Transferência entre Portadores.

OBJETIVO

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário as opções de realizar os lançamentos de transferência entre portadores nos estabelecimentos.

 

ACESSOS E ATALHOS

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Financeiro >> Caixa/Bancos >> Transferência entre Portadores:

 

 

CONFIGURAÇÃO

Para utilização da rotina é necessário realizar as configurações das analíticas de transferência!

Para realizar a configuração o usuário deverá acessar a rotina: PS – Financeiro > Cadastros Específicos > Configuração Financeira (Ctrl + O (Letra)):

 

 

Nesta, o usuário deverá acessar a seção Analíticas e selecionar a opção Transferências:

 

Tendo isso, basta ao usuário definir a analítica de Receita (Entrada) e a de Despesa (Saída) e em seguida Salvar  as alterações!

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA

A rotina Caixa/Bancos >> Transferência de Portadores disponibiliza ao usuário a opção de realizar as transferências de valores entre os portadores e estabelecimentos.

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá os processos da transferência de portadores divididos em 2 opções, sendo elas:

 

PRÉ-CADASTRO

 

Nesta opção da rotina, o usuário realizará o pré-cadastro das especificações das transferências!

Tendo isso ao selecionar a essa opção, tal como em outras rotinas o sistema trará o conjunto de filtros padrões, para que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:

 

Feitas as filtragens o usuário terá o contato inicial com tela de Consulta: Pré-Cadastro Transferência:

 

 

Nesta serão listados os pré-cadastros de transferências já cadastrados de acordo com a filtragem inicial, para fins de consulta e alteração, bastando ao usuário selecionar o registro que deseja visualizar:

 

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões dos Pré-cadastros de Transferências!

Para isto, basta clicar no botão Incluir  disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta o usuário deverá informar as especificações do Pré-cadastro da Transferência:

 

  • Descrição: Campo onde o usuário informará o nome que será utilizado na identificação do pré-cadastro.

  • Portador de Origem: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o portador de origem da transferência.

  • Analítica de Origem: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar a analítica de origem da transferência. 

  • Estab. de Destino: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o estabelecimento de origem da transferência. 

  • Portador de Destino: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar o portador de destino da transferência. 

  • Analítica de Destino: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá indicar a analítica de destino da transferência. 

  • Moeda: Campo onde o usuário poderá indicar a moeda da transferência.

  • Histórico Padrão: Campo onde o usuário poderá indicar o histórico padrão da transferência.

Todos os campos com exceção do campo Descrição, contam com opção de consulta rápida, clicando na tecla F3, e consulta completa clicando na tecla F4, no campo em questão.

Feitos os preenchimentos acima, basta o usuário Salvar as alterações para que o Pré-cadastro de Transferência seja finalizado!

 

TRANFERÊNCIA

 

 

Nesta opção da rotina, o usuário realizará as transferências entre os portadores!

 

Tendo isto, ao selecionar a rotina, o usuário visualizará a tela Transferências entre Portadores, nesta basta o usuário informar a configuração de transferência cadastrada anteriormente na rotina abordada no item 4.1 – Pré-cadastro no campo Cfg. Transferência desta forma os demais campos serão preenchidos automaticamente de acordo com o pré-cadastro.

 

 

Assim como em outras rotinas financeiras, alguns campos dos lançamentos de transferência, possuem a opção de fixar os dados preenchidos para próximos lançamentos, dando agilidade e otimização de tempo em lançamentos que tem os dados similares. Para isto, basta marcar o checkbox ao lado direito do campo em questão.

 

 

Ainda na tela de transferência, o usuário terá disponíveis linha para realizar a inclusão manual de históricos para registro.

 

 

E desta forma, finalizamos a rotina de Transferência de Portadores!

 

RESULTADOS ESPERADOS

 A realização dos processos para a transferência entre portadores, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

RELATÓRIOS VINCULADOS

A rotina possui alguns relatórios padrões disponíveis para o usuário!

Para consultá-los, basta clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios >> Relatórios Padrões.

Sendo eles:

-574 Previsto x Realizado x Portador Período

 Além disso, o módulo Financeiro conta com os relatórios específicos das operações financeiras, onde dispõe dos relatórios Saldo do Portador Extrato do Portador, para consultá-los basta acessar a rotina PS – Financeiros >> Relatórios e em seguida selecionar a opção desejada:

 

 

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

Versão 2012.1000.