Controle de Lotes
Descrição
Ganhando cada vez mais destaque no Brasil, a produção de suínos está sempre evoluindo. Portanto, quem atua nesta área deve estar atento às novas tecnologias do mercado, que podem facilitar a criação suína.
As tendências de produção suína estão relacionadas principalmente com o uso de tecnologias nos processos de criação, que podem contribuir com a eficiência da produção, manejo e bem-estar animal, além da segurança alimentar.
A precisão das informações é outra grande vantagem da tecnologia, pois permite que todos os envolvidos na produção suína tenham um maior controle do lote.
A produção de animais em lotes visa criar os mesmos em grupos com idades semelhantes.
Este documento contempla as particularidades do cadastro de lotes, trazendo informações específicas de cada ponto, utilizado para determinar resultados particulares de cada estágio.
Para que estes passos sejam melhor compreendido sugerimos que seja verificado também as informações da documentação de Parametrizações gerais, o qual está disponível no item documentos relacionados.
Índice
- 1 Descrição
- 2 Índice
- 3 Passo a passo
- 3.1 Cadastro de Lotes
- 3.1.1 Lote
- 3.1.2 Movimentos
- 3.1.3 Iniciadores
- 3.1.4 Mortos Justificados
- 3.1.5 Condenações Técnicas
- 3.1.6 Programação de Entrega de Ração
- 3.1.6.1 GRID Previsão de Entrega
- 3.1.6.2 GRID Animais Alojados
- 3.1.6.3 GRID Data x Produção
- 3.1.7 Saldo de Insumos
- 3.1.8 Recolhas Lotes
- 3.1.9 Abate
- 3.1.10 Resultados
- 3.1.10.1 ANIMAIS RECEBIDOS/ENTREGUES/MORTESAnimais Recebidos: Lista todos os animais recebidos pelo produtor no lote, para que as informações sejam listadas neste campo deve ser gerada uma nota com o tipo de movimento vinculado no campo animais recebidos na configurações do CLagro.
- 3.1.10.2 INFORMAÇÕES
- 3.1.10.3 INFORMAÇÕES
- 3.1.10.4 RESULTADOS FINANCEIROS
- 3.1 Cadastro de Lotes
- 4 Versão
Passo a passo
Cadastro de Lotes
Este cadastro contempla todas as atividades realizadas em um lote, desde movimentações de medicamentos e ração, até mesmo a venda dos animais destinados a cada tipo de mercado. Será então relatado aba a aba e quais as suas funções.
Lote
Na aba principal que é nomeada lote, podemos vincular as informações iniciais de cada singularidade dos animais, fazendo com que os resultados sejam mais precisos e específicos para cada tipo.
Pessoa/Parceria: Neste deve ser informado a pessoa e a parceria vinculada a ela, esta pessoa é a responsável pela manutenção deste lotes, ou seja, o produtor o qual fará a manutenção da granja dos animais.
Sexo: Os lotes podem ser definidos por sexo, por exemplo lotes de matrizes onde são lotes apenas de fêmeas, ou podem haver lotes mistos, esta informação é relevante no momento de definir o preço por Kg dos animais, onde as fêmeas normalmente valem mais que os machos.
Data da Abertura do Lote: Esta data é o momento em que o lotes está sendo cadastrado, normalmente os lotes são cadastrados antes da sua abertura pelo fato de que alguns processo devem ser realizados antes do alojamento dos animais.
Prev Encerramento: A data de previsão de encerramento do lote leva em consideração os dias informados no campo Dias do Lote, onde soma-se a data de abertura mais a quantidade de dias do lote. Porém ao realizar o primeiro alojamento de animais o sistema recalcula esta data utilizando para o cálculo a data do primeiro alojamento.
Início: Esta data de início é preenchida com a data de inclusão do cadastro caso não haja alojamentos feitos para o lote, caso contrário o campo é preenchido com a data do primeiro alojamento.
Encerramento: A data de encerramento é executada exatamente como a Prev encerramento, porém caso haja informação de data no GRID encerramento que será citado a seguir, o sistema irá preencher o campo com a primeira data informada.
Dias do Lote: Informar uma média de dias de duração do lote, esta informação depende do tipo do lotes de animais.
Listar no Carregamento: Para lote onde é feito uma programação de carregamento dos animais é informado SIM neste campo, porém se o lote não deve mais ser listado ou não necessita deste processo deve ser setado como NÃO.
Situação: Vincular o código da situação do lote, quando o lote for cancelado ou encerrado, o sistema fará com que mais nenhuma alteração neste cadastro seja possível.
Tipo do Lote: Esta informação é de extrema importância pois os processos exclusivos de cada tipo de lote serão baseados neste campo.
Nutrição do Lote: Informar o tipo de nutrição oferecida aos animais.
Origem do Lote: Vincular a partir de qual fase este lote iniciou, por exemplo iniciadores, crechário.
Alojamentos: Neste GRID listaram as notas de remessas de animais para o alojamentos, estas movimentações somente serão listadas neste GRID se o tipo de lançamento vinculado a configuração de nota na aba Controle de Lotes > Lote de animais for o mesmo que o vinculado nas configurações do módulo CLagro no campo Tipo de Lançamento Recebimento.
Encerramento: Neste GRID poderão ser lançados os animais encerrados do lote, caso haja algum cancelamento de animais e estes deverão ser descontados do total de animais do lote.
Movimentos
Nesta aba irão listar todas e quaisquer notas do tipo de movimento que esteja vinculada a este lote, por exemplo, remessa, retornos, medicamentos, frete, entre outros.
Lançamentos manuais: Ao clicar neste botão será possível vincular uma movimentação a qual no momento da emissão não foi vinculado um lote porém pertence ao mesmo.
Iniciadores
Nas configurações do CLagro é possível definir quais notas lançadas no sistema devem ser consideradas notas de iniciadores de lotes, que são as notas que incluem animais no lote.
Toda e qualquer nota gerada nesta configurações serão apresentadas na aba iniciadores do lote, todas as informações apresentadas nesta tela provém destas notas.
Mortos Justificados
Nesta tela será possível cadastrar toda e qualquer tipo de morte que houver durante o processo de manutenção do lote.
Data: Data da morte dos animais;
Semana da Morte: Este é um campo calculado o qual leva em consideração o número de dias entre a primeira data de alojamento dos animais até a data informada no campo anterior e então divide por 7 dias da semana, apresentando assim a semana da morte.
Tipo da Morte: Vincular o cód cadastro de tipo de morte dos animais;
Causa da Morte: Apresentará a descrição do cadastro vinculado no campo anterior;
Documento: Informar manualmente o número do documento referente a venda de mortos.
Quantidade: Quantidade de animais que morreram;
Descrição Justificativa: Campo preenchido pelo usuário com uma justificativa de sua escolha;
Cód Mossa: Vincular o cadastro de mossas;
Produtor: Vincular o código do produtor responsável pelo lote;
Nome: Apresentará a descrição do nome do produtor informado;
Condenações Técnicas
Neste cadastro são lançados todos os motivos de condenações técnicas do lotes, referenciando a data do descarte e as quantidades carregadas e condenadas. O campo percentual irá calcular qual foi a percentagem condenada da carga com base nas quantidades.
Programação de Entrega de Ração
A rotina de programação de ração tem por finalidade organizar as datas e quantidade de rações a ser enviadas a cada lote, ela é definida com base nos cadastros de Consumo de Ração, Data x Produção e capacidade do silo. Após inserir estas informações então deve-se clicar no botão executar, onde o sistema carregará as informações dos GRID conforme os cadastros definidos anteriormente.
Quando executado o processo o sistema solicita qual é a data prevista para o primeiro alojamento, caso haja um alojamento neste momento o sistema considera a data mais antiga do mesmo.
GRID Previsão de Entrega
Neste GRID o usuário terá as informações dos dias em que os animais permaneceram no lotes, as colunas apresentadas variam conforme o tipo de lote (Terminação/Crechário).
Idade: Dias entre o primeiro alojamento e a data de encerramento do lote;
Recebimento: Data de recebimento dos animais, a partir da data e quantidade de animais alojados;
Dia da Semana: Dia da semana da data anterior;
Qtde Tratos: Traz o informado na tabela de regras de consumo de ração;
Kg Dia/Cabeças: Traz o informado na tabela de regras de consumo de ração;
Consumo Dia: Consumo por dia por cabeça a partir das regras de consumo de ração;
Quantidade: Quantidade de ração a ser entregue informado pelo usuário;
Acumulado: Campo calculado (Último acumulado + consumo dia);
Cód Item: Código do Item (Ração) no sistema;
Descrição Item: Descrição do item a ser entregue;
Estoque: Quantidade - Consumo Dia;
Espaço Silo: Capacidade do Silo – Estoque;
Qtde Efetiva: Nesse campo será replicado a quantidade que o usuário informar na coluna Quantidade, contudo poderá ser editável e não afetará os cálculos do processo;
Data Entrega: Neste campo deverá replicar a data que consta na coluna Dt, receb,, contudo poderá ser editável pelo usuário.
Status:
Obs: Neste campo há 40 caracteres onde o usuário vai digitar o motivo de alterar datas e quantidades.
GRID Animais Alojados
Este GRID é alimentado a partir da rotina de programação de carregamento, porém caso não seja realizado a programação até a data da entrega da ração pode ser informado manualmente os animais que serão alojados e o dia do alojamento, e no momento de realizar a programação de carregamento o sistema substitui a informação caso necessário;
Data: Informar a data em que os animais foram enviados/retirados para o produtor;
Cabeças Prog: Quantidade de animais programadas na rotina de prog. carregamento;
Cabeças: Campo informado pelo usuário caso não haja programação de carregamento;
Prog.: Código da programação de carregamento realizada para este lote
Descrição: Descrição da programação de carregamento;
GRID Data x Produção
Este GRID é apenas informativo, apresenta os itens definidos nos cadastros de consumo e data x produção.
IDEAL: Nesta coluna deverá pegar o total de cabeças alojadas e multiplicar pelo total de tratos por dia (Totalizador do item que consta no cadastro de consumo de ração);
REAL: É a soma das quantidades entregues de ração para o item;
DIFERENÇA: Campo calculado Ideal - Real;
Também é apresentado os dias da semana o qual esta ração é produzida caso haja produção própria da empresa.
Saldo de Insumos
Esta aba tem o objetivo de listar e incluir manualmente todos os insumos movimentados no lote, sejam medicamentos, ração, serviços em geral.
Data: Data do envio dos insumos ao lote.
Código Item: Vincular o item enviado na data.
Descrição: Descrição do item vinculado.
Quantidade: Quantidade do item enviada ao lote.
Valor Unitário: O valor unitário informado na última nota de venda gerada para este item.
Valor Total: É calculado com base na quantidade informada multiplicando pelo valor unitário.
Recolhas Lotes
Nesta aba não é possível incluir registros manualmente nela apenas serão listados todas as informações incluídas no processo de recolha dos lotes, rotina tratada no documento CL-RCL-001. É possível verificar a soma de todas as informações das recolhas.
Abate
Nesta tela são lançadas as informações que retornam do frigorífico após o abate dos animais, normalmente são informações emitidas em um documento pelo próprio frigorífico e inseridas manualmente no sistema.
Resultados
Esta é a tela mais importante do sistema, é possível verificar todos os resultados de produção do lote, cada campo executa um cálculo específico, deixando visível ao usuário toda a produção do lote. Segue os cálculos executados em cada campo.
ANIMAIS RECEBIDOS/ENTREGUES/MORTES
Animais Recebidos: Lista todos os animais recebidos pelo produtor no lote, para que as informações sejam listadas neste campo deve ser gerada uma nota com o tipo de movimento vinculado no campo animais recebidos na configurações do CLagro.
Animais Entregues: Lista todos os animais entregues pelo produtor para a empresa listaram da mesma forma que o campo anterior.
Peso Vivo Recebido: No momento da geração da nota de envio dos animais ao alojamento além do número de cabeças também informado o peso total dos animais, este será listado neste campo.
Peso Vivo Entregue: Ao retornar os animais do lote do produtos os mesmos também são pesados e este listará neste campo.
Peso Carcaça Recebido: Dentro das configurações do CLagro é informado a percentagem considerado nos animais a partir deste valor o sistema irá calcular o peso de carcaça dos animais (é o valor informado no campo % Peso Carcaça Animais Recebidos multiplicado pelo Peso Vivo Recebido)
Peso Carcaça Entregues: O mesmo ocorre para o peso de carcaça dos animais entregues (é o valor informado no campo % Peso Carcaça Animais Entregues multiplicado pelo Peso Vivo Entregue).
Ganho de Peso Vivo: Peso vivo Entregues menos o Peso Vivo Recebidos
Ganho de Peso Carcaça: Peso vivo Entregues Carcaça menos o Peso Vivo Recebidos Carcaça.
Consumo de Ração: Todos as notas geradas com o tipo de lançamento Ração, serão somadas neste campo.
Conversão Alimentar Peso Vivo: (Consumo Ração / Ganho de Peso Vivo)
Conversão Alimentar Carcaça: (Consumo Ração / Ganho de Peso Carcaça)
Conversão Alimentar 100 Kg: ((Peso Médio Entregues - 100) * 0.01) - Conversão Alimentar, 2));
Índice de Eficiência Produtiva - IEP: ((Ganho Peso Dia * Total Entregue (percentual)/100), Conversão Alimentar 100 kg) * 1000 );
Dif. Anim. Rec/Ent: Cab recebidas - Cab entregues
Mortos Justificados: Todas as notas lançadas com o tipo de movimento do tipo mortos justificado.
Mortos Transporte: Todas as notas lançadas com o tipo de movimento do tipo mortos transporte.
Mortos Refugos: Todas as notas lançadas com o tipo de movimento do tipo mortos refugos.
Total Mortos: Soma de todos os tipos de morte.
Total Entregue: Total de animais entregues pelo produtor
Aprov. Matrizes: Soma das cabeças da notas as notas lançadas com o tipo de movimento Matrizes.
INFORMAÇÕES
INFORMAÇÕES
Peso Médio Recebidos: Peso dos animais recebidos dividido pelo número de cabeças recebidos.
Peso Médio Entregues: Peso dos animais entregues dividido pelo número de cabeças entregues;
Total de dias Alojados: Número de dias do lote informado na aba principal;
Ganho Peso Dia: Ganho de peso vivo dividido pelo número de dias de alojamento;
Ração/Dia/Cab: Consumo Ração dividido pelo número de dias alojados ;
Consumo de Ração p/ Cab: Consumo Ração dividido pelo número de cabeças dos animais entregues;
Custo/Kg: Total Descontos DIVIDIDO por peso vivo entregues
Valor Suíno: Valor vendido DIVIDIDO peso vivo entregues
Ganho Prod. p/ Cab: Serviços DIVIDIDO animais entregues
Lucro por Cab: Total dos resultados DIVIDIDO animais entregues
Lucro por Kg: Total dos resultados DIVIDIDO peso vivo entregues
Índice:
Remun. p/ Cab: Valor da bonificação / animais entregues
Remun. Lote: Valor dos serviços
RESULTADOS FINANCEIROS
Valor Recebidos: Soma do valor das notas referentes ao tipo de lançamento animais recebidos.
Valor Ração: Soma dos valores das notas emitidas para o tipo de lançamento ração.
Frete: Soma dos valores das notas emitidos para o tipo de lançamento de frete.
Frete/Cabeça: Valor do frete / número de animais entregues.
Medicamentos: Soma das notas geradas para o tipo de lançamento medicamentos.
Med/Cab: Valor do campo medicamentos / número de animais entregues.
Serviços: Soma das notas geradas para o tipo de lançamento serviço.
Acréscimos: Soma das notas gerada para o tipo de lançamento acréscimos.
Condenações: Soma das notas gerada para o tipo de lançamento condenações.
Custos Rateados:
Bonificação: Valor bruto da bonificação
Total Descontos: Valor recebidos + Valor Ração + Frete + Medicamentos + serviços + Acréscimos + Condenações + Custo Rateado + Valor Bonificação.
Valor Vendido: Soma do valor das notas de venda de animais;
Resultados: Valor Vendido - Total descontos;
Retorno do Custo: Todas as notas lançadas com a configuração de nota de retorno;
Total: Total descontos - Retorno do custo;
Versão
Lote | Versão do Sistema | Versão do Banco de Dados | Versão da Documentação | Autor/Revisor |
---|---|---|---|---|
727 | 4.0.2105.1001 |
| 1.0 | Autor: Kamilla dos Santos |
727 | 4.0.2105.1001 |
| 1.1 | Revisor: Edmar Guerro |