Faturamento Automático
OBJETIVO
O objetivo desta documentação é instruir e orientar o usuário quanto aos processos do Faturamento Automático das contas das pessoas do estabelecimento.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
O faturamento automático, consiste no processo que realiza o faturamento das contas dos clientes automaticamente, com base na configuração individual da pessoa e nas configurações parametrizadas no estabelecimento.
CONFIGURAÇÃO
Para utilização da rotina são necessárias algumas configurações específicas, sendo elas:
DAS CONFIGURAÇÕES DO ESTABELECIMENTO
As primeiras configurações são localizadas na rotina Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração ou pelo atalho Ctrl + O (Letra):
Na tela inicial, o usuário selecionará na seção Configurações Gerais a aba Faturamento:
Nesta o usuário definirá configurações de vendas para o faturamento automático e também configurar os prefixos para os novos títulos que serão gerados pelo Faturamento Automático:
Portador: Campo onde o usuário definirá o Portador padrão para o faturamento.
Situação para as novas duplicatas: Campo onde o usuário poderá definir a situação padrão das duplicatas geradas pelo faturamento.
Ambos os campos contam com opção de consulta rápida clicando na tecla F3 e consulta completa clicando na tecla F4 no campo em questão.
Histórico Padrão: Campo onde o usuário poderá definir o histórico padrão para o faturamento.
Abaixo destes o usuário ira definir quais os tipos de faturamentos realizam o faturamento automático e os prefixos utilizados para as novas duplicatas geradas no faturamento:
Vale lembrar que os prefixos devem ser configurados conforme o tipo de faturamento disponibilizado, sendo eles vendas, vales e transportadoras.
✔ Identificando os campos nos boletos bancários: Basicamente os campos são: nome da instituição destinatária, prefixo dessa instituição, linha digitável, data de vencimento, nome do beneficiário, data da emissão do documento, valor do documento, descontos e abatimentos, juros, multa, valores cobrados, ficha de compensação, nome e também o prefixo da instituição bancária destinatária que identificam as informações da transação.
Abaixo há uma representação ilustrativa com os principais campos de um boleto:
Fonte: Boleto bancário o que é?
Outra configuração importante a se destacar nesse menu são as origens das duplicatas que deverão ser acertadas a partir do faturamento, onde o usuário dispõe de 4 opções de origens:
Lembrando que essa seleção tem influência direta na filtragem dos registros para realizar os acertos.
DAS CONFIGURAÇÕES DO CADASTRO DA PESSOA
Outra configuração necessária dessa rotina se encontra nos cadastros das Pessoas que terão o faturamento automático realizado!
Essa configuração pode ser feita acessando o cadastro da Pessoa através da rotina Cadastros Gerais >> Pessoas >> Dados Complementares, e na sequência após localizar o cadastro da pessoa em questão, selecionar na aba Informações Financeiras a aba complementar Faturamento:
Nesta, o usuário deverá definir se efetua e quando o faturamento automático será efetuado:
Bem como o tipo de agrupamento a ser realizado no acerto das contas, os dias para vencimento dos acertos a partir das vendas e de vales:
Vale ressaltar que caso a opção Gerar Boleto for marcada como Sim o usuário deve vincular um portador padrão (de banco) para a pessoa na sub aba Bancos/Portadores Aceitos localizada também na aba Informações Financeiras do cadastro da Pessoa, caso contrário a geração de boleto não ocorrerá:
Outro campo a ser destacado é o “Estab. Centralizador” onde o usuário poderá centralizar um estabelecimento para o faturamento, mas caso seja informado, será gerado somente uma duplicata para o estabelecimento informado.
Outra configuração para o faturamento automático é o “Tipo de Parcela para PDV” encontrada na aba “Informação para PDV” na aba complementar “Informações Gerais” visto que a mesma terá impacto direto nos dias em que serão geradas as faturas automáticas:
Para consultar as parametrizações do tipo de parcela, o usuário poderá utilizar a tecla F4 sobre o campo em questão, ou acessando a rotina Cadastros Gerais >> Forma de Parcelamento.
DAS CONFIGURAÇÕES DAS FORMAS DE PARCELAMENTO
O acesso da rotina ocorre por meio do menu Cadastros Gerais >> Forma de Parcelamento:
Por meio desta rotina, o usuário definirá a forma de parcelamento que sera utilizada pelos clientes posteriormente. Esta terá impacto direto nos dias em que serão geradas as faturas automáticas, visto que nelas são definidos os tipos de parcelamento e consequentemente os dias dos vencimentos das faturas.
Tendo isto, ao acessar a rotina e selecionar a forma de parcelamento em questão, o usuário terá o contato inicial com tela Forma de Parcelamento:
Nesta terão todas as definições que definirão o vencimento e a geração da fatura automática, sendo elas:
Tipo de Parcelamento:
- Se definido para o tipo Normal: a fatura será gerada de acordo com a configuração do parcelamento e o parâmetro definido na tarefa da rotina:
- Se definido para um Dia Fixo: a fatura será gerada de acordo com as configurações e dia fixo definidos no parcelamento e o parâmetro definido na tarefa da rotina:
- Se definido para um Dia da Semana: a fatura será gerada de acordo com as configurações e dia da semana definidos no parcelamento e o parâmetro definido na tarefa da rotina:
- Se definido para um Período: a fatura será gerada de acordo com as configurações e período definido no parcelamento e o parâmetro definido na tarefa da rotina:
DAS CONFIGURAÇÕES DO AGENDAMENTO DAS TAREFAS DA ROTINA
Nesta rotina o usuário realizar as configurações dos jobs que se referem às tarefas pertinentes da rotina.
Para realizar o agendamento, deve-se acessar o menu Cadastros Gerais >> Agendador:
Após selecionada a rotina, o usuário terá o contato inicial com a tela de Consulta: Agendador de Tarefas, Nesta o usuário deverá clicar no botão Incluir () que fica disponível no canto superior da tela de consulta:
Feito isso, o sistema abrirá a tela de inclusão onde o usuário deve incluir um novo registro e informar as tarefas que influenciam diretamente na rotina, sendo elas:
10002 – Renegocia as dup. a receber em aberto e envia aos destinatários: esse JOB tem a finalidade de renegociar as duplicatas em aberto e enviá-las posteriormente aos destinatários.
Nesta o usuário definirá o mês, dia da semana, dia do mês, hora e minuto que deseja que a tarefa seja executada.
Ainda nesta tela, o usuário deverá acessar os Parâmetros da Tarefa onde poderá definir os dias anteriores a considerar, ou seja, indicará a quantidade de dias anteriores para buscar os documentos para faturar. Por exemplo, se informado 1, serão buscados os documentos de ontem.
O usuário também poderá informar Relatórios a anexar, no campo de mesmo nome.
Após feito isso, ao salvar o registro do agendamento da tarefa o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Para realizar o processo de recarregar as configurações no servidor de tarefas o usuário deve acessar o Servidor de aplicação e acessar o menu Controle >> Tarefas Agendadas e clicar em Recarregar Conf.:
Ainda na rotina de agendamento de tarefas, o usuário deverá localizar a tarefa 10027:
10027 – Renegocia os vales cliente emitidos no PDV e envia aos interessados os boletos: esse JOB tem a finalidade de renegociar os vales cliente emitidos no PDV e enviar os boletos posteriormente aos clientes.
Da mesma forma que na tarefa anterior o usuário deverá acessar os Parâmetros e realizar as parametrizações dos dias a considerar para o faturamento.
O processo de salvar e recarregar a tarefa no servidor, segue a mesma aplicação abordada na tarefa 10002.
Feito todos os processos acima, o sistema já estará configurada e o usuário poderá utilizar as funcionalidades do faturamento automático!
RESULTADOS ESPERADOS
A realização dos processos de faturamento automático, conforme as aplicabilidades selecionadas.
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Versão 2004.1000