme necessário.

 

 

Guia Integrar Eventos:

Informe os respectivos eventos abaixo conforme cada campo, essa configuração será utilizada para montar as colunas nos cálculos do Cartão Ponto. Horas Diurnas, Horas Noturnas, Horas Faltas Justificadas, Horas Faltas Injustificadas, Horas de Atraso, Horas Descontos do RSR, Adicional Noturno, RSR Cfme Escala, Horas Extras Diurnas Intervalo/ Refeição, Horas Extras Noturnas Intervalo/ Refeição, Pernoite, Tempo de espera e Complemento de Interjornada.